SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
88 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 88 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando João
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySáb 04 maio 2024, 04:42 por JLGJLG

» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando Paulo
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE JACÓ , PARTE 2 .

Ir para baixo 
AutorMensagem
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
jairo nuness


RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3495
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . Empty
MensagemAssunto: ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE JACÓ , PARTE 2 .   ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyDom 05 Abr 2015, 00:00

ESCOLA BIBLIA A HISTORIA DE  JACÓ  , PARTE 2
 
Ola amigos a Paz do senhor Jesus.

Mais uma Escola bíblica sobre a minha responsabilidade , a Historia de Jacó  parte 2.

 

Texto áureo;

 E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou.



 Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu.



 Então, lhe disse Isaque, seu pai: Chega-te e dá-me um beijo, meu filho.



Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou;

 Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto.



Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.

Gênesis – Capítulo 27.
 
 
Introdução.

A Historia de Jacò ela  é muito fantástica , de momentos interessantes , emocionantes  e que nos traz muitas lições  para a nossa vida espiritual e secular , nos mostrando o trabalhar de Deus em nossa vida , e em alguns casos ate mesmo  antes de nascermos o senhor tem seus projetos para os seus , como foi o caso de Jacó que dentro do ventre ele lutava com  seu irmão Esaú ,  para nascer primeiro  para ter direitos das bênçãos de seu pai Isaque , tanto que Jacó segurou o calcanhar de Esau  , para ser o primogênito e assim  ganhar  a o direito das bençãos como tradição  que havia naquela época .



 Na vida de um cristão as vezes temos que nos esforçar para alcansar bênçãos em nossas vidas , a condição física as vezes não da para a conserguirmos , mas  Deus vendo o nosso desejo , o nosso esforço , a vontade de ganhar de vencer , e mesmo  nos não tendo  as  forças suficiente   para conquistalas ,  Ele Deus , nos da a benção  pela nossa Fe  e  pela sua soberania ,  pela sua misericórdia e planos que tem para cada um de nos , assim foi na vida de Jacó  é o que veemos a seguir .
 
 1 - Jacó e Esaù  Rivalidade e Esaú despreza a benção.


Esaú e Jacó foi a única que começou antes que nascesse qualquer um dos dois filhos, quando ambos ainda estavam no ventre de sua mãe Rebeca. “E os filhos lutavam dentro dela.” (Gên. 25:22)


O incomodo físico foi sem dúvida bastante difícil, mas Rebeca também estava perturbada pelo fato de que passava na verdade, pois verdadeiramente parecia impossível que os filhos ainda não nascidos pudessem ser capazes de tal luta antes do nascimento. Assim que o relato bíblico diz que ela “foi perguntar ao SENHOR.” Gên. 25:22

A resposta de Deus à oração de Rebeca encontra-se em nosso Versículo Chave. Disto, entendemos que Deus previu para além da possível rivalidade fraternal que existiria entre os dois filhos uma vez que nasceram, ao tempo quando as duas nações sairiam de seus lombos. Estas nações se diferenciariam nos costumes e os estilos de vida. Uma seria mais forte que a outra, e a nação que sairia dos lombos do filho mais velho seria o servo da nação que sairia dos lombos do mais jovem.



Quando nasceram os dois filhos, o primogênito, chamado Esaú, foi imediatamente seguido pelo nascimento de seu irmão, Jacó. De acordo com a predição de Deus, imediatamente foi evidente que, ainda que Esaú nascesse primeiro, Jacó estava intrinsecamente desejoso de ganhar a proeminência sobre seu irmão, demonstrado pelo fato de que pegou o calcanhar de Esaú quando os dois saíram do ventre de Rebeca. (Gên. 25:25,26).

 

Quando os rapazes chegaram à mocidade, suas diferenças se fizeram ainda mais evidentes. “E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.” (vss. 27,28) Inclusive os pais dos rapazes diferenciaram quanto a qual dos dois favoreceram mais.

A rivalidade e o contraste entre Esaú e Jacó atingiram seu ponto culminante quando numa ocasião, após passar todo o dia caçando no campo, Esaú chegou a casa esgotado e faminto. Ele pediu a Jacó que lhe desse uma parte do guisado de lentilhas que tinha preparado. 


Jacó respondeu a seu irmão que lhe desse de sua comida só a mudança de seus direitos de nascimento  os direitos e os privilégios especiais que pertenceram a Esaú porque ele foi o primogênito.

 2 - Os dois gêmeos eram não só fisicamente diferentes, mas também em seu caráter
 
    Esaú cresceu para se tornar um perito caçador (como Ninrode - capítulo 10:9), enquanto Jacó era pacato (amistoso, piedoso, refinado), habitando em tendas.

 

    Esaú vivia para os prazeres materiais, Jacó ambicionava as bênçãos do SENHOR.

 

    Esaú gozava da preferência de seu pai, por causa de sua caça. Jacó era o preferido da sua mãe, por ser manso e caseiro.

 

Sua natureza foi provada no incidente aqui relatado: Jacó, bom cozinheiro, havia preparado um ensopado grosso de lentilhas. Esaú acabara de voltar do campo, e estava cansado e com fome: o ensopado, de cor avermelhada, estava pronto para ser comido. Esaú então pediu para Jacó lhe dar um pouco desse vermelho (conforme o original).

 3 - A SABEDORIA DE JACO EM GANHAR A BENÇÃO.


Jacó, vendo uma oportunidade para fazer um bom negócio, propôs que Esaú lhe vendesse primeiro seu direito à primogenitura; aqui vemos que Jacó ressentia o fato que Esaú nascera primeiro, e ambicionava as vantagens que isso lhe dava: ser o principal da família, depois do pai, e o principal herdeiro.

 

Notemos que Jacó não estava propondo a troca por um prato do ensopado, mas a venda: Jacó dava muito valor ao direito de primogenitura e decerto pagaria bastante por ele, se fosse necessário.

 

Mas, sem dúvida para sua surpresa, Esaú declarou que estava a ponto de morrer (um grande exagero, pois nenhum filho do abastado Isaque iria morrer de fome), e que de nada lhe valia o direito à primogenitura, ou seja, considerava-o sem valor algum.
 

Sem perda de tempo, Jacó o fez jurar que abdicava desse direito, em favor dele. Feito isso, Jacó, feliz, deu-lhe pão e o cozinhado de lentilhas.

 4 - O DESPREZO DE ESAÚ A PRIMOGENITURA.
 
As Escrituras declaram: “E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” vss. 32-34



Interessante de que Esaú não observou o lado espiritual ele com fome , desprezou a benção de seu pai , pois como tradição o filho mais velho , o primogênito deveria receber a bençaõ de seu pai e ser o governate de sua casa , mas ele com fome , iguinora o fato da importância de ser abençoado .

 

Sabe as vezes nos se não vigiarmos  podemos perder  também as  bênçãos  de Deus em nossas  vidas  por pequenas coisas , o crente em Jesus tem que estar ligado ao céu , nas coisas celestiais que podem nos ajudar , edificar a nossa alma , e trazer para nos bênçãos presentes e futuras que nos impedira de ter angustias e sofrimentos indesejáveis , Esaú quando viu que perdeu a bençaõ , quis matar seu irmão Jacó  e so não aconteceu por interverssão divina e atarves das palavras de sua mãe Rebeca.

Para a nossa meditação;
 
 
Colossenses – Capítulo 3

1  - Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.



2 -  Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;



3 -  porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.



4 -  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.



5  - Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;



6 -  por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
 
5-  Jacó o  enganador.
 
            Seguindo com a história, na segunda situação envolvendo Jacò e Esaú  (Gn 28:1-10), a bíblia nos diz que Isaque, já velho e com a visão prejudicada, decide que era hora de dar à Esaú a sua benção, para que depois morresse em paz.




Isaque então ordena que Esaú saísse para caçar, lhe preparasse um guisado com esta caça e que, após comer deste guisado, ele o abençoaria (era como um selo, uma unção que confirmaria seus direitos terrenos e espirituais). Rebeca, ao ouvir esta ordem, relata o ocorrido à Jacó, lhe instrui e lhe auxilia a se passar por Esaú e ser abençoado por Isaque. Embora Isaque já estivesse quase cego, Jacó dizia ter medo de ser descoberto, pois Esaú era peludo e ele era de pele lisa e que, caso descoberto, seria amaldiçoado pelo pai.

 

Como Rebeca amava à Jacó (Gn 25:28) lhe cobre os braços e o pescoço com pêlos e coloca em Jacó vestes de Esaú para que Isaque fosse enganado, o que de fato aconteceu.

 
6 – A BENÇÃO DE ISAQUE A JACÓ .


Gênesis – Capítulo 27



1  - Tendo-se envelhecido Isaque e já não podendo ver, porque os olhos se lhe enfraqueciam, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: Meu filho! Respondeu ele: Aqui estou!



2 -  Disse-lhe o pai: Estou velho e não sei o dia da minha morte.



3 -  Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, sai ao campo, e apanha para mim alguma caça,



4 -  e faze-me uma comida saborosa, como eu aprecio, e traze-ma, para que eu coma e te abençoe antes que eu morra.



5 - Rebeca esteve escutando enquanto Isaque falava com Esaú, seu filho. E foi-se Esaú ao campo para apanhar a caça e trazê-la.



6  - Então, disse Rebeca a Jacó, seu filho: Ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, assim:



7  - Traze caça e faze-me uma comida saborosa, para que eu coma e te abençoe diante do SENHOR, antes que eu morra.



8 -  Agora, pois, meu filho, atende às minhas palavras com que te ordeno.



9 -  Vai ao rebanho e traze-me dois bons cabritos; deles farei uma saborosa comida para teu pai, como ele aprecia;



10 -  levá-la-ás a teu pai, para que a coma e te abençoe, antes que morra.



11 -  Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso.



12  - Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não bênção.



13 -  Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.



14 -  Ele foi, tomou-os e os trouxe a sua mãe, que fez uma saborosa comida, como o pai dele apreciava.



15 -  Depois, tomou Rebeca a melhor roupa de Esaú, seu filho mais velho, roupa que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho mais novo.



16  - Com a pele dos cabritos cobriu-lhe as mãos e a lisura do pescoço.



17 -  Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado.



18 -  Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho?



19 -  Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça, para que me abençoes.



20  - Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o SENHOR, teu Deus, a mandou ao meu encontro.



21 - Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não.



22 -  Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú.



23 -  E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou.



24 E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou.



25 -  Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu.



26  - Então, lhe disse Isaque, seu pai: Chega-te e dá-me um beijo, meu filho.



27  - Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou;



28  - Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto.



29 -  Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.


COMENTARIOS :



Nota se claramente que houve ai um engano , ou seja Jacó  se passou por Esaú , mentiu a seu pai e muito se questiona entre pregadores , seminaristas , teólogos sobre este Epsódio  , mas vale lembrar de que o que Deus estabeleceu tem que se cumprir  .Pois Deus tem seus princípios e Ele é soberano.

 Deus disse a Rebeca  ;



 Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço. GN .25: 23

 

Seria impossível Isaque abençoar a Jacò  naquele instante se Jacó revelase a seu pai quem era ele , mas fica evidênte de que Jacó  pagaria um preço alto pela sua mentira e seu engano ,mas tarde veremos que Jacó  foi enganado não uma vez mais muitas outras vezes , mas ao passar do tempo Jacó vai se aperfeisuando diante de Deus e os homens e as bênçãos de Deus comessam a ficar evidentes em sua vida , e as promessas de Deus a serem estabelicidas .
 
 7 - Esaú descobre  o engano de Jacó .

 
30  - Mal acabara Isaque de abençoar a Jacó, tendo este saído da presença de Isaque, seu pai, chega Esaú, seu irmão, da sua caçada.


31 -  E fez também ele uma comida saborosa, a trouxe a seu pai e lhe disse: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoes.


32 -  Perguntou-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? Sou Esaú, teu filho, o teu primogênito, respondeu.
33 -  Então, estremeceu Isaque de violenta comoção e disse: Quem é, pois, aquele que apanhou a caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que viesses, e o abençoei, e ele será abençoado.


34 -  Como ouvisse Esaú tais palavras de seu pai, bradou com profundo amargor e lhe disse: Abençoa-me também a mim, meu pai!


35 -  Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua bênção.


36 -  Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim?


37 -  Então, respondeu Isaque a Esaú: Eis que o constituí em teu senhor, e todos os seus irmãos lhe dei por servos; de trigo e de mosto o apercebi; que me será dado fazer-te agora, meu filho?


38 -  Disse Esaú a seu pai: Acaso, tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me, também a mim, meu pai. E, levantando Esaú a voz, chorou.


39 -  Então, lhe respondeu Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, e sem orvalho que cai do alto.


40 -  Viverás da tua espada e servirás a teu irmão; quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua cerviz.


8 -   O Odio de Esaú contra Jacó.
 
41 -  Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão.


42 -  Chegaram aos ouvidos de Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; ela, pois, mandou chamar a Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: Eis que Esaú, teu irmão, se consola a teu respeito, resolvendo matar-te.


43  - Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: retira-te para a casa de Labão, meu irmão, em Harã;


44 -  fica com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão,


45  - e cesse o seu rancor contra ti, e se esqueça do que lhe fizeste. Então, providenciarei e te farei regressar de lá. Por que hei de eu perder os meus dois filhos num só dia?



Comentários ;


Então estava feito e não se poderia mais voltar atraz   , Jacó fora abençoado por Isaque seu pai  , Esáu perde sua benção e  agora Esaú com muito ódio em seu coração , sai desesperado a procura de Jacò  , afim de  matalo , não vemos claramente na bíblia o que ocorreu a seguir , mas provavelmente eu que  digo , Esaú encontra a Jacò  lhe da uma boas bofetadas , briga com Jacò , mas sua mãe em desespero separa a briga e diz a Esaú que no que ocorreu era um plano de Deus e que seria para ela uma tristeza muito  grande ver um filho matar a outro e diz a Esaú que Jacó sairia  de sua casa por ordem se pai Isaque , o que ocorreu a seguir , nos textos abaixo veremos em detalhes como foi isto.


Gênesis – Capítulo 28
 
1 -  Isaque chamou a Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe ordenou, dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã.

 

2 -  Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de tua mãe.

 

3 -  Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos;

 

4  - e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão.

 

5  - Assim, despediu Isaque a Jacó, que se foi a Padã-Arã, à casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.

 

6  - Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó e o enviara a Padã-Arã, para tomar de lá esposa para si; e vendo que, ao abençoá-lo, lhe ordenara, dizendo: Não tomarás mulher dentre as filhas de Canaã;

 

7 -  e vendo, ainda, que Jacó, obedecendo a seu pai e a sua mãe, fora a Padã-Arã;

 

8 -  sabedor também de que Isaque, seu pai, não via com bons olhos as filhas de Canaã,

 

9 -  foi Esaú à casa de Ismael e, além das mulheres que já possuía, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote.

 

10 -  Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã.
 
 
Conclussão;
 
Os fatos entre Jacó  e Esáu nos ensina de que Deus é soberano , tem seus princípios , planos que não cabem ao homem ficar questionando ou não.



Quando Deus quer abençoar a uma pessoa ele abençoa e pronto , Deus conhece a qualquer um de nos mesmo antes de nascermos . Ele é Todo poderoso , Maravilho , Soberano  Deus Forte e não há outro deus como Ele.
 
Fica aqui este salmo a meditar .
 
 
Salmos – Capítulo 139

1 -  SENHOR, tu me sondas e me conheces.



2  - Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.



3  - Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.



4 -  Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.



5  - Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.



6 - Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim:
 é sobremodo elevado, não o posso atingir.



7 - Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?



8 - Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;



9 -  se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,



10 - ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.



11 -  Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,



12 -  até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.



13  - Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.



14  - Graças te dou, visto que por modo
assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;



15 -  os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.



16  - Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.



17 -  Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!
 
Que coisa linda igreja do senhor . Deus seja lovado.

 

 Assim segue a historia Jacó vai para a casa de seu tiu  Labão. E os fatos a seguir na casa de seu tio , o reencontro emocionante com seu irmão Esaú é o que veremos na próxima lição.



Obrigado meus amigos e irmãos por mais esta escola bíblica ate a próxima em nome do Senhor Jesus.

Sua Participação aqui :

 https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t11678-escola-biblica-a-historia-de-jaco-1-parte-e-parte-2-sua-participacao-aqui#52962



Jaironuness.
Ir para o topo Ir para baixo
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
jairo nuness


RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3495
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE JACÓ , PARTE 2 .   ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE  JACÓ  , PARTE 2 . EmptyQua 15 Abr 2015, 08:29

.
Ir para o topo Ir para baixo
 
ESCOLA BÍBLICA A HISTÓRIA DE JACÓ , PARTE 2 .
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ESCOLA BIBLICA A HISTORIA DE JOSE DO EGITO. D E ESCRAVO A GOVERNADOR.3 PARTE .
» ESCOLA BIBLICA A HISTORIA DE JACO 1- PARTE .
» Escola biblica , a historia de Jacó.Parte Final.
» ESCOLA BIBLICA A HISTORIA DE ABRAÃO PARTE 2
» ESCOLA BIBLICA A HISTORIA DE JOSE DO EGITO. D E ESCRAVO A GOVERNADOR.2 PARTE .

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: Escola Bíblica-
Ir para: