Henrique
RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista Mensagens : 5739 nascido em : 27/01/1961 inscrito em : 09/09/2011 Idade : 63 Localização : São Paulo, capital
| Assunto: Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença. Qui 08 Mar 2012, 10:43 | |
|
A CURA DE UM CEGO DE NASCENÇA.
Já falamos da cura do leproso que deflagrou a investigação sobre a autenticidade do milagre e a identidade messiânica de Jesus. Também já explanamos sobre o exorcismo do demônio mudo e o ensinamento do texto de Mateus 12.22 a 37.
Falta-nos explanar sobre o terceiro milagre messiânico: a cura do cego de nascença, texto segundo João capítulo 9.
E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. João 9:1-3
A pergunta: quem pecou. Como ele pode ter pecado antes de nascer? Os fariseus e rabinos ensinavam que todos tem duas índoles: a boa e a má. Então se o feto desse um chute na barriga da mãe, tinha índole má e estava pecando antes de nascer e poderia nascer cego. Ou então foram seus pais numa alusão a Êxodo, maldição ereditária.
Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração. Êxodo 34:7
Jesus explica que ninguém pecou, nasceu cego por que Deus assim desejou.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? João 9:4-10
“Enquanto é dia” Jesus sabia que seu tempo era curto, e fazer o obra de Deus era prioridade, como deve ser em nossas vidas, pois a “ noite vem”, o tempo é curto a luz do dia logo acabará. Então curou o cego de nascença fazendo com a saliva lodo e untou aos olhos do cego. Depois que este foi e lavou-se no tanque de Siloé sua visão foi restaurada. Mas não acreditavam o povo que era o cego de nascença e diziam que um parecido com ele, um sósia. Uma obra extraordinária que mesmo vendo os fariseus e rabinos não acreditavam.
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei. João 9:11-12
Então interrogam ao que era cego; quem te curou? Ao que ele responde não sei. Como poderia saber se era cego? Ele não viu Jesus, apenas ouviu suas palavras.
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei. Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego. E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo. Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta. João 9:11-17
Era sábado quando Jesus curou o cego, não um sábado qualquer, era festa do tabernáculo, e neste dia jogavam água na escada do templo, um simbolismo da provisão de Deus no deserto, e os fariseus usavam a água do tanque de Siloé. Jesus sabia que estariam ali, foi esta a intenção, a de mostrar aos fariseus para que visem o milagre.
Misturar terra e saliva é trabalho, e começa então uma divisão entre os fariseus. Se fez trabalho no sábado não é de Deus, mas se não é de Deus como cura um cego de nascença? Como alguém que não é de Deus pode fazer um sinal que só o messias faria? E ouve divisão entre eles. Então perguntaram ao cego quem é este que te abriu os olhos, e ele reponde: é profeta.
Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via. E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora? Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego; Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo. Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga. Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo. João 9:18-23
Os fariseus deveriam atestar o milagre, então chamam seus pais, estão com um dilema, como alguém que diz ser o messias cura e faz trabalho no sábado? A saída era provar que aquele não era cego. Mas os pais confirmam era mesmo o filho cego, mas temendo os Judeus, não confessaram que era o messias, assim como o cego quando disse: é profeta.
Os fariseus estão diante de um problema, pois eles deveriam explicar o acontecido, não os pais e nem o cego, e um profeta não poderia curar um cego de nascença, e o messias não faria trabalho no sábado. Chamam novamente o que fora cego.
Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo. E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos? Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos? Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés. Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é. O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos. Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no. João 9:24-34
Dizem ao cego: para a glória de Deus diga a verdade, este homem é pecador, como abriu os olhos? O cego sabiamente responde: já lhes disse e não ouviste, querem se tornar discípulos dele? Ao que respondem: discípulos dele é você. Ser discípulo de Jesus acaso é ofensa ou envergonha a nós, mesmo se formos pobres? Deus usa um homem pobre sem estudo para dar uma lição aos ricos e letrados. Está escrito: que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 1 Coríntios 1:26 O cego diz que é de admirar que os fariseus não soubessem explicar quem Ele é, pois se Deus não ouve a pecadores e desde o princípio do mundo nunca se curou um cego de nascença, como fez a vontade deste homem. Se Deus não estiver com Ele nada poderia fazer. Sem saber o que responder o expulsaram da sinagoga. Todo o estudo da lei termina aqui, sem saber responder ao um homem simples, eles o agridem, o acusam de pecador e por fim o expulsão.
Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fósseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. João 9:35-41
Saindo ele da sinagoga Jesus lhe pergunta: Crês tu no filho de Deus? É tudo que i homem precisa para ser salvo: crer em Jesus. Reparem na evolução da fé deste cego: versículo 11 diz que Jesus é um homem, no versículo 17 diz que é profeta, mas no versículo 38 chama Jesus de Senhor, creu em Jesus e o adorou. Jesus então explica que veio para os que estão nas trevas, separados de Deus pelos pecados, e para aqueles que confiam em suas obras diz que são cegos, pois sabem da presença do messias e o negam, por isso seus pecados o condenam, e como já vimos não tem perdão.
Concluímos que os milagres realizados por Jesus tem a finalidade de atestar que Ele é o messias esperado e anunciado no Antigo Testamento.
Se Deus permitir amanha faremos a algumas considerações no encerramento deste estudo.
Henrique R Sukerth
| |
|