A FONTE DA IMORTALIDADE
Jo.3.14
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Vs.15
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Vs.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Vs.17
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Vs.19
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Só Deus concede vida eterna a todo aquele que crê no seu Filho.
Que tipo de vida é a vida eterna? A qual dimensão ela pertence?
A vida eterna pertence à dimensão da imortalidade, a dimensão espiritual de Deus e dos anjos e da alma e não à dimensão da matéria que é humana.
A vida eterna ou a imortalidade não é para o corpo físico se este corpo não for antes glorificado (I Co 15.53,54) revestido da incorruptibilidade.
Antes da sua queda o homem tinha um corpo perfeito e glorioso por não estar contaminado pelo pecado; e diante de si o homem tinha a árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida. (Gn. 2.9)
Com a queda do homem Deus providenciou uma guarda de querubins ao oriente do jardim do Éden cortando assim a possibilidade do homem lançar mão a árvore da vida e comer do seu fruto.
Para que não estenda a sua mão e, tome também dá árvore da vida, e coma, e viva eternamente o Senhor Deus colocou uma espada inflamada que andava ao redor da árvore da vida. (Gn. 3.22-24)
No seu corpo físico e agora caído, contaminado pelo pecado o homem poderia viver eternamente no pecado se comesse do fruto da árvore da vida.
O conhecimento do bem e do mal tirou o homem do governo da inocência e o colocou no governo da consciência ou responsabilidade moral.
O homem pecou quando entrou no reino da responsabilidade moral pela porta errada, quando poderia tê-lo feito fazendo o que era certo.
Resultado: Perdeu o direto a imortalidade no seu corpo físico.
Com a responsabilidade de praticar todo o bem conhecido e abster-se de praticar todo mal conhecido o homem ficou destituído da glória de Deus e da vida eterna. (Rm. 3.23)
A árvore da vida possuía uma virtude inerente com o propósito de manter de preservar a vida indefinidamente.
Evitar que o homem depois da sua queda comesse do seu fruto é sinal que sem pecado ele era imortal e deveria viver para sempre; mais, em pecado perderia como realmente perdeu a imortalidade do corpo.
O homem foi criado para viver para sempre, sem pecado e no corpo físico o homem perdeu a vida eterna quando caiu; e a sentença divina foi: és pó e em pó e tornarás. (Gn. 3.19)
Porém por um ato de misericórdia e pura bondade, Deus enviou Seu Filho ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna. - Isto implica dizer que é possível sim, ter vida eterna. -
Jesus Cristo é o doador da vida eterna; (Jo. 17.2,3) é autor e consumador da nossa fé porque desprezando afrontas (Hb.12.2) suportou a cruz por nós.
A alma e o espírito, também chamados de “homem interior” são imortais continuam em plena consciência durante o período que separa a morte da ressurreição do corpo, e na ressurreição do corpo por toda a eternidade.
Moisés não havia morrido? Entretanto (Mt. 17.2,3) nós o vemos com vida conversando com Cristo no Monte da Transfiguração.
Os apóstolos não morreram? Entretanto Jesus disse que no tempo da regeneração quando o Filho do Homem se assentar no trono da Sua glória eles assentar-se-ão sobre doze tronos para julgar as tribos de Israel.
O homem é formado pelo seu espírito, sua alma e seu corpo.
Duas partes invisíveis que é imaterial e da dimensão espiritual; infinita.
E uma parte visível que é perecível é desta dimensão é material é visível é física e finita.
Depois que o corpo volta ao pó na morte física ele permanece morto, ou seja: separado do homem interior até o dia da ressurreição quando se tornará (o seu corpo) imortal. (I Co 15.34-54)
I Co 15.35
Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
Vs.44
Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Estes ressuscitados terão seus corpos imortais, ou seja: nunca mais serão vitimados pelo espírito da morte.
E a árvore da vida que desapareceu misteriosamente do jardim do Éden, reaparece no céu com uma finalidade: prolongar a vida indefinidamente.
Primeiro é dito ao que vencer (Ap.2.7) que ele comerá da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus; e segundo que esta árvore produz doze frutos para saúde das nações.
A fim de evitar que o homem caído comesse da “árvore da vida” Deus o expulsou do Éden; no Novo Testamento a palavra Xulon (Gr) traduzida para árvore foi usada referindo-se a cruz.
É através de Cristo na árvore ou no madeiro que a humanidade pode ter vida eterna, pois ele levou os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro.
Somente aos homens que obedecem a Deus e aos seus mandamentos é prometida a vida eterna e não àqueles que só professam mais não obedece.
As naturezas carnais e espirituais do homem são claramente diferenciadas, distintas nas Sagradas Escrituras.
Alma e espírito são tão intimamente ligados que fica difícil distingui-los em detalhas embora haja uma diferença. (I Ts.5.23)
O espírito sabe; a alma sente. É a sede do intelecto da volição e da consciência em ação.
A Bíblia trata de três tipos de morte.
A morte física que é a separação do homem interior do corpo. (Tg. 2.26)
A morte espiritual que é a separação de Deus por causa do pecado. (Ef. 2.1,5)
A morte eterna que é separação eterna de Deus porque o homem escolheu ficar separado de Deus em pecado é chamada de segunda morte.
O espírito e a alma são imortais e estão no pecado (perdição) ou na possessão da vida eterna em Cristo na hora da morte física.
Quando a Bíblia fala em ressurreição dos mortos sempre se reporta ao corpo físico e não a alma e o espírito que são imortais.
A imortalidade é concedida ao corpo físico depois de glorificado e concedida ao espírito e alma quando criados por aquele que só ele (I Tm 6.16) tem a imortalidade e a governa e controla.
A fonte da imortalidade pertence ao Deus Trino e representado pela árvore da vida a segunda Pessoa da Trindade: Cristo o Filho de Deus.
Guganic