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"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




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 ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - A Doutrina da Salvação - Lição 1

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Henrique

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MensagemAssunto: ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - A Doutrina da Salvação - Lição 1   ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - A Doutrina da Salvação - Lição 1 EmptySáb 26 maio 2012, 10:53

SOTERIOLOGIA – Doutrina da Salvação

A provisão da Salvação.


Para nosso conhecimento a respeito da possibilidade de salvação, estamos confinados às escrituras. “ Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Salmos 19:1)”; mas não nos dizem se um pec ador pode ou não ser salvo. “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis” (Romanos 1:20); mas não podemos aí também discernir Seu esterno amor por um mundo perdido e Sua provisão para salvação do mesmo. Quando falamos da doutrina da salvação, a teologia natural nos falha completamente. Ela pode somente nos ensinar que existe um Deus, que Ele é o Criador, que é soberano, e que de algum modo somos responsáveis perante Ele. É verdade que tal conhecimento torna o homem indesculpável, pois deveria induzi -lo a buscar Deus; mas não é suficiente para salvá-lo.

O propósito de Deus.

Através de sua presciência, Deus tinha plena consciência de que o homem iria cair em pecado e se arruinar completamente, antes mesmo de criá-lo. Mesmo assim, Ele o criou para Sua glória e propôs e planejou uma maneira de redenção quando “ nos elegeu nele (Cristo) antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” ( Efésios 1:4). Esse propósito transparece na natureza humana e nas escrituras.

Na natureza humana.

Vem da natureza humana o conhecimento intuitivo de Deus ou deuses. Mesmo tribos pagãs sem contato com o mundo quando examinadas demonstram ter alguma idéia ou percepção de Deus. As escrituras declaram que os homens têm este conhecimento também pela voz da criação (Rm 1.20).
Daí vem também o conhecimento do pecado. É tão iniversal quanto o conhecimento de Deus. A presença do mal ao nosso redor é evidente demais para que possa ser segada. Mesmo aqueles que se dizem “sufucientemente bons” e que afirmam não precisar de um Salvador, nunca chegam a afirmar que jamais terem cometido pecado.
Vem daí a necessidade de trazer oferendas e fazer sacrifícios aos deuses para apaziguá-los. Até as tribos pagãs mais afastadas tem algum tipo de ritual para os deuses. Esta convicção da necessidade de um mediador (sacerdade) e uma obra de mediação (sacrifício) acrescenta evidência a favor de uma indicação do propósito de Deus providenciar salvação para a raça humana.

Nas escrituras.

Como o novo testamento é o cumprimento e explicação do Velho, temos de voltar principalmente para o Velho para a revelação do propósito de Deus. Ela começa no protoevangelium (Gn 3.15) e continua até que todo programa tenha sido esboçado.Pela voz dos profetas Deus anuncia seu propósito, a saber, a vinda de Cristo, ela é claramente prevista e no momento estamos preocupados com aquelas que nos falam da Sua humilhação com o propósito de nos livrar da culpa do pecado. Separando estas dentre muitas outras, elas nos dizem o seguinte:
a- Ele haveria de ferir a cabeça da serpente (Gn 3.15)
b- Apartaria de Jacó as impiedades (Rm 11.26-27 cf Is 59.20)
c- Levaria os pecados de muitos (Is 53.12)
d- Para fazer isso daria sua alma como oferta pelo pecado,
e- Derramaria sua alma na morte,
f- Seria contado entre os transgressores (Is 53.10-12)

Paulo diz que Deus nos desvendou “ o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,de tornar a convergir em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” (Ef 1:9-10), e fala do “eterno propósito que estabelece em Cristo Jesus nosso Senhor” (Ef 3.11). Não pode nos restar dúvida quanto ao fato de ter Deus um propósito definido.

O plano de Deus.

Aquele que opera de maneira ordenada na natureza não deixou a salvação do homem a cargo de experiências acidentais e incertas: a escritura nos mostra que Ele tem um plano definido de Salvação. Este inclui os meios através dos quais a salvação será providenciada, os objetivos que deverão ser cumpridos, as pessoas que se beneficiarão com ela, as condições mediante as quais ela será oferecida e os agentes e meios pelos quais ela será aplicada.

1-Como o plano de Deus pode ser conhecido.

Quando nos voltamos para as Escrituras para uma revelação do plano de Deus, logo descobrimos que precisamos estudá-las como um todo se realmente desejarmos conhecer Seu plano. A pessoa pode por exemplo, notar que Jesus disse ao moço rico que o procurou: “Se queres salvar sua vida, guarda os mandamentos” (Mt 19.17) e resolver salvar-se por boa conduta. Mas isso seria não perceber de forma alguma o significado da passagem. Assim não é seguro para o cientista tirar conclusões antes de ter feito um número suficientes de experiências, não é também seguro para o estudioso da Bíblia formular doutrinas a partir de textos-prova isoladas ou insuficientes. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39)

2- O esquema do plano de Deus.

De maneira geral as Escrituras ensinam que Deus providenciou salvação na pessoa e obra de Seu Filho “Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:28.
Este filho teve que assumir nossa carne, “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”João 1:14
- morrer em nosso lugar “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro...” I Pedro 2:24
- ressurgir dos mortos, “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”1 Coríntios 15:4
- subir até o Pai “Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”. (Atos 1:11)
- receber lugar de poder à mão direita de Deus, "E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu".Marcos 14:62
- e interceder perante Deus em favor do crente. "Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós".Romanos 8:34

Virá novamente para consumar a redenção. Esta obra do Filho de Deus foi feita com o propósito de nos salvar da culpa do castigo, do poder, e finalmente, da presença do pecado. A salvação foi providenciada para o mundo em um sentido geral, mas mais particularmente para os eleitos, aqueles que virão a crer em Cristo e andar em seus caminhos.
O arrependimento é necessário para a salvação, mas apenas como uma preparação do coração e não como um preço pago pela dádiva da vida. Fé é a única condição para a salvação, é uma dádiva de Deus. O Espírito Santo é o Agente na aplicação da salvação à alma individual. Ele usa a palavra de Deus para convencer, para levar a Cristo, e para regenerar a alma. Também continua Sua obra de santificação.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus Efésios 2:8

Método de Deus para salvação.

Sabemos que no Velho Testamento Deus pela lei ninguem foi salvo, pois o povo de Deus não cumpriram a promessa de fazer “tudo que o Senhor falou” (Ex 19.8 ).

No presente, Deus oferece salvação a todos os homens, através de Jesus Cristo. Por Sua morte, expiou os pecados dos crentes do Velho Testamento, bem como os dos crentes do Novo Testamento (Rm 3.21-26)
Tudo que é exigido de qualquer pessoa é que aceite o que Deus providenciou em Cristo. Se o homem, pela fé, aceitar a oferta de vida, é nascido de novo pelo Espírito Santo (Jo 1.12-13; 3.6-7).
Embora este plano seja tão simples e claro, é-nos dito que a medida que o final dos tempos for se aproximando, muitos vão abandonar a fé, e que a impiedade grassará. Assim como na lei, percebemos que a graça não vai converter o mundo nesta era.

No futuro, uma mudança ocorrerá para o período do reino de Cristo. Ele reinará em todas as áreas nas quais o pecado entrou. Ele virá novamente e assumirá o controle deste mundo a força. O período começará com o mundo corvertido, pois Cristo julgará os exercitos que vierem contra Ele no Armagedon, julgará as nações que os enviaram, e acorrentará Satanás. Apenas os salvos da terra serão deixados para irem ao reino. Mas muitas pessoas vão nascer neste período e nem todas vão se tornar crentes verdadeiros. A hiprocresia de muitos vai se tornar evidente ao findar o Milênio, quando Satanás será solto por algum tempo e levará muitos após sí. O Julgamento recairá sobre a nova rebelião e Satanás sera lançado no lago de fogo. . (Mt 24.29-31; 1 Ts 4.13-18; Ap 20)

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Romanos 10:8-11


Ainda falaremos sobre este assunto, mas se tiver um comentário ou dúvida, faça-o link abaixo.

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