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e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




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 ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - Os três tempos da salvação - Justificação e Regeneração- Lição 4

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Henrique

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MensagemAssunto: ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - Os três tempos da salvação - Justificação e Regeneração- Lição 4   ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - Os três tempos da salvação - Justificação e Regeneração- Lição 4 EmptyQui 31 maio 2012, 10:21


SOTERIOLOGIA. Justificação e Regeneração.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:23-24


Em ordem lógica e não cronológica, a conversão é seguida pela justificação. Embora as escrituras deem grande importância à justificação, ela tem se tornado grandemente pervertida e praticamente abandonada.

Definição de Justificação.

Por natureza o homem não somente é filho do mal, mas é também um transgressor da lei e consequentemente um criminoso. (Rm 3.23; Cl1.21). Na regeneração, o homem recebe uma vida nova e uma nova natureza; na Justificação uma nova posição.

Justificação é um ato jurídico, declarativo, instantâneo de Deus pelo qual Ele declara justo o pecador e livre das exigências e penas da lei divina. A justificação é a inversão da atitude de Deus para o pecador, por causa da nova relação do pecador para com Cristo. Deus condenou, agora Ele absolve.

Este termo legal ou judicial vem da palavra justo e significa “declarar justo”.

Este veredicto inclui:
1- Remissão da pena. A pena para o pecado é a morte espiritual, física e eterna (Gn2.16.17; Rm 5.12-14; 6.23). Para o homem ser salvo esta pena deve ser removida primeiro. Foi removida na morte de Cristo que sofreu castigo por nossos pecados em Seu próprio corpo no madeiro (Is 53.5-6; 1Pd 2.24). Como Cristo sofreu o castigo do homem pelo pecado, Deus agora o revoga no caso dos que crêem em Cristo (At.13.38-39; Rm 8.1-2; 2Co 5.21).
2- Restauração do favor. O pecador não somente incorreu no castigo mas também caiu do favor de Deus. (Jo 3.36; Rm 1.18; Gl 2.16-17). Remissão do castigo é uma coisa, restauração do favor é outra.
3- A imputação da justiça. Imputar é debilitar alguém. Paulo pediu a Filemom que lançasse o débito de Onésimo na sua conta (Fm 18). Davi declara que bem-aventurado é o homem “a quem o Senhor não atribui iniquidade” (Sl 32.2).Paulo diz a respeito dessa declaração que “Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras” (Rm 4.6). Como Deus pode fazer isso? Imputando ao crente a justiça de Cristo “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21).

Portanto a pessoa justificada tem seus pecados perdoados e a pena de seus pecados revogada; foi também restaurada ao favor pela imputação da justiça de Cristo.

Deus declara o pecador justo somente com base nos méritos da justiça de Cristo. Deus imputou o pecado do ser humano na conta de Cristo na sua morte sacrificial, e imputou a obediência a lei de Deus por Cristo aos cristãos (Rm 5.19; 1Co 1.30).

O pecador recebe este dom da graça de Deus apenas pela fé (Rm 3.22,25). A santificação, obra pela qual Deus torna Justos aqueles justificados, é diferente da justificação, mas sempre a acompanha, sem exceção (8.30).

A justificação traz reconciliação com Deus, traz paz e remove a condenação.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:1
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:33-34



REGENERAÇÃO.

Regeneração ou novo nascimento, é uma mudança interna e transformadora do crente.É a comunicação de vida divina a alma (Jo 3.5; 10.10; 1 Jo 5.11-12), como consessão de uma nova natureza (2 Pd 1.4) e a produção de uma nova criação (2Co 5.17; Ef 2.10).

Esta mudança moral no homem somente pode ser feita por meio do Espírito de Deus. Ele regenera o coração e comunica a este a vida e a natureza de Deus.

As escrituras mostram esta experiência como sendo novo nascimento, pelo qual o homem se transforma em filho de Deus (Jo1.12; 3.3-5; 1Jo 3.1). Por natureza somos filhos da ira (Ef 2.3), somente o novo nascimento pode produzir uma natureza santa dentro dos pecadores de modo a tornar possível a comunhão com Deus.

Os meios da Regeneração.

1- Pela vontade de Deus. Somos nascidos “ da vontade de Deus” (Jo 1.13). As palavras de Tiago esclarecem isso ainda mais: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade...” (Tg 1.18)
2- Na morte e ressurreição de Cristo. Precisamos nos lembrar de que o novo nascimento é condicionado à fé no Cristo crucificado (Jo 3.14-16); e que a ressurreição de Cristo está igualmente envolvida em nossa regeneração (1 Pd 1.3).
3- Pela palavra de Deus. É também necessária a nossa regeneração. Pensamento expresso em Jo 3.5; 1Pd1.13. Que água a que se refere Jo 3.5 não é batismo é evidenciado pelo fato de que em Ef 5.26 a nossa purificação é relacionada à palavra. É claro que água não tem poder regenerador. Paulo havia gerado os corintios mediante o evangelho (1Co 4.15) mas havia batizado apenas alguns deles (1Co 1.14,16). Zaqueu (Lc 19.9), o ladão arrependido (Lc 23.42-43), e Cornélio (At 10.47) foram declarados salvos antes de terem sido batizados.

Os Resultados da Regeneração.

O nascido de Deus vence a tentação (1Jo 3.9; 5.4,18). O tempo presente que o verbo é usado indica uma vida de vitória contínua. Consequentemente uma pessoa regenerada pratica a Justiça. Amando seus irmãos e a Deus (1Jo 5.1-2), a palavra de Deus (Sl 119.97; 1Pd 2.2). seus inimigos (Mt 7.11) e as almas perdidas.

O regenerado é feito filho de Deus, goza da natureza divina, pode entender o reino de Deus, é feito herdeiro de Deus!

Na próxima lição estudaremos a santificação.

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Henrique R Sukerth.
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