SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
83 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 83 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando Lucas
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando João
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:25 por JLGJLG

» Procurando Paulo
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

» A LIÇÃO DA TRAIÇÃO DE JUDAS
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyTer 11 Abr 2023, 21:48 por William Santos

» BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyTer 11 Abr 2023, 21:44 por William Santos

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Henrique

Henrique


RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista
Masculino Mensagens : 5737
nascido em : 27/01/1961
inscrito em : 09/09/2011
Idade : 63
Localização : São Paulo, capital

Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? Empty
MensagemAssunto: Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina?   Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina? EmptyQua 02 maio 2018, 21:43

.

Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina?



Você pergunta: Em minha igreja é muito comum todos os anos fazerem várias rifas para ajudar em algumas coisas que a igreja precisa e até os mais necessitados. Eu, às vezes, fico me perguntando se isso está correto, se fazer rifa na igreja não é copiar as coisas do mundo. Qual a sua opinião sobre esse assunto? Devemos apoiar quando se faz rifa na igreja?

Cara leitora, esse é um dos assuntos que a Bíblia não trata de forma objetiva, até porque fazer rifas é algo mais moderno, não existia esse tipo de coisa nos tempos bíblicos. Mas eu gostaria de expor abaixo alguns motivos pelos quais acho que a igreja não deve fazer rifas:

Fazer rifa na igreja é algo correto?


Fazer rifa na igreja é algo correto?


(1) Não podemos negar que muitas vezes o objetivo da rifa é louvável. Às vezes é para fazer alguma reforma importante, ajudar alguma família, enfim, objetivos louváveis realmente podem existir. Porém, um dos pontos que mais me fazem ser contrário a rifas na igreja é que a rifa leva as pessoas a ajudarem incentivadas apenas pela possibilidade de ganhar algum prêmio. Se não fosse assim não haveria a necessidade da rifa, não é verdade? Ou seja, o coração da pessoa é movido pelo prêmio oferecido e não pelo objetivo louvável, pela vontade de verdadeiramente colaborar para que o objetivo seja alcançado.

(2) A Bíblia nos ensina a contribuir com a obra de Deus de forma espontânea, baseados em desejos e sentimentos corretos e que agradam a Deus. “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7). Aquele que deseja contribuir com alguma causa do reino de Deus o faz sem a necessidade de ter que ser estimulado por um prêmio ou estimulado pelo seu desejo de ganhar sempre algo em troca por tudo que faz. Ele faz estimulado pelo seu sentimento de dever, de ter em mãos a possibilidade de fazer o bem e obedecer ao que Deus ensina: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).

(3) Fazer rifa na igreja contribui ainda mais para que as pessoas só aceitem fazer coisas baseadas no toma-lá-dá-cá. Ou seja, penso que esse tipo de coisa prejudica a vida das pessoas ao invés de motivá-las a uma vida de envolvimento solidário, desprendimento com as causas do reino de Deus. Quando vemos Paulo mencionando a liberalidade dos crentes da igreja da Macedônia, ele destaca a forma solidária, espontânea, envolvida e altamente amorosa com que eles contribuíam com as boas causas do reino de Deus: “Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos” (2 Coríntios 8: 3-4). Eu destaco a palavra “voluntários” usada no verso bíblico. Não foi preciso uma rifa para que essa igreja se motivasse, pois ela estava motivada pela motivação certa. É esse tipo de motivação que Deus louva em Sua palavra.

(4) Alguém pode dizer: mas sem fazer rifa na igreja não conseguimos arrecadar valores para realizar nada! Sim, é possível que em algumas igrejas, os membros tão acostumados a fazer coisas apenas tendo a percepção da possibilidade de ter algo em troca, não participem de chamadas espontâneas para ajuda em boas causas. Infelizmente existe muito egoísmo, inclusive na vida dos crentes. Nesse caso, a solução “mágica” não é fazer uma rifa na igreja para provocar essa motivação, antes, é abrir a palavra de Deus e pregar incessantemente sobre os princípios fundamentais da vida cristã, exortando esses crentes sobre o bom proceder dos discípulos de Cristo. O Espírito Santo se encarregará de trabalhar nos corações e mudá-los para uma motivação correta e saudável. Pegar o caminho mais fácil de fazer uma rifa para motivar as pessoas a ajudar me parece algo totalmente ruim para o desenvolvimento e crescimento dos discípulos de Cristo, antes, ajuda as pessoas a se manterem no caminho do egoísmo e da ajuda baseada apenas no toma-lá-dá-cá.

Obs.: Algumas pessoas sempre me perguntam qual é a minha ação quando alguém vem me oferecer alguma rifa, especialmente alguém de alguma igreja. A minha reação é a seguinte: eu vejo a causa para o qual se está se fazendo a rifa, se eu tiver condições financeiras no momento, ajudo com o valor da rifa, no entanto, não pego qualquer número para concorrer a nada, afinal, precisamos estar alinhados com nossas convicções. Se eu ajudo é pela motivação de ajudar e não por outra motivação menos nobre, como a de ganhar um prêmio.



.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Fazer rifa na igreja é algo correto? O que a bíblia ensina?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fugir, ficar olhando ou fazer algo.
» A BIBLIA ENSINA COMO SER SALVO ?
» BATALHA ESPIRITUAL, o que a Bíblia ensina?
» Com boné do MST, padre ensina interpretação “comunista” da Bíblia
» Pastor John Piper diz que o dom de línguas tem sido usado de forma contrária ao que a Bíblia ensina

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM DOS AMIGOS E ASSUNTOS GERAIS.-
Ir para: