SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
67 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 67 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando João
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySáb 04 maio 2024, 04:42 por JLGJLG

» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando Paulo
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySáb 07 Mar 2015, 22:36


O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?

Este tem sido um controverso e muito tem respondido de forma emocional.

Há aqueles que aprenderam que suicídio é um pecado mortal, e a pessoa vai para o inferno. Para muitos que cresceram neste ensinamento dificilmente mudam de opinião.

Outros, estudando o tema, concluem que o cristão jamais tiraria a própria vida. ainda há aqueles que acreditam que ao tirar a própria vida o cristão perde a salvação. Também existem aqueles que acreditam que em determinadas situação extremas, o cristão não perderia a salvação ao cometer suicídio.

Assim:

1- Todo que comete suicídio, em qualquer circunstância, vai para o inferno ( posição Católica );

2- Cristão jamais cometerá suicídio, Deus impediria;

3- Cristão poderá cometer suicídio, mas perderia a salvação;

4- Cristão poderá cometer suicídio, sem que necessariamente perca a salvação.

Mas qual a sua opinião, o que a Bíblia realmente ensina?




Ir para o topo Ir para baixo
guganic

guganic


Mensagens : 2202
inscrito em : 08/08/2011

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 00:48

“O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?”
 
 O sexto mandamento diz: Não matarás!
 
Isto é uma lei de Deus; Não temos o direito de tirar nem a nossa própria vida nem a vida alheia e nem devemos ou podemos pedir à nossa morte; é pecado.
 
Compete somente a Deus fazer cessar a vida de alguém.
 
Pois a vida não é nossa; ela é uma concessão divina.
 
Deus proíbe que se mate por maldade e com a intenção premeditada de destruir o homem que foi feito à imagem de Deus.
 
Até dos animais (Gn.9.5,6) Deus requererá o sangue do homem derramado.
 
Suicido em quaisquer circunstâncias e pecado e não há salvação para o suicida.
 
Cristão ou não o suicida não tem direito à salvação.
 
 
Guganic
Ir para o topo Ir para baixo
Assuero
organizadores
organizadores
Assuero


RELIGIAO : Batista do Sétimo Dia.
Masculino Mensagens : 4137
nascido em : 20/01/1968
inscrito em : 12/07/2011
Idade : 56
Localização : Rio de janeiro

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 02:04

Aí temos um problema:
Só os cristãos tem direito à salvação ou todos os que creram no sacrifício vindouro de Cristo,respeitando a lei e os rituais do antigo testamento tb tem?

Porque se os antigos tb tem direito à salvação(e creio assim) o problema está formado,porque temos um suicida na galeria dos heróis da fé,de Hebreus,que misturado a tantos outros consta como tendo sua salvação garantida.Trata-se de Sansão...
Ir para o topo Ir para baixo
guganic

guganic


Mensagens : 2202
inscrito em : 08/08/2011

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 09:24

Não entendo a morte de Sansão como um ato suicida e deliberado e sim como o único ato de vingança contra os inimigos do arraial israelita.
 
Não quero conjecturar a respeito deste fato, mais se a intenção de Sansão não foi vingar e dar cabo dos  filisteus e sim simplesmente suicidar-se?  Não vejo como tal atitude pode redundar em sua salvação ou salvação de alguém com semelhante atitude.
 
Por outro lado, Hebreus onze trinta e nove e quarenta afirma que eles os chamados heróis da fé, obtiveram bom testemunho por sua fé, não obtiveram, contudo a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fosse aperfeiçoados. Sansão foi uma prova de imperfeição.
 
E a coisa superior é Cristo, e nenhum herói da fé tem parte no corpo de Cristo.
 
Por outro lado há um profundo silêncio bíblico sobre o suicídio; a Bíblia não tem nenhum versículo (pelo menos eu nunca achei) que trate explicitamente deste tema.
 
Entre Sansão e Judas (At.1.18.) que diferença há? Somente as obras.
E, em se tratando de suicídio? Quem será condenado e quem não será destes dois?
 
Eu creio que tudo será resolvido no juízo final para ambos.
 
Este é meu ponto de vista e se alguém colocar outro melhor e mais seguro, seguido de uma comprovação bíblica volto atrás sem pestanejar
 
Guganic
Ir para o topo Ir para baixo
Assuero
organizadores
organizadores
Assuero


RELIGIAO : Batista do Sétimo Dia.
Masculino Mensagens : 4137
nascido em : 20/01/1968
inscrito em : 12/07/2011
Idade : 56
Localização : Rio de janeiro

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 10:33

Irmão Guganic,Hebreus 11:32 nos diz assim:

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,

Aqui vemos Sansão sendo citado em meio a outros grandes da fé,inclusive ao lado de Davi...não creio que o escritor de Hebreus achasse que ele não tinha sua salvação garantida,senão teríamos que colocar em dúvida também a de Davi...

Mas analisemos se o que Sansão cometeu foi suicídio ou 'acidente de percurso':
Juízes 16:28

Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.

Aqui vemos Sansão pedindo força a Deus não para defender o povo de Israel ou p/ exaltar o nome do Senhor...ele pede apenas p/ se vingar pelos seus olhos mas sabemos que a vingança pertence a Deus...seu último pedido a Deus foi um pecado...

Juízes 16:30

E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.

Morra eu com os filisteus...não me parece uma frase que um servo de Deus escolha p/ ser sua despedida deste mundo...se o pedido de morte e o ato contínuo de derrubar as colunas,sabendo que morreria com a queda delas não parece um suicídio não sei o que pode ser...

Acredito apenas que no caso de Sansão Deus tenha usado de misericórdia,que não se deu no caso de Judas,que é chamado o filho da perdição.Não nos cabe saber quais são os critérios de misericórdia que Deus usa mas Ele sabe...

Mas ainda falta me responderem a primeira parte do problema,se apenas cristãos tem direito à salvação ou se todos os que respeitaram a lei do AT e os rituais determinados também tem esse direito...
Ir para o topo Ir para baixo
guganic

guganic


Mensagens : 2202
inscrito em : 08/08/2011

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 14:18


Assuero escreveu:


“Mas ainda falta me responderem a primeira parte do problema, se apenas cristãos tem direito à salvação ou se todos os que respeitaram a lei do AT e os rituais determinados também tem esse direito...”

Eu creio que não há quem tenha direito à salvação e em tempo algum. Todavia em qualquer tempo todos têm direito à salvação de Deus quer através de Cristo ou em obediência à Lei quando a aceita e praticada.

Sendo que: em se tratando do tempo da Lei, exceto Cristo, ninguém mais a obedeceu e praticou na sua totalidade.
Porém pelas misericórdias de Deus os que intentaram e se esforçaram para não ferir a Lei na sua totalidade não serão (não foram) destituídos do programa da Salvação de Deus em Deus.
Pois em tempo algum as pessoas se salvam pelo grau de santificação ou de santidade ou por méritos próprios.

Quem operou e opera salvação, seja antes ou durante, ou depois da Lei é Deus.
Sendo que: no tempo da graça Deus só opera salvação em alguém mediante a aceitação da Pessoa de Cristo e durante a Lei só na obediência à Lei e antes da Lei só na obediência ao próprio Deus.
Não me propus a colocar versículos sobre o assunto pela exiguidade do meu tempo hoje.
Todos têm direito à salvação como entendo e expliquei aqui; ainda que não comprovei  com versículo a versículos bíblicos.
 


Guganic
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 21:19


Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.


Juízes 16:28-30

No caso de Sansão, não cometeu suicídio.

Vemos que ele clamou a Deus: "peço-te que te lembres de mim". Deus respondeu a esta oração de confiança e arrependimento e lhe fortaleceu.

Sansão estava sendo escarneado, estava frágil, cego e cansado quando fez a oração. Sabia ele que templo era sustentado pelas colunas quando pediu força a Deus, e assim quando teve certeza que derrubaria o templo, disse "Morra eu com os filisteus". Morreu ele entre seus inimigos, mas cumpriu missão em libertar o povo ( Talvez não completamente ).

Sua morte foi uma saída gloriosa da vida que levou, pelos pecados graves que cometeu, e por ajudar os filisteus a se vangloriarem de sua aparente vitória, o que os leva a adorar a Dagom.

Na verdade, uma morte honrosa, não um suicídio.

Ir para o topo Ir para baixo
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 21:49

Mas voltando a questão do tópico, tenho uma história, que aconteceu com um irmão, vizinho de trabalho na época, de maneira rápida comentarei.

Em uma viajem missionário no interior de são Paulo, sofreu grave acidente, ele e outros que estavam no veículo.

Quando recobrou a consciência no hospital, logo perguntou de sua esposa. Foi informado que falecera. Daquele momento em diante, também clamou ao Senhor dizendo: 'Senhor me cobre com teu sangue'.

Pouco depois também faleceu. Com certeza não cometeu suicídio.

Assim como Moisés, também pediu para morrer, Jó Elias e Jeremias se deprimiram a ponto de desejarem a morte. Um cristão que não tenha um caráter tão forte como o de Moisés, pode dar cabo de sua própria vida.

Então perguntamos: este cristão evidenciava em sua vida uma verdadeira conversão? Estes citados na Escritura sim, então esta não será uma resposta que traz luz sobre o assunto.

Judas pode ter se arrependido um momento antes de morrer, quando se enforcou, ou não. assim aqueles que dizem que se num suicídio não houve oração de arrependimento antes, esta ato rouba-lhe a salvação. Mas então pergunto, quantos de nós podemos morrer sem ter feito uma oração de perdão por pecados cometidos? Se morresse neste exato momento estaria livre de pecado? A reposta é NÃO. Não estamos livres do pecado.

Então perdemos a salvação? Vamos lembrar que só um pecado na Bíblia que não tem perdão, o que insere todos os outros como sendo 'pecado', somente. não maior pecado digno de perder a salvação, ou menor, sem provocar a perca da salvação.

Podemos resumir o cerne da questão da seguinte maneira: Fomos justificados ( tornados justos ) ou seremos justificados? ( no futuro ).

A compreensão deste ensino ajuda a esclarecer esta dúvida.
Ir para o topo Ir para baixo
guganic

guganic


Mensagens : 2202
inscrito em : 08/08/2011

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyDom 08 Mar 2015, 22:57

Sobre Sansão por alguma razão que não sei explicar nunca preguei ou escrevi algo sobre ele; mas já tenho visto pessoas e pregadores que debatem se Sansão suicidou-se ou não e se teve ou não salvação.
 
Porém dando uma olhada rápida nos capítulos que trata do nascimento vida e morte de Sansão encontrei que já na sua fase adulta o Espírito do Senhor  (Jz.13.25) passou a incitá-lo em Maané-Dã , entre Zorá e Estaol.
 
Depois indo em direção a Timna em busca de uma esposa (Jz.14.5,6) apossado pelo Espírito do Senhor Sansão matou um leão novo.
 
Mais tarde Sansão indo de encontro aos ascalonitas (Jz.14.19) apossado pelo Espírito do Senhor matou dos ascalonitas trinta homens
 
Porém no último dia de sua vida Sansão clamou ao Senhor (Jz.16.28.) para que se lembrasse dele; e abraçado as duas colunas do meio em que sustinha a casa Sansão morreu.
 
Mas não há registro bíblico que depois da quebra do nazireado o Espírito de Deus o incitou ou até se apossou dele.
 
Ele derrubou as colunas e consequentemente  toda a casa; porém há um silêncio da parte de Deus a sua oração.
 
Porque as colunas ruíram não posso explicar; mais Sansão não foi apossado por Deus para este último evento de sua vida.

Creio que isto dever ser pensado com mais profundidade.
 
 
Guganic
Ir para o topo Ir para baixo
Assuero
organizadores
organizadores
Assuero


RELIGIAO : Batista do Sétimo Dia.
Masculino Mensagens : 4137
nascido em : 20/01/1968
inscrito em : 12/07/2011
Idade : 56
Localização : Rio de janeiro

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySeg 09 Mar 2015, 01:32

Henrique escreveu:

Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.


Juízes 16:28-30

No caso de Sansão, não cometeu suicídio.

Vemos que ele clamou a Deus: "peço-te que te lembres de mim". Deus respondeu a esta oração de confiança e arrependimento e lhe fortaleceu.

Sansão estava sendo escarneado, estava frágil, cego e cansado quando fez a oração. Sabia ele que templo era sustentado pelas colunas quando pediu força a Deus, e assim quando teve certeza que derrubaria o templo, disse "Morra eu com os filisteus". Morreu ele entre seus inimigos, mas cumpriu missão em libertar o povo ( Talvez não completamente ).

Sua morte foi uma saída gloriosa da vida que levou, pelos pecados graves que cometeu, e por ajudar os filisteus a se vangloriarem de sua aparente vitória, o que os leva a adorar a Dagom.

Na verdade, uma morte honrosa, não um suicídio.


O irmão Henrique esqueceu de comentar a segunda parte(a mais importante) do verso,esta aqui:
fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.

Não foi apenas um pedido de fortalecimento,um pedido de força...foi um pedido de vingança,não pelo povo,não por Deus,mas PELOS SEUS OLHOS!
É dificil ler o que está escrito?

Quanto ao pedido do seu amigo,me parece um pedido de um desalentado,de alguém que sofre...mas pedir e receber o descanso da morte é diferente de pedir vingança e usar os meios que se tem prá isso...Sansão usou a força descomunal que Deus lhe deu mas se tivesse à mão uma bomba atômica,teria feito uso dela,vc tem dúvida?

E qual a diferença entre explodir uma bomba e derrubar um prédio,sabendo-se que vai morrer?
Irmão,Sansão agiu exatamente como os homens bomba do islã...alguma dúvida?

Analisando sem paixão,qualquer um ve que Sansão cometeu suicídio,como qualquer bandido que enfrenta a polícia com uma arma na mão,sabendo que tem umas 50 apontadas prá ele...
Ir para o topo Ir para baixo
M.Rogério
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
M.Rogério


RELIGIAO : Cristianismo
Masculino Mensagens : 3545
nascido em : 19/01/1972
inscrito em : 01/09/2011
Idade : 52
Localização : Anápolis

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySeg 09 Mar 2015, 18:09

guganic escreveu:

Assuero escreveu:


“Mas ainda falta me responderem a primeira parte do problema, se apenas cristãos tem direito à salvação ou se todos os que respeitaram a lei do AT e os rituais determinados também tem esse direito...”

Eu creio que não há quem tenha direito à salvação e em tempo algum. Todavia em qualquer tempo todos têm direito à salvação de Deus quer através de Cristo ou em obediência à Lei quando a aceita e praticada.
Sendo que: em se tratando do tempo da Lei, exceto Cristo, ninguém mais a obedeceu e praticou na sua totalidade.
Porém pelas misericórdias de Deus os que intentaram e se esforçaram para não ferir a Lei na sua totalidade não serão (não foram) destituídos do programa da Salvação de Deus em Deus.
Pois em tempo algum as pessoas se salvam pelo grau de santificação ou de santidade ou por méritos próprios.
Quem operou e opera salvação, seja antes ou durante, ou depois da Lei é Deus.
Sendo que: no tempo da graça Deus só opera salvação em alguém mediante a aceitação da Pessoa de Cristo e durante a Lei só na obediência à Lei e antes da Lei só na obediência ao próprio Deus.
Não me propus a colocar versículos sobre o assunto pela exiguidade do meu tempo hoje.
Todos têm direito à salvação como entendo e expliquei aqui; ainda que não comprovei  com versículo a versículos bíblicos.
 


Guganic
Só completando essa maravilhosa visão do irmão Guganic;

Cristo não morreu para mostrar aos homens que morreu por eles,Cristo morreu para mostrar a Deus que ha uma saída para a humanidade e diante do seu infinito amor pediu que Deus nos perdoa-se,Deus por sua infinita Misericórdia nos concedeu essa chance e somos salvos pelo amor imensurável de Cristo que abriu o livro da vida nos Céus,mesmo assim é bom que se diga a IRA de DEUS esta sobre todos nos,pois somos verdadeiros falsários diante de toda e qualquer tentativa de sermos Santos,portanto estejam preparados para qualquer situação adversa em suas vidas,pois não somos dignos de receber salvação alguma.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySeg 09 Mar 2015, 22:52

Ainda sobre Sansão...

Guganic escreveu:
Porque as colunas ruíram não posso explicar; mais Sansão não foi apossado por Deus para este último evento de sua vida.

Creio que isto dever ser pensado com mais profundidade.

Assuero escreveu:
O irmão Henrique esqueceu de comentar a segunda parte(a mais importante) do verso,esta aqui:
fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.

Não foi apenas um pedido de fortalecimento,um pedido de força...foi um pedido de vingança,não pelo povo,não por Deus,mas PELOS SEUS OLHOS!
É dificil ler o que está escrito?

Quanto ao pedido do seu amigo,me parece um pedido de um desalentado,de alguém que sofre...mas pedir e receber o descanso da morte é diferente de pedir vingança e usar os meios que se tem prá isso...Sansão usou a força descomunal que Deus lhe deu mas se tivesse à mão uma bomba atômica,teria feito uso dela,vc tem dúvida?


Vejam irmãos as diferenças nas opiniões. Mas neste quesito, concordo com irmão Assuero, se Deus não fosse com Sansão, não teria forças para derrubar as colunas.

Mas o objetivo de Sansão não era suicídio, e sim a vingança, na lei era 'olho por olho'. Não é de estranhar o pedido de vingança. Se Sansão tivesse o intuito de suicídio, já o poderia tê-lo feito antes em outros ocasiões, certamente teve muitas oportunidades.

A força de Sansão não veio dele.

E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
Juízes 16:20

A força veio de Deus, que ouviu a oração de Sansão, então se a força descomunal foi dada por Deus para o suicídio, é aceitar que Deus proveu meios para tal, o que não pode ser concebido diante da natureza divina.

Se Sansão pela fé '...da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram...' então não cometeu suicídio.

Com uma bomba, ou mesmo uma faca, poderia ter se suicidado muito antes, sem oração, sem vingança.
Ir para o topo Ir para baixo
guganic

guganic


Mensagens : 2202
inscrito em : 08/08/2011

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySeg 09 Mar 2015, 23:48

Quero parabenizar a todos participantes deste debate pelo embate que estar se dando em alto nível; há uma multiplicidade de opiniões; mais todas estão agregando conhecimento e trazendo subsídios para o mesmo continuar acontecendo.
 
Assim com este nível de maturidade e de espiritualidade vale apena ou vale a glória debater.
 
Guganic
Ir para o topo Ir para baixo
Assuero
organizadores
organizadores
Assuero


RELIGIAO : Batista do Sétimo Dia.
Masculino Mensagens : 4137
nascido em : 20/01/1968
inscrito em : 12/07/2011
Idade : 56
Localização : Rio de janeiro

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyTer 10 Mar 2015, 01:55

Irmão Henrique escreveu:

Mas o objetivo de Sansão não era suicídio, e sim a vingança, na lei era 'olho por olho'. Não é de estranhar o pedido de vingança. Se Sansão tivesse o intuito de suicídio, já o poderia tê-lo feito antes em outros ocasiões, certamente teve muitas oportunidades.

O irmão acabou de aventar uma possibilidade p/ a misericórdia de Deus,no caso de Sansão...
Ainda continuo achando que ele cometeu suicídio mas se o seu pensamento naquele instante foi o de usar o recurso da lei mosaica,se vingando conforme a lei determinava,ou seja,se vazaram seus olhos ele tinha direito(pela lei) de se vingar...se assim foi,pode ser que Deus tenha usado de misericórdia com ele,por ter pensado na lei...mas há outra possibilidade...
Juízes 16:26

Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.

Vemos aqui claramente que Sansão planejou o 'acidente'...ele já havia frequentado aquele templo de Dagon,já conhecia a disposição da construção,ainda dos tempos que enxergava...por isso pediu ao moço que o colocasse perto das colunas...
Não sabemos o que ele pode ter conversado com Deus,antes de ser levado ao templo,mas com certeza ele maquinou tudo e quando surgiu a oportunidade ele fez seu último pedido a Deus...

Todos,absolutamente todos os suicidas planejam a própria morte com antecedencia.Ele fez isso,com certeza,na prisão.Mas usando os parametros da lei mosaica e considerando que Deus é quem conhece os pensamentos,não podemos afirmar com 100% de certeza que ele seja ou não um suicida.Tudo depende de como Deus encarou seu ato...conjecturas...é tudo que nos resta...
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyTer 10 Mar 2015, 23:40


Assuero escreveu:
Tudo depende de como Deus encarou seu ato...conjecturas...é tudo que nos resta...

Vamos 'conjecturar'...

Quando um soldado vai ao campo de batalha, sabe que pode morrer, muitos morrem, milhares até, mas isto é suicídio? creio que não.

no caso de Sansão, podemos considerar uma guerra, de certa forma, sempre estava em guerra com filisteus, lutou muitas vezes contra eles, podemos considerar sua morte como a vitória de uma grande batalha.

Se não foi suicídio, segue que não temos nenhum exemplo de cristão cometendo suicídio na Bíblia, ao menos que me lembre. Então a força de Deus em Sansão foi para vencer a batalha e livrar o povo.

Mas se considerar que a morte de Sansão foi suicídio, então temos um suicídio aprovado pelo Senhor, pois concedeu a força para este ato. Ainda que seja um caso único e isolado do contexto de toda a Bíblia.

Assim como Jó, pediu para morrer, mas não foi atendido, Elias também, creio que seja razoável concluir que Deus não aprova o suicídio, pois temos exemplos para isto, não o silêncio da Palavra. Concluímos que Deus não aprova o suicídio, em qualquer circunstância.

Será que todos os cristãos tem forças para jamais cometer suicídio?

Voltemos a pergunta: Mas se um Cristão comete suicídio, perde a salvação?
Ir para o topo Ir para baixo
Assuero
organizadores
organizadores
Assuero


RELIGIAO : Batista do Sétimo Dia.
Masculino Mensagens : 4137
nascido em : 20/01/1968
inscrito em : 12/07/2011
Idade : 56
Localização : Rio de janeiro

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptyQua 11 Mar 2015, 02:25

Henrique escreveu:

no caso de Sansão, podemos considerar uma guerra, de certa forma, sempre estava em guerra com filisteus, lutou muitas vezes contra eles, podemos considerar sua morte como a vitória de uma grande batalha.

Se não foi suicídio, segue que não temos nenhum exemplo de cristão cometendo suicídio na Bíblia, ao menos que me lembre. Então a força de Deus em Sansão foi para vencer a batalha e livrar o povo.


Não me parece que a morte dele tenha sido uma vitória p/ p povo de Israel...
Depois dele o povo continuou sofrendo pelas mãos dos filisteus por pelo menos 70 anos,até o ministério de Samuel,quando o combalido exército israelita conseguiu sua primeira vitória sobre o inimigo em dezenas de anos...
Foi durante esse período de servidão que o povo perdeu seu símbolo maior da presença de Deus,a Arca da Aliança...novas vitórias só viriam durante o reinado de Saul...

Se Sansão morreu pensando em salvar o povo dele,fez isso em vão...
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? EmptySeg 16 Mar 2015, 22:05

Assuero escreveu:
Não me parece que a morte dele tenha sido uma vitória p/ p povo de Israel...

A mim fica clara pelos relatos d escritura que foi uma grande vitória, não livrou completamente o povo dos filisteus, mas foi uma batalha muito importante.

Antes, estavam os filisteus dando glórias a Dagom, humilhando a Sansão e seu povo. Depois, a derrota de Dagom junto com filisteus, e vitória de Israel e sua confiança em Deus.

A 'missão' de Sansão não a libertação total dos filisteus, mas "e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus." (Juízes 13:5)

Depois de Sansão, não se passaram setenta anos até Samuel, mas deixemos a cronologia para outro debate.

Voltando ao assunto do tópico, e considerando que a morte de Sansão não foi suicídio, então não temos nenhum exemplo de um cristão tirando sua própria vida. Mas o silencio não deve ser tornado em doutrina, pois desta forma podemos ter sérios problemas.

Ao ser justificado, regenerado, adotado, o cristão tem uma nova vida, é uma nova criatura, foi tornado justo, não está sendo justificado a cada dia, e sim santificado. Se o cristão já foi justificado, por um ato de de graça de Deus, então este pecado não lhe pode tirar a salvação.

Ao mesmo tempo, também podemos concluir, que um justificado, regenerado, adotado, uma nova criatura, jamais chegará a tirar a própria vida, pois Deus é quem governa sua vida agora.

Assim aquele que comete suicídio, nunca foi cristão verdadeiro. Mas este é um julgamento que não temos o direito de fazer, Deus o sabe.

Considerando a morte de Sansão um suicídio, então temos que admitir que Deus lhe forneceu meios para isto, assim concluímos que o suicídio não tira a salvação do cristão.

Uma questão difícil, mas creio na primeira hipótese, de que um cristão jamais tirará sua própria vida, pois este agora pertence ao Senhor.

sabendo que um homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da Lei, pois por obras da carne nenhuma obra será justificada.

Gal. 2:16

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Gálatas 2:20
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty
MensagemAssunto: Re: O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?   O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Cristão ao Cometer Suicídio, Perde a Salvação?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Um cristão perde a salvação ao cometer suicídio?
» É possível um Cristão perde a SALVAÇÃO ?
» Um cristão, nascido de novo, pode perder a salvação?
» ESCOLA BIBLICA O PLANO DE SALVAÇÃO DE DEUS PARA A HUMANIDADE. LIÇÃO 3 . A SALVAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO PARTE FINAL. TOPICO PARA APRECIAÇÃO.
» ESCOLA BIBLICA O PLANO DE SALVAÇÃO DE DEUS PARA A HUMANIDADE. LIÇÃO 2 . A SALVAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO .

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM DE DEBATES BIBLÍCOS-
Ir para: