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e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
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 Sobre a guarda do sábado.

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Henrique

Henrique


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Masculino Mensagens : 5738
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

Sobre a guarda do sábado. Empty
MensagemAssunto: Sobre a guarda do sábado.   Sobre a guarda do sábado. EmptyQui 02 Ago 2012, 16:29

Sobre a guarda do sábado.

Desde que comecei a participar deste fórum tenho aprendido muito sobre a palavra de Deus. Nestes últimos dias acompanhei aqui debates sobre a guarda do sábado que, devo confessar, muito aprendi a respeito. Desde que debati este estudo com irmão Assuero tenho muito interesse no assunto, por isso exponho aqui o que aprendi recentemente.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:8-11

1- É importante notar que “sábado” significa descansar ou cessar de trabalhar. Cada sétimo dia pertence ao Senhor e não será de trabalho, mas posto a parte, ou seja, seria santo.
2- O precedente histórico para esta observação é a semana da criação, período de tempo que deve ser imitado na prática pelo homem.
3- Moisés, na revisão do decálogo (Dt 5.12-15), ligou também a observância do sábado com o êxodo de Israel do Egito e especificou que essa era a razão por que Israel devia guarda-lo.
4- É significativo que o mandamento do sábado não é repetido no Novo Testamento, enquanto que os outros nove o são por diversas vezes. Veja:

1º politeísmo. Êx 20.3 reafirmado em At 14.15
2º Fazer imagens. Êx 20.4 reafirmado em 1 Jo 5.21
3º Juramento. Êx 20.7 reafirmado em Tg 5.12
4º Sábado. Êx 20.8 não é reafirmado
5º Obediência aos pais. Êx 20.12 reafirmado em Ef 6.1
6º Matar. Êx 20.13 reafirmado em 1 Jo 3.15
7º Adultério. Êx 20.14 reafirmado em 1 Co 6.9-10
8º Roubar. Êx 20.15 reafirmado em Ef 4.28
9º Falso testemunho. Êx 20.16 reafirmado em Cl 3.9-10
10º Cobiçar. Êx 20.17 reafirmado em Ef 5.3

Mas isto significa que estamos livres para não dedicarmos o dia de descanso ao Senhor?

Tudo que Deus determina fazer, é a nossa de responsabilidade fazermos. Tanto o trabalho como o descanso é uma necessidade para nós, física, mental e espiritual.

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra.
Ex 20. 9-10


Fica claro que Deus determinou um dia para descanso, depois de seis dias de trabalho. Então temos que descansar e santificar um dia a cada sete, mas também de trabalhar os outros seis, para cumprimos a vontade de Deus. Preste atenção, não devemos trabalhar cinco dias na semana, mas seis.

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Gênesis 2:1-3


No princípio da criação não havia divisão de meses ou semanas, mas Deus abençoou o sétimo dia, o Shabbat, após seis dias de trabalho. Há de se entender que Deus determinou um padrão de seis dias de trabalho e um de descanso para nós.

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Marcos 2:27


Daí conclui-se que o dia de descanso é uma necessidade para o homem, e certamente deve-se cumpri-lo. Lembrando que sábado na criação e no decálogo significa dia de descanso, não necessariamente sábado semanal, mas um dia em sete, depois de seis de trabalho.

O dia da semana sábado foi legitimado como o dia de descanso foi a consumação do resgate da escravidão do Egito:

Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Deuteronômio 5:15

Esta é uma ordenança somente para os hebreus.

Já está claro que argumento que devemos guardar um dia por semana para o Santificar, mas deve ser o sábado, ou outro dia? Já analisamos que o princípio é que seja um entre sete, qualquer um, dependendo do trabalho. Os sacerdotes trabalhavam dobrado no sábado e não foram acusados de transgressores da lei (Nm 28. 9-10; Mt 12.5).

No princípio Deus criou o homem e descansou, depois o redimiu da escravidão física e descansou, e agora o redimiu da escravidão espiritual e descansou. São três repousos distintos após uma obra também divina, realizada cada qual em seu determinado tempo.

Na plenitude dos tempos, Deus operou uma terceira obra através de Seu Filho. Ele nos libertou da condenação de pecado (Rm 6.22-23); nos tirou da potestade das trevas (de satanás) e nos transportou para o reino de Filho do Seu amor (Cl 1.13); Ele nos deu vida (Ef 2.1) e em Cristo, nos recriou, tornando-nos novas criaturas (2 Co 5.17).

Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
Hebreus 4:9-10


Resta-nos ainda um descanso, referencia ao sábado de Israel ( repouso = sabbatismos um complemento verbal). O Shabbat cristão é chamado dia do Senhor, pela mesma razão que a Ceia é chamada de Ceia do Senhor. A ceia comemora Sua morte; o Dia do Senhor comemora sua ressurreição. Conclui-se então:

1- O Senhor completou a sua obra de redenção no domingo quando ressuscitou dentre os mortos (Lc 24. 1-7).
2- Depois da ressurreição, o Senhor Jesus passou quarenta dias na terra (At 1.3), e durante este tempo ele guardou o primeiro dia da semana. A maioria, senão todas das Suas aparições aos discípulos, aconteceram no domingo (Lc 24.13; Jo 20.19-20). Assim este dia veio a ser chamado O Dia do Senhor (Ap 1.10).
3- A igreja primitiva guardou o primeiro dia da semana como seu Shabbat, ou dia de descanso. “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” Atos 20:7 ( ver 1 Co. 16.2). Se as igrejas, ao menos as gentílicas da nova aliança guardavam o primeiro dia da semana, fica evidente que trabalhavam naturalmente no sétimo dia, pois a lei também diz: Seis dias trabalharás (Ex 20.9).
4- Alguns dizem que o domingo é invenção Católica e que surgiu com Constantino no IV século, no ano 321 d.C. quando no seu reinado o decretou oficialmente como dia de repouso; Mas a história não é bem assim; eis o testemunho da Palavra, e os pais da igreja comprovam que os crentes guardavam o primeiro dia da semana, antes dos tempos de Constantino.
a)No dia chamado domingo, todos, quer morem nas cidades quer nos povoados, se reúnem, e as memórias dos apóstolos e escritos dos profetas são lidos tanto quanto o tempo permitir; então, após a leitura, o presidente fala exortando e animando, para que estes exemplos excelentes sejam imitados; então todos nós se levantamos e nos despedimos em oração pedindo as bênçãos espirituais de Deus (Justin Martyr 150 d.C.).

Em 155 d.C., Justin Martyr, descreveu em detalhes um culto cristão dominical; e ainda escreveu um dialogo com Trifo, um judeu intelectual, no qual permitia que este, se viesse a converter-se, continuasse observando o sábado judaico, contanto que não esperasse ser imitado pelos demais cristãos.

b)Tudo o que era nosso dever para ser feito no sábado, transferimos para o dia do Senhor, pois pertence mais apropriadamente a ele, porque tem um precedente, e é o primeiro da fila, e é mais digno que o sábado judeu. E foi entregue a nós para que possamos nos reunir neste dia. A Palavra transferiu a festa do sábado para o surgimento da luz, de um verdadeiro descanso, o dia do Senhor, porque no primeiro dia da semana Deus criou apenas a luz (Eusébio 265 – 340 d.c.)

Não podemos concluir que o apóstolo Paulo guardava o sábado por pregar nas sinagogas, foi este um meio de levar o evangelho aos incrédulos ali reunidos, assim também quando pregou no areópago (At -17).

Muito poderia se falar sobre o assunto, mas creio ter transmitido o principal de forma resumida.

Conclusão: Devemos dedicar e santificar um dia a cada seis de trabalho ao Senhor, nós que cremos no Senhor Jesus e desejamos agradar-lhe e levar novas de grande alegria aos perdidos.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Lucas 2:10-11


Bibliografia:
Bíblia de estudo Macarthur,
O sábado Cristão, C.D. Cole.
O quarto mandamento. Jonas S. Macedo.

Henrique R Sukerth.

Dúvidas e comentários, pode fazê-lo no link abaixo:

https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t4768-sobre-o-sabado#20214

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