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e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
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 Escola Bíblica: ESTUDO - A VIDA DE JOSUÉ II

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MensagemAssunto: Escola Bíblica: ESTUDO - A VIDA DE JOSUÉ II   Escola Bíblica: ESTUDO - A VIDA DE JOSUÉ II EmptySex 27 Jan 2012, 21:44

MENSAGEM DOIS

A COMISSÃO DE DEUS
Leitura bíblica: Josué 1

Quando era jovem, aprendi muitas coisas acerca dos três livros de Josué, Juízes e Rute, mas não me foi dito que esta seção da história no Antigo Testamento está alinhada com a economia de Deus. A Bíblia apresenta um quadro completo da economia de Deus desde a Sua criação do universo até a consumação da Nova Jerusalém. Os primeiros dois capítulos da Bíblia são sobre a criação de Deus com o homem, criado à Sua imagem e conforme a Sua semelhança, como o centro. Nos últimos dois capítulos temos o novo céu e a nova terra com a Nova Jerusalém, a expressão corporativa e a manifestação do Deus Triúno mesclado com Seu povo redimido pela eternidade. Muitas coisas acontecem entre estes dois finais, mas tudo está unido à economia de Deus— principalmente o que diz respeito a Cristo e o Seu complemento, a igreja. A igreja como o Corpo de Cristo se consumará na Nova Jerusalém no milênio para aqueles crentes que amadureceram e no novo céu e nova terra para todos os crentes.
Em Ezequiel 1 a economia de Deus é comparada à uma grande roda (vv. 15-21). O centro desta grande roda tipifica Cristo como o centro da economia de Deus, e a circunferência tipificam o complemento de Cristo, a igreja, que se consumam na Nova Jerusalém. Os muitos crentes como os membros de Cristo são os raios do centro que se estendem para a circunferência, para o Corpo de Cristo que se consuma na Nova Jerusalém. Esta grande roda não é somente a economia de Deus, mas também o mover da Sua economia. De Gênesis 1 até o presente, esta roda tem se movido continuamente. O mover da economia de Deus nunca parou, e hoje esta grande roda nos alcançou.
De acordo com o registro no Antigo Testamento, o mover de Deus que começou em Gênesis 1 continuou por Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. No capítulo um de Josué, o mover de Deus tinha alcançado uma determinada situação. Naquela época toda a terra estava cheia de ídolos e demônios. De certo modo, Deus tinha se afastado da terra que Ele tinha criado para Si, e não tinha um caminho para ser o Senhor da terra como também dos céus. Porém, entre todas as nações e povos, Deus tinha separado Israel, o Seu eleito, para levar a cabo a Sua economia. Eles não tinham nada a ver com qualquer ídolo ou demônios. Pelo contrário, eles estavam ocupados com o Deus dos céus e da terra. Após ser formado, constituído, disciplinado, treinado e qualificado, o povo de Deus tinha ido para as planícies de Moabe onde estavam esperando para entrar na boa terra, tomá-la e possuí-la.
Um dia, quando o povo estava pronto e esperando a instrução de Deus, Deus veio Josué e lhe disse para tomar a liderança de forma que ele e os filhos de Israel pudessem entrar na boa terra e pudesse possuí-la. Josué tomou a palavra de Jeová e encarregou os filhos de Israel de executar o comissionamento de Deus (vv. 1-15). Os conquistadores da terra tiveram que se preparar para mover com Deus no Seu mover. Para tomar a boa terra, eles tiveram que entrar numa coordenação plena com Deus no Seu mover. Se os filhos de Israel tivessem olhado para si mesmos, eles teriam dito que não haveria qualquer possi-bilidade. Mas a possibilidade deles era o Deus singular que precisava do Seu povo eleito para cooperar com Ele no Seu mover para levar a cabo a Sua economia, no Seu desejo de mover em Sua economia como a grande roda. Aqui Deus parecia estar dizendo, "Israel, Meu eleito, você sabe que não há necessidade de fazer coisa alguma. Simplesmente coopere comigo. Estou motivando a roda para correr. Você precisa ser um comigo. Venha para possuir a terra, e Eu matarei os adoradores de ídolo por meio de você. Sem você não posso fazer nada."
Este é o princípio da encarnação. Em particular, este é o princípio da encarnação para a destruição do poder satânico em sua usurpação da terra. Isto significa que para que Deus recupere a terra das mãos usurpadoras do inimigo, nós precisamos estar em plena cooperação e coordenação com Ele no princípio da encarnação. Precisamos ser um com Deus no desejo do Seu coração e no Seu mover na terra. Hoje Deus quer salvar as pessoas, mas Ele precisa que sejamos um com Ele de acordo com o princípio da encarnação para fazer isto.

I. O ENCARGO, A PROMESSA, E O ENCORAJAMENTO DE DEUS A JOSUÉ

Os versículos de 1 a 9 são o encargo, promessa e encorajamento de Deus a Josué.

A. O Encargo de Deus
O encargo de Deus (vv. 1-4) era que Josué deveria entrar na terra prometida de Deus. Seu encargo aos conquistadores da terra era baseado na Sua ordenação, iniciação e escolha. Os conquistadores da terra precisavam se sacrificar, negar a si mesmos, aban-donar seus próprios interesses e preferências em todas as coisas, e arriscar suas vidas para levar a cabo a economia eterna de Deus.

1. A Boa Terra É Dada a Israel por Deus
No versículo 2 Deus disse a Josué, "Moisés Meu servo, é morto; dispõe-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que Eu dou aos filhos de Israel". Aqui nós vemos que a boa terra tinha sido dada a Israel por Deus.

2. Israel Ainda Precisava Tomar a Boa Terra
"Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como Eu prometi a Moisés" (v. 3). Este versículo indica que embora Deus tivesse dado a Israel a boa terra, Israel ainda precisava tomar posse dela. Por um lado, Deus havia dado a boa terra; por outro, havia a cooperação do povo de Deus de se levantar para cumprir Sua comissão para possuir a terra.

3. O Território da Boa Terra
De acordo com versículo 4, o território da boa terra inclui o sul — o deserto; o norte — Líbano; o leste — o Grande Rio, o rio Eufrates; e o oeste — o Grande Mar, o Mediterrâneo.
B. A Promessa de Deus
A promessa de Deus primeiro era que nenhum homem pudesse resistir a Josué todos os dias da sua vida (v. 5a). Segundo, a promessa de Deus era que Ele estaria com Josué e não o deixaria ou o abandonaria (v. 5b). No versículo 9c Deus disse a Josué, "Jeová teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
C. O Encorajamento de Deus
Nos versículos de 6 a 9 nós temos o encorajamento de Deus a Josué.

1. Ser Forte e Corajoso
Primeiro, Deus encorajou Josué a ser forte e ser corajoso (vv. 6a, 7a, 9a). Josué era corajoso não em si mesmo, mas no mover e na operação de Deus.

2. Não Temer ou Espantar
Em seguida, Deus encorajou Josué a não temer ou espantar (v. 9b).

3. Diz Que Josué Teria Sucesso Onde quer que Ele Fosse
Além disso, Deus disse a Josué que ele seria bem sucedido onde quer que ele fosse (vv. 7c, 8b).

4. Na Condição de Andar na Palavra de Deus
O encorajamento de Deus a Josué estava na condição de ele andar na Sua palavra. Não era para Josué se desviar da lei dada por Moisés "nem para a direita nem para a esquerda" (v. 7b). O livro da lei não era para se apartar da sua boca, mas era para meditar nele dia e noite de maneira que ele fizesse de acordo com tudo o que foi escrito nele (v. 8a). Josué estaria ocupado com a palavra de Deus e deixaria a palavra ocupá-lo. Por estar ocupado e enchido com a palavra, ele teria prosperidade e sucesso ao tomar a boa terra.

II. O ENCARGO DE JOSUÉ AO POVO

Os versículos de 10 a 15 são o encargo de Josué ao povo para preparar provisões para a entrada deles na boa terra dentro de três dias.
A. Para Todo o Povo
Nos versículos 10 e 11 o encargo de Josué era para todo o povo. Era para prepararem provisões, pois em três dias eles estariam cruzando o Jordão para entrar e possuir a terra que Jeová o seu Deus estava lhes dando como possessão.
B. Para as Duas Tribos e Meia
O encargo de Josué nos versículos de 12 a 15 era para as duas tribos e meia — para os Rubenitas, os Gaditas, e a meio-tribo de Manassés. Josué os fez lembrar da palavra de Moisés, dizendo que suas esposas, seus filhos e o seu gado permaneceriam na terra que Moisés tinha lhes dado, mas que eles atravessariam em plano de batalha diante dos seus irmãos e os ajudariam até que Jeová tivesse dado descanso a eles. Este encargo indica que a possessão e o desfrute da terra prometida por Deus era uma questão corporativa entre todo o povo escolhido de Deus. A terra não podia ser possuída por um indivíduo nem por uma única tribo. Antes, era exigido que todo o eleito de Deus se levantasse, lutasse pela terra, conquistasse e a possuísse, lutando uns pelos outros. Então todos poderiam entrar na sua porção particular e descansar.

III. A RESPOSTA DO POVO A JOSUÉ

Os versículos de 16 a 18 são a resposta do povo a Josué.
A. Dispostos a Levar a cabo a Incumbência de Josué
O povo respondeu a Josué, dizendo, "Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti” (vv. 16-17a). Isto indica que eles estavam dispostos a levar a cabo a incumbência de Josué.
B. O Povo Abençoa a Josué
O povo também abençoou a Josué, dizendo, "Tão somente seja Jeová seu Deus contigo, como foi com Moisés" (v. 17b).
C. O Encorajamento a Josué
Finalmente, o povo respondeu a Josué o encorajando, dizendo-lhe, "Sê forte e corajoso" (v. 18b).
Os filhos de Israel concordaram com Josué ao tomar o comissionamento de Deus. A resposta deles implica a sua disposição, sua prontidão, e sua unanimidade não somente com Josué, mas também com Jeová o seu Deus como expressado pela bênção deles a Josué no nome do seu Deus. Eles eram um com o Deus Triúno na grande roda da Sua economia com a finalidade de conquistar a boa terra.
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