Os. 7:l
Quando me disponho a mudar a sorte do meu povo, e a sarar a Israel, se descobre a iniqüidade de Efraim, como também a maldade de Samaria, porque praticam falsidade: por dentro há ladrões,e por fora rouba a horda de salteadores
Vs.3
Com a sua malicia alegram ao rei e com as suas mentiras, aos príncipes.
Deus quer “curar” Israel, (Efraim) e se dispõe a perdoá-lo, mas ele prefere continuar “doente”.
Ao invés de abandonar suas abominações, ainda acrescentam outras piores à sua lista repugnante, de pecados.
A ferida se torna cada vez pior, e o povo recusa o “antibiótico” divino que está lhe sendo oferecido.
O profeta Oséias, antes, admoestou os sacerdotes e príncipes (Os líderes religiosos) a se humilharem perante Deus. (Cap.5.6)
Agora, a sua mensagem era transmitida aos reis e príncipes ou líderes governamentais.
Porém, todos eles ignoraram o clamor de Oséias, e por isso a malicia dominava o povo e a terra.
Entre os reis e seus súditos não havia um, que invocasse o nome do Senhor.
Vs.7b
...todos os seus reis caem; ninguém há entre eles que me invoque.
Efraim é comparado a um pão que não foi virado.
Vs.8
Efraim se mistura com os povos, é um pão que não foi virado.
Os judeus assavam os seus pães ou bolos, os quais eram achatados e arredondados, sobre um forno rústico.
Primeiro o viravam para um lado e depois para o outro, assando assim o pão inteiro.
O pão se não era virado no tempo certo, um lado ficava queimado e o outro cru.
O calor do fogo não podia penetrar toda a massa e assa-la uniformemente, e deste modo não prestava para ser comido, pelo que era jogado fora.
Simbolizado por este pão ou bolo, Israel não permitiu que Deus o virasse, para que fosse completamente cozido.
A rebeldia de Efraim, o tornou semelhante a um pão não virado.
O problema não era o padejador (o padeiro),e sim a mistura.
Só o Senhor (O padeiro) sabe quanto tempo o pão necessita para ser assado de um lado e do outro.
O fogo atua no pão, ou no bolo, a fim de torná-lo bom; porém, a “mistura”, dos ingredientes, não era das melhores.
A “mistura”, eram outros povos, isto só poderia produzir pão de sabor desagradável.
Efraim é comparado a uma pomba enganada.
Vs.11
Porque Efraim é como uma pomba enganada, sem entendimento: Chamam o Egito, e vão para a Assíria.
O simbolismo aqui, revela a falta de senso e de direção.
Vs.12
Estenderei a minha rede e como aves do céu os farei descer...
Sem entendimento, confuso, e perplexo; sem saber para onde ir, acabou cativo numa rede, (vs 12;) neste caso a rede, a armadilha da Assíria, preparada pelo Senhor, para castigá-lo.
Efraim é comparado a um arco enganoso.
Vs.16
Eles voltam, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se (são) como um arco enganoso...
Um arco que não pode arremessar uma flecha na direção certa.
A flecha não podia atingir o alvo porque o arco era falho.
Efraim não acertava o alvo da sua salvação, porque o seu instrumento de impulso era defeituoso.
Parecia que estava apontada na direção certa, mas ao soltar, a flecha, se desviava e atingia o alvo da idolatria, e não o alvo da graça e do perdão.
Israel foi escolhido para ser um povo especial de Deus
Ex.19:5
Se diligentemente ouvires a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha;
Vs.6
Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.
A Igreja, foi eleita por Deus, nação santa.
I Pd.2:9
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Porém, o mal que atingiu a Israel, é o mesmo mal que está atingindo a Igreja dos nossos dias, através de alguns crentes.
O jugo desigual; a “mistura”; a “pomba enganada”; o “arco enganoso”.
II Co.6:14
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos, porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas?
Vs.15
Que harmonia entre Cristo e o Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo?
Vs.16
Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos Santuário do Deus vivente, como Ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles;serei o seu Deus,e eles serão o meu povo.
Será que nossos crimes, não são os mesmos de Efraim? E a punição? Não será a mesma?
“Quando me disponho a mudar a sorte do meu povo” – Somos o povo de Deus na atualidade, e o nosso Deus está disposto a mudar a nossa sorte como mudou a sorte de Jó...
O Senhor está disposto a mudar a nossa sorte, então comecemos a orar.
Jó 42:10
Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e deu-lhe o dobro de tudo, o que antes possuía.
Com Deus é o dobro ou nada! Se houver mudança de atitude e se voltar para ele.
Guganic