SOTERIOLOGIA. A Santificação e glorificação.Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14Quando o pecador crê em Jesus, ele é justificado perante Deus. Ele tem vida eterna. Quando recebe vida eterna, começa uma vida nova, um processo pelo qual o crente é progressivelmente aperfeiçoado e pelo qual ele cresce na graça e conhecimento do Senhor é chamado santificação.
Definição de Santificação.Podemos definir santificação como separação para Deus, imputação de Cristo como nossa santidade, purificação do mal moral, e conformidade com a imagem de Cristo.
Santificação é tanto um ato como um processo. Nisso ela é diferente da justificação, que é um ato que se dá de uma vez por todas, e não é um processo.
O ato inicial de Santificação.Isto é a santificação posicional. As escrituras ensinam que no momento em que o homem crê em Cristo ele é santificado, se torna santo, separado. Isto é evidenciado pelo fato dos crentes serem chamados de “santos” no Novo Testamento, independentemente de suas conquistas espirituais (1Co 1.2; Ef 1.1; Jd 1.3). Falando aos coríntios, Paulo declara de modo bem explicito que haviam sido santificados (1Co 6.11), embora também declare que ainda eram carnais (1Co 3.3). em sua segunda epístola, ele insta com eles para aperfeiçoarem sua “santidade no temor de Deus” (2Co 7.1).
Neste ato Cristo é feito santificação por nós .
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
1 Coríntios 1:30Em outras palavras, no momento em que alguém crê no Senhor Jesus Cristo, naquele momento exato Deus lhe outorga a santidade de Cristo e o declara “santificado”.
O processo de santificação.Sendo um processo, a santificação continua por toda a vida. Por ter-se “despojado” e “revestido”, deve agora também “desporjar-se” e “revestir-se” (Cl 3.8-12). Se não houver continuação da entrega inicial, é necessário primeiro uma apresentação definitiva da vida a Deus para que a santidade prática se torne possível (Rm 6.13; 12.1); mas quando o crente é totalmente dedicado a Deus, o progresso na santificação fica assegurado. Então o Espírito Santo matará os atos do corpo (Rm 8.13), obrará nele obediência à Palavra (1Pd 1.22), produzirá fruto do Espírito (Gl 5.22-23), e o usará na obra de Deus. É assim que ele irá crescer “na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pd 3.18), “crescer e aumentar no amor” (1Ts 3.12), prosseguir “para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Fl 3.12), purificar-se de “toda impureza, tanto da carne, como do espírito”, aperfeiçoando a sua santidade “no temor de Deus” (2Co 7.1), e ser transformado na imagem de Cristo (2Co 3.18; Ef 4.11-15).
E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
1 Coríntios 6:11A Santificação completa e final. A Glorificação.A santificação completa e final aguarda o aparecimento de Cristo. Não importa quanto tivermos progredido na vida de santidade, teremos completa conformidade com Cristo na segunda volta. Fomos livrados da culpa e castigo do pecado, estamos sendo salvos do poder do pecado, e seremos salvos no final até da presença do pecado. Nossa salvação da presença do pecado terá lugar quando virmos o Senhor, ou na morte (Hb 12.23) ou quando Ele voltar (1Jo3.2; 1Ts 3.13). Será impossível pecar depois que isso acontecer (Ap 21.27).
O corpo do crente será então glorificado (Fp 3.20-21; Rm 8.23-24) e se tornará o instrumento perfeito de obediência a Deus. A esperança desta conformidade à imagem de Cristo deveria compelir-nos a nos despojar agora de tudo que é impuro em nossas vidas.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Romanos 8:30
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
1 João 3:2-3 Os três tempos da Salvação.Salvação é um termo muito amplo, é a grande palavra inclusiva do Evangelho, reunindo em si todos os atos e processos redentivos como: justificação, redenção, graça, propiciação, imputação, perdão, santificação, e glorificação.
Salvação portanto tem tanto a ver com a alma como com o corpo, com a vida presente bem como a futura. Ela faz referência não só à remissão da penalidade do pecado e remoção de sua culpa, mas também à vitória do hábito do pecado e a remoção final da preença do pecado no corpo.
É só pelo conhecimento disto que alguém pode agarrar o alcance completo da doutrina bíblica da salvação.
O tempo passado da salvação.Note estas passagens:
“A tua fé te salvou” (Lc 7.50)
“que nos salvou e chamou com uma santa vocação” (2Tm 1.9)
Estas e muitas outras falam da salvação no tempo passado. Neste sentido, a salvação do crente está completa. Dizemos que esta é a justificação.
O tempo presente da salvação.Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (1Co 1.18)
“efetuai a vossa salvação com temor e tremor” (Fl 2.12)
No tempo presente da salvação os crentes estão sendo salvos, através da obra do Espirito Santo, do hábito e domínio do pecado. Chamamos de santificação.
O tempo futuro da salvação.“aguardando a nossa adoção de filhos, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23)
num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1Co 15.52)
Este tempo, ainda futuro, da salvação chamamos de glorificação, quando nossos corpos serão transformados.
Observe que a salvação em seus tempos e fases é do Senhor.
tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,
Filipenses 1:6
De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor;
porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Filipenses 2:12-13Termino aqui este breve estudo sobre salvação. Espero ter ajudado a compreender a palavra de nosso Senhor.
Coso tenha dúvidas ou queira comentar, eis o link.
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t4256p20-escola-biblica-soteriologia-a-doutrina-da-salvacao-todas-as-licoes-seu-comentario-e-bem-vindo#17939Henrique r Sukerth
Bibliogragia:
Thielssen,Henry C; teologia sistemática
Simmons, Thomas P; Um estudo sistemático de doutrina bíblica
Montgomery, Steve H; doutrinas bíblicas em um ano
Bíblia de estudo Macarthur