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 Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 3. A cura de um leproso.

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Henrique

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MensagemAssunto: Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 3. A cura de um leproso.    Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 3. A cura de um leproso.  EmptySeg 05 Mar 2012, 10:29

A CURA DE UM LEPROSO

Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
João 20:30-31


Está claro que João nos escreve neste livro contendo sete sinais que apontam para a identidade messiânica de Jesus, Ele é o messias o filho de Deus e mediante esta confiança temos vida.

Havia um conjunto de milagres que somente o messias poderia fazer como: a cura de um leproso, o exorcismo de um demônio ( mudo ), cura de um cego de nascença.

No livro de Levítico capítulo 13 encontramos as leis cerimoniais para atestar a cura de um leproso. Nunca aconteceu, em Israel, de um leproso se apresentar ao sacerdote dizendo que foi leproso e que estava curado. Dizia-se que se alguém curar um leproso esse é o messias. Há de lembrar de Miriã em Números 12, antes de Israel chegar a terra prometida, e de Naamã, que era siro, em II Reis 5, mas nenhum deles se apresentou ao sacerdote para cumprir o rito de purificação, nenhum deles foi “registrado em cartório”.
Na tradição de Israel o corpo de um leproso era considerado morto, não poderia ser tocado de forma alguma nem mesmo esbarrar no leproso.
Se um leproso precisasse entrar na cidade, o que era proibido, tinha que pendurar sinos em seu corpo e ir sempre gritando leproso! leproso! Para todos saírem do caminho.

E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.
E Ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.
E ordenou-lhe que a ninguém o dissesse. Mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho.
A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.
Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.
Lucas 5:12-16

Este homem coberto de lepra clamou a Jesus, se for da sua vontade pode me curar. Ele reconheceu que ali estava o messias, sabia que conforme a vontade de Jesus poderia ser curado.
Jesus então diz: quero. E toca no leproso, algo que não poderia ser feito, quando isto acontece aquele que toca o leproso é considerado imundo.
Jesus depois de o curar diz ao homem para apresentar aos sacerdotes diretamente. Por que ir ao sacerdote? Para comprovar a cura, começa então uma investigação do que aconteceu, como aconteceu, era mesmo leproso? É preciso confirmar, pois não havia acontecido em Israel; está mesmo curado?E em quais circunstâncias foi curado? Onde foi curado? O que se usou para curar e o mais importante quem o curou.

Então para atestar a cura o sacerdote deveria fazer um sacrifício e caso de se confirmar a cura fazer então o cerimonial de Moisés, descrito em Levítico 14, como aspergir sangue de animal sobre o leproso.

Esta narrativa é importante para nós. Não foi um milagre uma cura e pronto. Foi um sinal que ali estava o messias, por isso os milagres de Jesus são chamados de sinais, esta a razão para que se apresentasse ao sacerdote, avisar que ali estava o messias. Foi assim quando curou os dez leprosos ( Lc 17.14 ).

O sacerdote tomando conhecimento do fato avisa o sinédrio que é o fórum de julgamento religioso. Começa então a investigação para ver se a pessoa que reivindica o milagre é o messias. Essa investigação leva tempo, neste tempo é que Jesus se retira para orar.

Depois na primeira fase da investigação era de observação e a segunda de interrogação razão pela qual Jesus era seguido pelos fariseus e doutores da lei, estava sendo observado e investigado.

E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.
Lucas 5:17

Jesus está em Cafarnaum, com Ele fariseus e doutores da lei de varias localidades. O que estes fariseus e doutores da lei estavam fazendo ali? Certamente não foram ouvir o que Jesus ensinava, eram doutores, foram investigar a esse Jesus que curou o leproso.

Em Lucas 5.17-26 temos a narrativa da cura do paralítico que desceram pelo telhado. Mas Jesus mesmo reconhecendo a fé do paralítico não o cura e diz: “Homem, os teus pecados te são perdoados.” Por qual razão Jesus fez isso? Para dizer aos fariseus e doutores da lei que ali estava quem pode perdoar pecados, o messias.

E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?
Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
Lucas 5:21-24

Observem que fariseus e doutores da lei não dizem nada, cochicham entre eles mesmos, estão na fase investigatória da observação.
Esta é a maneira de Jesus dizer que é o messias, e pergunta: o que é mais fácil, falar ou fazer? Então Jesus cura o paralítico que sai andando entre os fariseus e doutores da lei. Jesus está chamando a atenção dos líderes de Israel para o que está acontecendo, o messias esperado estava ali.

Os biógrafos de Jesus escreveram com esta lógica, não foi um exercício de memória lembrando dos milagres e anotando alguns, mas sim pela lógica dos acontecimentos que comprovam que Jesus é o messias. É um documento acerca deste ponto de vista e apresenta ao leitor, minúcias dos sinais feitos, sinais que só o messias poderia fazer.

A partir de Lucas 5.33 começa a segunda fase, a do interrogatório.
Lembre-se: cura do leproso, cura do paralítico e a partir do versículo 36 começa a ensinar que ninguém põe remendo novo em pano velho, nem vinho novo em odre velho. Jesus está dizendo que Ele é o vinho novo, e os doutores da lei odres velhos, que agora é a vez de Jesus e que eles deveriam sair de cena. Jesus está exigindo um posicionamento destes doutores. Eles deveriam reconhecer a identidade de Jesus. A cura de um leproso, perdoar os pecados e curar um paralítico, o próximo sinal é curar no sábado, Jesus dizendo: Eu sou o messias.

Os sinais têm esta finalidade, assim como os doutores da lei deveriam acreditar, se curvar diante de Jesus, assim nós devemos fazer, aceitar a Jesus no comando de nossas vidas, e os milagres, se houverem, terão uma função secundária, pois temos vida em Jesus e vida abundante!

Nas próximas lições estudaremos outros milagres.

Henrique R Sukerth


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