Poderíamos hoje estudar o capítulo sete de Daniel, objeto de nossa escola bíblica, mas perderíamos fatos importantes que ocorreram bem como a linha do tempo na vida de Daniel. Os fatos ocorridos nos capítulos três, quatro e cinco tomaram grande parte da vida de Daniel e seus amigos. Temos que considerar estes fatos, e na queda do reino da Babilonia, Daniel já tem aproximadamente oitenta anos, e continua um exemplo de servo fiel e temente a Deus.
Daniel capítulo três.
TEMPERATURA MÁXIMA, FIDELIDADE MÁXIMA!Lemos no capítulo três de Daniel, que o rei Nabucodonozor que havia reconhecido que o Deus de Daniel é o verdadeiro Deus quando disse: “certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios (Dn 2.47)”; cheio de orgulho mandou fazer uma estátua para todos adorarem. O egocentrismo do rei suplantou a verdadeira adoração ao Deus verdadeiro.
Os amigos de Daniel aqui chamados de Sadraque, Mesaque e Abednego, não se prostaram e foram chamados à prestar contas ao rei. O rei exige adoração à imagem, mas a resposta foi que não precisavam se defender, que não adorariam a imagem pelo que o rei madou jogá-los na fornálha aquecida sete vezes mais, de modo que os soldados que os levaram morreram.
O rei olha e em vez de três vê quatro homens dentro da fornalha eo fogo não lhes atingia e, chamando-os para fora, viram que nenhum mal sofreram.
O quarto homem deve ser entendido como um anjo e não o próprio Deus ou Jesus, pelo fato que não se prostaram para o adorar.
Então o rei fez um decreto ordenando que todos adorassem o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego e os fez prosperar.
Não devemos nós pensar que por sermos honestos, bondosos e tementes a Deus que não passaremos tribulações, que não teremos inimigos, Jesus falou:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16.33NA HORA DA PROVAÇÃO DEUS PODE DE FATO COMPROVAR QUEM AMA DE CORAÇÃO.Daniel capítulo quatro.
UM SONHO CABELUDO!Nabucodonosor tem um sonho, chama novamente os sábios e advinhos, os quais não conseguem novamente interpretar. Então chama Daniel que conhece o Deus verdadeiro e conta-lhe o sonho.
Sonhou com uma árvore enorme que chegou ao céu e que dava frutos e sustentava a todos, pássaros faziam ninhos e os animais do campo achavam sombra nesta árvore.
Um ser angelical (anjo) desce do céu e manda derrubar a árvore e afugentar os animais que nela viviam edeixar o toco com a raíz presa com ferro e bronze.
Daniel ficou atônico por uma hora e depois a pedido do rei dá a interpretação do sonho.
A árvore formosa era o rei que ficou grande e poderoso e seu domínio se estende até os confins da terra. Quanto ao anjo que manda cortar a árvore significa que perderia sua posição e habitaria com os animais do campo comendo capim como um boi, suas unhas e pelos cresceriam.
Daniel fala para o rei se arrepender dos seus pecados e usar de misericórdia para com os pobres e fracos, mas ao contrário, depois de um ano, o rei cheio de orgulho e prepotente, contempla a cidade com seus jardins suspensos quando foi tirado do meio dos homens e foi habitar com animais.
Depois de sete anos levantou os olhos e bendisse a Deus e o louvou e glorificou. Foi então restaurado ao poder. A graça de Deus capacita a pessoa a fazer isto.
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
1 Pedro 5.6
... porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.
1 Samuel 2:30QUEM FOR ARROGANTE NO FINAL PODE SOFRER BASTANTE.Daniel capítulo 5
A MÃO FOI PESADA!O rei Belsazar, neto e Nabucodonozor, cerca de duas décadas depois da morte do rei, deu uma festa no palácio, uma verdadeira orgia e usa os utensílios do templo de Jerusalém para adorar com eles seus deuses e ídolos. Uma verdadeira blasfêmia, ou sacrilégio.
No auge da “balada” aparecem dedos escrevendo na parede e o rei vê a mão escrevendo, ficou apavorado, aterrorizado. Manda trazer imediatamente os sábios e adivinhos aos berros e lhes oferece reconpensa e o terceiro lugar no reino.
Novamente não conseguem interpretar o significado, semelhante ao que aconteceu com Nabucodonozor, a intervensão divina está novamente alem da compreensão desses sábios e adivinhos.
A rainha-mãe ouvindo os gritos entra no salão da festa e fala a respeito de Daniel que novamente interpreta o fenômeno. Daniel reporta ao rei Belsazar a história de Nabucodonosor o o acusa de apesar saber de tudo não respeitou a Deus, pelo contrário o desprezou dando honra a deuses pagãos com utensílios do templo de Deus.
A incrição na parede: MENE MENE TEQUEL E PARSIM
MENE- Deus contou os dias do seu reinado e determinou seu fim.
TEQUEL- Foste pesado na balança e achado em falta. Manifesta a mão pesada de Deus.
PERES- Seu reino foi dividido e entregue aos Medo-Persas
A Babilônia caiu em 29 de outubro de 539 a.C.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Atos 17:24-26O DESPREZO A DEUS TRARÁ TERRÍVEIS RESULTADOS!Na próxima lição estudaremos Daniel na cova dos leões e os quatro animais. Será um estudo "espantoso".
Abaixo o link para comentários, fique à vontade.
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t4156-escola-biblica-estudos-no-livro-de-daniel-todas-as-licoes-faca-seu-comentario#17334