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"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




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 ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - A Obra de Cristo: sua morte - seu significado- Lição 2

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Henrique

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MensagemAssunto: ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - A Obra de Cristo: sua morte - seu significado- Lição 2   ESCOLA BÍBLICA - Soteriologia - A Obra de Cristo: sua morte - seu significado- Lição 2 EmptySeg 28 maio 2012, 14:10



SOTERIOLOGIA – A Obra de Cristo: Sua morte – Seu significado

Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Isaías 53:10
O Profeta Isaías parece nos dar a verdade central quando declara que Deus fará de Sua (Cristo) alma uma oferta pelo pecado. Compreender o que essa declaração significa é compreender a expiação. Examinemos os detalhes envolvidos nesta declaração.

1 - É Vicária.
Hodge define assim este termo: sofrimento vigário é o sofrimento pelo qual passa uma pessoa em vez de outra, isto é, em seu lugar. Supõe necessariamente a isenção da parte em cujo lugar o sofrimento é suportado. Um vigário é um substituto, alguém que toma o lugar de outrem, e age em seu lugar.

É evidente que Cristo não morreu por seu próprio pecado .

Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes?
João 8:46

Ele não cometeu pecado, nem tão pouco foi achado engano na sua boca,
1 Pedro 2:22

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado
Hebreus 4:15


Lemos em todo lugar que ele morreu pelos pecados dos outros.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
Isaías 53:5-6


Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
1 Coríntios 15:3

Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
2 Coríntios 5:21

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.
Romanos 5:8

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11


Ele morreu em nosso lugar como verdadeiro cordeiro Pascal (Ex 12; 1Co 5.7), e foi a verdadeira oferta pelo pecado (Is 53.10) da qual as que apareceram na economia (insinuados, representados) do Velho Testamento nada mais eram do que tipos(figuras, sombras) (Lv 6.24-30; Hb 10.1-4).

Não estamos tentando mostrar aqui o que Sua morte realizou por nós, estamos tentando mostrar que Ele morreu em nosso lugar. Apesar de parecer bem claro por estes e muitos versículos que podem ser citados, a quem faça objeções sobre o verdadeiro significado da morte de Cristo.
Alega-se que para Deus punir um inocente é imoral, e que por essa razão a morte de Cristo não é substitutiva. Mas o erro desta opinião repousa na suposição de que Cristo e Deus são dois seres tão diferentes um do outro como dois homens individualmente. Se fosse este o caso, então poderia haver halguma razão de ser para essa objeção. Mas como Cristo é Deus encarnado, o Substituto é o próprio Deus. Não é injusto o juiz pagar a pena Ele mesmo, se quiser fazê-lo.
Afirma-se também que se um substituto possa pagar a dívida, Deus não possa pagar a dívida também de nós, isto é, está moralmente obrigado a nos perdoar ou libertar. Deus não exerce misericórdia ao perdoar-nos, mas não faz mais que obrigação. Esta objeção é eliminada pelo fato de quem paga a dívida não é um terceiro, mas sim o próprio juiz. Perdão, portanto, é ainda opcional com Ele, e pode ser oferecido a quem desejar. Como diz Strong:” O sacrifício de Cristo não é uma satisfação pecuniária, mas sim penal. A objesão é válida contra a idéia meramente comercial de expiação, não contra a idéia ética a seu respeito”.

2 - É satisfação.

Como santidade é o atributo fundamental de Deus, não é mais do que razoável que Ele deva receber algum tipo de satisfação para remover o ultraje do pecado. A morte de Cristo fornece essa satisfação.

a) Ela satisfaz a justiça de Deus.

O homem pecou contra Deus, e incorreu em Seu desagrado e condenação. Deus tem por direito exigir a pena de uma lei que foi quebrada, não pode libertar o pecador até que as exigencias da justiça sejam cumpridas. Isto é chamado de justiça vindicativa, ou justiça de Deus, por manter o que é certo.

para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.Romanos 3.26

Manifestou sua justiça por meio da encarnação, da vida sem pecado e da morte substitutiva de Cristo, Justo e justificador. A sabedoria de Deus permitiu que Ele punisse Jesus em lugar dos pecadores e assim justificar os pecados sem comprometer a justiça.

b) Satisfaz a lei de Deus.

A morte de Cristo não é meramente uma satisfação à justiça de Deus, é também uma satisfação à lei de Deus. Jesus satisfez as exigencias da lei por sua obediência e sofrimentos, para toda Sua justiça, fez e suportou tudo o que a lei exige. E como nosso substituto nos livra da obediência da lei, pela qual ninguém pode satisfazer a justiça de Deus.

porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.Romanos 3:20

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 6.23

A morte espiritual é o salário, recompensa de todo que é escravo do pecado, somente a morte de Jesus que cumpriu a lei pode, pela graça de Deus, nos livrar da condenação.

c) Está envolvida na expiação.

A morte de cristo é uma expiação e uma propiciação. Em Lv 6.2-7 temos a expiação por pecado individual. Em Lv 4.13-20, temos expiação nacional por transgressão nacional. Por essas passagens fica claro que novilho tinha que morrer, e que o perdão só é possivel pela morte de um subtituto.

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus;
que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.
Hebreus 7:26-27


Assim a obra expiatória de Cristo satisfaz de uma vez por todas as exigências de Deus.

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.Hebreus 9:22

Fazer expiação significa literalmente cobrir de modo a não ser visto.

d) Está envolvida com a propiciação.

ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
Romanos 3:25


Paulo diz que Deus propôs a Cristo como propriciação pelos nosso pecados. Da mesma forma João declarou que Ele é a propriciação por nossos pecados (1Jo 2.2; 4.10), e Hebreus declara que Cristo faz propriciação pelos pecados do povo (Hb 2.17). Da mesma forma a idéia da oração do publicano é de conciliação. É literalmente:”Deus sê proprício a mim pecador”. Por sua morte Cristo apaziguou a santa ira de Deus sobre o pecador.

e) Está envolvida na reconciliação.

Ao pecar Adão voltou suas costas a Deus, provocando separação entre Deus e o homem. A morte de Cristo satisfaz as exigencias de Deus para reconciliação, resta ao homem voltar novamente a Deus. Deus reconciliou pela morte do seu Filho, ao homem é solicitado a se reconciliar com Deus.

e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus
Colossenses 1:20


É dada ao homem a oportunidade de se arrepender (2Pe 3.9), e que o céu e a terra vão ser finalmente salvos do resultado do pecado.

3 – É um resgate.

A morte de Cristo é mostrada como sendo o pagamento de um preço ou de um resgate. Shedd diz:”A missericórdia de Deus resgata o homem da justiça de Deus”.

sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,
mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,
1 Pedro 1:18-19

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Gálatas 3:13


Somos redimidos do pecado e da pena da lei, por ter Cristo feito maldição por nós. Da lei por ter Cristo morrido relativamente à lei por meio do corpo de Cristo (Rm7.4), de maneira que não estamos debaixo dela mas sim debaixo da graça (Rm6.14). Do poder do pecado, pela morte de Cristo para os pecados (Rm6.2).
Redimidos de Satanás que nos mantinha em cativeiro (2Tm2.25-26) e de todo o mal (Ef 1.14; Rm8.23).

Observamos assim que o termo redenção alude ás vezes ao pagamento de uma dívida, outras vezes a libertação de um cativo.


Na próxima lição estudaremos os três tempos da salvação.

Henrique R. Sukerth

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