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  AS OBRAS, A SALVAÇÃO, E A FÉ. (tG.2.14-24

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guganic

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Mensagens : 2060
inscrito em : 08/08/2011

MensagemAssunto: AS OBRAS, A SALVAÇÃO, E A FÉ. (tG.2.14-24   Ter 04 Fev 2014, 16:29

      AS OBRAS, A SALVAÇÃO, E A FÉ.
                     Tg. 2.14-24
 
De que adianta meus caros irmãos, (14) alguém proclamar sua fé, se não tem obras? Acaso essa fé pode salvá-lo?
 
Esta passagem do apóstolo Tiago tem gerado através dos séculos uma interminável discussão sobre o plano da salvação.
 
Há pessoas que se presta a discutir insistentemente se são as obras ou a fé, que salva; quando na realidade nem uma nem outra pode salvar alguém.
 
Segundo a minha Bíblia, quem salva é Jesus, pois somente ele é o autor e consumador da nossa salvação.
 
Nem a fé nem as obras de alguém podem salva-lo, pois a salvação é um dom gratuito de Deus e não vem de obras de quem quer que seja, para que ninguém se glorie. (Ef. 2.8,9).
 
Nenhuma pessoa humana pode merecer a salvação dependendo ou mediante bom comportamento ou da observância da Lei.
 
A forma legalista de compreender a salvação, ou também o processo da salvação é sistematicamente refutada e condenada pelas Escrituras Sagradas.
 
Jesus NÃO salva quem NÃO crer nele e NÃO o recebe como seu Único e Suficiente Salvador e Senhor e Mestre, ainda que este alguém tenha boas obras.
 
Crer em Jesus é um ato de fé de nossa parte; e está fé em Jesus gera obras (ações) que comprovam que realmente cremos nele; e estas obras ou ações geradas é o testemunho da fé em Jesus.
 
Ora se eu me declaro um salvo na pessoa de Jesus porque nisto creio, mas não tenha obras de um salvo, logo não posso ser justificado como o salvo que me declaro ser.


Tg. 2.21
Ora, não foi Abraão, nosso pai na fé, justificado por obras, quando ofereceu seu próprio filho Isaque sobre o altar?
 
Sim, foi justificado por obras; foi justificado que Abraão disse: eu e o rapaz (Gn. 22.5) subiremos (Ao Moriá) e havendo adorado voltaremos. - Subir com a certeza de voltar foi uma obra de fé.
 
Sim, foi justificado por obras quando amarrou Isaque sobre a lenha e levantou o cutelo para matá-lo, só porque acreditava em Deus.
 
Se tivesse Abraão matado o filho estava justificado; pois foi um pedido de Deus.
 
Abraão sabia que no mínimo, das cinzas Isaque voltaria à vida, caso Deus não provesse um cordeiro para substituí-lo.
 
Justamente por acreditar em Deus, depois de amarrar o próprio filho levantou o cutelo para matá-lo.
 
Ficou claro que Abraão realmente tinha fé em Deus, e a prova de tudo foram estas obras na demonstração da sua fé.
 
O apóstolo Tiago NÃO está afirmando em lugar nenhum que as boas obras podem salvar.
 
O que o apóstolo Tiago está dizendo é que a fé sincera, a fé viva se manifesta e é perceptível através da obras; dizendo com outras palavras: a verdadeira fé se manifesta naturalmente através das obras.
 
A maioria das pessoas tem dificuldade de entender o que está escrito e fica aquela eterna discussão: fé e obra; obra e fé.
 
O que o apóstolo Tiago está afirmando é que a fé genuína tem como resultado natural o bom procedimento e as boas obras.
 
A prova disto é que a fé de Abrão ocorreu antes dele tentar imolar Isaque; (Gn. 22.5) se Abrão não tivesse fé nem sairia de casa.
 
O fato de Abraão levantar o cutelo para imolar o seu filho foi realmente uma obra (ainda que dolorida) de fé em Deus.
 
A fé é quem gera as obras e as obras não geram a fé. A “obra” ou a “ação” é apenas uma comprovação da fé.
 
Primeiro vem à fé que existindo de fato e de direto produzirá boas obras que justifica que realmente quem a tem.
 
Nenhum ser humano pode se orgulhar da salvação que tem em Cristo, como se houvesse por méritos próprio, conquistado uma medalha ou alcançado o primeiro lugar no pódio da maior competição da sua vida.
 
A salvação é um dom de Deus e esta só é oferecida a quem não a tem, e o requisito único é aceitar pela fé em Deus e o Senhor Jesus Cristo a oferta da mesma que Deus nos faz.
 
A justificação é justamente isto: declarar o culpado inocente.
 
E, se alguém é culpado? Que boa obra fez para ser declarado inocente? Nenhuma!
 
O homem só é capaz de realizar boas obras de acordo com as perspectiva de Deus; este foi o caso de Abraão em relação a seu filho Isaque.
 
Quando que matar o próprio filho pode ser considerado uma boa obra? Nunca.
Abrão só subiu ao Moriá para tal, porque o Senhor o solicitou.
 
Tentasse Abraão matar o próprio filho em qualquer outra circunstância e o próprio Deus o condenaria como assassino cruel; e na perspectiva de Deus esta não seria uma boa obra.


Tg. 2.24
Observais que uma pessoa é justificada por meio das suas ações, e não simplesmente por dizer que crer.
 
“Observais que uma pessoa é justificada por meio das suas ações”
 
Isto é mais claro do que o sol brilhando a pino na hora mais quente do dia.
 
Há alguma justificativa em castigar ou condenar alguém quando este alguém é inocente? Claro que não.
 
Há alguma justificativa em NÃO se castigar ou NÃO se condenar o culpado? Claro que não.
 
Qual a justificativa que a lei possui para condenar um inocente? Ou para inocentar um culpado?
 
Culpados e inocentes são analisados ou julgados, inocentados ou condenados pelas ações ou obras praticadas.
 
O único que declara o culpado inocente é o próprio Deus quando o culpado aceita Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. E isto porque Jesus morreu por nós quando ainda éramos culpados, pecadores.
 
Rm. 5.8.
Porém, Deus comprova o Seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo (O Inocente) morrido em nosso beneficio quando ainda andávamos no pecado. (Pecadores).
Vs.9
Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus.
 
As obras e a fé precisam andar juntas, uma cooperando com a outra.
Assim sendo, as boas obras serão geradas pela fé e as obras geradas aperfeiçoarão a fé. (Tg. 2.22).
 
Conclusão: Salvação por obras praticadas por alguém, não existe e não é possível.


A única obra salvadora para todos os homens Cristo realizou na cruz.
 
Mas o homem tem que aceitar a Cristo crendo na sua Pessoa, morte na cruz e ressurreição.
 
 
Guganic
 
 
 
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