Estudos no livro de Daniel. Lição 2Na primeira lição vimos da importância de se aprender a palavra de Deus na meninice.
Vemos neste capítulo outra lição importante para nossos dias. O grande valor da igreja.
O rei Nabucodonozor tem um sonho que o deixou preocupado. No tempo da revelação Deus falou por meio de interpretação de sonhos.
O rei mandou chamar todos os magos, feiticeiros, encantadores e caldeus, uma classe especial de adivinhos que ensinavam a cultura dos caldeus.
Mas, como o rei não se lembrava ao menos claramente ou estava confuso sobre o sonho, e conforme superstição oriental da época, não se lembrar do sonho significa que seu deus particular está zangado. Até que o sonho fosse lembrado e interpretado, pesava sobre a pessoa como um sonho mau, motivo pelo qual deu a ordem para que revelasem o sonho e o significado:
E os caldeus disseram ao rei em aramaico: O rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação.
Daniel 2:4
Respondeu o rei, e disse aos caldeus:O assunto me tem escapado; se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo;
Daniel 2:5 Os homens mundanos falharam e não conseguiram declarar qual foi o sonho e sua interpretação, mostram que é impossível a sabedoria humana interpretar sonhos que vem de Deus.
Então o rei muito se irou e enfureceu, e ordenou que matassem a todos os sábios de Babilônia.
Daniel 2:12Foi por este motivo que Daniel ficou sabendo do sonho do rei, estava na lista dos que haviam de morrer.
Então Daniel falou avisada e prudentemente a Arioque, capitão da guarda do rei, que tinha saído para matar os sábios de Babilônia;
Daniel 2:14
Ao que Daniel se apresentou ao rei e pediu que lhe designasse o prazo, para que desse ao rei a interpretação.
Daniel 2:16Depois de falar com o rei, Daniel foi para casa e contou a seus amigos. Na dependência da misericórdia de Deus, Daniel procura seus companheiros, que vêem as coisas como ele, para juntos orarem por uma revelação do conteúdo do sonho. Deus revelou o sonho a Daniel e aprendemos uma lição importante:
Daniel não foi orar sozinho, pediu aos seus companheiros, nos dias atuais seriam seus irmãos em Cristo, para orarem com ele. Eles eram sua igreja em um pais distante, estranho e pagão. Estes quatro amigos juntos perseveravam em oração, Daniel não teve ousadia de resolver o problema individualmente. Também depois de Deus lhe ter revelado o sonho não se encheu de orgulho mas deu crédito a Deus na sua oração e diante de Nabucodonosor.
Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; pelo que Daniel louvou o Deus do céu.
Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força.
Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos.
Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
Ó Deus de meus pais, a ti dou graças e louvor porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos; pois nos fizeste saber este assunto do rei.
Daniel 2:19-23Estes versículos podem ser considerados um pequeno salmo, um hino de gradidão espontâneo, modelo de ação de graças. Nenhuma palavra é meramente repetida, e engrandecendo a Deus, suas palavras fazem o mesmo com este louvor.
Esse louvor a Deus resume o tema de todo o livro, ou seja Deus controla todas as coisas, é doador de sabedoria e poder.
Um bom exemplo a ser seguido. Repartir com a igreja necessidades e bençãos de Deus. Se somos participantes de um mesmo corpo, todos devem participar, esta é a vontade de Deus. Dar sempre glorias a Deus e não a um mero homem sobre uma benção alcançada, mas unicamente a Deus.
Vemos um exemplo em Atos 12.
Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.
Atos 12:12Certamente muitos outros exemplos podem ser citados neste sentido, mas fazer parte de uma igreja que se reúne para orar conjuntamente, louvar, celebrar a ceia, entre outros, é uma necessidade do verdadeiro Cristão.
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.Salmos 133:1Abaixo o link caso queira fazer algum comentário, será bem vindo.
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t4156-escola-biblica-estudos-no-livro-de-daniel-licao-1-faca-seu-comentario#17254Henrique R Sukerth