SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
111 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 111 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando Lucas
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando João
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Fev 2024, 23:25 por JLGJLG

» Procurando Paulo
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

» A LIÇÃO DA TRAIÇÃO DE JUDAS
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyTer 11 Abr 2023, 21:48 por William Santos

» BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM
Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyTer 11 Abr 2023, 21:44 por William Santos

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5737
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  Empty
MensagemAssunto: Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.    Escola Bíblica  Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.  EmptyQui 08 Mar 2012, 10:43



A CURA DE UM CEGO DE NASCENÇA.

Já falamos da cura do leproso que deflagrou a investigação sobre a autenticidade do milagre e a identidade messiânica de Jesus. Também já explanamos sobre o exorcismo do demônio mudo e o ensinamento do texto de Mateus 12.22 a 37.

Falta-nos explanar sobre o terceiro milagre messiânico: a cura do cego de nascença, texto segundo João capítulo 9.

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:1-3


A pergunta: quem pecou. Como ele pode ter pecado antes de nascer? Os fariseus e rabinos ensinavam que todos tem duas índoles: a boa e a má. Então se o feto desse um chute na barriga da mãe, tinha índole má e estava pecando antes de nascer e poderia nascer cego.
Ou então foram seus pais numa alusão a Êxodo, maldição ereditária.

Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.
Êxodo 34:7


Jesus explica que ninguém pecou, nasceu cego por que Deus assim desejou.

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
João 9:4-10


“Enquanto é dia” Jesus sabia que seu tempo era curto, e fazer o obra de Deus era prioridade, como deve ser em nossas vidas, pois a “ noite vem”, o tempo é curto a luz do dia logo acabará.
Então curou o cego de nascença fazendo com a saliva lodo e untou aos olhos do cego. Depois que este foi e lavou-se no tanque de Siloé sua visão foi restaurada. Mas não acreditavam o povo que era o cego de nascença e diziam que um parecido com ele, um sósia. Uma obra extraordinária que mesmo vendo os fariseus e rabinos não acreditavam.

Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
João 9:11-12


Então interrogam ao que era cego; quem te curou? Ao que ele responde não sei. Como poderia saber se era cego? Ele não viu Jesus, apenas ouviu suas palavras.

Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.
João 9:11-17


Era sábado quando Jesus curou o cego, não um sábado qualquer, era festa do tabernáculo, e neste dia jogavam água na escada do templo, um simbolismo da provisão de Deus no deserto, e os fariseus usavam a água do tanque de Siloé. Jesus sabia que estariam ali, foi esta a intenção, a de mostrar aos fariseus para que visem o milagre.

Misturar terra e saliva é trabalho, e começa então uma divisão entre os fariseus. Se fez trabalho no sábado não é de Deus, mas se não é de Deus como cura um cego de nascença? Como alguém que não é de Deus pode fazer um sinal que só o messias faria? E ouve divisão entre eles. Então perguntaram ao cego quem é este que te abriu os olhos, e ele reponde: é profeta.

Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.
João 9:18-23


Os fariseus deveriam atestar o milagre, então chamam seus pais, estão com um dilema, como alguém que diz ser o messias cura e faz trabalho no sábado? A saída era provar que aquele não era cego. Mas os pais confirmam era mesmo o filho cego, mas temendo os Judeus, não confessaram que era o messias, assim como o cego quando disse: é profeta.

Os fariseus estão diante de um problema, pois eles deveriam explicar o acontecido, não os pais e nem o cego, e um profeta não poderia curar um cego de nascença, e o messias não faria trabalho no sábado. Chamam novamente o que fora cego.

Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.
O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
João 9:24-34


Dizem ao cego: para a glória de Deus diga a verdade, este homem é pecador, como abriu os olhos? O cego sabiamente responde: já lhes disse e não ouviste, querem se tornar discípulos dele? Ao que respondem: discípulos dele é você. Ser discípulo de Jesus acaso é ofensa ou envergonha a nós, mesmo se formos pobres? Deus usa um homem pobre sem estudo para dar uma lição aos ricos e letrados. Está escrito: que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 1 Coríntios 1:26
O cego diz que é de admirar que os fariseus não soubessem explicar quem Ele é, pois se Deus não ouve a pecadores e desde o princípio do mundo nunca se curou um cego de nascença, como fez a vontade deste homem. Se Deus não estiver com Ele nada poderia fazer.
Sem saber o que responder o expulsaram da sinagoga. Todo o estudo da lei termina aqui, sem saber responder ao um homem simples, eles o agridem, o acusam de pecador e por fim o expulsão.

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fósseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.
João 9:35-41


Saindo ele da sinagoga Jesus lhe pergunta: Crês tu no filho de Deus? É tudo que i homem precisa para ser salvo: crer em Jesus.
Reparem na evolução da fé deste cego: versículo 11 diz que Jesus é um homem, no versículo 17 diz que é profeta, mas no versículo 38 chama Jesus de Senhor, creu em Jesus e o adorou.
Jesus então explica que veio para os que estão nas trevas, separados de Deus pelos pecados, e para aqueles que confiam em suas obras diz que são cegos, pois sabem da presença do messias e o negam, por isso seus pecados o condenam, e como já vimos não tem perdão.

Concluímos que os milagres realizados por Jesus tem a finalidade de atestar que Ele é o messias esperado e anunciado no Antigo Testamento.

Se Deus permitir amanha faremos a algumas considerações no encerramento deste estudo.

Henrique R Sukerth

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 6. A cura do cego de nascença.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 7. A fé remove montanha.
» Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 3. A cura de um leproso.
» Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 4.O exorcismo de um demônio mudo.
» Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 1
» Escola Bíblica Qual a razão dos milagres de Jesus? Lição 5. És tu o messias?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: Escola Bíblica-
Ir para: