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 ESTUDO SOBRE A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE A LEI E A GRAÇA

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silas gomes de souza
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MensagemAssunto: ESTUDO SOBRE A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE A LEI E A GRAÇA   Qui 20 Mar 2014, 10:21


FÉ E OBRAS, LEI E GRAÇA, DE MÃOS DADAS...

"Essa é a fusão que deveria haver em nossa obra".
(Fé e Obras, pág. 51).


ESTUDO SOBRE A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE A LEI E A GRAÇA
1- Quando começou a dispensação da graça para o homem?
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.” (II Tm. 1:9).
O reino da graça foi instituído imediatamente depois da queda do homem, quando fora concebido um plano para a redenção da raça culpada.” (Cristo em Seu santuário, p.70).
2- Qual a maior prova da existência da graça no Antigo Testamento?
O santuário.
E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.” (Ex. 29:43). “Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR.” (Lev. 16:29).
4- Qual a maior prova do vigor da lei no Novo Testamento?
A cruz.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões...” (Is. 53:5).
Cristo no Calvário é um argumento irrefutável que mostra a imutabilidade da lei.” (Fé e Obras, p. 90).
“Não cuideis que vim abolir a lei... mas cumprir.” (Mt. 5:17).
5- Podemos estar separados da graça de Deus? Como?
Atendendo, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus...” (Hb. 12:15).
Paulo e Barnabé... os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.” (At. 13:43)
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.” (Hb. 10:26)
Pecado é transgressão da Lei !...
6- A graça nos salva “no pecado,” ou “do pecado”?
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt. 1:21).
O pecador não é salvo em seus pecados, mas de seus pecados.” (Fé e obras, p.26).
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Rm. 6: 14).
7- A graça me livra da obediência à lei ou da penalidade da lei?
E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum.” (Rm.6:15).
Todo filho do caído Adão deve, mediante a graça transformadora de Cristo, tornar-se obediente a todos os mandamentos de Deus... Satanás sempre está pronto, e ele apresenta razões plausíveis por que não seria melhor obedecer exatamente ao que diz a Palavra de Deus. Assim, pessoas são enganadas fatalmente.”. “A doutrina que ensina a liberdade, pela graça, para transgredir a lei é uma ilusão fatal.” (Fé e Obras, p. 35 e 26)
8- Existe harmonia entre a lei e a graça?
A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. (Sl. 85:10)
A graça de Deus e a lei do Seu reino estão em perfeita harmonia; andam de mãos dadas.” (Maravilhosa Graça- M.M/1974, p. 08). “Elas atuam harmoniosamente na obra de vencer.” (Fé e Obras, p. 41).
Na cruz do Calvário ‘a misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram’. Sal. 85:10. Essa é a fusão que deveria haver em nossa obra.” (Fé e obras, p.51).
9- Podemos separar a graça da lei?
Desde a queda do homem, o governo moral de Deus e Sua graça são inseparáveis. Andam de mãos dadas através de todas as dispensações. ‘A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." Sal. 85:10.”. (Fé e obras, p. 26).
A tendência do púlpito moderno é separar da benevolência divina a justiça divina, reduzir a benevolência a um sentimento em vez de exaltá-la a um princípio. O novo prisma teológico divide ao meio o que Deus havia ajuntado.” (O Grande Conflito, p. 465, 466).
A graça de Cristo e a lei de Deus são inseparáveis. Em Jesus a misericórdia e a verdade se encontraram.” (Maravilhosa Graça- M.M/1974, p. 72).
10- Preciso eu fazer alguma coisa para alcançar a vida eterna?
Se quem anda em busca da salvação perguntasse: ‘Que farei para herdar a vida eterna? ’, os mestres modernos da santificação responderiam: ‘Crê somente que Jesus te salva. ’ Quando, porém, essa pergunta foi feita a Cristo, Ele disse: ‘Que está escrito na lei? Como interpretas? ’ E quando o indagador respondeu: ‘Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração... e ao teu próximo como a ti mesmo’, Jesus declarou: ‘Respondeste bem; faze isso e viverás’. Lc. 10:25-28.” (Fé e obras, p.46).
Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt. 19:18).
11- No entanto, tudo o que eu fizer é o suficiente?
Pelo que ainda que te laves com salitre, e amontoes potassa, continua a mácula da tua iniqüidade perante mim, diz o SENHOR Deus.” (Jr. 2:22).
12- O que acontece conosco quando procuramos justificar-nos na lei?
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. (Gl. 5:4).
13-Embora as boas obras não salvem, é possível a salvação sem elas?
Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tiago 2:14).
Conquanto as boas obras não salvem pessoa alguma, é impossível que uma única pessoa se salve sem as boas obras.” (Fé e obras, p.99).
14- O que há de bom em nós que nos faça merecedores da salvação?
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia.” (Is. 64 : 6)
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." (Romanos 3: 10)
15- E ao mesmo tempo o que houver de mal em nós pode comprometer a nossa salvação?
E não entrará nela (a Cidade Santa), coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Ap. 21:27).
16- Na sua opinião, você acha que os Amigos da LEI Divina, do séc. 21, está pendendo para “o extremo da graça” (liberal), para “o extremo da lei”(legalista) ou “encontrou um equilíbrio”?
... Que transformam em libertinagem [desregramento, licenciosidade] a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”. (Judas 4, segunda parte).
Curam superficialmente a ferida do meu povo dizendo: Paz, paz; quando não há paz”. (Jer. 6:14; 8:11).
Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo”. (Jer. 5:31).
Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Paz tereis”. (Jer. 23:17).
Porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam [Enganam com promessas vãs; iludem] com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro”. (II pedro 2:18).
... E, com suaves palavras e lisonjas [adulação; bajulação], enganam o coração dos incautos [Não acautelados; descuidosos]”. (Romanos 16:18).
A religião que faz do pecado coisa leve, confiando no amor de Deus para com o pecador a despeito de suas ações, só anima o pecador a crer que Deus o receberá mesmo continuando naquilo que sabe ser pecado. ISTO É O QUE ESTÃO FAZENDO ALGUNS QUE PROFESSAM CRER NA VERDADE PRESENTE. A verdade é mantida à parte da vida, e essa é a razão por que ela não tem poder para convencer e converter a alma.” (Testemunhos Seletos vol. 2, pág. 212).
OS SERMÕES MACIOS TÃO FREQÜENTEMENTE PREGADOS NÃO DEIXAM IMPRESSÃO DURADOURA; a trombeta não dá um sonido certo. Os homens não são tocados até ao fundo do coração, porque as claras e penetrantes verdades da Palavra de Deus não lhes são ditas. Há muitos professos cristãos que, se expressassem seus reais sentimentos, diriam: Que necessidade há de falar tão claramente? Seria o mesmo que perguntar: Que necessidade havia de João Batista dizer aos fariseus: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?” Luc. 3:7. Que necessidade tinha ele de provocar a ira de Herodias dizendo a Herodes que não lhe era lícito possuir a mulher de seu irmão? O precursor de Cristo perdeu a vida por falar claramente. Por que não podia ele ter prosseguido sem incorrer no desprazer dos que estavam vivendo em pecado?

Assim homens que deviam permanecer como fiéis guardiões da lei de Deus têm argumentado, a ponto de a astúcia tomar o lugar da fidelidade, e o pecado ser deixado sem reprovação. Quando será a voz da fiel reprovação ouvida uma vez mais na igreja?
‘Tu és este homem. ’ II Sm. 12:7. Palavras indiscutivelmente claras como estas dirigidas por Natã a Davi, raramente são ouvidas nos púlpitos de hoje, raramente vistas na imprensa pública. Se não fossem tão raras, veríamos mais do poder de Deus revelado entre os homens. [...]
Não é por amor ao próximo que eles abrandam a mensagem que lhes é confiada, mas porque são indulgentes para consigo mesmos e amam a vida fácil.” (Profetas e Reis, p. 140- 141).
Porque este é um povo rebelde... filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR. Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões.” (Is. 30:9,10).
Pois virá um tempo em que não suportarão a sã doutrina...” (II Tm. 4:3).
17-O que você entende por graça regeneradora?
Mas não podemos absolutamente guardar os mandamentos de Deus sem a graça regeneradora de Cristo.” (Fé e obras, p. 95).
Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente.” (Tito 2:11-12).
Que o Senhor comova o coração de cada membro da igreja, até que a Sua graça regeneradora seja manifesta na vida e no caráter de cada um.” (Maravilhosa Graça- M.M/1974, p. 135).


“... e a sua graça para comigo não foi vã.” (I Co. 15 : 10).
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ESTUDO SOBRE A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE A LEI E A GRAÇA
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