SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
97 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 97 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando João
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySáb 04 maio 2024, 04:42 por JLGJLG

» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando Paulo
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)

Ir para baixo 
AutorMensagem
B.V.
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
B.V.


RELIGIAO : Cristianismo
Masculino Mensagens : 2085
nascido em : 20/02/1980
inscrito em : 11/05/2013
Idade : 44
Localização : Sul

ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  Empty
MensagemAssunto: ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)    ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  EmptyTer 24 Set 2019, 20:40

ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)  9k=




Salvação pela Graça no Antigo Testamento

Como vimos na aula 1 , no primeiro momento, a maioria dos cristãos entendem que a Graça divina atua somente de Jesus Cristo para cá !!!

Mas, no decorrer das aulas seguintes, veremos que a Graça de DEUS operava sim no Antigo Testamento !!!

Tendo até uma palavra em hebraico que vem da mesma raiz de amor e de misericórdia ...

Essa palavra é Hesed que significa:

Favor ou uma ação de amor de DEUS para com a humanidade, mesmo sabendo que não somos merecedores !!!

E que bem sabemos que é, exatamente, o mesmo significado que a Graça tem !!!

E, bem sabemos também, que a nossa Salvação, por intermédio de Jesus Cristo, tem tudo a ver com a Graça divina ...

Vejamos:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
Efésios 2:8


Sendo assim, na questão da Salvação pela fé e pela Graça ...

Podemos ver, ou entender, essa mesma Salvação atuando no Velho Testamento, na vigência da Lei ?

Para obter essa resposta, vamos analisar, à luz de todo o contexto bíblico ...

Alguns versículos que podem nos elucidar esse questionamento !!!

Partindo do entendimento que DEUS, ao determinar um Salvador, ainda quando o primeiro casal estava no Éden, depois de pecar ...

ELE, também, elaborou ali, um único plano de Salvação, ou seja, pela Sua Graça, através da fé em Seu Filho – JESUS CRISTO !!!

Portanto, podemos afirmar que não existem dois ou mais planos de Salvação ...

Mas sim, um único !!!

A única diferença é que nós cremos no Filho de DEUS que já veio e cumpriu todo o único sacrifício que nos garante a vida eterna ...

E que os que viveram antes da Sua vinda, creram n’ELE quando criam na expiação dos pecados através do sangue dos animais apresentados em sacrifício a DEUS !!!

Era demonstrada ali a mesma fé no Salvador que haveria de vir e a mesma Graça de DEUS em ação !!!

Temos muitos versículos que nos comprovam isto ...

Por exemplo:


"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;"
 
1 Pedro 1:18-21


"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
 
João 1:29


"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."
 
Apocalipse 13:8


Podemos perceber, só com esse pequeno exemplo bíblico exposto acima, que o plano de Salvação pela Graça já existia desde o princípio !!!

O exemplo do patriarca Jó, nos mostra de uma forma bem clara, a fé e a esperança do redentor que haveria de vir:

"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra."
Jó 19:25
 
 
Outros textos, estes da época do Antigo Testamento, que nos mostram que a salvação sempre foi pela graça:

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”  (Gênesis 49:18).


“No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação” (Salmo 13:5).
 
 
“O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte”   (Salmo 18:2).
 
“Vive o SENHOR, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação” (Salmo 18:46).


“E minha alma se regozijará no SENHOR e se deleitará na sua salvação”             (Salmo 35:9).
 
“Vem do SENHOR a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza no dia da tribulação” (Salmo 37:39).
 
 
“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado” (Salmo 62:1-2).
 
“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio” (Salmo 62:7).
 
 
“Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação” (Salmo 95:1).
 
 
“Venham também sobre mim as tuas misericórdias, SENHOR, e a tua salvação, segundo a tua promessa” (Salmo 119:41).
 
“Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação” (Isaías 12:2).
 
“Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!” (Jonas 2:9).
 
“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27:1).
 
 
Vimos, portanto, que houve, há e haverá Salvação apenas em JESUS CRISTO !!!

Quer seja ELE simbolizado nos rituais dos animais sacrificados, no V.T. ...

Quer seja ELE executando, na cruz do Calvário o único e eficaz sacrifício por toda a humanidade que creu, que crê e que crerá que ELE é o Filho de DEUS, que morreu por nossos pecados e que é o único que nos proporciona a vida eterna !!!

"Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,"
 
Hebreus 10:12




Até a nossa próxima aula ...

Se DEUS assim permitir !!!

Onde falaremos sobre o uso da Lei !!!

Abraço !!!

B.V.
Ir para o topo Ir para baixo
 
ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Salvação pela Graça no A.T. !!! (Aula 2 - Setembro/2019)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! O Uso da Lei !!! (Aula 3 - Setembro/2019)
» ESCOLA BÍBLICA - LEI E GRAÇA !!! Introdução !!! (Aula 1 - Setembro/2019)
»  ESCOLA BÍBLICA SETEMBRO/3 - SOMENTE PELA GRAÇA / OS CINCO SOLAS
» ESCOLA BÍBLICA - BATALHA ESPIRITUAL - Introdução !!! (Aula 1 - Abril/2019)
» ESCOLA BÍBLICA - BATALHA ESPIRITUAL - Distorções !!! (Aula 2 - Abril/2019)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: Escola Bíblica-
Ir para: