Henrique
RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista Mensagens : 5739 nascido em : 27/01/1961 inscrito em : 09/09/2011 Idade : 63 Localização : São Paulo, capital
| Assunto: Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 1 Sáb 03 Mar 2012, 09:40 | |
| Existe um conflito constante dos que buscam a Deus com sinceridade e não encontram respostas. Muitos com coração buscam milagres e não encontram, aconteceu com o apóstolo Paulo. Paulo orou ao Senhor para tirar o “espinho na carne” e Deus respondeu: “ a minha graça de basta”.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:8-9
Vamos estudar a razão que Jesus fez milagres.
Jesus não fez milagres para provar sua divindade, isto é, Jesus não andou sobre as águas por que era Deus ou para provar que é Deus, como querem alguns, não devemos ter a expectativa que os milagres que Jesus realizou se repitam da mesma forma nos dias de hoje e que milagres não devem ser padrão para experiência religiosa, a verdadeira razão de buscar a Deus não deve ser a realização de milagres, alguns talvez digam “por que buscar a Deus se não espero por milagres?” Se alguém busca a Deus esperando receber milagres em sua vida o busca por motivo errado, e em seu coração não se encontra arrependido, o motivo de buscar a Deus é o perdão de uma vida de rebeldia contra Ele, e arrependimento para vida eterna.
Voltemos ao Antigo Testamento, vemos ali profecias que Deus enviaria o messias para seu povo, Jesus. É a partir desta ótica que entenderemos melhor o significado dos milagres de Jesus.
Era comum em Israel dar nomes as pessoas referindo-se ao lugar de nascimento como Maria Madalena, Maria de Magdala, Jesus de Nazaré, pois nasceu na cidade de Nazaré, ou referindo-se ao pai como Simão Barjonas, Simão filho de Jonas. Quando encontramos Jesus Cristo devemos entender que Jesus é o messias, cristo significa messias; Jesus o cristo é o mesmo que Jesus o messias. Jesus é nome, cristo é título.
Procuremos entender a vida e os milagres de Jesus a partir desta ótica, Jesus o messias, não tentaremos ver um único milagre isoladamente como um peixe no aquário mas como um todo, como uma única história.
Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:31
Este versículo resume o ponto de partida para entendermos os milagres de Jesus e por que devemos buscar a Deus: para ter vida, vida eterna. Os milagres, no Novo Testamento, apontam para a identidade de messiânica de Jesus.
Ditado chinês: “O sábio aponta para a lua, o tolo em vez de olhar a lua, olha para o dedo do sábio.” Olharemos para onde os milagres de Jesus apontam.
Estes são sinais da perfeita humanidade de Jesus, em perfeita submissão a Deus Pai. Jesus esvaziou-se a si mesmo, as prerrogativas de Deus não foram usadas, Ele fez tudo o que fez por que o Espírito de Deus estava Nele.
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:6-7
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:18-19
Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. João 10:24-25
As obras que Jesus fez testificam que Ele é o messias, esta visão principal, primeira, é a lente que devemos olhar os milagres.
E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo:
Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. Marcos 8:27-29
Depois de realizar milagre Jesus perguntou a seus discípulos quem Ele era e esta foi a resposta: tu és o messias. Esta resposta é a correta, este é o maior motivo dos milagres de Jesus.
Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. João 15:24
Estes sinais confirmam a identidade de Jesus, sinais que nenhum outro poderia fazer senão o messias, obras explicitas do messias.
Nas próximas lições vamos dar continuidade a este estudo visando o esclarecimento e maior clareza.
Henrique R Sukerth
| |
|