ORAÇÕES COM HORÁRIO DEFINIDO
Dn. 6.10
Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como (também antes) costumava fazer.
Daniel, um profeta de uma vida ilibada, pura, que atingiu diante de Deus, uma posição de grande conceito.
Juntamente com Noé, e Jó, (Ez. 14.14) o profeta Daniel tem por duas vezes (Ez. 14.20) sua salvação confirmada por Deus.
Sempre lemos a respeito de Daniel que ele era sábio, que havia nele um espírito excelente, e era um homem de oração.
Será que Daniel tinha um espírito excelente porque orava, ou orava porque tinha um espírito excelente?
O certo é que entre tantas qualidades e virtudes Daniel era um homem de propósitos definidos.
Mesmo fazendo parte da elite que deveria ser educada na cultura babilônica com a finalidade de servir bem ao rei, Daniel resolveu não contaminar-se com as finas iguarias nem o vinho do rei. (Dn. 1.8.)
Por ter um espírito excelente (Dn. 6.3) ele se distinguiu entre os príncipes e presidentes de província ao ponto do rei pensar em colocá-lo como presidente dos presidentes em todo o reino.
Quem costuma brilhar, quem costuma servir bem a Deus, também costuma atrair para si olhares indesejáveis e maledicentes.
Inveja e ciúme levam os incapacitados e invejosos a prejudicar os que se dispõe a servir a Deus como Daniel serviu.
A exaltação de Daniel sobre os demais se devia ao fato de que nele havia: um espírito excelente.
Quando os inimigos de um homem não encontram nenhuma falta neste homem, é porque ele deve ser perfeito.
Por não acharem nada que desabonasse a conduta de Daniel, os inimigos dele, unidos, buscaram encontrar alguma falta dele em sua própria religião.
Por não acharem nada contra Daniel dentro da sua religião e fé em Deus, armaram uma conspiração para colocarem Daniel em desfavor contra o rei. (Dn.6.7-9).
Os inimigos de Daniel sabiam que ele orava diariamente, com horários definidos e conheciam também o local de cada oração.
Os inimigos sabiam (Dn. 6.5) que nunca achariam coisa alguma contra Daniel e por isto levaram o rei a fazer o edito que na visão deles mudaria o propósito de Daniel: orar três vezes ao dia.
Está escrito: Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, (vs.10) entrou em sua casa de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer antes.
Daniel não orava olhando em direção ao sol, como faziam seus adoradores.
Mas olhando para Jerusalém ele continuou sua rotina de adorador: dava graças, adorava a Deus.
Daniel orava assim, pois sabia que Salomão suplicou ao Senhor (II Cr. 6.38, 39) que ouvisse e respondesse a oração daquele que orasse voltado para Jerusalém.
Daniel sempre orava pela manhã e à tarde no mesmo horário do sacrifício diário. (Dn. 9.21). E no intervalo dos sacrifícios ao meio dia ele orava novamente.
O hábito salutar de orar com horários definidos é uma benção.
Daniel manteve-se tranqüilo e não mudou sua rotina de servo fiel; ele sabia que nenhuma nova lei poderia fazer com que ele parasse de orar ao Deus que ele servia fervorosamente.
Do alto dos seus oitenta ou noventa anos Daniel passou grandes dificuldades e teve sua vida poupada pelo único Deus que lhes dava grandes revelações. (Dn. 2.18.).
Como seus inimigos esperavam Daniel não os decepcionou, pelo contrário, continuou orando como sempre.
O rei Dario é quem perdeu a paz, (Dn. 6.14) até o pôr-do-sol tentando salvá-lo. À noite, (Dn. 6.18.) ainda perdeu o sono. - Bem-feito!
Daniel não foi orar porque estava em perigo ou precisava de uma solução para este caso; ele foi orar porque era um hábito dele uma prática regular: orar com problema ou sem problema.
Quem tem a prática da oração com horário definido não ora devido às circunstancias da vida.
Está escrito: Nenhum dano se achou nele (em Daniel) porque crera no seu Deus. (Dn. 6.23).
Não há danos na vida daqueles que crêem no Deus de Daniel e tem a prática de orar com horários definidos.
Para quem não pode (I Ts.5.17) orar sem cessar... O melhor ainda é orar com haorários definidos.
Guganic