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Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

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 Escola Bíblia - Maio de 2018. Tema: As Ressurreições. -Pt II- Ressurreições Parciais e a 1a. Ressur.

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guganic

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Mensagens : 2156
inscrito em : 08/08/2011

MensagemAssunto: Escola Bíblia - Maio de 2018. Tema: As Ressurreições. -Pt II- Ressurreições Parciais e a 1a. Ressur.   Sab 12 Maio 2018, 00:19

                            AS RESSURREIÇÕES (Pt.II)
         RESSURREIÇÕES PARCIAIS E A PRIMEIRA RESSUREIÇÃO
                                               I Ts. 4.13-18.
 
Vs.15
“Nós os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem”.
Vs.16
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada à trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
 
Com base na palavra do Senhor, Paulo nos diz que os salvos em Cristo e também vivos no momento em que se dará o arrebatamento da Igreja, de modo algum precederão os salvos que dormem no Senhor e que farão parte da primeira ressurreição.
 
O Senhor Jesus com voz forte, dada a sua palavra de ordem ao arcanjo, com trombeta de Deus; este arcanjo chamará os mortos à vida, ou melhor, chamará os que dormem, em Cristo, à vida, por ordem do próprio Cristo, com trombeta “autoridade” de Deus.
 
Portanto, haverá uma voz de comando sim, a trombeta (shofar) de Deus, como em Betânia, da parte de Cristo, houve uma trombeta de Deus, uma “voz de comando”, para Lázaro e somente Lázaro ressuscitar de entre os mortos. (Jo. 11.43)
 
Porque o mesmo Senhor, ou seja, aquele que um dia foi para o céu, descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com trombeta (autoridade) de Deus. (16)
 
Esse “alarido” será sucedido por voz de arcanjo e pela trombeta de Deus, cujo som será intenso e terrível, como foi também nos dias de Moisés no Monte Sinai, quando foi aumentando cada vez mais até que os céus e a terra tremeram. Ex.19.17-19
 
O arrebatamento é parte integrante é ato contínuo da primeira ressurreição e primeira fase da real vinda de Jesus quando todo o olho o verá do jeito como muitos o viram ir para o céu. -At. 1.10,11-
 
No arrebatamento o “som de trombeta” que tanto a Bíblia fala não será audível com os ouvidos humanos e não será audível senão para os que dormem em Cristo e audível aos salvos por Cristo que em vida serão transformados para estarem sempre com o Senhor.
 
Assim como todos os mortos no seu desenlace deixam para trás um corpo físico, assim também os que dormem em Cristo, quando da primeira ressurreição ressurgirem de entre os mortos, receberão um corpo espiritual feito de carne e ossos. -Lc. 24.39-
 
Falar das condições de corpo ressurreto exige uns capítulos à parte, coisas que não descreverei neste estudo; quem sabe porem em outra ocasião. Na realidade o corpo em que vivemos foi planejado e projetado para uso do que somos: alma vivente.
 
Na ressurreição este mesmo corpo agora sem o sangue que é a vida natural, tem de ser, ou melhor, será adaptado e planejado para o uso do espírito e vida; (Jo. 6.63), pois a carne para nada aproveita.
 
A qualidade do “osso e carne” dos ressuscitados será da mesma qualidade do corpo “osso e carne” do Senhor, o Filho de Deus quando ressuscitado de entre os mortos.
 
Os gregos viam o corpo como uma prisão da alma, daí não aceitar que esta mesma alma viesse a sair de uma prisão (o corpo) para se aprisionar a outro corpo ainda que espiritual.
 
O corpo ressurreto (I Co 15.40-44) é de natureza celestial e não natural. O corpo celestial é de natureza puramente espiritual; o corpo natural é de natureza terrenal, terrena ou terrestre. -Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual-.
 
Se há corpo natural, há também corpo espiritual é o que a Bíblia diz.
 
 
Algumas ressurreições parciais em foco.
 
A Bíblia registra algumas ressurreições que merecem um pouco das nossas atenções.
 
O Velho Testamento registra a ressurreição do corpo do filho da viúva de Sarepta que ordenada por Deus alimentou Elias num período de uma grande seca. (I Rs. 17.21-23)
 
Também no Velho Testamento (II Rs. 4.32-36) encontramos o registro da ressurreição do corpo do filho da sunamita; e por fim o homem que ressuscitou quando jogado em uma cova, tocou os ossos de Eliseu morto já há algum tempo. -II Rs. 13.21-
 
Todos esses indivíduos tempos depois, voltaram ao destino de todos os mortais que é justamente a morte; e nenhum deles também recebeu um novo corpo, que dirá um corpo celestial ou um corpo espiritual. -Estes indivíduos também não foram reencarnados-
 
Porém estas ressureições ordenadas por Deus aconteceram como exemplos para que Israel tivesse provas da possibilidade de uma ressurreição do corpo e assim passasse a acreditar mais, no Deus que pode, e também faz acontecer: ressuscitar os mortos.
 
Já no Novo Testamento nós encontramos também o registro de algumas ressurreições inclusive, algumas delas realizadas pelo próprio Cristo e outras pelos apóstolos.
 
A filha de Jairo, (Lc. 8.49-55) e, o filho de uma viúva da cidade de Naim, (Lc. 7.14,15) e também Lázaro irmão de Marta e Maria (Jo. 11.43,44) depois de quatro dias, Jesus pessoalmente os ressuscitou.
 
A ressurreição do corpo de Dorcas (At.9.39,40) realizada por Pedro e Éutico (At 20.9-12) realizada por Paulo, é lógico, que ambas as ressurreições foram realizadas em o nome do Senhor Jesus para a glória de Deus.
 
E ainda no Novo Testamento, temos o registro da ressurreição de muitos santos quando o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo, e Jesus clamando outra vez, com grande voz entregou o espírito. (Mt. 27.50-53)
 
E finalmente nós temos no Novo Testamento o registro da ressurreição que mais nos interessa; a ressurreição mais importante das até aqui mencionadas e registradas na Bíblia: A ressurreição de Cristo, a garantia de nossa própria ressurreição corporal.
 
A primeira e a segunda ressurreição de modo algum serão parciais e sim definitivas; cada uma delas em seus tempos já estabelecidos e ordenados por Deus.
 
 
Guganic
 
 
Na próxima aula falaremos sobre: Cristo, as primícias e os que são de Cristo.
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