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 REENCARNAÇÃO - Surgimento da Doutrina e Espanção no Mundo

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silas gomes de souza
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MensagemAssunto: REENCARNAÇÃO - Surgimento da Doutrina e Espanção no Mundo   REENCARNAÇÃO -  Surgimento da Doutrina  e  Espanção no Mundo EmptyQua 05 Jun 2013, 21:56


PREFÁCIO

Por causa do zelo e amor para com os sinceros, que estão a procura de segurança espiritual e doutrinaria, é que estamos proclamando esta mensagem, sob a égide da Palavra de Deus, a voz que precisa ser ouvida somente ela merece crédito como norma de salvação.

Sendo os ensinos do espiritismo o mais difundido em todos os tempos, tomamos a iniciativa de fazer um confronto entre estes e a Bíblia, eis portanto o resultado do confronto em suas mãos, as conclusões são suas. Para melhor apreciação aconselhamos que todos os textos Bíblicos sejam conferidos, para maior clareza.

Como entender os vários aspectos das experiências extrasensoriais que os cientistas não conseguem explicar, tais como a comunicação com os mortos através dos médiuns, e o envio de mensagens de outro mundo por meio de pessoas em transe?

A palavra de Deus nos dá respostas claras e definidas sobre estes aspectos, pois a Bíblia e a maior autoridade em matéria religiosa.
Penetremos no âmago do assunto e ficaremos habilitados e esclarecidos.

O autor: Pr. Silas Gomes

_____________________///__________________________


Cap. 02
RELIGIÕES IMORTALISTICAS

São as que defendem à crença que a alma é imortal, o islamismo, o Budismo, Hinduísmo, Taoísmo, Confucionismo, Judaísmo, Xintoísmo e os reformadores protestantes assimilaram também a crença da imortalidade da alma da Igreja Católica Romana de onde eram originados, e transmitiram ao cristianismo.

Outras religiões modernas como Sheicho-noei, Racionalismo Cristão, Perfcta-liberdad, Maçonaria, Hari-Crisna, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Espiritismo Kadercista, Teosofismo, LBV, Rosa-Cruz, Vale do Amanhecer; também crêem e divulgam o ensino da imortalidade da alma.
O assunto da mortalidade tem sido causa de divergência entre a cristandade, conquanto ser claro na Bíblia. Não há duvida nenhuma de que o mesmerismo tem influído nesse meio. Antes da mistura de paganismo com catolicistmo não havia a crença de que os santos ao morrerem iriam imediatamente para os céus, e como iremos ver as Sagradas Escrituras reprovam terminantemente essa idéia.

A natalidade teve inicio com a ordem de Deus “multiplicai-vos e enchei a terra”. A mortalidade teve inicio quando essa criação de Deus (o homem) deu ouvidos a outro ser ( satanás incorporado na serpente).
Isto está claro pelas expressões:

A de Deus: “no dia em que comerdes certamente morrerás”. - Gen. 2:17,

A de Satanás... “certamente não morrerás.” Gen. 3:4.

Nesta segunda ordem transmitida ao homem ainda no Eden, encontramos a origem do ensino da Imortalidade da Alma ou seja que o homem continua vivo após a morte. Através de toda a Bíblia e história do cristianismo, encontra-se provado que os homens de Deus, creram e pregaram a mortalidade e não a imortalidade e contestaram também o pensamento de consciência após a morte.

Entre os reformadores um deles o mais eminente, não cria na doutrina da imortalidade da Alma; Martinho Lutero classificou-a entre as “monstruosas fábulas que fazem parte do monturo romano das decretais”.
Do livro “O PROBLEMA DA IMORTALIDADE” de E.Petavel; comentando as palavras de Salomão no Eclesiastes, que os mortos não sabem coisa nenhuma, diz o reformador: “Outro passo provando que os mortos não tem sentimentos. Não há ali, diz ele “deveras , ciência, conhecimento, sabedoria”. Salomão inspirado por Deus diz: que os mortos estão a dormir, e nada sentem absolutamente. (Eclesiastes 9: 5,6). Pois os mortos ali jazem.não levando em conta nem dias nem anos: “mas quando despertarem, parecer-lhes a haver dormido apenas um minuto”. (Exposição do Livro de Salomão, chamado Eclesiastes, de Lutero).

O pensamento de que a alma é imortal e que tem também influenciado o cristianismo, isto desde Santo Agostinho(considerado pai da igreja de Roma), e inclusive grande parte do protestantismo, teve inicialmente sua origem nas comunidades rurais da Trácia,,onde era praticado o culto a Orfeu deus do vinho.

Pois, os adeptos do Orfismo acreditavam na transmigração das ALMAS e que as mesmas podiam passar por tormentos ou bem-aventuranças num outro mundo. Este tipo de culto floresceu na Grécia antiga(séc. V a.C). Com base no mito, Dionísio influenciou os filósofos gregos como Pitágoras e Platão. A propósito, sobre Pitágoras diz Bertrand Russel: “Este elemento místico entrou na filosofia grega com Pitágoras, que era reformado do Orfismo; como Orfeu foi um reformador da religião de Dionísio.

Através de Pitágoras, elementos Orficos entraram na filosofia posterior de índole religiosa”. (Bertrand Russel, “Obras Filosóficas” Vol. I p.23). Porém quem procurou dar maior significado à ALMA foi Platão, que a conceituou como sendo um ente espiritual IMORTAL, que transmigra de um corpo para outro. Idéia esta, herdada e desenvolvida a partir dos cultos Orficos pagãos. Os conceitos platônicos foram desenvolvidos por neoplatônicos, daí neoplatonismo corrente filosófica seguida pelos pais da igreja.

É portanto através de Santo Agostinho, que era de tendência neoplatônica, que a crença na IMORTALIDADE DA ALMA entra no cristianismo, isto no século IV da era cristã. Isto equivale dizer que o cristianismo no primeiro século não tinha o conceito de ALMA como entidade espiritual IMORTAL. Fato que só foi acontecer com a influencia da cultura grega no cristianismo, tendo em vista que tanto judeus quanto cristãos antes de serem influenciados tinham o mesmo conceito de ALMA, como sendo em ser concreto e não espiritualizado e imortal.
O mesmo conceito platônico adotou, o ESPIRITISMO e alguns reformadores do cristianismo, com pouca diferença, o espiritismo admite que após a morte a alma transmigra de um corpo para outro e o protestantismo admite que a Alma continua viva após a morte indo para o paraíso ou inferno imediatamente, o Catolicismo Romano admite que além do paraíso ou inferno a Alma poderá ir para o purgatório.
Porém no decorrer deste estudo veremos que, não existe na Bíblia Sagrada, nenhuma afirmação de que a Alma ou Espírito do ser humano, continua imediatamente viva após a morte, no Paraíso, no Purgatório, no inferno ou Transmigração. Veremos também a conclusão Bíblica sobre o significado e o destino da alma.

Antes porém relataremos a difusão do Espiritismo no século XIX, em um breve histórico:

- O espiritismo foi se desenvolvendo gradativamente através dos séculos. Em 1848 o espiritismo vai, encontrar nas irmãs Fox a arrancada para a expansão no mundo.

Diziam elas ouvir pancadas nas paredes e vários ruídos na casa onde moravam. Afirmavam que se comunicavam com agentes invisíveis que respondiam as batidas nas paredes.
A busca de contatos com espíritos de outro mundo se espalhou pelos E.U.A.. Mais tarde, gerou-se uma grande controvérsia sobre a veracidade das irmãs Fox, ficando as suas experiências somente no plano da suposição, já que ora negavam e ora afirmavam.

Em 1856, o espiritismo alcança o ápice. O seu maior divulgador foi um jovem francês chamado Hipolyte Léon Denizar Rivail.

Reconhecido como homem culto e capaz, Léon publicou diversos livros expandindo a crença espírita em todo o mundo. O seu pseudônimo (Allan Kardec), surgiu quando da publicação do material (O Livro dos Espíritos) considerado como a Bíblia do espiritismo.
Nos próximos capítulos analisaremos as cinco principais teses Kardecistas em defesa do espiritismo, e na crença da imortalidade da alma.

Fonte : PARA ONDE VÃO OS ESPÍRITOS (de Silas G. de Souza)
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