Pv. 1.10
Filho meu, se os pecadores, com blandícias, (meiguice, brandura) te quiserem tentar, não consintas.
Vs.15
Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das tuas veredas;
Vs.16
Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue.
Vs.17
Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.
Vs.18
No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas.
Vs.19
São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.
Outra tradução diz: tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem a possui. (vs.19).
Ambição, desejo veemente, ganância.
Se alguém tem um espírito ganancioso ou alguém tenta despertar nele a cobiça? Este alguém deve tomar muito cuidado, pois o resultado de ceder à tentação é prejuízo para alma e o corpo.
O caminho do pecador que vive na prática ou na busca do mal é uma armadilha para ele mesmo e para quem o acompanha.
Porque muitas pessoas hoje (inclusive religiosas ou evangélicas) são prisioneiras das drogas, outras do alcoolismo, algumas do homossexualismo, outras das jogatinas e prostituição?
Porque foi despertado nelas o desejo veemente, a cobiça.
Quando o governo percebeu que a propaganda do cigarro na mídia despertava na população mais jovem o desejo pelo primeiro cigarro, milhões deles já tinham se transformados em fumantes inveterados.
Quantos depois do primeiro trago, que só a título de curiosidade tomaram, e até em algumas vezes com a influencia dos próprios pais; E hoje? O que se pode constatar?
Com o primeiro gole veio à desgraça do alcoolismo e hoje são chamados de: alcoólicos anônimos?
Filho meu, se os pecadores, com blandícias, (com meiguice, com brandura) te quiserem tentar, (mesmo que sejam teus pais ou irmãos) não consintas, (Pv. 1.10), pois eles são pecadores.
Todo convite para o mal começa com um tom inocente, com palavras brandas até que seja despertada a ambição, o desejo incontrolável de continuar experimentando até a destruição da alma e do corpo.
Vs.17
Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.
De balde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave. Por quê?
Porque não é possível enlaçar aqueles cujos olhos estão abertos.
Vs.18
No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas.
Um pai, um irmão ou um parente qualquer que mandam os filhos comprar cigarros, ou bebida alcoólica, ou manda fazer qualquer coisa ilícita; está ou não armando ciladas para o próprio filho? Para o próprio sangue?
A ambição veemente põe a perder a alma dos que a possuem.
Outra tradução diz: tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância (de ambição) tira a vida de quem a possui. (vs.19).
A Bíblia tem alguns exemplos clássicos dos resultados maléficos que a ambição, o desejo veemente, o desejo pelo poder ou pela glória ou pelo sucesso a qualquer preço produz.
Jz. 11.1-40
Está escrito que Jefté (vs.1) era um homem valente e valoroso; expulso de casa pelos próprios irmãos por ser filho de uma prostituta, ele tinha e revelava ter ambição pelo poder.
Começou a liderar um bando de homens levianos (vs.3) até que seus próprios irmãos ameaçados pelos filhos de Amom (vs.4) foram buscá-lo com uma proposta irrecusável para quem tem ambição pelo poder.
Vs.6
Vem, e seja nosso chefe, para que combatamos contra os filhos de Amom. – Os olhos de Jefté brilharam.
Todo ambicioso quando ouve a proposta do que é a causa da sua ambição? Seus olhos brilham. E caem no laço.
O ambicioso sempre quer mais, e ardiloso como sempre é, não perde nunca a oportunidade de exigir mais de quem lhe faz a proposta.
Vs.7
Porventura não me aborrecestes a mim, e não me expulsastes da casa do meu pai? Porque, pois, vindes a mim, agora, quando estais em aperto?
Agora Jefté ouviu a proposta dos seus sonhos: Vem, pois conosco e seja nosso chefe (vs.8.) sobre todos os moradores de Gileade.
Jefté viu a oportunidade de liderar toda Gileade e não somente seu exército e perguntou inocentemente: Se o Senhor mos der a mim (os filhos de Amom) então eu vos serei por cabeça?(vs.9).
E o povo (vs.11) o pôs por cabeça e chefe sobre si.
A ambição pelo poder, o desejo de dá a volta por cima sobre seus irmãos não impediu o Espírito de Deus de vir sobre ele.
Pois está escrito que Jefté era valente e valoroso e se ele não podia liderar o exército em tempo de paz porque liderar somente em tempo de guerra?Ou liderava tudo ou não liderava nada.
E agora com o poder nas mãos foi buscar auxilio em Deus e Deus não vê como vê o homem; Deus valoriza o que temos de melhor.
E melhora ou elimina o que temos de pior se nos voltamos para ele. O Espírito do Senhor (vs.29) veio sobre Jefté.
Jefté fez um voto ao Senhor (vs.30). V
Voltando ele vitorioso do encontro com os filhos de Amom (vs.31) quem primeiro fosse ao seu encontro saindo de sua casa seria oferecido em holocausto ao Senhor.
E para sua própria calamidade (vs.35) ele venceu os filhos de Amom e foi recebido pela sua única filha (vs.34) com adufes e com danças.
A ambição pelo poder o desejo de governar, o levou a uma grande vitória por um preço muito caro: sacrificar a própria filha em holocausto.
Foi um voto precipitado, um voto imprudente, porém está escrito que ele cumpriu nela (vs.39) o voto feito ao Senhor.
Jefté abraçou esta maligna pratica cananita de oferecer pessoas em holocausto.
É mais do que certo que deste sacrifício Deus não se agradou nem o recebeu como cheiro suave. - Mas ele sacrificou.
Está escrito que ele cumpriu nela o voto de tolo.
Se a ambição de Jefté pelo poder, era maior do que o amor por sua filha, o tal sacrifico para ele não foi tão cruciante.
Porém se o seu amor era maior do que sua ambição pelo poder, só restou para Jefté mais seis anos de governo para desfrutar da sua própria terra e desfrutar do fruto de sua vitória sobre Amom, num sofrimento profundo e cortante.
A idéia aqui não é tratar das minúcias do voto em si de Jefté, isto é uma outra mensagem.
A idéia desta mensagem é levar-nos a entender o que a ambição veemente pode gerar na vida de quem a tem e não cuida de reprimi-la.
Valeu a pena governar mais seis anos e morrer profundamente triste por uma perda irreparável?
Está escrito (Pv. 15.27) que o que se dá a cobiça (ao desejo veemente) perturba a sua casa. - Jefté fez isto.
Estes dias vi uma reportagem onde alguém pagava 10% de juros ao mês para alguém que fazia investimentos financeiros com ele.
Um monte de otário vendeu casas e carros e apartamentos para ter um lucro fácil e rápido; 10% ao mês; por quê? Por que são avarentos e gananciosos. - Caçadores do lucro fácil.
O tal do investidor financeiro fugiu e deixou-os com a cara para cima a ver navios. - Bem feito!
Não fossem eles gananciosos e não teriam caído no conto do vigário. Só gananciosos e avarentos caem em contos de vigáristas.
A ambição veemente tem sido a desgraça de uns e a causa de suicídio de outros.
I Tm. 6.10
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Que Deus nos guarde dos perigos da ambição.
Guganic.