SOTERIOLOGIA. Os três tempos da salvação. Conversão.Qual é a ordem lógica na experiência da Salvação?
Não existe, é claro uma sequencia cronológia: converção, justificação, regeneração, e adoção tudo se dá no mesmo instante. Santificação é tanto um ato quanto um processo. E glorificação ocorrerá quando nossos corpos forem transformados. Mas existe uma sequencia lógica, seguiremos a que acabamos de citar.
1 - Conversão. As escrituras apelam para que o homem volte a Deus. A conversão é esse ato de voltar-se para Deus. Consiste de dois elementos, arrependimento e fé.
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Mateus 18:3
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
Atos 3:19Conversão significa mudar de rumo, dar a volta ou voltar. O homem segue afastando-se de Deus, é preciso então uma mudança de rumo de direção para voltar-se a Deus. Examinemos os dois elementos na conversão.
O elemento do arrependimento.A importãncia do arrependimento não é sempre reconhecida em nossos dias como deveria. Os evangelistas apelam aos não salvos para aceitarem a Cristo e crerem, sem mostrar ao pecador que está perdido e carece de um Salvador.
E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 3:1-2Arrependei-vos. Não se trata de uma mudança mental puramente acadêmica, não é um remorso ou pesar. É um afastamento radical do pecado, o que se manisfesta pelos frutos de arrependimento.
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17Este versículo marca o início do ministério público de Jesus. Sua mensagem era um eco da pregação deJoão, e acompanha toda sua pregação pública. Vemos aqui a importância de se pregar o arrependimento.
Do lado divino o arrependimento é dadiva de Deus (At 11.18). do lado humano a pregação do evangelho é o meio que Deus usa para produzir arrependimento (Lc 24.47).
O elemento da fé.Não basta o arrependimento, é preciso ter fé de que Jesus pode salvar. Ter fé, crêr não é acontecimento único, mas uma condição permanente. A verdadeira fé salvadora é sobrenatural, um dom maravilhoso de Deus que Ele produz no coração. A fé salvadora consiste em três elementos:
1- Mental. A mente compreende o evangelho e a verdade sobre Cristo ( Rm 10.14-17).
2- Emocional. A pessoa aceita a veracidade dos fatos com tristeza pelos pecados, mas com alegria pela missericórdia de Deus e graça de Deus (Rm 6.17 e 15.13)
3- Volitiva. O pecador submete a sua vontade à de Cristo e confia nele como sendo a única esperança de salvação. A fé genuina sempre produzirá obediência autentica (Jo 8.31).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Efésios 2:8-9“isto” se refere a toda a afirmação anterior a respeito da salvação, não somente da graça mas da fé. Embora as pessoas tem que crer para serem salvas, até mesmo a fé é parte do dom de Deus, a qual salva e não pode ser exercida pelo poder da própria pessoa. A graça de Deus é preeminente em todos os aspectos da Salvação (Rm 3.20; Gl 2.16).
Arrependimento e fé são sincronizados e não podem ser separados para levar a pessoa a conversão, isto é, voltar-se a Deus.
Na próxima lição falaremos de justificação.
Henrique R. Sukerth
Pode fazer seu comentário no link abaixo:
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t4256-escola-biblica-soteriologia-a-doutrina-da-salvacao-todas-as-licoes-seu-comentario-e-bem-vindo#17855