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 ESCOLA BÍBLICA - Estudos no livro de Daniel - Os reis do norte e do Sul - Lição 9

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Henrique

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MensagemAssunto: ESCOLA BÍBLICA - Estudos no livro de Daniel - Os reis do norte e do Sul - Lição 9   ESCOLA BÍBLICA - Estudos no livro de Daniel - Os reis do norte e do Sul - Lição 9 EmptySeg 21 maio 2012, 11:38

Capítulo 11

OS REIS DO NORTE E DO SUL.


Assim como no capítulo 8.3-26, essa profecia abrange todo o período da história do conflito espiritual em Israel (11.2-35) até a tribulação (11.36-42), quando Miguel ajuda a libertar Israel plenamente (12.1).

Os detalhes são tão detalhados e precisos, tão confirmados pela própria história, que os críticos incrédulos tem insistido, sem qualquer evidência, que ela teria sido escrita 400 anos depois de Daniel, depois que tudo tinha acontecido, e tornaria o profeta um grande mentiroso. No entanto, profecia olha para o futuro, de Daniel até o último anticristo.

11.2-35. Esta seção revela o cumprimento próximo do reinado persa e do reinado grego por meio de Antíoco Epifânio.

Daniel 11:2
2 - E agora te declararei a verdade: Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos; e, tornando-se forte, por suas riquezas, suscitará a todos contra o reino da Grécia.


Ainda três reis... e o quarto. Os três na esfera persa depois de Ciro são: Cambises, Pseudo-Smerdis e Dario I Histapis. O quarto rei é Xerxes I, chamado de Assuero em Ester (486-465 a.C.). Os reis depois de Xerxes não mencionados, provavelmente por que Xerxes falhou em sua campanha militar contra os Gregos, sinalizando o início do fim do poder Persa, que finalmente caiu em 331 a.C. diante de Alexandre o Grande.

Daniel 11:3
3 - Depois se levantará um rei valente, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.


Um rei poderoso. Alexandre, o Grande.

Daniel 11:4
4 - Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado, e será repartido para os quatro ventos do céu; mas não para a sua posteridade, nem tampouco segundo o seu domínio com que reinou, porque o seu reino será arrancado, e passará a outros que não eles.


Depois da morte de Alexandre, (323 aC.) quatro generais que não eram descendentes seus dividiram o grande reino em quatro (7.6; 8.3-9). O rei do sul (Egito) e rei do norte (Síria) receberam ênfase no versículo 5 em diante. À medida que o tempo passava, outros reis governavam, cruzando a Palestina.

Daniel 11:5-6
5 - E será forte o rei do sul; mas um dos seus príncipes será mais forte do que ele, e reinará poderosamente; seu domínio será grande.
6 - Mas, ao fim de alguns anos, eles se aliarão; e a filha do rei do sul virá ao rei do norte para fazer um tratado; mas ela não reterá a força do seu braço; nem ele persistirá, nem o seu braço, porque ela será entregue, e os que a tiverem trazido, e seu pai, e o que a fortalecia naqueles tempos.


O rei do sul... e o rei do norte. Os reis do sul representa os Ptolomeus, os líderes do Egito, contrastando com frequência nos versículos 5 em diante com o rei do norte, os Selêucidas líderes da Síria. Egito fica ao sul e a Síria ao norte em relação a Palestina. Os versículos 5-20 cobrem um período de quase 200 anos de guerra entre esses poderes fronteiriços.

Detalhar todos este versículos seria demorrado e extenso, motivo pelo qual não os exporei aqui. Caso queira saber mais detalhadamente sobre este período, expresse seu desejo fazendo um comentário.

Do reino do norte, dos selêucidas surgirá Antíoco Epifâneo, fica no poder até 164 aC. E trata o povo Judeu com perversidade, mata de uma só vez mais de 40 mil judeus e profana o templo e o lugar santíssimo oferendo uma porca.

Daniel 11:31
31 – Dele sairão forças que profanarão o santuário, a fortaleza nossa e tirarão o sacrifício diário, estabelecendo a abominação desoladora.


Profanarão o santuário. Os soldados de Antíoco, sem dúvida com ajuda de judeus apóstatas, guardavam o templo suspendendo todos os cultos, enquanto outros atacavam a cidade num dia de sábado, matando cruelmente homens mulheres e crianças. Os soldados então profanaram o templo, aboliram a prática da circunsisão e os sacrifícios diários. Os sírios chegaram também a erigir dentro do templo uma estátua em homenagem ao deus olimpiano Zeus. Os judeus chamam isso de “abominação desoladora”, ou seja, o esvaziamento ou a ruína do culto judeu.

A abominação desoladora. Os soldados de Antíoco profanaram o templo espalhando migalhas de pão fermentado sobre o altar e eliminando os sacrifícios (8.14). Tanto Daniel como Jesus disseram que as atrocidades foi apenas uma prévia da abominação que ainda estará por vir sob o “último anticristo” (9.27; Mt 24.15).

Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.
Daniel 11:32


O povo que conhece ao seu Deus. Os judeus que permanecem fiéis ao seu Deus, resistiam bravamente em suas convicções preferindo a morte a fazer concessões.

Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia por muitos dias cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo.
Daniel 11:33


Ensinarão a muitos. Os judeus que eram sábios entre o povo, que criam e conheciam a verdade instruíam outros na Escritura, embora sofressem contínua perseguição.

Mas, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro; muitos, porém, se ajuntarão a eles com lisonjas.
Daniel 11:34

Pequeno socorro. Muitos acabariam abandonando essa frente e judeus compremetidos com a aliança teriam pouca ajuda, humanamente falando. Alguns temendo como seriam tratados pelos que permanecem fiéis, fingiram lealdade.

Alguns dos entendidos cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até o fim do tempo; pois isso ainda será para o tempo determinado.
Daniel 11:35


Para serem provados. Diante da perseguição, alguns dos que permanecem fiéis ao conhecimento de Deus (qualquer crente verdadeiro, 12.3) seriem martirizados. A graciosa intenção deste sofrimento era purificá-los. O padrão de perseguição continua até ao “tempo do fim”, que Deus designou na segunda vinda de Cristo. A referência a esse “fim” prepara uma transição no versículo 36 para os tempos de tribulação, quando o anticristo, préfigurado por Antíoco, estará no poder.

Até o tempo do fim... tempo determinado. Esses dois termos escatológicos apontam para um salto à frente, centenas de anos de história, de Antíoco até uma provação semelhante no futuro, quando um rei voluntarioso (36-45) estiver reinando. Esse rei perverso é o pequeno chifre, o anticristo (7.7-8,20-21,24-26), o perseguidor de 9.27 (virá o assolador).

11.36-45. Essa seção é o mais distante cumprimento das profecias do plano de Deus. Ela dá um resumo dos detalhes das 70 semanas de Daniel que não são encontrados em nenhum outro lugar na Escritura. Antíoco Epifânio, um tipo de anticristo, é o primeiro ponto de transição para o anticristo verdadeiro.

Este rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.
Daniel 11:36


Este rei fará. Esta passagem aponta para um futuro “tempo do fim” mencionado no v.35. Os versículos 36-45 discutem a carreira do anticristo nos últimos sete anos antes da sua vinda do reinado milenar de Cristo. Esse rei perverso é o último anticristo.

e o rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.
E não terá respeito aos deuses de seus pais, nem ao amado das mulheres, nem a qualquer outro deus; pois sobre tudo se engrandecerá.
Daniel 11:36-37


aos deuses de pai. Os pagãos tinham deuses tradicionais que lhe haviam sido transmitidos por seus pais, mas este rei não tem consideração por nenhum deles. O seu único deus é o poder (v.38 o “ deus das fortalezas”).
Desejo de mulheres. Isso pode significar que o anticristo será um homossexual; seguramente isso siginifica que não terá desejo normal, ou interesse por mulheres, por exemplo, como um celibatário.

Mas em seu lugar honrará ao deus das fortalezas; e a um deus a quem seus pais não conheceram, ele o honrará com ouro e com prata, com pedras preciosas e com coisas agradáveis.
Daniel 11:38


O deus das fortalezas. O termo fortaleza é usado outras cinco vezes nesse capítulo (7,9,19,31,39) e sempre significa “um lugar forte”. O poder é o seu deus e ele gastou todos os seus tesouros para tornar-se poderoso e para financiar suas guerras.

Dos versículos 40 a 45 fala do reino do reino do sul e do norte mas uma leitura apurada vemos que se trata do tempo da segunda vinda de Cristo como deixa claro o versículo 45:

E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.
Daniel 11:45


ao seu fim. Para enfrentar a última ameaça, o rei perverso estabelecerá o seu posto de comando entre o mar Mediterânio e mar Morto, ou da Galiléia, e no santo monte de Jerusalém, com tropas ocupando completamente a Terra Prometida (Zc 12.2-3; 14.2-3; Ap 19.17-21). Ninguém será capaz de ajudá-lo contra Deus, que com retorno de Cristo, o levará para o seu fim (Ap 19.20).

NÃO IMPORTA SE VIVE TRANQUILO OU SE VOCÊ PENA E TRABALHA DURO, SAIBA QUE DEUS CONTROLA O FUTURO.

Fiz o possível para um estudo resumido, temo que alguns pontos importantes acabaram sendo excluídos, caso veja algum poste seu comentário no link abaixo.

https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t4156p20-escola-biblica-estudos-no-livro-de-daniel-todas-as-licoes-faca-seu-comentario#17500

Amanhã o último capítulo do livro de Daniel.

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