SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
101 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 100 visitantes :: 1 motor de busca

JLGJLG

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando João
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyHoje à(s) 09:53 por JLGJLG

» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando Paulo
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Dmarcos
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
Dmarcos


Masculino Mensagens : 45
nascido em : 28/03/1978
inscrito em : 19/12/2011
Idade : 46
Localização : japeri/Rio de janeiro

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 29 Dez 2011, 20:25

Há pelos menos 40 ocorrências da palavra Dízimo em toda a Bíblia, excluindo-se as variáveis que se pode extrair desse nome, como “dízimas”. Como o próprio nome sugere, Dízimo representa a décima parte ou 10% de um montante.
Mas o que era o Dízimo? Era uma ordenança? Uma tradição? Porque o povo pagava ou entregava o Dízimo? Qual o seu verdadeiro significado?

Quando Deus resgatou o seu povo das mãos de Faraó e os guiou até a Terra Prometida, ordenou dizendo: (Nm. 18:20-21) "Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel. E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação".

Arão, com toda a tua descendência, juntamente com os Levitas, não iria possuir porção da terra que o Senhor havia de repartir entre os filhos de Israel. A ele e a seus descendentes, Deus deu todas as coisas consagradas em Israel, veja (Nm. 18:14-19). E aos Levitas, Deus deu o Dízimo.

Agora compreendemos como foi instituído o Dízimo na lei dos Hebreus. Pois é razoável saber que Deus não se esqueceu do sustento daqueles que trabalhariam exclusivamente em seus serviços (Nm. 18:1-2).

Excluindo-se (Gn 14:20; 18:22), que trata de dois casos de Dízimo fora dos parâmetros da Lei, e que abordarei em outra oportunidade, em toda a Bíblia, o Dízimo aparece relacionado diretamente com a Lei. Em nenhum caso do Novo Testamento aparece esta cobrança entre os membros da igreja primitiva. Então por que é ensinado em quase todas as Igrejas que não dar o Dízimo é pecado? Onde se baseiam os que isso afirmam? Se a ordenança do Dízimo foi instituída para dar mantimento àqueles que trabalhariam exclusivamente nos serviços do Tabernáculo, a saber, aos Levitas, por que se ensinam que devemos dar o Dízimo, como se fosse uma obrigação?

Quem dessa forma estão ensinando, estão pregando uma mentira. Jesus é o caminho, a VERDADE e a vida. Tudo na vida é mais fácil quando lidamos com a verdade, pois ela é libertadora (Jo 8:32) "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Com a verdade estamos em Cristo, mas com a mentira propagamos o que é pertinente ao diabo (Jo 8:44) "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". Precisamos pregar a VERDADE.

Somos contemplados pela graça de Cristo, e ele opera a favor dos que falam a verdade e disso depende também a nossa Adoração (Jo 4:23) "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem". E a verdade é esta: que os Apóstolos não infrigiram sobre a igreja, o peso dos judeus, a Lei (Gl 2:14) "Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?" Sendo assim, não estamos sujeitos a Lei de Moisés, como estavam os Judeus.

Como não há de se falar em Lei, não há de se falar também em circuncisão, nem em guardar o sábado, nem festejar a Páscoa e, dentre outras coisas, não há de se falar em Dízimo, pois este é instituído através da Lei para os Judeus.

Muitos ao lerem este artigo poderiam se perguntar: então eu não tenho que dar dinheiro na minha Igreja? Não tenho que dar o Dízimo? A resposta mais sincera a esta pergunta é Não!!! Contudo, vejamos o que nos ensinou os Apostolos,através dos seus ensinamentos à Igreja Primitiva. (At 4:32-35) "E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunhos da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casa, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos". Podemos observar nesta passagem quão grande amor cada um tinha pelos de sua comunidade, por seus irmãos em Cristo. O desvínculo aos bens materiais, pois desfaziam-se de suas posses e abençoavam uns aos outros. Vemos o propósito de abençoar vidas que eles tinham ao entregar o preço de seus bens vendidos aos apóstolos. Isso serve para demonstrar a nossa responsabilidade financeira com o Corpo de Cristo.

Em (I Co 16:1-24) podemos observar as coletas que foram feitas em favor dos Santos. Paulo exorta-os quanto ao procedimento de como esta coleta seria feita e diz: (v.2) "... cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, ...", sendo assim, podemos ver a total ausência de obrigação, mas sim, um forte apelo quanto ao amor que cada um deveria pesar em seu coração para ofertar o seu melhor, contudo segundo a prosperidade de cada um.

Analisaremos rapidamente um situação real e contemporânea. Nós podemos notar que entre nós Cristãos há pessoas que necessitam de ajuda financeira e pessoas que não necessitam de ajuda financeira. E que o Dízimo para estas não significam nada, mas para aquelas, significa o pão dos filhos e que, às vezes, não dá nem para o mês todo. Seria prudente ensinarmos que essas pessoas que são necessitadas financeiramente devam, por obediência ao Senhor, dizimar, sob pena de maldição por estarem roubando do Senhor?, e nos embasarmos em Malaquias 3:8 que diz: "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas." Não. Não há de se falar que estas pessoas estão roubando do Senhor, pois não há lei que nos obrigue a dizimar como já foi visto. E aqui Malaquias está profetizando contra os Judeus, pós-exílio babilônico, que estão obrigados a dizimar conforme a Lei de Moisés.

Agora que já vimos que não somos obrigado a dizimar e compreendemos que somos chamados a abençoar nossos irmãos mais necessitados, não usemos este texto como desculpa para não contribuírem com a obra de Deus. Apenas certifique-se que realmente estejam usando suas contribuições para ajudarem outras pessoas ou para remunerar a quem trabalha exclusivamente na Obra de Deus.
E aqueles que apregoam maldições para a vida daqueles que não podem contribuir com o Dizimo, certifique-se de não amaldiçoar aqueles a quem Cristo abençoou, levando sobre si toda maldição.
Ir para o topo Ir para baixo
adailton
organizadores
organizadores
adailton


RELIGIAO : evangelico
Masculino Mensagens : 5629
nascido em : 25/11/1977
inscrito em : 04/08/2011
Idade : 46
Localização : goiania goias

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptyQui 29 Dez 2011, 22:40

imao dmarcos, a paz meu irmao,esses estudos,sao bons mesmo e nos ajudam a aprender mais ainda da palavra do senhor,e eu ou outrem,discordar de tal,nao desmerece o estudo feito pelo irmao


bom eu li todos esses estudos, e nao pude concordar com alguns dizeres de afirmaçoes,pois algumas diferem da descrita na biblia

e por isso ,novamente nesse topico,vou colocar mas algumas explicaçoes sobre tal assunto,que gera muitas contradiçoes,pois muitos ,esquecem da bençao prometida,e acham que quem esta sendo abençoado ,é quem esta a receber tal demonstraçao de fe,talvez por falta de buscar na biblia ou na oraçao ,o discernimento real,

para tanto vamos ao estudo


MALAQUIAS 3;10,11 E 12

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.



O DIZIMO,nao é uma obrigatoriedade,e sim,uma demonstraçao de fe ,nas promessas de DEUS,o dizimo ,é uma forma de mostrar a gratidao que voce tem pelas bençaos que o senhor tem feito por ti,
é torna se participante na obra e evangelizaçao do mundo,É O PREVILEGIO,DE TIRAR APENAS 10% DE TODA A RENDA PESSOAL E INVESTIR ,NA OBRA DE DEUS,


VEJA AQUI EM MATEUS,23;23


23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas


VEJA O QUE ELE DIZ AQUI,deveis fazer essas coisas,e nao omitir aquelas

se precisar,de outros estudos,tantos quantos,iremos trazer aqui

fiquem na paz e que DEUS,fale melhor no coraçao de cada um

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/genioseletronica?feature=mhee
Dmarcos
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
Dmarcos


Masculino Mensagens : 45
nascido em : 28/03/1978
inscrito em : 19/12/2011
Idade : 46
Localização : japeri/Rio de janeiro

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 30 Dez 2011, 18:39

irmão Adailto, eu entendo a tua vontade em defender a doutrina do Dízimo na atualidade, mas o que o irmão ainda não entende é que todas essas referências demostradas pelo irmão, faz referência clara a povo judeu, isso não foi ensinado pelos apostolos aos gentios, do qual grupo nós fazemos parte, a não ser que o irmão seja descendente dos judeus, ai sim eu concordaria, pois de fato os versículos apontados pelo irmão faz referência clara ao que o irmão afirmou.

Mas em nosso contexto, não há lugar para o Dízimo da Lei, assim como não há lugar para a guarda do sábado, nem circuncisão, nada disso. POis para nós não há o jugo da lei.

Leia (Atos 15:13-20): "E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas, Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue."

(Atos 15:23-29) - "E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento, Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá."

Leia o capitulo inteiro!!!

Eu aceitaria que se ensinasse sobre o Dízimo em outros dois aspéctos:

1 O caso de Abraão; uo
2 O caso de Jacó.

Porque aqui não havia a obrigação de se dizimar, como o eram obrigadas a dizimar as tribos de Israel em relação a Tribo de Levi.
Ir para o topo Ir para baixo
Admim

Admim


RELIGIAO : CRISTÃO.
Masculino Mensagens : 6214
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 30/06/2011
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 30 Dez 2011, 18:54

Paz irmão Dmarcos olha eu não sou um esqpet sobre o assunto , mas eu considero ligitmo em dizimar e contribuir na obra de Deus eu por exemplo sou uma testemunha de que quando contribuimos seja com o dizimo ou com ofretas voluntaris e de campanhas nos somos ricamente abençoados por Deus , agora quanto ao dizimo eu não considero obrigatorio mas um dever de um cristão . agora sou contra pastores que querm obrigar aos membros darem se não saõ almodiçoados ai sou contar , devemos fazer sim mas por amor a obra e para atenter a necessidade da mesma qua são muitas , e outra se uma pessoa estiver em dificuldades e um pastor quere que ela dizima mesmo assim , me perdoe todos ai considero ate pecado deste pastor , temos sim que ajudar , contribuir , dizimar mas tudo com amor no coração , obriagado para mim nem Deus quer.
Ir para o topo Ir para baixo
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com
Dmarcos
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
Dmarcos


Masculino Mensagens : 45
nascido em : 28/03/1978
inscrito em : 19/12/2011
Idade : 46
Localização : japeri/Rio de janeiro

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 30 Dez 2011, 19:12

Sim, irmão Jairo, mas o fato aqui não é se dizimar é certo ou errado, mas em como se deve entendê-lo a luz da Bíblia. Claro que dizimar não é errado, quando a pessoa pode e quer fazer isso. E sendo expontâneo, creio que Deus a abençoara grandemente. Não duvido disso.

O que estou questionando é fato de que a Luz da Bíblia, o dízimo praticado no velho testamento, por ordenamento de Deus, não é para nós e sim para os judeus. Não há em qualquer parte do Novo Testamento qualquer referência que demonstre que os gentios receberam tal ordenamento, nem da parte de Deus e nem da parte dos Apostolos.

O que há no Novo Testamento é uma orientação a CONTRIBUIÇÃO, não de dízimos.
O que quero dizer é que ninguem tem que devolver 10% do que recebe, na verdade quem quer dar, pode dar até 100%, mas isso não é um dever do Cristão. Não existe maldição para quem não dizima. O texto de Malaquias possui um contexto histórico em relação a Israel. Não podemos pegar qualquer texto na Bíblia e endereçarmos a qualquer pessoas, pois elas possuem destinatários certos. E em Malaquias seus destinatários são os judeus pós-exilio babilônico.

quem quiser ensinar alguem a dizimar ensine a fazer como Abraão, que deu espontaneamente dos despojo da guerra. Deu uma única vez. Não teve que diziomar a Melquisedeque de novo, a não ser que ele quisesse, mas não há registro disso.

ou então faça como Jacó, que vez um voto a Deus, aqui havia a obrigação de Jacó dizimar, mas só dizimaria se Deus atendesse a condição que jacó estipulou.
E Jacó fez um voto, dizendo:

"Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo."
(Gênesis 28:20-22)

Mas não segundo a Lei de Moisés que ai sim, que não der, está roubando do Senhor, conforme afirmado no livro de Malaquias.

Agora afirmar que, nós que não temos lei, roubamos, é covardia e forçação biblica!!
Ir para o topo Ir para baixo
Admim

Admim


RELIGIAO : CRISTÃO.
Masculino Mensagens : 6214
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 30/06/2011
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 30 Dez 2011, 19:30

como eu disse não taõ entendodo assim , mas pelo pouco que eu sei eu defndo dizimar como eu falei acima e tambem num ponto o irmão esta correto não vemos os apostolos faraem sobre isto , não vou aqui ser mentiroso que falam pois não me lembro disto mas por outro lado ha um vesrsiculo na biblia que devemos interpretalo e eu na interpretação eu entendo que jeus disse que sim e me baseio nesta passagem MATEUS 23; 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. agora veja como eu disse cada um vai poder interpretar a seu modo eu interpretei que Jesus disse fazei aquelas mas não esqueçais das outras ok irmaõ .
Ir para o topo Ir para baixo
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 30 Dez 2011, 20:32

Paz irmãos.

Amado irmão Adaiuto, precisa considerar o texto todo de Malaquias e de outros quando for utiliza-los.

Veja o irmão citou:
MALAQUIAS 3;10,11 E 12

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.

Veja neste mesmo texto verso 7 diz:
Malaquias 3:7
7 - Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

Quero dizer que ao usarmos versos 10,11,12 devemos também aceitar verso 7, isto é guardar toda a lei como deveriam fazer os Hebreus, o que nos é impossível pois nem sacerdotes temos, como citado no capítulo dois do mesmo livro, aos quais Deus castiga por induzirem ou concordarem com o pecado do povo.

Também deveríamos, alem do dízimo, oferecer a oferta de animais conforme Malaquias mesmo disse:

Malaquias 1:14
14 - Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.

O nome de Deus não é mais temível entre os gentios, o evangelho agora foi dado a todos que abrem seu coração.

Estou tentando demonstrar, amados, que não podemos subtrair apenas uma parte de um contexto e desprezar outras, a não ser que posamos explicar isto a luz do novo testamento.

Malaquias 3:6
6 - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Deus não muda, mas seu plano está sendo executado, sua forma de agir dentro desse plano muda. Para Adão e Eva a única instrução foi não comer do fruto proibido, não necessitavam de salvação, agora necessitamos, e por isso Deus enviou seu Filho para morrer por nós. Deus está executando seu plano.

Muitos cometem este erro de usar versículos fora do contexto, não deve ser assim.

Em Mt 23.23 Jesus fala do dízimo aos escribas e fariseus, não para a igreja. Jesus ensinou muito a igreja mas não sobre o dízimo.

Devemos sim contribuir para o evangelho, sustendo pastoral, ajudar os necessitados etc. mas não por lei ou por força mas por amor ao nosso Deus.

E bom seria se contribuíssemos com mais que apenas o dízemo.

São poucas palavras para um assunto extenso, mas creio são suficientes para o momento.

Henrique R sukerth.






Ir para o topo Ir para baixo
fransisco
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
fransisco


Mensagens : 893
nascido em : 26/07/1956
inscrito em : 07/07/2011
Idade : 67
Localização : TAPIRATIBA S.P.

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 30 Dez 2011, 21:07

Irmão henrique seja bem claro pra eu entender , você contra dar o dizimo ?
Ir para o topo Ir para baixo
adailton
organizadores
organizadores
adailton


RELIGIAO : evangelico
Masculino Mensagens : 5629
nascido em : 25/11/1977
inscrito em : 04/08/2011
Idade : 46
Localização : goiania goias

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySex 30 Dez 2011, 22:23

ja que afirmam,que alguns livros ou textos biblicos,nao servem para nos,poderiam nos informa,quais livros da biblia,devemos usar como palavra do senhor?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/genioseletronica?feature=mhee
Dmarcos
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
Dmarcos


Masculino Mensagens : 45
nascido em : 28/03/1978
inscrito em : 19/12/2011
Idade : 46
Localização : japeri/Rio de janeiro

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySáb 31 Dez 2011, 06:41

Irmão Adailto, pela fé Cremos que todos os livros da Bíblia é a Palavra de Deus, ou seja, a Bíblia é a Palavra de Deus. Só que como é do conhecimento do irmão, a Bíblia não é um livro, mas uma coleção de livros, que foram escritos num período de 1500 anos, escritos por vários autores. E que cada livro foi escrito com um propósito bem específico e com destinatário certo. Logo, a Bíblia toda nos serve. Porém não somos destinatários de todos os textos que compõe a Bíblia.

No velho testamento, eu aprendo sobre o relacionamento de Deus com o seu povo, os Judeus. Aprendo sobre as consequências da desobediência. Aprende sobre algumas características de Deus. aprendo que ele é fiel ao cumprimento da palavra que sai da sua boca. Aprendo que muitas das coisas que ali se encontram, que sob a forma de um ritual quer sob a forma de um objeto, representam coisas espirituais, celestes. aprendo sobre as maravilhas e os milagres que operaram os que estavam debaixo da vontade do Deus de Israel. Aprendo que enquanto Israel estava obedecendo a vontade de Deus, seus feitos eram notaveis em todo mundo conhecido, mas quando se afastavam de Deus, suas calamidades enviadas por Deus, também o eram em todo o mundo conhecido. Nesse sentido, o Velho Testamento, tem muito a nos ensinar.

Mas não posso com isso, tomar os ordenamentos que estão contidos no Velho Testamento e considerar que também são para nós, senão como o irmão Henrique frisou, teremos que cumprir toda a lei e não somente a lei do dízimo que neste contexto é lei sim.

Leia: "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?" (Atos 15:10)

Isso foi dito em relação a lei de Israel.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySáb 31 Dez 2011, 09:15

Paz irmãos.

aparecido fransisco escreveu:
Irmão henrique seja bem claro pra eu entender , você contra dar o dizimo ?

É irmão sou contra dar o dízimo, acho que deveríamos contribuir com mais de 10%, mas com alegria, conforme a prosperidade de cada um, conforme a necessidade de irmãos carentes.
Conheço irmãos que tem boa renda e são dizimistas fieis, mas é só, se tem alguem necessitado ou qualquer que seja a necessidade ouço o seguinte: já fiz a minha parte.
E o amor... o amor se torna matemático.
Então 10% é um bom parâmetro a todos, mas não sejamos fieis em dizimar, sejamos fieis em contribuir com mais que o dizimo, sempre que for possível.




Última edição por Henrique em Sáb 31 Dez 2011, 09:30, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  EmptySáb 31 Dez 2011, 09:28


adaiuto escreveu:
ja que afirmam,que alguns livros ou textos biblicos,nao servem para nos,poderiam nos informa,quais livros da biblia,devemos usar como palavra do senhor?

irmão Dmarcos explicou bem esta pergunta.

Pensem irmãos, que seria se não soubéssemos a origem do universo e do homem?
Se não tivéssemos conhecimento do dilúvio, que até comprovado pela ciência, como saberíamos a origem das línguas? etc...

O mais importante, como entenderíamos o plano de salvação de nosso Deus?

O Velho Testamento é de suma importância, mas como bem disse ir Dmarcos:
"Mas não posso com isso, tomar os ordenamentos que estão contidos no Velho Testamento e considerar que também são para nós"

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?    Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dízimo - Como entendê-lo à luz da Bíblia?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dízimo como Mandamento pergunta para o irmão Assuero
» Como ler a Bíblia em 2015
» A DOUTRINA DO DÍZIMO Pt. II (Hb.7.1-17) Escola Bíblica outubro de 2017 O DÍZIMO ANTES DA LEI
» Paul Washer- Como interpretar a Bíblia
»  COMO INTERPRETAR A BÍBLIA? -Vídeos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM DE DEBATES BIBLÍCOS-
Ir para: