SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
175 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 175 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando João
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQui 08 Fev 2024, 23:25 por JLGJLG

» Procurando Paulo
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.

Ir para baixo 
AutorMensagem
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
jairo nuness


RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3495
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. Empty
MensagemAssunto: Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.   Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySáb 11 Abr 2015, 12:33

Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.

Texto auéro ;

Quando Jacó acordou do sono, disse:



 "Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia! "
Gênesis 28:16


Introdução;

Isaque fez tudo conforme o roteiro desenhado por Rebeca e chamou Jacó, o abençoou e ordenou que ele fosse para uma terra longínqua chamada Padã-Arã, para tomar esposa entre as filhas do irmão de sua mãe. Isaque abençoou seu filho mais novo e o despediu e partiu Jacó de Berseba para Padã-Arã, conforme ordenara seu pai.

 

Naquele tempo as viagens eram feitas de forma bem precária e lá se foi Jacó caminhando até chegar a um lugar onde passou a noite e pôs uma pedra por travesseiro e se deitou para dormir.

 1 - O sonho de Jacò
 
Jacó estava cansado, não tinha consigo apetrechos de camping, nem mesmo uma tenda. Ele deitou ao relento e dormiu e teve um sonh Naquele tempo as viagens eram feitas de forma bem precária e lá se foi Jacó caminhando até chegar a um lugar onde passou a noite e pôs uma pedra por travesseiro e se deitou para dormir.

 

 

Jacó sonhou com uma escada enorme, cujo topo tocava nos céus e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Em cima Jacó viu Deus que falou com ele e disse: “Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 28:13-14).

 

A proposta de Deus para Jacó, como sempre acontece, envolvia o desejo de seu coração. Primeiro Deus confirmou a aliança com Abraão e Isaque e prometeu uma descendência numerosa para Jacó, porém, além disso, prometeu prosperidade a ele, veja: “Esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência.” Este era o desejo do coração de Jacó, afinal, ele saiu da casa do seu pai sem nada, a não ser uma vasilha com azeite, que era usado como dinheiro na época.



Deus fez Sua proposta ao homem e completou: “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.” (Gênesis 28:15). Deus empenhou Sua palavra com Jacó, afiançou Sua aliança com ele.
 
 

        Jacó faz um voto ao Senhor



Quando Jacó acordou, entendeu que naquele lugar ele tinha encontrado Deus. Ele ficou com medo e disse: “Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” (Gênesis 28:17). Jacó se levantou pela manhã, pegou a pedra que lhe serviu de travesseiro, colocou-a de pé, como se fosse uma coluna e derramou azeite sobre ela e chamou aquele lugar de Betel, que significa “Casa de Deus”.



O Oferta de Jacó e seu voto ao Senhor Deus.

Jacó fez uma oferta ao Senhor, quando derramou azeite sobre a pedra e também fez um voto a Ele, veja:


“Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28:20-22). Pronto, estava pactuada a aliança entre Deus e Jacó.

3 - O Encontro de Jacó com Raquel e seu tio Labão.


Gênesis 29 :  -10- 14

10 Quando Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, aproximou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas de seu tio Labão.

 

11 Depois Jacó beijou Raquel e começou a chorar bem alto.

 

12 Então contou a Raquel que era parente do pai dela e filho de Rebeca. E ela foi correndo contar tudo a seu pai.

 

13 Logo que Labão ouviu as notícias acerca de Jacó, seu sobrinho, correu ao seu encontro, abraçou-o e o beijou. Depois, levou-o para casa, e Jacó contou-lhe tudo o que havia ocorrido.

 

14 Então Labão lhe disse: "Você é sangue do meu sangue". Já fazia um mês que Jacó estava na casa de Labão, Gênesis 29 :

 

Comentraios .

 

Então Jacó so não sabia que sua saga estava apenas comessando , pois ele amou a Raquel , como dizem por ai amor a primeira vista.

4 - O amor que Jacó sentia por Raquel era muito grande. Tem-se a impressão
de que ele a amou desde o primeiro momento em que a viu. Mesmo não tendo dinheiro para pagar por sua futura esposa, Jacó propõem sete anos de trabalho por Raquel. O amor era tão intenso que os sete anos para Jacó foram como poucos dias.


   Jacó é enganado por Labão. (Cap. 29. 21-30)

Ao ser enganado por Labão, Jacó certamente pôde compreender o que Esaú sentiu ao ser enganado por ele. Vemos que Jacó não protesta muito contra Labão, provavelmente ele percebeu em tudo a retribuição divina. Passados mais uma semana, Raquel também foi lhe dada por esposa, contudo, ele teve de trabalhar mais outros sete anos, sem receber salário.


II – Realidades vivenciadas no contexto desse matrimônio.

•    O casamento com as duas irmãs trouxe dificuldades, ciúmes e muitos conflitos. (Cap. 29. 31, 33; Cap. 30.1,2)

•    Dessa união polígama, vieram os pais das doze tribos de Israel.

•    Deus manifesta seu desagrado pelo trato que Jacó deu a Leia. O Senhor tornou Leia fecunda e Raquel estéril.


III – Leia foi preterida, porém, honrada pelo Senhor.

    “A desprezada esposa devem sua origem seis das tribos e entre elas a de Judá. O que a Jacó parecia um ardil cruel, era realmente um grande meio de bênção.”

 
Um resumo final da Historia de  Jacó.

Após todos acontecimentos complicado com seu tio Labão passando a Jacó por varias vezes para traz em relação a sua filhas e seu salário , Jacó sai da casa de labão sem o avisar o que inrritou muito a labão e o fez ir atraz de Jacõ , mas tudo foi  pela vontade de Deus .



E Jacó percebeu que a atitude de Labão para com ele já não era a mesma de antes.



Gênesis 31:2  E o Senhor disse a Jacó: "Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você". Gênesis 31:




 Deus adverte a Labão. Então, de noite, Deus veio em sonho a Labão, o arameu, e o advertiu: "Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças". Gênesis 31:24.

Labão entende mesmo a contra gosto o trabalhar de Deus e deixa Jacó viver sua vida em paz.
 
 2 - Jacó Luta com o Anjo no Vau do Jaboque
 
E quando Jacó no íntimo do seu coração se dispõe a orar, a renunciar ao conflito e ao seu “Eu” para depender somente de Deus, o próprio Senhor, em uma teofania, vem ao encontro de Jacó para transformá-lo em Israel.

 

    Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. Gênesis 32:24

 

    E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. Gênesis 32:25

 

E na sua luta com o Anjo, as palavras de Jacó: “não te deixarei ir, se não me abençoares”, eram de imensa profundidade. Traziam em si o significado de toda a sua história.

 

Era como se Jacó dissesse: “Eu preciso da tua benção, pois aquela benção que eu roubei, quando eu tentei ser abençoado por meus próprios meios, quando eu tentei dar uma “ajudinha” a Deus, aquela “benção” tem me custado muito caro.”

 

    E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. Gênesis 32:26
 
Jacó Lutando com o Anjo: “Não Te Deixarei Ir Se Não Me Abençoares”
 
A luta de Jacó com o Anjo não falava da sua capacidade, antes confessava a sua incapacidade de trazer sobre si mesmo a benção de Deus. Porém, se existia uma sinceridade no coração de Jacó, era que ele queria ser abençoado. E ele reconhecia que esta benção só poderia vir de Deus.

 

E ele vem à luta com o Anjo do Senhor, com este pedido, com muita sinceridade, e com esta certeza de que o Senhor poderia abençoá-lo.

 

Jacó não desistiu, lutou com o Anjo por sua benção, insistiu. Ele havia passado toda a sua vida em busca da benção de Deus. Até o dia em que a Benção Viva, veio e o encontrou.

 

E Jacó na sua muita persistência, prevalece, deixando Deus alegremente “derrotado”. Deus é todo poderoso, invencível, mas tem um estranho prazer de se deixar vencer por seus servos, que se chegam à Ele com um coração sincero e contrito.

 

    E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. Gênesis 32:27-28

 

A “vitória” de Jacó sobre o Anjo do Senhor, mostrava mais a disposição de Deus em ser vencido, do que de vencer. Deus só se deixou vencer porque lutava com um Jacó cheio de defeitos, cheio de problemas, cheio de incapacidades. Deus se deixou vencer não porque Jacó era poderoso ou capaz de fazê-lo.

 

Antes Deus manifestava a sua graça na vida de um homem imperfeito, cheio de imperfeições, pois na vida de Jacó a graça de Deus era tudo o que ele possuía de real valor.

 

Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

 

E Jacó não hesitou em contar com a graça de Deus.

 

    E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. Gênesis 32:29

 

Na antiguidade, o nome de um homem não era simplesmente um nome, mas trazia a representação do seu caráter. Por isso o nome de Jacó foi mudado, agora para Israel, pois foi transformado pelo poder da graça.

 

Terminava ali a história de um suplantador e começava a vida do pai de uma grande nação.

 

    E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. Gênesis 32:30

 

A luta de Jacó com o anjo do Senhor ocorreu durante toda a noite. Uma linda simbologia que nos traz uma mensagem de conforto. Noite é tempo de escuridão, de dificuldade. A adversidade, a luta pode durar uma noite inteira, mas ao amanhecer virá a benção do Senhor.
 
3 -  Jacó Reencontra Esaú
 
Gênesis 33 é o relato do reencontro de Jacó e de Esaú após duas décadas de separação. A causa desse longo afastamento foi a fuga de Jacó para Harã a fim de não ser morto pelo irmão a quem enganou.

 

Jacó se preparou para rever Esaú enviando-lhe previamente 550 animais como presente (Gênesis 32.13-15). Ao ver seu irmão se aproximar em companhia de 400 homens, Jacó enfileirou sua família de modo a proteger seus preferidos deixando-os mais distantes, e ele mesmo foi à frente de todos se curvando sete vezes diante de Esaú.



Surpreendentemente, sem demonstrar qualquer ressentimento, Esaú foi até Jacó, o abraçou e beijou e ambos choraram.

 

Esaú também demonstrou grande interesse em conhecer a família de Jacó e não pareceu estar interessado nos bens do seu irmão que lhe foram enviados pelo caminho. Diante disso, Jacó teve que insistir para que Esaú aceitasse o presente. Finalmente, Esaú convidou Jacó para acompanhá-lo à sua terra e se prontificou a auxiliá-lo na viagem. Jacó agradeceu a acolhida e partiu dali para Sucote e depois para Siquém, onde se estabeleceu.

 

Duas coisas devem nos chamar a atenção nessa história. A primeira é a disposição de Jacó de presentear seu irmão, de quem ele retirou as bênçãos ao enganá-lo e também a seu pai. A humildade com que Jacó se encontrou com seu irmão demonstra que ele tinha consciência do erro que havia cometido no passado. Também demonstra que tinha o desejo de reparar um pouco do mal que fez compartilhando com o irmão as posses com que Deus o abençoou. Nisso Jacó fez muito bem.

 

O Senhor Jesus ensinou que quando se ofende alguém, deve haver reconciliação: "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta" (Mateus 5.23,24). O pedido de perdão e a reconciliação são fatores fundamentais para a manutenção da comunhão com Deus.

 

A segunda é a disposição de Esaú de receber seu irmão com alegria, mesmo depois de tudo o que aconteceu. Esaú tinha muitos motivos para odiar Jacó e ainda desejar matá-lo. Algumas mágoas nunca são esquecidas. Mas Esaú, deixando o passado, foi ao encontro do irmão e confirmou o amor que tinha por ele.



Deu tudo certo. Esaú não estava mais com raiva de Jacó, estava com saudades do irmão e o recebeu em paz. É assim que Deus faz, Ele age nos corações e sempre cumpre Sua Palavra, por mais que pareça impossível, por mais que pareça demorado em nos responder.

 

Os anjos de Deus têm por missão nos proteger, nos ajudar, nos socorrer em situações que fogem ao nosso controle. Eles apareceram para Jacó no caminho para Canaã para fortalecer o coração medroso do servo de Deus, era uma mensagem de que tudo daria certo, por mais que Esaú estivesse a caminho com quatrocentos homens com cara de poucos amigos, Deus cumpriria Sua aliança com Israel.

 

 

Jesus também ensinou que quando se é ofendido por alguém, o perdão deve acontecer incondicionalmente com base no perdão que Deus dá ao pecador arrependido:



"E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas" (Marcos 11.25,26). Os dois textos supõem situações onde Deus é cultuado pelo homem. Em ambos Jesus ensina ser necessário o perdão.

Fim da Historia de Jacò.

"Jacó partiu com tudo quanto possuía. Nos confins de Canaã ofereceu um sacrifício ao Senhor. De noite, Deus falou-lhe numa visão: 'Eu sou o Deus fortíssimo de teu pai; não temas ir ao Egito. Lá farei de ti um grande povo e reconduzirei um dia teus descendentes para a terra que prometi'. Jacó continuou a viagem e chegou ao Egito com toda a família, em número de 70 pessoas.



Jacó retorna a Terra de seus pais com 98 anos e ainda vê seu pai durante mais 22 anos que morre com 180 anos de idade .



Ultimos momentos da vida de Jacó.






Jacó estava em sua terra em Canaã , mas como seu filho Jose fora vendido como escravo  e estava no Egito , Deus prove uma fome na terra tão grande que todas os filhos de Jacó , a maioria os que o havia vendido como escravo e seu pai vão para o Egito e La encontram um  Governador , um rei , e não sabiam que era Jose e ali acontece as ultimas palavras de Jacó


Encontro de Jacó com José

 

"Imediatamente José... saiu a seu encontro. Logo que o avistou,... abraçou-o, derramando lágrimas de alegria. O pai disse a José: 'Agora morrerei contente, porque vi ainda uma vez teu rosto'.

 

"Depois o apresentou ao rei, que lhe perguntou: 'Quantos são os anos de tua vida?' Jacó respondeu: 'Os dias de minha peregrinação sobre a terra são 130 anos, poucos e trabalhosos, e não se comparam com a longa vida de meus pais'. Jacó abençoou o rei e despediu-se"(1).

A morte

 

"Jacó viveu ainda 17 anos no Egito. Estando para morrer... reuniu todos os filhos e netos em torno de seu leito, dando uma benção especial a cada um. A mais preciosa, porém, recebeu-a Judá, a quem disse: (3)

 

"Teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre as cervizes de teus inimigos; os filhos de teu pai se prostrarão diante de ti... O cetro não será tirado de Judá, nem o príncipe da sua descendência, até que venha aquele que deve ser enviado. E ele será a expectação das nações;... Lavará a sua túnica no vinho"( 4).

 

Jacó "abençoou cada um dos filhos de José, e prostrou-se ante a extremidade do cetro dele' (5).

 

"Enfim recomendou a todos: 'Sepultai-me ao lado de meus pais, na terra de Canaã'. Foram estas suas últimas palavras e morreu.

 

"José inclinou-se sobre o rosto de seu pai, chorando e beijando-o. Depois mandou embalsamar o corpo, dando-lhe sepultura na caverna dupla, perto de Hebron. José, os irmãos e muitos egípcios notáveis acompanharam o préstito fúnebre até Canaã.



Conclussão;




A Historia de Jacó nos emociona no seu todo , vemos a grande amor de Deus para com o homem , a resposabilidade em cumprir a sua palavra , o agir de Deus em meios a tantos enganos , mentiras , trapassas , e contendas , o perdão sendo liberado por Esaú  irmão de Jacó ,

Os sonhos de um homem Jaó se concretizando de uma forma espetacular , a proteção de Deus a Jacó , a providência  de Deus a toda família de Jacó , emfim eu mesmo a escrevendo e lendo me emocionei e muito e me fortaleceu a minha vida espiritual.



Espero de coração que esta historia venha de alguma forma abençoar a todos que lerem esta lição , e que


  O Grande Amor de Deus , a graça de nosso Senhor e salvador Jesus e as consolações do Espirito Santo seja sobre todo o povo de Deus hoje e sempre .






Quero agradecer a Deus por me permitir lecionar mais uma Escola bíblica no forum  Gospel Semeadores da palavra de Deus , agradeço tambem ao irmão Guganic que assim me convidou e também a todos meus amigos e irmãos que me apoiaram  e oraram por mim .

 

Ate a próxima lição se Deus assim o quiser.
Querendo participar aqui o link .


https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t11678-escola-biblica-a-historia-de-jaco-1-parte-parte-2-e-parte-final-sua-participacao-aqui#52867

Jaironuness
Ir para o topo Ir para baixo
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
jairo nuness


RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3495
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. Empty
MensagemAssunto: Re: Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.   Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySáb 11 Abr 2015, 21:05

Ir para o topo Ir para baixo
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
jairo nuness


RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3495
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. Empty
MensagemAssunto: Re: Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.   Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. EmptySeg 20 Abr 2015, 18:56

.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. Empty
MensagemAssunto: Re: Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.   Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Escola-biblica-a-historia-de-jaco-1-parte , parte 2 e parte final SUA PARTICIPAÇÃO AQUI.
» ESCOLA BIBLICA A HISTORIA DE JACO 1- PARTE .
» ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE JACÓ , PARTE 2 .
» ESCOLA BíBLICA A HISTORIA DE JOSE DO EGITO. DE ESCRAVO A GOVERNADOR. PARTE FINAL .
»  Escola bíblica A HISTORIA DE JOSÉ DO EGITO ,DE ESCRAVO A GOVERNADOR .1 Parte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: Escola Bíblica-
Ir para: