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| | Beber bebida alcoolica é pecado? | |
| | Autor | Mensagem |
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M.Rogério . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : Cristianismo Mensagens : 3544 nascido em : 19/01/1972 inscrito em : 01/09/2011 Idade : 52 Localização : Anápolis
| Assunto: Beber bebida alcoolica é pecado? Sex 23 Nov 2018, 20:33 | |
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| | | elizeu crepaldi . . .MEMBRO ESPECIAL
Mensagens : 133 nascido em : 30/09/1962 inscrito em : 01/03/2012 Idade : 61 Localização : tapejara parana
| Assunto: Re: Beber bebida alcoolica é pecado? Qui 13 Dez 2018, 10:15 | |
| podemos consumir o puro suco de uva, o vinho não fermentado, esse não contém alcool | |
| | | elizeu crepaldi . . .MEMBRO ESPECIAL
Mensagens : 133 nascido em : 30/09/1962 inscrito em : 01/03/2012 Idade : 61 Localização : tapejara parana
| Assunto: Re: Beber bebida alcoolica é pecado? Qui 13 Dez 2018, 10:18 | |
| Como entender a questão do uso do vinho na Bíblia? Dr. Alberto Timm Os termos mais comuns para “vinho” no Antigo Testamento são, em hebraico, yayin e tirosh e, em aramaico, chamar. O Seventh-day Adventist Bible Dictionary, p. 1.176, 1.177, esclarece que o termo yayin é “a palavra comum para vinho envelhecido e, portanto, intoxicante (Gn 14:18; Lv 10:9; 23:13, etc.), e tirosh é usado em várias passagens para designar o suco de uva fresco ou o vinho ainda não completamente envelhecido mas já intoxicante (Gn 27:37; Nm 18:12; Dt 12:17; Jz 9:13; Pv 3:10; Os 4:11, etc.).” Ambos os termos hebraicos são vertidos na Septuaginta (a clássica tradução do Antigo Testamento para a língua grega) pela palavra oînos. Já no Novo Testamento a palavra comum para “vinho” é o mesmo termo oînos, que pode designar tanto o suco de uva não fermentado (Jo 2:9, 10, etc.) como o vinho fermentado (Ap 14:8, etc.). Por sua ambigüidade, o termo deve ser interpretado à luz do contexto em que aparece inserido e do seu significado teológico mais amplo. O fato de alguns patriarcas, como Noé (Gn 9:20, 21) e Ló (Gn 19:30-38), terem se embebedado em determinadas ocasiões não provê o endosso divino à essa prática. Existiam outros costumes antigos como, por exemplo, a poligamia, que era tolerada por Deus, mas não sancionada por Ele. O mesmo Antigo Testamento, que menciona esses casos de embriaguez, também adverte: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” (Pv 20:1). “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco” (Pv 23:31, 32). Tanto o “bom vinho”, produzido por Cristo nas bodas de Caná da Galiléia (Jo 2:9, 10), como o “fruto da videira”, usado por Ele na última ceia com os discípulos (Mc 14:23-25), são definidos por Ellen White como sendo “o puro suco de uva” não fermentado (ver O Desejado de Todas as Nações, p. 149). Descrevendo a última ceia, ela afirma: “Acham-se diante dEle os pães asmos usados no período da páscoa. O vinho pascoal, livre de fermento, está sobre a mesa. Estes emblemas Cristo emprega para representar Seu próprio irrepreensível sacrifício. Coisa alguma corrompida por fermentação, símbolo do pecado e da morte, podia representar ‘o Cordeiro imaculado e incontaminado’” (Ibid., p. 653). Quando Paulo aconselha a Timóteo a não continuar bebendo “somente água”, mas também “um pouco de vinho”, a razão é puramente medicinal, como evidencia a explicação “por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” (1Tm 5:23). Paulo também exorta os crentes a não se embriagarem “com vinho, no qual há dissolução” (Ef 5:18) e aos diáconos a não serem “inclinados a muito vinho” (1Tm 3:. Alguns alegam, com base nessa última declaração, que não podemos consumir “muito vinho” fermentado, mas um pouco, sim. Porém, à luz de outras declarações de Paulo (ver 1Co 3:16, 17; 6:19, 20; 1Tm 3:2, 3, 11, etc.), podemos inferir que a mera diminuição no consumo de vinho fermentado não é o ideal divino, mas apenas um paliativo que deve culminar na completa abstinência. Em resposta aos que procuram justificar o uso moderado de vinho fermentado, Samuele Bacchiocchi afirma em seu livro Wine in the Bible: A Biblical Study on the Use of Alcoholic Beverages (Berrien Springs, MI, Biblical Perspectives, 1989, p. 248), que “adicção a algo que é intrinsecamente mau é sempre moralmente errado, quer seja moderado ou excessivo”. E Ellen White acrescenta: “Quanto ao chá, ao café, fumo e bebidas alcoólicas, a única atitude segura é não tocar, não provar, não manusear” (A Ciência do Bom Viver, p. 335). “Quando a temperança for apresentada como parte do evangelho, muitos notarão sua necessidade de reforma. Perceberão o mal das bebidas intoxicantes, e que a completa abstinência é a única plataforma sobre a qual o povo de Deus pode conscienciosamente permanecer” (Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 75).
Fonte: Revista do Ancião (julho – setembro de 2007) | |
| | | M.Rogério . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : Cristianismo Mensagens : 3544 nascido em : 19/01/1972 inscrito em : 01/09/2011 Idade : 52 Localização : Anápolis
| Assunto: Re: Beber bebida alcoolica é pecado? Dom 16 Dez 2018, 09:59 | |
| Estava sumido irmão,bom revelo postado por aqui | |
| | | Assuero organizadores
RELIGIAO : Batista do Sétimo Dia. Mensagens : 4137 nascido em : 20/01/1968 inscrito em : 12/07/2011 Idade : 56 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Beber bebida alcoolica é pecado? Dom 10 Fev 2019, 17:25 | |
| - elizeu crepaldi escreveu:
- podemos consumir o puro suco de uva, o vinho não fermentado, esse não contém alcool
O irmão precisa ver o vídeo de novo,lá pelos 8:30 minutos... Vai ver que nos tempos bíblicos,não se bebia 'suco de uva' como vc fala... Aliás,a bíblia deixa bem clara a distinção entre suco de uva e vinho. Suco de uva não fermentado é chamado de MOSTO ! | |
| | | Assuero organizadores
RELIGIAO : Batista do Sétimo Dia. Mensagens : 4137 nascido em : 20/01/1968 inscrito em : 12/07/2011 Idade : 56 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Beber bebida alcoolica é pecado? Dom 10 Fev 2019, 17:33 | |
| - elizeu crepaldi escreveu:
Como entender a questão do uso do vinho na Bíblia? Dr. Alberto Timm [justify]Tanto o “bom vinho”, produzido por Cristo nas bodas de Caná da Galiléia (Jo 2:9, 10), como o “fruto da videira”, usado por Ele na última ceia com os discípulos (Mc 14:23-25), são definidos por Ellen White como sendo “o puro suco de uva” não fermentado (ver O Desejado de Todas as Nações, p. 149).
Me desculpe irmão,mas utilizar os escritos dessa senhora não acrescenta credibilidade ao assunto... Todos sabemos que 90% do que ela 'supostamente' escreveu,foi 'adaptado' posteriormente,de forma a 'casar' com o que a IASD prega nos dias de hoje... | |
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