A ORIGEM DO PECADO
Tg 1.13-15
Vs.13
Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Vs.14
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.
Vs.15
Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.
A existência do pecado é uma realidade que a razão humana é obrigada a aceitar; no céu, identificamos a primeira ocorrência da existência do pecado no mundo espiritual.
Como a Bíblia deixa claro que a queda dos anjos se deu antes da queda do homem só podemos entender que houve entre os anjos caídos um desejo de se afastarem de Deus e isto deliberadamente e sem nenhuma fonte externa de tentação.
Os anjos foram criados “creio eu” com o direito ou com a capacidade de aceitar ou não aceitar as diretrizes divinas estabelecidas para eles bem antes da criação de todas as coisas ainda no mundo espiritual.
Já no nosso Universo o pecado na pessoa espiritual de Lúcifer se fez presente, porém só entrou em ação quando o homem também resolveu se afastar de Deus, ainda que Adão tivesse que primeiro ser tentado para cedendo a tentação se achar em pecado.
No mundo de nossas peregrinações a origem do pecado na realidade acha-se num ato voluntário do homem. Adão em tempo algum foi obrigado pelo Diabo a pecar; Eva também não.
A queda do homem, não consiste tanto num ato, também num estado, daí a pergunta divina: Onde estás?
O princípio envolvido é que Adão fez de si mesmo o centro de sua vida em lugar de ter feito Deus o centro de sua existência.
E fazer de si mesmo o centro é escolher a própria vontade em lugar da vontade de Deus como Satanás um dia fez no céu.
Por ter um livre arbítrio Adão podia opinar decidir e escolher entre fazer sua vontade ou a vontade de Deus; foi por possuir este livre arbítrio que Adão escolheu pecar e Josué escolheu servir a Deus. -Js 24.15- E ainda hoje é assim.
Sobre a tentação e a queda. Tg 1.13 Deus não convida ninguém à prática do mal ou testa alguém oferecendo uma oportunidade para tal prática,
Alguns indagam: Por que Deus permitiu que Satanás tentasse a Eva e Eva a Adão?
Esta resposta considera ou merece uma pergunta anterior: quem tentou Satanás para ele também cair? Ou pecar primeiro?
Ele caiu sem nenhuma tentação de fora, ou seja, não foi tentado para ceder à tentação pelo que se tornou mesmo Satanás; o vocábulo hebraico denota um “adversário” contrário a Deus.
Por não ter nenhuma causa, por ele não ter sido tentado e ter assim mesmo se transformado num adversário de Deus ele perdeu toda a esperança de salvação. Nenhuma atenuante houve nem há para sua queda.
E se no céu, Satanás caiu sem tentação, no Éden poderia também assim ter caído o homem porque também foi criado um ser livre, com livre arbítrio, da forma como era o diabo antes da sua própria queda.
Agora, se o homem nas mesmas condições houvesse pecado e caído sem tentação de fora, da mesma forma como o diabo caiu, nenhuma esperança de salvação lhes restaria também. -Pecado deliberado mata a alma.
A condição do homem seria então desesperadora brutalmente aniquiladora.
Portanto deve-se perceber que há uma diferença muito significativa entre a queda do homem e a queda de Satanás que caiu sem ser tentado; o homem caiu devido à tentação.
Uma segunda observação interessante sobre a queda é a seguinte, a justiça que o homem tinha quando fora criado era uma justiça emprestada porque o homem ainda não tinha feito a sua escolha entre o bem e o mal.
Porém era necessário que uma escolha fosse feita, e a vontade permissiva de Deus é assim: a vida é feita de escolhas; entre o bem e o mal.
Deus permite que o homem seja sempre colocado nessa posição a posição de escolher: o bem ou mal. - Sabemos hoje o que Adão escolheu. Dt 30.15,19
A tentação, caso fosse vencida, por Adão, daria ao homem a oportunidade de confirmar seu estado original, o estado em que tinha sido criado.
-Satanás não confirmou seu estado original no céu.
Adão e Eva podiam então, fazer da justiça original, a justiça que lhes fora emprestada, uma justiça adquirida; justo. – Rm 3.10
Vemos então que o plano de Deus para o primeiro casal era sábio, pois Deus deu para eles a oportunidade de se tornarem verdadeiramente santos e justos.
Não se poderia imaginar uma oportunidade melhor para a raça humana se firmar na justiça do que a oportunidade dada por Deus no Éden, pois ali as circunstâncias eram favoráveis para escolher em melhores condições: o bem ou o mal.
O bem e o mal. - Não é assim hoje; os que escolhem decidir ao lado do bem, escolher uma posição ao lado de Deus ou perante de Deus, lutam e muito contra grandes dificuldades. Rm 7.18-21,24-
Mas, graças a Deus há ainda oportunidade para o homem escolher o bem e rejeitar o mal. - Dt 30.15,19 Js 24.15- I Rs 18.21-
Na próxima aula tratarei sobre: “A Solução Para Pecado”
Guganic