silas gomes de souza . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : cristianismo Mensagens : 1606 nascido em : 21/07/1958 inscrito em : 22/11/2012 Idade : 65 Localização : SÃO PAULO - CAPITAL
| Assunto: BRINCANDO COM FOGO Sáb 01 Dez 2012, 09:06 | |
| BRINCANDO COM FOGO
“Instrui o menino no caminho que deve andar” – Prov. 22:6
Mais do que nunca a negligencia no ensino aos filhos, tem se tornado neste século o motivo principal de termos uma geração, de criança e jovens manipulados pela mídia corrompida e perversa. Isto é também comprovado pelos pesquisadores. Falaremos sobre os jogos de VIDEOGAMES estudos mostram que jogos sádicos estimulam a crueldade e o egoísmo banalizam a brutalidade, estimulam a indiferença pelos outros.
E, ainda por cima, viciam. “Muitos pais pressentem o perigo que existe em induzir crianças pequenas a ter prazer na crueldade e na maldade. Esse perigo é moral. Permitir que elas se acostumem a esses prazeres contraria todo esforço humanizador de ensiná-las a conter a violência”. (Sissela Bok,professora de Filosofia as Universidade Harvard, nos EstadosÚnidos,Rev. Super Interessante-Junh/99)
O que diz a Bíblia sobre o conteúdo dos Games: “O Senhor aborrece o ímpio e o que ama a violência”. Sal. 11:5 p.b. O garoto fecha bem apertado o olho esquerdo e arregala o direito, fixo no alvo que se move indefeso à sua frente. Sem hesitar, aperta o gatilho. O tiro abate o patinho de plástico com um estampido abafado pelo burburinho de vozes e pela música do parque de diversões.
No princípio era assim. Inocente à primeira vista, esses brinquedos dissimulam na sua tosca simplicidade uma boa doses de crueldade. A tecnologia, porém, aterrou o abismo que separava a fantasia da realidade. Transposta para o computador, a violência ganhou matizes de realismo sádico. È como se o patinho do parque de diversão agora espirasse sangue de verdade e guinchasse de dor em agonia. Os fabricantes não param de sofisticar o grau de crueldade dos jogos eletrônicos. Em alguns dos games mais modernos, é possível arrancar a cabeça do adversário junto com a coluna vertebral. Se a preferência for por armas de fogo, o jogador pode assassinar inocentes a tiros pelas ruas – numa macabra imitação dos dois garotos americanos que abril de 1999 mataram a bala doze colegas e um professor num colégio da cidade de Littleton, no Colorado. Não por acaso, eles eram fanáticos por dois dos Games violentos jogos de computador, O Doom e o Quake.
No Brasil, o Ministério da Justiça já proibiu a venda do Carmagedddon, cujo objetivo é atropelar velhinhas e crianças. A ciência não tem duvida de que o sadismo virtual faz mal aos jovens. A agressividade, a dessensibilização, a passividade e o vício são quatro efeitos mais perniciosos. “A maioria dos estudos mostra que as crianças são influenciadas pela exposição à violência na tela – e os hábitos adquiridos na infância são a base do comportamento adulto”, (Sissela Bok,professora de Filosofia as Universidade Harvard), é uma das principais estudiosas do tema no país.
Para ela, um dos efeitos mais dramáticos dessa influência é a dessensibilização - isto é, a indiferença ao sofrimento alheio. Depois de fazer jorrar sangue na tela de videogames todos os dias, uma criança tende a achar tudo natural. “Isto é chamado de fadiga da compaixão” , explica Sissela. “Trata-se de um estado de espírito que torna possível testemunhar a brutalidade com distanciamento, sem envolvimento.” Essa apatia horroriza os educadores preocupados com a formação ética e moral.
“Fico impressionado com a forma como eles banalizam a violência hoje”,disse a socióloga Clarice Kelbert, professora do Colégio Bandeirantes, em são Paulo. “No caso do índio pataxó queimado vivo em 1997 num ponto de ônibus de Brasilia, muitos alunos não viam nada de errado”, desabafa. “Houve gente que até perguntou o que afinal de contas, ele fazia ali.”
“Nossos filhos estão aprendendo a matar - e a gostar disso”, diz o tenente-coronel reformado David Grossman, ex-professor de Psicologia da Academia Militar de West Point e da Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos. Para ele, videogames como o Doom incitam à brutalidade.
Fontes Consultadas : Revista VEJA - Super Interessante BÍBILA SAGRADA – E. Rev. Corrigida. | |
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