SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
75 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 75 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando João
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySáb 04 maio 2024, 04:42 por JLGJLG

» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando Paulo
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 "...; porque o meu Pai é maior do que eu." Jo 14:28

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
B.V.
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
B.V.


RELIGIAO : Cristianismo
Masculino Mensagens : 2085
nascido em : 20/02/1980
inscrito em : 11/05/2013
Idade : 44
Localização : Sul

"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 Empty
MensagemAssunto: "...; porque o meu Pai é maior do que eu." Jo 14:28   "...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySáb 10 Ago 2013, 21:21

Pessoal !!!

Vejo várias postagens aqui no "SEMEADORES" que colocam o Pai acima de tudo (e deve ser assim mesmo) só que diminuem,ou até mesmo tiram, a posição do Filho , como um ser divino e eterno !!!

Quer seja por dúvidas ou por desconhecer o real sentido do que Jesus está afirmando em João 14:28, é que, às vezes, direta ou indiretamente, acabam por complicar, ao colocar, tão somente, o raciocínio lógico, humano e falho para definir a posição do Filho em relação ao Pai, nos lugares celestiais e eternos!!! 

Trouxe, então, um texto, dentro dessa temática, para que , bíblicamente e espiritualmente, busquemos o entendimento, com a ajuda do Espírito Santo, à respeito de João 14:28:

"Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu."



Vamos ao texto :


O PAI É MAIOR QUE O FILHO?
 
"No assunto em questão, podemos perceber que os escritores se dividem em quatro grupos de opiniões, sendo estas:
 
O PAI É MAIOR QUE JESUS DESDE A ETERNIDADE
 
De acordo com essa posição (Henry, 1983, pp. 380-381; Champlin, 2002, p. 536) os autores fazem uma compilação das idéias dos arianos, docetistas, socinios, unitarianos, racionalistas e os Testemunhas de Jeová que defendem que o Pai é maior e sempre foi maior que Jesus. Para eles, o Pai é o único Deus e Jesus é uma criação de Deus, mesmo que isso tenha acontecido nos tempos eternos. Para alguns deles seria até blasfêmia mencionar que Jesus é Deus.
 
O PAI É MAIOR QUE JESUS POR SUA POSIÇÃO NA TRINDADE
 
Os adeptos dessa concepção (Murray, 1987, p. 262; Barrett,1967, p. 77; Tasker, 1995, p. 173; Howard, 1952, p. 714; Michaels, 1994, p. 278; Bruce, 1997, p. 263; Tenney, 1976, pp. 148-149) defendem-na por causa das evidências escriturísticas tais como as que dizem que o Pai enviou o Filho; O Filho veio para revelar o Pai; as palavras que o Filho diz são do Pai, entre outras. Um outro ponto relevante defendido por esses adeptos tem a ver com a completa submissão de Jesus ao Pai como sinal da diferença na posição da Trindade.
 
Brown (1970, p. 564) classificou um grupo de pais da Igreja que são adeptos dessa posição. São eles: Orígenes, Tertuliano, Atanásio, Hilário, Epifânio, Gregório Nazianzio e João Damasceno. Para estes, Cristo é uma geração de Deus, não uma criação.
 
O PAI É MAIOR QUE JESUS POR CAUSA DA ENCARNAÇÃO
 
Segundo esse parecer (Murray, 1987, p. 262; Barrett, 1967, p. 391; Ironside, 1978, p. 641; Ryle, 1957, p. 214; Hovey, 1973, p. 361-362; Exell, 1977, p. 596; Brown, 1975, p. 127; Champlin, 2002, p. 536; Morris, 1979, p. 658-659; Nichol, 1980, pp. 1039,1040). Jesus tornou-se menor que o Pai no momento da encarnação, porque deixou de ser Deus para se tornar homem. Também proferiu a frase de Jo 14:28 porque tinha em vista os sofrimentos que passava e os maiores que estavam porvir. Os defensores dessa opinião são categóricos em afirmar que essa questão só é valida no âmbito da humanidade de Jesus, pois Sua divindade é igual a do Pai.
Brown (1970, p. 564) classificou um grupo de pais da Igreja que são adeptos dessa opinião. São eles: Cirilo de Alexandria, Ambrósio e Agostinho. Para estes, Jesus falou isso na situação de homem encarnado.
 

 
O PAI É MAIOR QUE JESUS PELA FUNÇÃO MEDIADORA
 
Segundo essa opinião (Henry, 1983, p. 380-381; Smalley, 1984, p. 210-212) essa frase foi proferida pelo simples sentido de que Jesus é o mediador entre Deus e os homens. Assim, Ele seria menor que o Pai por causa dessa função de mediar do menor, no caso os homens, para o maior, no caso Deus, estando numa posição intermediaria entre os dois.
 
Vimos que os autores dividem-se em quatro opiniões sobre o significado de “O Pai é maior que Eu”. Foram apresentadas quatro explicações. Os que dizem que o Pai é maior que Cristo desde a eternidade, argumentam que esse foi criado, nalgum momento da história do universo. Quem diz que o Pai é maior que Jesus na posição na Trindade, argumentam que Cristo veio para revelar o Pai. Aqueles que argumentam que o Pai é maior que Jesus por causa da encarnação, dizem que quando se tornou humano ficou ‘menor’. E os que dizem que o Pai é maior que Jesus por causa da função mediadora, analisam Jesus num ponto intermediário entre Deus, o Pai, e os seres humanos. Essa divergência faz ainda mais necessária a exegese do texto.
 
Os autores que consideram que “O Pai é maior que Jesus desde a eternidade” tentam colocar a Jesus como um ser criado por Deus. Mas eles se esquecem de levar em conta o próprio prólogo do evangelho de João: “No princípio era o Verbo. E o verbo estava com Deus. E o verbo era Deus. Todas as coisas foram criadas por intermédio dEle. E sem Ele, nada do que foi feito se fez.” Jo 1:1-2.
O prólogo deixa bem identificado o fato de Jesus ser o criador e não a criatura. Esquecem-se que Jesus diz que Ele e o Pai são um. ( cf. Jo 10:30).
Os que consideram que o Pai é maior que Jesus por sua posição na Trindade deixam de lado esse ponto do fator de unidade entre o Pai e o Filho. Além disso, deve ser levado em conta que eles têm funções diferentes de atuação. Não uma questão de hierarquia entre maior e menor.
Há aqueles que consideram que o Pai é maior que Jesus por Sua função mediadora. É muito consistente a atribuição da função de Jesus como intermediário entre Deus e os homens. Mas não se pode esquecer que a função não o rebaixa a vista da situação celeste, simplesmente lhe traz um privilégio na função salvadora da humanidade.
E há o grupo daqueles que acreditam que Jesus pronunciou essa frase no contexto de sua situação de encarnação. E já vimos anteriormente que esse é argumentado é trabalhado na visão bíblica pelo próprio Cristo. Jesus foi enviado pelo Pai.
Para a doutrina de Deus, esse texto mostra um impressionante união dos componentes da Trindade, onde o atributo da humildade é perfeitamente demonstrado pelo próprio fato de um se submeter ao outro para que seus planos sejam efetuados e o caráter santo seja vindicado em todo o Universo.
Para a Eclesiologia podemos ver que a Igreja tem a firme certeza de ter confiança de que o Pai está no controle e pela união e harmonia com Cristo fará com que a Igreja triunfe. E que Cristo pela sua submissão ao Pai, deixa o exemplo para que tenhamos a mesma submissão ao Senhor.
Para a Cristologia, podemos contribuir com a visão de que Jesus é plenamente Deus e pronunciou-se dessa forma no contexto da encarnação. E isso é fundamental porque nos ensina como seus seguidores a desenvolvermos a mesma submissão para com o Pai.
Podemos ver também que aquela frase foi uma expressão de confiança para seus discípulos ao demonstrar que Deus está no controle da historia. E serve também para a Igreja dos últimos dias, pois assim como o Pai estava no controle quando da efetuação do plano da salvação por meio de Jesus, ele estará no controle na efetuação do plano da redenção de nós seres humanos que estão aqui na Terra.
Em que sentido o Pai é maior que Jesus? O Pai criou Jesus? Pelo entendimento bíblico, essa idéia é infundada porque Jesus é o eterno Deus “Eu Sou” e também ele é o criador, não a criatura. Jesus seria menor que o Pai numa possível hierarquia celeste? Vimos que esse conceito não procede pelo fato de eles estarem apenas atuando sob funções diferentes, sem nenhuma distinção de qualidade entre os dois. Ou seria alguma posição dispensada por Jesus na relação de Deus com os homens? Apesar de ele ser o mediador entre Deus e os homens, isto não faz dele menor que o Pai. Ou esse conceito seria aplicado à posição de Jesus no contexto da sua encarnação? Sim.
 
 
Por quê?
 
Porque vários autores comentaram ser essa a explicação. Porque o texto indica que a frase de Jo 14:28 foi proferida no contexto do anúncio da partida de Jesus para o Pai. Porque no contexto da passagem vê-se uma tensão entre Jesus e os judeus por estes não aceitarem que Ele viera da parte de Deus. Porque a frase em estudo no contexto do evangelho de João fica num contexto de subordinação funcional entre Jesus, o Pai, e o Espírito Santo."
 
Resumo (feito por mim) da monografia intitulada:
 “O Pai é maior que o Filho? Um estudo exegético de João 14:28” de Raul Daniel Souza (Graduando em teologia pelo Unasp – SP )

B.V.
 
 
 
Ir para o topo Ir para baixo
michael servetus
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
avatar


RELIGIAO : Cristão
Masculino Mensagens : 443
nascido em : 25/11/1981
inscrito em : 29/08/2013
Idade : 42
Localização : Guarulhos

"...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 Empty
MensagemAssunto: Re: "...; porque o meu Pai é maior do que eu." Jo 14:28   "...; porque o meu Pai é maior do que eu."  Jo 14:28 EmptySáb 14 Set 2013, 15:21

Tem coisas que não faltam em Deus .Por definição, Deus não pode deixar de ter alguns atributos e ainda ser Deus. No entanto , as Escrituras revelam que há muitas coisas que Jesus não tem.

onisciência

A Bíblia nos diz que Jesus crescia em sabedoria, ele mesmo declarou que apenas seu Pai sabia o dia e a hora de seu retorno . 

E Jesus crescia em sabedoria , em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:52) .


Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu , nem o Filho , senão o Pai. . (Mateus 24:36 ) .

onipotência

A Bíblia nos diz que ele vive pelo poder de Deus e que somente Deus possui a imortalidade dentro de si mesmo e que ele precisava de Deus para salvá-lo da morte. Deus o Pai, vive pelo poder de sua própria imortalidade inerente. No entanto, Jesus vive pelo poder de imortalidade de seu pai.

Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.
2 Coríntios 13:4


Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;
A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
1 Timóteo 6:13-16

O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
Hebreus 5:7

Sua existência é dependente do Pai

Deus não é um ser gerado . O Filho de Deus é um ser gerado . Não importa como alguém define a palavra "gerado ". O fato ainda permanecerá que Jesus é gerado, e Deus, o Pai não é. Deus o Pai não foi gerado . Ele é originado em mais ninguém. A sua existência independe de qualquer outra identidade . Por outro lado , Jesus é gerado . Ele é originado no Pai . Sua existência é dependente do pai. A existência de Deus é dependente de ninguém .

Ele não era o Criador

A Bíblia nunca indica que Jesus criou o universo. Contudo, indica que ele é a Palavra de Deus e que Deus criou o universo por meio de sua Palavra. Todas as ocorrências que mencionam Jesus em conjunto com a criação , diz que Deus criou "a" ou " por meio de " Sua Palavra. Deus é o Criador por definição. Jesus é a Palavra de Deus , isto é, o meio pelo qual Deus havia criado. 

Jesus tem um Senhor e Deus.

Deus não tem um Deus ou Deus sobre ele. Por definição, Deus não pode ter qualquer autoridade acima dele ou ele não seria Deus. As Escrituras mostram claramente que Jesus tinha um Senhor e Deus, e ainda tem um Senhor e Deus. Deus, o Pai, não tem nada que represente autoridade sobre ele . Ele é a autoridade superior e poder de tudo o que existe . Isso não acontece com Jesus . O Filho de Deus está sujeito ao Pai e sempre será. Jesus tem um Deus , seu Pai .

A paz do Senhor.
Ir para o topo Ir para baixo
 
"...; porque o meu Pai é maior do que eu." Jo 14:28
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DEZ MANDAMENTOS - maior audiência e maior rejeição !...
» HEI PORQUE CHORAS ? PORQUE ESTAS DESANIMADO ? HA UMA ESPERANÇA VEJA ISSO AQUI .
» "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”
» MAIOR QUE TODOS
» O maior Mandamento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM DE DEBATES BIBLÍCOS-
Ir para: