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e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
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 Salvação por obras... será?

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Henrique
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Henrique

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MensagemAssunto: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyQua 12 Dez 2012, 23:02



Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:21-26


Sem dúvida alguma esta passagem é muito citada pelos que promovem que sem obras não há salvação.

Será mesmo isto que Tiago ensina. Temos que analisar com cuidado para não cometermos erros.

Primeiro, o que nos diz o contexto? De que Tiago fala? Vejamos.

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
Tiago 2:13


O que Tiago nos diz. Pessoas que não mostram misericórdia, compaixão pelos necessitados demonstra que nunca respondeu a grande misericórdia de Deus. Não sendo redimido receberá o castigo rigoroso de Deus.

"a misericórdia triunfa sobre o juízo" se refere a aqueles cujas vidas é caracterizada pela misericórdia, aqueles que se renderam a graça de Deus, escapará de todas as acusações que a justiça de Deus impõe. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

Tiago nos fala para não fazer acepção de pessoas. Nos fala que se um irmão estiver necessitado e não ajudar-los, que fé é esta? O que Tiago ensina é que ao ser redimido pelo sangue de Cristo, ter fé verdadeira, esta fé dará frutos, pois o amor agora está em nós e deve se manisfestar.

Caso contrário Tiago contradiz o ensino claro de Paulo, justificação somente pela fé e nada mais (Rm 3.20; 4.1-25; Gl 3.6-11). Tiago mesmo nos fala que a salvação é um dom gracioso (Tg 1.17,18), também afirma citando Gn15.6 que Abraão foi imputada justiça somente pela fé (Tg 2.23).

Segundo Tiago, a obra de Abraão que "o justificou", a oferta de Isaque, aconteceu muitos anos depois de Abraão ter exercido a fé pela primeira vez e ser declarado justo diante de Deus. A oferta de Isaque determinou autenticou sua fé e sua real justificação, mas não fez parte dela. O ensino de Tiago é o complemento perfeito dos escritos de Paulo: a salvação é determinada pela fé (Ef 2.8,9) e demonstrada pela fidelidade em obedecer somente a vontade de Deus.

Abaixo um estudo que esclarece muito bem esta questão, do irmão Felix Racy.


A JUSTIFICAÇÃO

TIAGO 2:24, "VEDES ENTÃO QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELAS OBRAS, E NÃO SOMENTE PELA FÉ."

Ainda podemos ver o que diz em Tiago 2:24, "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." É assim que acaba o seu problema, "o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé". Então é pela fé e pelas obras? Sim, a justificação é pela fé e pelas obras. Mas Paulo disse não aos Romanos que a justificação "é pela fé sem as obras"? Vamos verificar isso em Rom. 3:28, "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei". Então Tiago está contra Paulo? E Paulo está contra Tiago? A Bíblia tem contradição?

Por não entenderem a Bíblia, muita gente está pregando o falso evangelho. É que nós não estamos pregando o evangelho de fé mais obras para a salvação. Nós temos o que Paulo disse: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem da obras para que ninguém se glorie". É este o evangelho que nós cremos.

Não são as obras, minhas obras, que vão me salvar. Então eu não preciso de fazer obras para me salvar. Eu já estou salvo. Cristo disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve as minhas palavras, e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

Três Promessas:

"Tem a vida eterna". Quando? "Tem". No presente, já.
"Não entrará em condenação". Quando? O futuro. Nunca vai entrar em condenação quem crer nEle.
"Mas passou da morte para a vida". Já está em uma nova vida em Cristo. "Quem está em Cristo é uma nova criatura, passou o que era velho, eis que tudo se fez novo". II Cor. 5:17.
Então, eu posso dizer que eu estou salvo, porque crer em Jesus eu creio. Obras perfeitas eu não tenho, e nem vou ter neste mundo. Obediência perfeita eu não tenho. Olha, tenho ouvido certos pregadores dizerem de púlpito, já vi um pelo menos dizer o seguinte, dizer ao auditório: "obedece a Deus para poder salvar-se". Eu estranhei nisso. "Obedece para se salvar"? Não é nossa obediência que nos salva. Quanta obediência Deus vai nos pedir? Se fosse obediência para a salvação Deus exige quanta? 50% de obediência? Teria que ser 100% de obediência não séria? 50% de obediência seria a metade desse tal valor.

De fato que não é nossa obediência: "...não vem de vós..." Quando Paulo disse: "...não vem de vós...", quis dizer não vem da vossa obediência, não vem das vossas obras, do vosso batismo, não vem de nada do que façais, "pela graça sois salvo...". Mas é pelo meio da fé, uma fé firme, mas é uma fé verdadeira, porque Tiago fala em duas fés. Fala de fé morta e fé viva.

Voltando em Tiago 2:26; "Porque, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta ." Então é fé morta. Existe fé morta, sem obras. Já que não produz obras, não é a verdadeira fé. A verdadeira fé é produtor de obras, mas não são as obras da fé que nos salvam. Quem salva é Cristo mediante a fé. Para ter as obras da fé é preciso ter o que primeiro? É preciso ter fé em Jesus, isto é o salvador. Então só que tem fé em Jesus é que vai conseguir ter perseverança, vai conseguir guardar os mandamentos até certo ponto, pelo menos no ensino dos mandamentos, mas nunca vai ter uma obediência perfeita. Ai de nós se Deus exigi-se obediência para a salvação.

Mas Tiago disse: "Vedes que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." Agora queira que os irmãos me explicassem isso: Tiago diz que "a justificação é pelas obras e pela fé", e Paulo disse que o "homem é justificado pela fé sem as obras". Como é que vocês me explicam isso? Mas Paulo disse que a justificação não é pelas obras da fé. A justificação é pela fé: "com isso concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras". É sem as obras. Porque Tiago disse "que é pela fé e pelas obras, a justificação."? Então, há saída para isso? Há. Vamos procurar entender a Bíblia, mas a palavra "justificação" em Tiago tem o sentido diferente da palavra "justificação" em Paulo, é isso que precisamos entender.

O que quer dizer Paulo com "justificação"? Paulo esta vendo o crente como que diante de um juiz, diante de um tribunal. Todos pecaram, todos estão em falta, mas são justificados gratuitamente, pela Sua graça e pela Redenção que há em Cristo Jesus. Isso é Rom. 3. Todos estão em pecado, mas são justificados de graça, por causa da Redenção, do preço que Cristo pagou, mediante a fé é claro. Então o que Paulo está dizendo é o seguinte: que o réu que está diante do juiz, que merece condenação, finalmente ele alcança o que? Não a condenação, mas a justificação. Então ele alcança a posição de um justo, e se livra da condenação. Então a palavra "justificação" em Paulo é o mesmo que "salvação". É salvação da condenação do juiz, salvação da condenação eterna. Então como é que o homem alcança essa petição de justo, de salvo da condenação? É pelas obras? De forma nenhuma. É só pela fé diz Paulo, sem as obras.

Sem as obras da lei. Sem nem das obras da lei de Deus salvam. Muito menos as obras que não são da lei de Deus, as obras das leis humanas. Obras nenhuma salvam. "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós é dom de Deus, não vem de obras para que ninguém se glorie." Ele é justo, ele é salvo da condenação. Então, a palavra ‘justificação’ usada por Paulo é a mesma de salvação. A salvação da condenação ele disse. O homem justificado é salvo da condenação eterna.

O que significa "justificação" em Tiago então? Em Tiago, a palavra tem um outro sentido meus caros. A palavra "justificação" em Tiago, tem o sentido de a pessoa mostrar que era justa. Ela se revela justa não só pela fé mas também pela suas obras. "Pelos frutos se conhece as árvores", dizia Jesus, nenhuma árvore má dá bons frutos, nenhuma árvore boa dá má frutos, "pelos seus frutos vos os conhecereis" dizia Jesus. Então o que Tiago esta mostrando, é dois tipos de fé. Não é que a salvação é por fé ou por obras. Não é este o assunto de Tiago. O assunto é: existem dois tipos de fé, a fé verdadeira e a fé falsa, a fé viva e a fé morta.

Agora o homem é justificado como possuindo a fé viva, se ele tiver fé mais obras. Agora, sim, vamos entender Tiago. O homem é justificado pela fé mais obras. Mas Tiago não está falando em salvação. Está falando de justificação em outro sentido.

Nós podemos provar isso na Bíblia também, que a palavra "justificação" tem dois sentidos diferentes. Querem ver? Vamos a Salmos 51: 4. Aqui aparece a palavra Justificado, não no sentido de Tiago e não no sentido de Paulo. Querem ver, mostrando que a Bíblia usa a palavra Justificação, no sentido de Tiago também. "Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que aos teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares". O que é que ele disse a Deus, nestas palavras "contra Ti, contra Ti somente pequei", para que sejas justificados, para que tu sejas justificado Senhor, quando falares contra o meu pecado, e quando me julgares, digno de condenação e de castigo, que te mostres puro neste julgamentos? "Contra ti pequei". Ele está confessando a Deus, estou confessando que pequei contra Ti, para que tu sejas justificado quando falares contra mim, contra o meu pecado. Que serás justificado naquele dia que vai falar contra mim.

Mas Deus vai ser justificado? Se justificação significa salvação, a caso Deus precisa de salvação? Deus é salvo. Claro que Ele é salvo do mal do pecado. Ele nunca pecou. Então em que sentido o salmista esta dizendo? No sentido de Tiago. Que Tu te revele justo, que Se mostre justo no Seu julgamento. Não é para alcançar justiça. Deus não precisa alcançar a posição de um justo. Ele não é um pecador. Quem precisa a salvação é o pecador. Deus é O Justo. Por isso que Paulo diz que o pecador alcança a posição de justo mediante a fé e não por obras. E Tiago diz, noutro sentido, que há pessoas que se mostram justas, elas são justificadas, elas se revela como justos, não só pela sua fé, mas pelas suas obras também. "Porque pelos frutos se conhece a árvore".

É isso então. Não há contradição na Bíblia. Eu aceito o que diz Tiago e o que diz Paulo. Cada qual com o seu lugar. O que nós temos que fazer é apreender interpretar o texto à luz do contexto. O assunto de Tiago não é como salvar-se. O assunto de Tiago é qual é a fé verdadeira e qual é a fé morta. Ele está discutindo dois tipos de fé. Esse é o assunto.

A fé verdadeira colocada em Jesus Cristo é uma fé viva. Frutifica em boas obras que agradem a Deus. Boas no sentido relativo, porque obras perfeitas ninguém tem neste mundo. A fé morta, por outro lado, é uma fé não colocada em Jesus, mas fora de Cristo, e que não funciona. É morta. Não produz os frutos daquela fé depositada em Jesus Cristo. Tiago mostra então que há dois tipos de fé, e o homem se revela justo e se declara um justo, um salvo, tendo fé viva ao ostentar em Jesus. E uma fé desta ordem trazendo frutos vai permitir que o homem ostente também frutos de justiça, frutos da verdadeira fé, frutos que glorifiquem a Deus, e que trazem maior galardão aquele que já esta salvo pela fé.

Como se percebe então, não há contradição entre o ensino da Bíblia na epistola de Tiago e o ensino da Bíblia na epistola de Paulo. É preciso compreender que as vezes uma mesma palavra, como palavra "justificação", podem ter sentidos diferentes. Temos que nos atentar para o contexto, para o assunto que se trata, para saber interpretar cada uma destas palavras. Temos na língua portuguesa palavras que podem mudar de sentido conforme o assunto que as encerra. Por exemplo, a palavra "pena". Se eu falar, em questões jurídicas, que um certo homem vai sofrer uma pena de 30 anos de cadeia, a que me refiro? Com a palavra "pena" refiro-me à sentença do juiz. E, se eu disser: eu tenho muita pena desse condenado. Ao que estou me referindo? A minha compaixão. A palavra "pena" ora significará sentença ora significará compaixão. Paulo e Tiago disseram verdades que se completam e não se contradizem.

A Palavra "justificação" em Paulo, tem o significado equivalente ao de libertação da condenação diante do juiz supremo que é Deus. Mediante a fé em Jesus Cristo, o homem é "justificado" livre da condenação eterna. A palavra "justificação" em Paulo é equivalente a "salvação" então. Mas a palavras em Tiago significa, não propriamente salvação, mas a demonstração do caráter da pessoa salva. A pessoa realmente salva demostra-se salva. É justificada como salva, tanto pela sua fé como pelas suas obras.

As obras revelam o tipo de fé, se é verdadeira ou não. O homem é justificado pela fé sem as obras, diz Paulo. Mas ele está usando a palavra justificação no sentido de salvação da condenação perante o juiz que é Deus. Tiago diz que o homem é justificado pela fé e pelas obras. Tiago não esta tratando aqui de salvação pela fé e pelas obras. Está mostrando simplesmente que o homem se demostra justo, ou salvo, tanto pela sua fé ou tanto pelas suas obras, porque as obras decorrem do salvo como conseqüências daquela fé verdadeira em Jesus Cristo.

Pois em Efés. 2:8-10 Paulo já mostrou que a salvação não vem de obras, para que ninguém se glorie. Mas também disse que somos feituras suas, isto é em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus nos preparou para que andássemos nelas.

O assunto de Paulo em Rom. 3 é como alcançar salvação. Isto se faz mediante a fé. O assunto em Tiago é como mostrar-se salvo. Então se diz que o homem se mostra, se demonstra salvo, ou é justificado, nesse sentido de revelar-se justo, assim pela fé como pelas obras. Os dois estão certos. Cada um no tema que esta abordando.

Cuidado em não tirar o versículo do capítulo em que se encerra. Examinar sempre o texto à luz do contexto. É preciso saber do assunto de que se trata para compreender-se a palavra em foco. Assim a palavra justificação, tem dois sentido diferentes. Não há contradição na Bíblia.

Há duas verdades: a narrada por Paulo quanto a justificação, e a narrada por Tiago. As duas verdades se completam, não se chocam.



Autor: Felix Racy
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br



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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptySex 14 Dez 2012, 13:55

Henrique escreveu:


Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:21-26


Sem dúvida alguma esta passagem é muito citada pelos que promovem que sem obras não há salvação.

Será mesmo isto que Tiago ensina. Temos que analisar com cuidado para não cometermos erros.

Primeiro, o que nos diz o contexto? De que Tiago fala? Vejamos.

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
Tiago 2:13


O que Tiago nos diz. Pessoas que não mostram misericórdia, compaixão pelos necessitados demonstra que nunca respondeu a grande misericórdia de Deus. Não sendo redimido receberá o castigo rigoroso de Deus.

"a misericórdia triunfa sobre o juízo" se refere a aqueles cujas vidas é caracterizada pela misericórdia, aqueles que se renderam a graça de Deus, escapará de todas as acusações que a justiça de Deus impõe. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

Tiago nos fala para não fazer acepção de pessoas. Nos fala que se um irmão estiver necessitado e não ajudar-los, que fé é esta? O que Tiago ensina é que ao ser redimido pelo sangue de Cristo, ter fé verdadeira, esta fé dará frutos, pois o amor agora está em nós e deve se manisfestar.

Caso contrário Tiago contradiz o ensino claro de Paulo, justificação somente pela fé e nada mais (Rm 3.20; 4.1-25; Gl 3.6-11). Tiago mesmo nos fala que a salvação é um dom gracioso (Tg 1.17,18), também afirma citando Gn15.6 que Abraão foi imputada justiça somente pela fé (Tg 2.23).

Segundo Tiago, a obra de Abraão que "o justificou", a oferta de Isaque, aconteceu muitos anos depois de Abraão ter exercido a fé pela primeira vez e ser declarado justo diante de Deus. A oferta de Isaque determinou autenticou sua fé e sua real justificação, mas não fez parte dela. O ensino de Tiago é o complemento perfeito dos escritos de Paulo: a salvação é determinada pela fé (Ef 2.8,9) e demonstrada pela fidelidade em obedecer somente a vontade de Deus.

Abaixo um estudo que esclarece muito bem esta questão, do irmão Felix Racy.


A JUSTIFICAÇÃO

TIAGO 2:24, "VEDES ENTÃO QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELAS OBRAS, E NÃO SOMENTE PELA FÉ."

Ainda podemos ver o que diz em Tiago 2:24, "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." É assim que acaba o seu problema, "o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé". Então é pela fé e pelas obras? Sim, a justificação é pela fé e pelas obras. Mas Paulo disse não aos Romanos que a justificação "é pela fé sem as obras"? Vamos verificar isso em Rom. 3:28, "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei". Então Tiago está contra Paulo? E Paulo está contra Tiago? A Bíblia tem contradição?

Por não entenderem a Bíblia, muita gente está pregando o falso evangelho. É que nós não estamos pregando o evangelho de fé mais obras para a salvação. Nós temos o que Paulo disse: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem da obras para que ninguém se glorie". É este o evangelho que nós cremos.

Não são as obras, minhas obras, que vão me salvar. Então eu não preciso de fazer obras para me salvar. Eu já estou salvo. Cristo disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve as minhas palavras, e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

Três Promessas:

"Tem a vida eterna". Quando? "Tem". No presente, já.
"Não entrará em condenação". Quando? O futuro. Nunca vai entrar em condenação quem crer nEle.
"Mas passou da morte para a vida". Já está em uma nova vida em Cristo. "Quem está em Cristo é uma nova criatura, passou o que era velho, eis que tudo se fez novo". II Cor. 5:17.
Então, eu posso dizer que eu estou salvo, porque crer em Jesus eu creio. Obras perfeitas eu não tenho, e nem vou ter neste mundo. Obediência perfeita eu não tenho. Olha, tenho ouvido certos pregadores dizerem de púlpito, já vi um pelo menos dizer o seguinte, dizer ao auditório: "obedece a Deus para poder salvar-se". Eu estranhei nisso. "Obedece para se salvar"? Não é nossa obediência que nos salva. Quanta obediência Deus vai nos pedir? Se fosse obediência para a salvação Deus exige quanta? 50% de obediência? Teria que ser 100% de obediência não séria? 50% de obediência seria a metade desse tal valor.

De fato que não é nossa obediência: "...não vem de vós..." Quando Paulo disse: "...não vem de vós...", quis dizer não vem da vossa obediência, não vem das vossas obras, do vosso batismo, não vem de nada do que façais, "pela graça sois salvo...". Mas é pelo meio da fé, uma fé firme, mas é uma fé verdadeira, porque Tiago fala em duas fés. Fala de fé morta e fé viva.

Voltando em Tiago 2:26; "Porque, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta ." Então é fé morta. Existe fé morta, sem obras. Já que não produz obras, não é a verdadeira fé. A verdadeira fé é produtor de obras, mas não são as obras da fé que nos salvam. Quem salva é Cristo mediante a fé. Para ter as obras da fé é preciso ter o que primeiro? É preciso ter fé em Jesus, isto é o salvador. Então só que tem fé em Jesus é que vai conseguir ter perseverança, vai conseguir guardar os mandamentos até certo ponto, pelo menos no ensino dos mandamentos, mas nunca vai ter uma obediência perfeita. Ai de nós se Deus exigi-se obediência para a salvação.

Mas Tiago disse: "Vedes que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." Agora queira que os irmãos me explicassem isso: Tiago diz que "a justificação é pelas obras e pela fé", e Paulo disse que o "homem é justificado pela fé sem as obras". Como é que vocês me explicam isso? Mas Paulo disse que a justificação não é pelas obras da fé. A justificação é pela fé: "com isso concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras". É sem as obras. Porque Tiago disse "que é pela fé e pelas obras, a justificação."? Então, há saída para isso? Há. Vamos procurar entender a Bíblia, mas a palavra "justificação" em Tiago tem o sentido diferente da palavra "justificação" em Paulo, é isso que precisamos entender.

O que quer dizer Paulo com "justificação"? Paulo esta vendo o crente como que diante de um juiz, diante de um tribunal. Todos pecaram, todos estão em falta, mas são justificados gratuitamente, pela Sua graça e pela Redenção que há em Cristo Jesus. Isso é Rom. 3. Todos estão em pecado, mas são justificados de graça, por causa da Redenção, do preço que Cristo pagou, mediante a fé é claro. Então o que Paulo está dizendo é o seguinte: que o réu que está diante do juiz, que merece condenação, finalmente ele alcança o que? Não a condenação, mas a justificação. Então ele alcança a posição de um justo, e se livra da condenação. Então a palavra "justificação" em Paulo é o mesmo que "salvação". É salvação da condenação do juiz, salvação da condenação eterna. Então como é que o homem alcança essa petição de justo, de salvo da condenação? É pelas obras? De forma nenhuma. É só pela fé diz Paulo, sem as obras.

Sem as obras da lei. Sem nem das obras da lei de Deus salvam. Muito menos as obras que não são da lei de Deus, as obras das leis humanas. Obras nenhuma salvam. "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós é dom de Deus, não vem de obras para que ninguém se glorie." Ele é justo, ele é salvo da condenação. Então, a palavra ‘justificação’ usada por Paulo é a mesma de salvação. A salvação da condenação ele disse. O homem justificado é salvo da condenação eterna.

O que significa "justificação" em Tiago então? Em Tiago, a palavra tem um outro sentido meus caros. A palavra "justificação" em Tiago, tem o sentido de a pessoa mostrar que era justa. Ela se revela justa não só pela fé mas também pela suas obras. "Pelos frutos se conhece as árvores", dizia Jesus, nenhuma árvore má dá bons frutos, nenhuma árvore boa dá má frutos, "pelos seus frutos vos os conhecereis" dizia Jesus. Então o que Tiago esta mostrando, é dois tipos de fé. Não é que a salvação é por fé ou por obras. Não é este o assunto de Tiago. O assunto é: existem dois tipos de fé, a fé verdadeira e a fé falsa, a fé viva e a fé morta.

Agora o homem é justificado como possuindo a fé viva, se ele tiver fé mais obras. Agora, sim, vamos entender Tiago. O homem é justificado pela fé mais obras. Mas Tiago não está falando em salvação. Está falando de justificação em outro sentido.

Nós podemos provar isso na Bíblia também, que a palavra "justificação" tem dois sentidos diferentes. Querem ver? Vamos a Salmos 51: 4. Aqui aparece a palavra Justificado, não no sentido de Tiago e não no sentido de Paulo. Querem ver, mostrando que a Bíblia usa a palavra Justificação, no sentido de Tiago também. "Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que aos teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares". O que é que ele disse a Deus, nestas palavras "contra Ti, contra Ti somente pequei", para que sejas justificados, para que tu sejas justificado Senhor, quando falares contra o meu pecado, e quando me julgares, digno de condenação e de castigo, que te mostres puro neste julgamentos? "Contra ti pequei". Ele está confessando a Deus, estou confessando que pequei contra Ti, para que tu sejas justificado quando falares contra mim, contra o meu pecado. Que serás justificado naquele dia que vai falar contra mim.

Mas Deus vai ser justificado? Se justificação significa salvação, a caso Deus precisa de salvação? Deus é salvo. Claro que Ele é salvo do mal do pecado. Ele nunca pecou. Então em que sentido o salmista esta dizendo? No sentido de Tiago. Que Tu te revele justo, que Se mostre justo no Seu julgamento. Não é para alcançar justiça. Deus não precisa alcançar a posição de um justo. Ele não é um pecador. Quem precisa a salvação é o pecador. Deus é O Justo. Por isso que Paulo diz que o pecador alcança a posição de justo mediante a fé e não por obras. E Tiago diz, noutro sentido, que há pessoas que se mostram justas, elas são justificadas, elas se revela como justos, não só pela sua fé, mas pelas suas obras também. "Porque pelos frutos se conhece a árvore".

É isso então. Não há contradição na Bíblia. Eu aceito o que diz Tiago e o que diz Paulo. Cada qual com o seu lugar. O que nós temos que fazer é apreender interpretar o texto à luz do contexto. O assunto de Tiago não é como salvar-se. O assunto de Tiago é qual é a fé verdadeira e qual é a fé morta. Ele está discutindo dois tipos de fé. Esse é o assunto.

A fé verdadeira colocada em Jesus Cristo é uma fé viva. Frutifica em boas obras que agradem a Deus. Boas no sentido relativo, porque obras perfeitas ninguém tem neste mundo. A fé morta, por outro lado, é uma fé não colocada em Jesus, mas fora de Cristo, e que não funciona. É morta. Não produz os frutos daquela fé depositada em Jesus Cristo. Tiago mostra então que há dois tipos de fé, e o homem se revela justo e se declara um justo, um salvo, tendo fé viva ao ostentar em Jesus. E uma fé desta ordem trazendo frutos vai permitir que o homem ostente também frutos de justiça, frutos da verdadeira fé, frutos que glorifiquem a Deus, e que trazem maior galardão aquele que já esta salvo pela fé.

Como se percebe então, não há contradição entre o ensino da Bíblia na epistola de Tiago e o ensino da Bíblia na epistola de Paulo. É preciso compreender que as vezes uma mesma palavra, como palavra "justificação", podem ter sentidos diferentes. Temos que nos atentar para o contexto, para o assunto que se trata, para saber interpretar cada uma destas palavras. Temos na língua portuguesa palavras que podem mudar de sentido conforme o assunto que as encerra. Por exemplo, a palavra "pena". Se eu falar, em questões jurídicas, que um certo homem vai sofrer uma pena de 30 anos de cadeia, a que me refiro? Com a palavra "pena" refiro-me à sentença do juiz. E, se eu disser: eu tenho muita pena desse condenado. Ao que estou me referindo? A minha compaixão. A palavra "pena" ora significará sentença ora significará compaixão. Paulo e Tiago disseram verdades que se completam e não se contradizem.

A Palavra "justificação" em Paulo, tem o significado equivalente ao de libertação da condenação diante do juiz supremo que é Deus. Mediante a fé em Jesus Cristo, o homem é "justificado" livre da condenação eterna. A palavra "justificação" em Paulo é equivalente a "salvação" então. Mas a palavras em Tiago significa, não propriamente salvação, mas a demonstração do caráter da pessoa salva. A pessoa realmente salva demostra-se salva. É justificada como salva, tanto pela sua fé como pelas suas obras.

As obras revelam o tipo de fé, se é verdadeira ou não. O homem é justificado pela fé sem as obras, diz Paulo. Mas ele está usando a palavra justificação no sentido de salvação da condenação perante o juiz que é Deus. Tiago diz que o homem é justificado pela fé e pelas obras. Tiago não esta tratando aqui de salvação pela fé e pelas obras. Está mostrando simplesmente que o homem se demostra justo, ou salvo, tanto pela sua fé ou tanto pelas suas obras, porque as obras decorrem do salvo como conseqüências daquela fé verdadeira em Jesus Cristo.

Pois em Efés. 2:8-10 Paulo já mostrou que a salvação não vem de obras, para que ninguém se glorie. Mas também disse que somos feituras suas, isto é em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus nos preparou para que andássemos nelas.

O assunto de Paulo em Rom. 3 é como alcançar salvação. Isto se faz mediante a fé. O assunto em Tiago é como mostrar-se salvo. Então se diz que o homem se mostra, se demonstra salvo, ou é justificado, nesse sentido de revelar-se justo, assim pela fé como pelas obras. Os dois estão certos. Cada um no tema que esta abordando.

Cuidado em não tirar o versículo do capítulo em que se encerra. Examinar sempre o texto à luz do contexto. É preciso saber do assunto de que se trata para compreender-se a palavra em foco. Assim a palavra justificação, tem dois sentido diferentes. Não há contradição na Bíblia.

Há duas verdades: a narrada por Paulo quanto a justificação, e a narrada por Tiago. As duas verdades se completam, não se chocam.



Autor: Felix Racy
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br




MUITO BEM CLARO O TEXTO DO IRMÃO FELIX:

CONCLUINDO: Que a fé e as obras andam juntas na jornada cristã.

Semelhante a um Barquinho com Dois Remos, o remador ao utilizar os dois remos o destino será alcançado.
E ao contrario quando de usa um só remo o barco dará voltas ao leu.

JESUS denominou as obras de Frutos ( Mat. 7: 16-20 )

E DEUS ao revelar a João no Apocalipse as características das Sete Igrejas ( qualidades de crentes) inicia mencionando:

CONHEÇO AS TUAS OBRAS( Apoc. 2: 2,9,13,19. Cap. 3: 1,815.)

Para quem crê que os frutos (Obras) na vida do cristão não tem relevância no Juízo Final, entra em conflito com a visão divina.


Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptySáb 15 Dez 2012, 21:29

Silas Gomes escreveu:
CONCLUINDO: Que a fé e as obras andam juntas na jornada cristã.

Irmão Esta afirmação não é bíblica. O verdadeiro convertido, aquele que nasceu do Espírito, deve manisfestar as obras do Espírito. Mas isto não é regra.

O ladrão na cruz por exemplo, não fez nenhuma obra. O correto é dizer que um verdadeiro Cristão DEVE evidenciar o fruto do Espírito, mas isto não é requisito para salvação.

Veja 1Co 5.1-5; por exemplo.

Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.

Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,

Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
1 Coríntios 5:1-5


Escreveu também:
Para quem crê que os frutos (Obras) na vida do cristão não tem relevância no Juízo Final, entra em conflito com a visão divina.


Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.


Esta passagem de Apocalipse refere-se ao trono branco, quando os incrédulos serão julgados, os que não "foi achado no Livro da Vida".

Não há ensinamento que as obras determinam a salvação, mas sim o galardão do crente.

No texto de Mateus 7.16-20, refere-se aos falsos mestres. Há muitos deles, são lobos em pele de ovelha, mais uma prova de que obras não salvam pois muitos o fazem por ignorância, pobre deles "aprendem sempre mas nunca chegam ao conhecimento da verdade".

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
Atos 16:30-32


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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptySáb 15 Dez 2012, 23:22

Henrique escreveu:
Silas Gomes escreveu:
CONCLUINDO: Que a fé e as obras andam juntas na jornada cristã.

Irmão Esta afirmação não é bíblica. O verdadeiro convertido, aquele que nasceu do Espírito, deve manisfestar as obras do Espírito. Mas isto não é regra.

O ladrão na cruz por exemplo, não fez nenhuma obra. O correto é dizer que um verdadeiro Cristão DEVE evidenciar o fruto do Espírito, mas isto não é requisito para salvação.

Veja 1Co 5.1-5; por exemplo.

Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.

Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,

Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
1 Coríntios 5:1-5


Escreveu também:
Para quem crê que os frutos (Obras) na vida do cristão não tem relevância no Juízo Final, entra em conflito com a visão divina.


Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.


Esta passagem de Apocalipse refere-se ao trono branco, quando os incrédulos serão julgados, os que não "foi achado no Livro da Vida".

Não há ensinamento que as obras determinam a salvação, mas sim o galardão do crente.

No texto de Mateus 7.16-20, refere-se aos falsos mestres. Há muitos deles, são lobos em pele de ovelha, mais uma prova de que obras não salvam pois muitos o fazem por ignorância, pobre deles "aprendem sempre mas nunca chegam ao conhecimento da verdade".

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
Atos 16:30-32



Mas e o que o irmão me diz disso aqui:

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
CAPÍTULO 3

Tiago 2

???
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptySáb 15 Dez 2012, 23:26


Já leu desde o início?
Já respondi estas questões. Veja lá.

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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptySáb 15 Dez 2012, 23:36

Irmão,concordo que o título do tópico não condiz com a verdade bíblica,mas o que falo é sobre esse seu comentário:

Voltando em Tiago 2:26; "Porque, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta ." Então é fé morta. Existe fé morta, sem obras. Já que não produz obras, não é a verdadeira fé. A verdadeira fé é produtor de obras, mas não são as obras da fé que nos salvam. Quem salva é Cristo mediante a fé. Para ter as obras da fé é preciso ter o que primeiro? É preciso ter fé em Jesus, isto é o salvador. Então só que tem fé em Jesus é que vai conseguir ter perseverança, vai conseguir guardar os mandamentos até certo ponto, pelo menos no ensino dos mandamentos, mas nunca vai ter uma obediência perfeita. Ai de nós se Deus exigi-se obediência para a salvação.

Mas Tiago disse: "Vedes que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." Agora queira que os irmãos me explicassem isso: Tiago diz que "a justificação é pelas obras e pela fé", e Paulo disse que o "homem é justificado pela fé sem as obras". Como é que vocês me explicam isso? Mas Paulo disse que a justificação não é pelas obras da fé. A justificação é pela fé: "com isso concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras". É sem as obras. Porque Tiago disse "que é pela fé e pelas obras, a justificação."? Então, há saída para isso? Há. Vamos procurar entender a Bíblia, mas a palavra "justificação" em Tiago tem o sentido diferente da palavra "justificação" em Paulo, é isso que precisamos entender.


O que se prega hoje é que não precisamos de obras p/ sermos salvos e isso é uma incongruência...
Se Jesus disse que aquele que persevrar até o fim será salvo,é porque algo deve ser feito ao longo da vida.O que se prega hoje é uma graça barata,onde o sujeito diz EU CREIO e está salvo.Não é assim.O EU CREIO deve estar sempre acompanhado do EU FAÇO.Senão não há como diferenciar o crente do ímpio!

A fé é que salva mas as obras mostram essa fé.Se não há obras a fé é morta,sem efeito.Abraão mostrou através de obras a fé que tinha.E nós devemos fazer o mesmo,obedecendo aos mandamentos do Pai,porque isto é uma identificação dos Seus filhos,conforme nos diz Apocalipse 14...
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptySáb 15 Dez 2012, 23:50

Tiago 2: 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Tiago acima está falando das obras da fé, e essas, nada mais são que O AMOR, que por sua vez é a lei de Cristo, lei da liberdade e lei real. O texto abaixo deixa isso claro, veja novamente Tiago 2:

15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Não ajudar nossos irmãos em suas necessidades, conforme acima, estamos ferindo a lei de Cristo, que é o AMOR, aquela que tivemos desde o início, antes da fundação do mundo.


O que se prega hoje é que não precisamos de obras p/ sermos salvos e isso é uma incongruência.

O cristão que tem seus dois pés fundados e plantados na graça de Cristo, não prega que não precisamos de obras, ao contrário, diz que estas são executadas tão somente pelo AMOR, não precisamos da lei do velho pacto para isso.


Última edição por Menezes em Dom 16 Dez 2012, 00:09, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:04

Menezes escreveu:
Tiago 2: 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Tiago acima está falando das obras da fé, e essas, nada mais são que o amor.

E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

1° João
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:06

Assuero escreveu:
O que se prega hoje é que não precisamos de obras p/ sermos salvos e isso é uma incongruência...
Se Jesus disse que aquele que persevrar até o fim será salvo,é porque algo deve ser feito ao longo da vida.O que se prega hoje é uma graça barata,onde o sujeito diz EU CREIO e está salvo.Não é assim.O EU CREIO deve estar sempre acompanhado do EU FAÇO.Senão não há como diferenciar o crente do ímpio!

A fé é que salva mas as obras mostram essa fé.Se não há obras a fé é morta,sem efeito.Abraão mostrou através de obras a fé que tinha.E nós devemos fazer o mesmo,obedecendo aos mandamentos do Pai,porque isto é uma identificação dos Seus filhos,conforme nos diz Apocalipse 14...


Irmão, não há nenhuma incongruência nisto. Está muito claro na Bíblia, nossas obras são trapos de imundícias.

Quanto a Mateus 10.22 e 24.13, veja aqui um breve comentário:
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t4432-aquele-que-perseverar-ate-ao-fim-sera-salvo?highlight=aquele

Em nossos dias é muito difícil diferenciar o "crente" do ímpio. Mas se a salvação for acompanhada do "EU FAÇO", estamos todos condenados, e a Bíblia não ensina assim, como diz o estudo.

Mas as obras DEVEM sim acompanhar o verdadeiro Cristão, mas repito, isto não é condição de salvação, isto sim tornaria a graça barata.

Se a salvação depende das obras, de manter observando os mandamentos, então posso cometer outros pecados que não estão no decálogo, como de acepção de pessoas, orgulho, refrear a língua (mesmo falando a verdade, quando ofende), deixar de ir aos cultos e outros e não perco a salvação?

E se pecar perco a salvação, então as obras tem mais valor que a graça! As obras tem mais valor que o sacrifício de Cristo!



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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:13

Henrique escreveu:

Se a salvação depende das obras, de manter observando os mandamentos, então posso cometer outros pecados que não estão no decálogo, como de acepção de pessoas, orgulho, refrear a língua (mesmo falando a verdade, quando ofende), deixar de ir aos cultos e outros e não perco a salvação?

Mas aí é que está o cerne da questão...

Todos os pecados que o homem pode vir a cometer estão catalogados no Decálogo...ou o irmão acha que fazer acepção de pessoas não fere o 6° mandamento?Quando Jesus disse que desejar o mal ao próximo é o mesmo que matá-lo,incluia isso aí tb...

E não dominar a língua,não feriria o mandamento de não levantar falso testemunho?

O Decálogo é uma Lei Perfeita,lei da liberdade,como diz Tiago.Nele estão todos os tipos de códigos morais que o homem precisa respeitar;fazendo isso cumprirá a lei do amor e se credenciará a estar entre OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM A FÉ EM JESUS...
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:20

E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado. (1° João).


Falaste bem, porém, veja que mandamento é este que João se refere, ele mesmo esclarece mais à frente, conforme segue no capítulo 3: 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos AMEMOS uns aos outros, segundo o seu mandamento.

Mais claro que isso acima é impossível, a bíblia se interpreta por si só, e é isso que João faz ao falar de mandamentos, mostrando no capítulo 3, verso 23, do que se referia, ou seja, do AMOR, nada tendo haver com dez ou 613 mandamentos do velho pacto.


Última edição por Menezes em Dom 16 Dez 2012, 00:26, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:24

Menezes escreveu:
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado. (1° João).


Falaste bem, porém, veja que mandamento é este que João se refere, ele mesmo esclarece mais à frente, conforme segue no capítulo 3: 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos AMEMOS uns aos outros, segundo o seu mandamento.

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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:25

Um frase rápida e eficiente



AS OBRAS SÃO CONSEQUENCIAS E NÃO OBRIGAÇÃO, LOGO SABEMOS QUE FAZEMOS POR DESEJO DO ESPIRITO E NÃO DA CARNE
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:31

"O Decálogo é uma Lei Perfeita, lei da liberdade, como diz Tiago. Nele estão todos os tipos de códigos morais que o homem precisa respeitar; fazendo isso cumprirá a lei do amor e se credenciará a estar entre OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM A FÉ EM JESUS."

Ok, se isso fosse verdade, então porque dispensam a lei do livro com todos seus princípios morais, inclusive esse de não fazer acepções de pessoas? Outra coisa, se não fazer acepções de pessoas já estava subentendido nas pedras como você quer passar, porque Deus o colocou no livro? Seria isso uma incoerência divina, ou é humana mesmo, de querer provar o improvável?


Última edição por Menezes em Dom 16 Dez 2012, 00:43, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:32

Menezes escreveu:
"O Decálogo é uma Lei Perfeita, lei da liberdade,como diz Tiago. Nele estão todos os tipos de códigos morais que o homem precisa respeitar; fazendo isso cumprirá a lei do amor e se credenciará a estar entre OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM A FÉ EM JESUS."

Ok, se isso fosse verdade, então porque dispensam a lei do livro com todos seus princípios morais, inclusive esse de não fazer acepções de pessoas?

Mas quem dispensa?
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:34

Assuero escreveu:
Decálogo...ou o irmão acha que fazer acepção de pessoas não fere o 6° mandamento?Quando Jesus disse que desejar o mal ao próximo é o mesmo que matá-lo,incluia isso aí tb...

E não dominar a língua,não feriria o mandamento de não levantar falso testemunho?

O Decálogo é uma Lei Perfeita,lei da liberdade,como diz Tiago.Nele estão todos os tipos de códigos morais que o homem precisa respeitar;fazendo isso cumprirá a lei do amor e se credenciará a estar entre OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM A FÉ EM JESUS...Todos os pecados que o homem pode vir a cometer estão catalogados no


Fazer acepção de pessoas não é desejar o mal, Dominar a língua não é mentir, pode ofender, criar confusão falando a verdade, sem proveito nenhum.

A lei do amor nos liberta da servidão. Somos filhos da livre, não da escrava.

O tópico se refere a salvação por obras, não fujamos do assunto.

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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:40

Mas quem dispensa?


Ué, não dizem vocês que a lei que foi cravada na cruz é a do livro? Se não dispensa, então tem que se circuncidar, não é verdade? Ou tal mandamento não está no livro?
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:46

Henrique escreveu:
Assuero escreveu:
Decálogo...ou o irmão acha que fazer acepção de pessoas não fere o 6° mandamento?Quando Jesus disse que desejar o mal ao próximo é o mesmo que matá-lo,incluia isso aí tb...

E não dominar a língua,não feriria o mandamento de não levantar falso testemunho?

O Decálogo é uma Lei Perfeita,lei da liberdade,como diz Tiago.Nele estão todos os tipos de códigos morais que o homem precisa respeitar;fazendo isso cumprirá a lei do amor e se credenciará a estar entre OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM A FÉ EM JESUS...Todos os pecados que o homem pode vir a cometer estão catalogados no


Fazer acepção de pessoas não é desejar o mal, Dominar a língua não é mentir, pode ofender, criar confusão falando a verdade, sem proveito nenhum.

A lei do amor nos liberta da servidão. Somos filhos da livre, não da escrava.

O tópico se refere a salvação por obras, não fujamos do assunto.


Agora o irmão complicou tudo...se eu faço acepção de uma pessoa,por exemplo,menosprezando ela ao colocá-la em posição inferior aos demais,não estou além de desejando,fazendo o mal a ela?Essa pessoa vai se sentir bem com meu comportamento?Eu estarei fazendo ao próximo o que eu gostaria que fizessem comigo?
Minha obra de maldade não me condenaria,ou melhor,Jesus aprovaria meu comportamento?
O irmão é quem está fugindo do tema...
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Henrique

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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:47

Mauro Rogério escreveu:
Um frase rápida e eficiente



AS OBRAS SÃO CONSEQUENCIAS E NÃO OBRIGAÇÃO, LOGO SABEMOS QUE FAZEMOS POR DESEJO DO ESPIRITO E NÃO DA CARNE


Concordo irmão Mauro.

Desejamos fazer as obras e demonstramos o fruto do Espírito por amor, e não por obrigação.

.
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:49

Assuero escreveu:
O irmão é quem está fugindo do tema...

Então voltemos ao tema.

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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:51

Henrique escreveu:
Assuero escreveu:
O irmão é quem está fugindo do tema...

Então voltemos ao tema.


Ok,mas deixemos p/ amanhã...o sono já bateu e o dia foi cheio...
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 16 Dez 2012, 00:51

Mauro Rogério escreveu:
Um frase rápida e eficiente



AS OBRAS SÃO CONSEQUENCIAS E NÃO OBRIGAÇÃO, LOGO SABEMOS QUE FAZEMOS POR DESEJO DO ESPIRITO E NÃO DA CARNE.


Henrique escreveu:
Concordo irmão Mauro.

Desejamos fazer as obras e demonstramos o fruto do Espírito por amor, e não por obrigação.



Também concordo plenamente. O homem convertido e transformado em Cristo faz o bem, não porque ele é bom, mas sim porque o Espírio de Deus está nele operando o bem, dando frutos para a vida eterna, para que toda glória seja de Deus e não dos homens, isso sim é graça sobre graça, conforme disse Paulo.
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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 06 Jan 2013, 09:21

Henrique escreveu:


Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:21-26


Sem dúvida alguma esta passagem é muito citada pelos que promovem que sem obras não há salvação.

Será mesmo isto que Tiago ensina. Temos que analisar com cuidado para não cometermos erros.

Primeiro, o que nos diz o contexto? De que Tiago fala? Vejamos.

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
Tiago 2:13


O que Tiago nos diz. Pessoas que não mostram misericórdia, compaixão pelos necessitados demonstra que nunca respondeu a grande misericórdia de Deus. Não sendo redimido receberá o castigo rigoroso de Deus.

"a misericórdia triunfa sobre o juízo" se refere a aqueles cujas vidas é caracterizada pela misericórdia, aqueles que se renderam a graça de Deus, escapará de todas as acusações que a justiça de Deus impõe. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

Tiago nos fala para não fazer acepção de pessoas. Nos fala que se um irmão estiver necessitado e não ajudar-los, que fé é esta? O que Tiago ensina é que ao ser redimido pelo sangue de Cristo, ter fé verdadeira, esta fé dará frutos, pois o amor agora está em nós e deve se manisfestar.

Caso contrário Tiago contradiz o ensino claro de Paulo, justificação somente pela fé e nada mais (Rm 3.20; 4.1-25; Gl 3.6-11). Tiago mesmo nos fala que a salvação é um dom gracioso (Tg 1.17,18), também afirma citando Gn15.6 que Abraão foi imputada justiça somente pela fé (Tg 2.23).

Segundo Tiago, a obra de Abraão que "o justificou", a oferta de Isaque, aconteceu muitos anos depois de Abraão ter exercido a fé pela primeira vez e ser declarado justo diante de Deus. A oferta de Isaque determinou autenticou sua fé e sua real justificação, mas não fez parte dela. O ensino de Tiago é o complemento perfeito dos escritos de Paulo: a salvação é determinada pela fé (Ef 2.8,9) e demonstrada pela fidelidade em obedecer somente a vontade de Deus.

Abaixo um estudo que esclarece muito bem esta questão, do irmão Felix Racy.


A JUSTIFICAÇÃO

TIAGO 2:24, "VEDES ENTÃO QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELAS OBRAS, E NÃO SOMENTE PELA FÉ."

Ainda podemos ver o que diz em Tiago 2:24, "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." É assim que acaba o seu problema, "o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé". Então é pela fé e pelas obras? Sim, a justificação é pela fé e pelas obras. Mas Paulo disse não aos Romanos que a justificação "é pela fé sem as obras"? Vamos verificar isso em Rom. 3:28, "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei". Então Tiago está contra Paulo? E Paulo está contra Tiago? A Bíblia tem contradição?

Por não entenderem a Bíblia, muita gente está pregando o falso evangelho. É que nós não estamos pregando o evangelho de fé mais obras para a salvação. Nós temos o que Paulo disse: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem da obras para que ninguém se glorie". É este o evangelho que nós cremos.

Não são as obras, minhas obras, que vão me salvar. Então eu não preciso de fazer obras para me salvar. Eu já estou salvo. Cristo disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve as minhas palavras, e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

Três Promessas:

"Tem a vida eterna". Quando? "Tem". No presente, já.
"Não entrará em condenação". Quando? O futuro. Nunca vai entrar em condenação quem crer nEle.
"Mas passou da morte para a vida". Já está em uma nova vida em Cristo. "Quem está em Cristo é uma nova criatura, passou o que era velho, eis que tudo se fez novo". II Cor. 5:17.
Então, eu posso dizer que eu estou salvo, porque crer em Jesus eu creio. Obras perfeitas eu não tenho, e nem vou ter neste mundo. Obediência perfeita eu não tenho. Olha, tenho ouvido certos pregadores dizerem de púlpito, já vi um pelo menos dizer o seguinte, dizer ao auditório: "obedece a Deus para poder salvar-se". Eu estranhei nisso. "Obedece para se salvar"? Não é nossa obediência que nos salva. Quanta obediência Deus vai nos pedir? Se fosse obediência para a salvação Deus exige quanta? 50% de obediência? Teria que ser 100% de obediência não séria? 50% de obediência seria a metade desse tal valor.

De fato que não é nossa obediência: "...não vem de vós..." Quando Paulo disse: "...não vem de vós...", quis dizer não vem da vossa obediência, não vem das vossas obras, do vosso batismo, não vem de nada do que façais, "pela graça sois salvo...". Mas é pelo meio da fé, uma fé firme, mas é uma fé verdadeira, porque Tiago fala em duas fés. Fala de fé morta e fé viva.

Voltando em Tiago 2:26; "Porque, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta ." Então é fé morta. Existe fé morta, sem obras. Já que não produz obras, não é a verdadeira fé. A verdadeira fé é produtor de obras, mas não são as obras da fé que nos salvam. Quem salva é Cristo mediante a fé. Para ter as obras da fé é preciso ter o que primeiro? É preciso ter fé em Jesus, isto é o salvador. Então só que tem fé em Jesus é que vai conseguir ter perseverança, vai conseguir guardar os mandamentos até certo ponto, pelo menos no ensino dos mandamentos, mas nunca vai ter uma obediência perfeita. Ai de nós se Deus exigi-se obediência para a salvação.

Mas Tiago disse: "Vedes que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." Agora queira que os irmãos me explicassem isso: Tiago diz que "a justificação é pelas obras e pela fé", e Paulo disse que o "homem é justificado pela fé sem as obras". Como é que vocês me explicam isso? Mas Paulo disse que a justificação não é pelas obras da fé. A justificação é pela fé: "com isso concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras". É sem as obras. Porque Tiago disse "que é pela fé e pelas obras, a justificação."? Então, há saída para isso? Há. Vamos procurar entender a Bíblia, mas a palavra "justificação" em Tiago tem o sentido diferente da palavra "justificação" em Paulo, é isso que precisamos entender.

O que quer dizer Paulo com "justificação"? Paulo esta vendo o crente como que diante de um juiz, diante de um tribunal. Todos pecaram, todos estão em falta, mas são justificados gratuitamente, pela Sua graça e pela Redenção que há em Cristo Jesus. Isso é Rom. 3. Todos estão em pecado, mas são justificados de graça, por causa da Redenção, do preço que Cristo pagou, mediante a fé é claro. Então o que Paulo está dizendo é o seguinte: que o réu que está diante do juiz, que merece condenação, finalmente ele alcança o que? Não a condenação, mas a justificação. Então ele alcança a posição de um justo, e se livra da condenação. Então a palavra "justificação" em Paulo é o mesmo que "salvação". É salvação da condenação do juiz, salvação da condenação eterna. Então como é que o homem alcança essa petição de justo, de salvo da condenação? É pelas obras? De forma nenhuma. É só pela fé diz Paulo, sem as obras.

Sem as obras da lei. Sem nem das obras da lei de Deus salvam. Muito menos as obras que não são da lei de Deus, as obras das leis humanas. Obras nenhuma salvam. "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós é dom de Deus, não vem de obras para que ninguém se glorie." Ele é justo, ele é salvo da condenação. Então, a palavra ‘justificação’ usada por Paulo é a mesma de salvação. A salvação da condenação ele disse. O homem justificado é salvo da condenação eterna.

O que significa "justificação" em Tiago então? Em Tiago, a palavra tem um outro sentido meus caros. A palavra "justificação" em Tiago, tem o sentido de a pessoa mostrar que era justa. Ela se revela justa não só pela fé mas também pela suas obras. "Pelos frutos se conhece as árvores", dizia Jesus, nenhuma árvore má dá bons frutos, nenhuma árvore boa dá má frutos, "pelos seus frutos vos os conhecereis" dizia Jesus. Então o que Tiago esta mostrando, é dois tipos de fé. Não é que a salvação é por fé ou por obras. Não é este o assunto de Tiago. O assunto é: existem dois tipos de fé, a fé verdadeira e a fé falsa, a fé viva e a fé morta.

Agora o homem é justificado como possuindo a fé viva, se ele tiver fé mais obras. Agora, sim, vamos entender Tiago. O homem é justificado pela fé mais obras. Mas Tiago não está falando em salvação. Está falando de justificação em outro sentido.

Nós podemos provar isso na Bíblia também, que a palavra "justificação" tem dois sentidos diferentes. Querem ver? Vamos a Salmos 51: 4. Aqui aparece a palavra Justificado, não no sentido de Tiago e não no sentido de Paulo. Querem ver, mostrando que a Bíblia usa a palavra Justificação, no sentido de Tiago também. "Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que aos teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares". O que é que ele disse a Deus, nestas palavras "contra Ti, contra Ti somente pequei", para que sejas justificados, para que tu sejas justificado Senhor, quando falares contra o meu pecado, e quando me julgares, digno de condenação e de castigo, que te mostres puro neste julgamentos? "Contra ti pequei". Ele está confessando a Deus, estou confessando que pequei contra Ti, para que tu sejas justificado quando falares contra mim, contra o meu pecado. Que serás justificado naquele dia que vai falar contra mim.

Mas Deus vai ser justificado? Se justificação significa salvação, a caso Deus precisa de salvação? Deus é salvo. Claro que Ele é salvo do mal do pecado. Ele nunca pecou. Então em que sentido o salmista esta dizendo? No sentido de Tiago. Que Tu te revele justo, que Se mostre justo no Seu julgamento. Não é para alcançar justiça. Deus não precisa alcançar a posição de um justo. Ele não é um pecador. Quem precisa a salvação é o pecador. Deus é O Justo. Por isso que Paulo diz que o pecador alcança a posição de justo mediante a fé e não por obras. E Tiago diz, noutro sentido, que há pessoas que se mostram justas, elas são justificadas, elas se revela como justos, não só pela sua fé, mas pelas suas obras também. "Porque pelos frutos se conhece a árvore".

É isso então. Não há contradição na Bíblia. Eu aceito o que diz Tiago e o que diz Paulo. Cada qual com o seu lugar. O que nós temos que fazer é apreender interpretar o texto à luz do contexto. O assunto de Tiago não é como salvar-se. O assunto de Tiago é qual é a fé verdadeira e qual é a fé morta. Ele está discutindo dois tipos de fé. Esse é o assunto.

A fé verdadeira colocada em Jesus Cristo é uma fé viva. Frutifica em boas obras que agradem a Deus. Boas no sentido relativo, porque obras perfeitas ninguém tem neste mundo. A fé morta, por outro lado, é uma fé não colocada em Jesus, mas fora de Cristo, e que não funciona. É morta. Não produz os frutos daquela fé depositada em Jesus Cristo. Tiago mostra então que há dois tipos de fé, e o homem se revela justo e se declara um justo, um salvo, tendo fé viva ao ostentar em Jesus. E uma fé desta ordem trazendo frutos vai permitir que o homem ostente também frutos de justiça, frutos da verdadeira fé, frutos que glorifiquem a Deus, e que trazem maior galardão aquele que já esta salvo pela fé.

Como se percebe então, não há contradição entre o ensino da Bíblia na epistola de Tiago e o ensino da Bíblia na epistola de Paulo. É preciso compreender que as vezes uma mesma palavra, como palavra "justificação", podem ter sentidos diferentes. Temos que nos atentar para o contexto, para o assunto que se trata, para saber interpretar cada uma destas palavras. Temos na língua portuguesa palavras que podem mudar de sentido conforme o assunto que as encerra. Por exemplo, a palavra "pena". Se eu falar, em questões jurídicas, que um certo homem vai sofrer uma pena de 30 anos de cadeia, a que me refiro? Com a palavra "pena" refiro-me à sentença do juiz. E, se eu disser: eu tenho muita pena desse condenado. Ao que estou me referindo? A minha compaixão. A palavra "pena" ora significará sentença ora significará compaixão. Paulo e Tiago disseram verdades que se completam e não se contradizem.

A Palavra "justificação" em Paulo, tem o significado equivalente ao de libertação da condenação diante do juiz supremo que é Deus. Mediante a fé em Jesus Cristo, o homem é "justificado" livre da condenação eterna. A palavra "justificação" em Paulo é equivalente a "salvação" então. Mas a palavras em Tiago significa, não propriamente salvação, mas a demonstração do caráter da pessoa salva. A pessoa realmente salva demostra-se salva. É justificada como salva, tanto pela sua fé como pelas suas obras.

As obras revelam o tipo de fé, se é verdadeira ou não. O homem é justificado pela fé sem as obras, diz Paulo. Mas ele está usando a palavra justificação no sentido de salvação da condenação perante o juiz que é Deus. Tiago diz que o homem é justificado pela fé e pelas obras. Tiago não esta tratando aqui de salvação pela fé e pelas obras. Está mostrando simplesmente que o homem se demostra justo, ou salvo, tanto pela sua fé ou tanto pelas suas obras, porque as obras decorrem do salvo como conseqüências daquela fé verdadeira em Jesus Cristo.

Pois em Efés. 2:8-10 Paulo já mostrou que a salvação não vem de obras, para que ninguém se glorie. Mas também disse que somos feituras suas, isto é em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus nos preparou para que andássemos nelas.

O assunto de Paulo em Rom. 3 é como alcançar salvação. Isto se faz mediante a fé. O assunto em Tiago é como mostrar-se salvo. Então se diz que o homem se mostra, se demonstra salvo, ou é justificado, nesse sentido de revelar-se justo, assim pela fé como pelas obras. Os dois estão certos. Cada um no tema que esta abordando.

Cuidado em não tirar o versículo do capítulo em que se encerra. Examinar sempre o texto à luz do contexto. É preciso saber do assunto de que se trata para compreender-se a palavra em foco. Assim a palavra justificação, tem dois sentido diferentes. Não há contradição na Bíblia.

Há duas verdades: a narrada por Paulo quanto a justificação, e a narrada por Tiago. As duas verdades se completam, não se chocam.



Autor: Felix Racy






Fonte: www.PalavraPrudente.com.br





UMA SIMPLES PERGUNTAS:


Se obras não interfere na salvação, poderemos praticar as velhas obras do homem natural ?
Basta somente aceitar a JESUS e continuar com as mesma obras anteriores ?

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Henrique

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MensagemAssunto: Re: Salvação por obras... será?   obras - Salvação por obras... será? EmptyDom 06 Jan 2013, 10:40

Outra simples pergunta?

Um verdadeiro convertido deixa todas as obras do homem natural depois de converter?

Como diz no texto, se as obras "promovem" ou fazem parte da salvação, todas as suas obras são corretas?

O que Deus exigiria para considerar obras perfeitas?

Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6


O verso deixa bem claro, então precisa se decidir, ou é pela graça ou é por obras, não pode ser pelas duas maneiras.

Volte ao estudo e veja com mais atenção:
"Não são as obras, minhas obras, que vão me salvar. Então eu não preciso de fazer obras para me salvar. Eu já estou salvo. Cristo disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve as minhas palavras, e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

Três Promessas:

"Tem a vida eterna". Quando? "Tem". No presente, já.
"Não entrará em condenação". Quando? O futuro. Nunca vai entrar em condenação quem crer nEle.
"Mas passou da morte para a vida". Já está em uma nova vida em Cristo. "Quem está em Cristo é uma nova criatura, passou o que era velho, eis que tudo se fez novo". II Cor. 5:17."

Diga-me, tens a salvação ou não? Sua salvação depende de obras então não é salvo ainda!

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