Henrique
RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista Mensagens : 5739 nascido em : 27/01/1961 inscrito em : 09/09/2011 Idade : 63 Localização : São Paulo, capital
| Assunto: Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 5. És tu o messias? Qua 07 Mar 2012, 10:39 | |
| ÉS TU O MESSIAS?
Antes de entrarmos no tema farei algumas considerações. Milagres são sinais, poderes, maravilhas. Diria que são estes os sinônimos de milagres. Mas a palavra milagre não aparece no contexto bíblico. Quando a bíblia fala que Jesus fez alguma coisa que nós chamamos de milagres, na bíblia fala em sinais, poderes, maravilhas e em João de trabalho.
Os milagres de Jesus estão relacionados com sua identidade messiânica. Não são uma demonstração do poder de Deus com fim em si mesmo. Jesus também não faz milagres para demonstrar seu poder, os milagres tem uma finalidade.
Quando lemos que Jesus curou um cego devemos observar a finalidade deste sinal. Não é uma postura correta esperar ou exigir que hoje se repita da mesma forma, como alguns dizem, e chegam ao absurdo de dizer que Deus é obrigado a abençoar. O que Jesus fez por razoes diferentes o fez, razoes diferentes das nossas.
Quando buscamos os milagres do poderoso Deus, para que manifeste Seu poder a nosso favor, o buscamos para nosso conforto, para atenuação de nosso sofrimento, para nos poupar de dificuldades, principalmente para nosso conforto físico.
Temos que entender que não podemos ver a Bíblia como um quebra cabeça de mil peças montado sobre a mesa então retiramos uma única peça para ver o desenho que está nela e nos esquecemos do resto, do contexto que aquela pedra esta inserida, ou seja, sem considerar as outras 999. Por esta razão não podemos levantar uma doutrina a partir de um único versículo, ou com versículos fora do contexto.
Exemplo. Em Josué capítulo 7 encontramos o relato do pecado de Acã. Israel vai a guerra contra a cidade de Jericó e vence a batalha, depois vai a batalha contra um povo fraco de Ai e perde a batalha, por que Acã pecou escondendo “tesouro” que Deus havia advertido para não cobiçarem. Então concluímos que no povo de Deus é assim: um peca e todos sofrem, um peca e muitos morrem. Mas ao lermos Atos 5, Ananias e Safira que retiveram parte do dinheiro, só estes dois sofreram, somente Ananias e Safira morreram. Não entenderemos o pecado de Acã sem entender o conceito de nação no Velho Testamento, de Ananias e Safira sem entender o conceito de igreja no Novo Testamento.
A Bíblia deve ser lida a partir do todo, e a parte interpretada a partir do todo.´
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, Hebreus 1:1
No monte da transfiguração Deus falou “ este é meu filho amado, a Ele ouvi” (Lc 9.35 ). Hoje devemos interpretar a bíblia a partir de Jesus. Estou ilustrando que devemos tomar muito cuidado com certas conclusões, que muitas vezes são tiradas do contexto, da época, e da finalidade para a qual foi escrita, como os milagres de Jesus.
E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos. Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho. E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar. Lucas 7:19-23
A popularidade de Jesus estava crescendo, e os discípulos de João foram dizer-lhe. João estava preso, não havia perspectiva melhor que ficar muitos anos preso, ou uma morte violenta. Então sabendo do sentimento de ciúmes, inveja e intolerante sentimento de partidarismo sabendo que a fé de seus discípulos era frágil mandou que eles fossem a Jesus com a seguinte pergunta: És tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro?
Uma pergunta direta que Jesus respondeu de maneira surpreendente. Realizou curas em cegos leprosos e coxos e anunciava o evangelho. Jesus fez mais que responder a questão, Ele deu provas, através de sinais que ali estava o Messias. Concluímos que até mesmo os discípulos necessitavam comprovar a veracidade dos acontecimentos e da messianidade de Jesus. Jesus sabia que retornando eles a João, diria a seus discípulos: “ Aquele que realizou estas coisas deve ser visto por vocês como o profeta maior que Moisés. É este que vocês tem que seguir. Ele é realmente o Cristo.
“Bem- aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço”Ouvir que estamos perdidos, somos pecadores culpados e não podemos salvar a nós mesmos, abandonar nossa justiça confiar naquele que crucificado entre ladrões, que entraremos no céu juntamente com meretrizes e que devemos unicamente a graça de Deus nossa salvação; tudo isto pode parecer ofensivo ao homem natural. Nosso coração orgulhoso não gosta disso.
Toda vez que o homem deixa de refletir a imagem do Deus altíssimo se desfigura como pessoa, é o mesmo que estar endemoniado. Restaurar o ser humano é levar ele a refletir a imagem de Jesus, e deixar de refletir a imagem do pecado de satanás.
Religião é o ambiente do milagre e manipulação de poderes espirituais, em todas as religiões existem poderes manifestações extraordinárias.
Mas a verdadeira religião é aquela que quando alguém a encontra volta a semelhança de Deus. Jesus está dizendo: Eu não vim edificar uma religião baseada em milagres e sim em liberdade e amor.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:26-27
Henrique R Sukerth
| |
|