SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
83 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 83 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando Lucas
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando João
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:25 por JLGJLG

» Procurando Paulo
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

» A LIÇÃO DA TRAIÇÃO DE JUDAS
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyTer 11 Abr 2023, 21:48 por William Santos

» BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyTer 11 Abr 2023, 21:44 por William Santos

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos?

Ir para baixo 
AutorMensagem
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
jairo nuness


RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3495
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? Empty
MensagemAssunto: Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos?   Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptyDom 29 Dez 2013, 12:34

Escola bíblica! 

Família, um projeto de Deus.

Considerações finais. 


O Que Devo Ensinar aos Meus Filhos?


 (pdf) (mp3)

Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? 3e1g  

comentários iniciais 


Quando eu era novo e recém-casado, tive a oportunidade de dar uma aula sobre a instrução de filhos. Eu me senti incapaz por não ter nenhuma experiência como pai. Segui o conselho de uma pessoa mais experiente e sábia – ensine o que a Bíblia diz sobre o assunto. Estudei e procurei fazer exatamente isso.


Agora, sou pai e avô, e vejo a necessidade de ensinar sobre a instrução de filhos. Quando olho para as minhas próprias imperfeições e para os erros que tenho cometido na criação dos meus filhos, ainda me sinto incapaz. Mas, sabendo que o assunto é importante, volto ao mesmo conselho. Vamos examinar algumas coisas que a Bíblia diz sobre a instrução dos filhos. São orientações divinas importantes para todos os pais.





1-   A Importância da Instrução




Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus frisou a importância da instrução dos pais para os filhos. Na época dos Patriarcas, Deus confiou na determinação de homens fiéis para repassar suas instruções às gerações posteriores. Ele disse sobre Abraão: 


“Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo” (Gênesis 18:19). 


A confiança de Deus em Abraão não foi baseada na experiência deste homem como pai. Deus sabia que Abraão era fiel ao Senhor, e que faria o melhor possível como pai.


Quando Moisés resumiu a vontade de Deus para os israelitas, nas últimas semanas de sua vida, ele disse: 


“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6:6-7).




Asafe, um dos salmistas de Israel, escreveu: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Salmo 78:3-4).




O livro de Provérbios contém muito ensinamento prático dos pais para os filhos. Consideremos alguns versículos que frisam a importância de dar e receber esta orientação:


“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento” (4:1); “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos” (4:20); “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (6:20); “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (10:1); “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão” (13:1); “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (22:6).




O Novo Testamento, também, fala da importância da instrução pelos pais. Paulo comentou sobre a fé que Timóteo aprendeu da sua mãe e avó (2 Timóteo 1:5).


 O mesmo apóstolo escreveu: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). 


O autor de Hebreus comentou sobre a importância da disciplina na instrução dos filhos (Hebreus 12:4-11). A Bíblia toda enfatiza a importância da educação dada pelos pais aos filhos.




  2-  Algumas Coisas que os Pais Devem Ensinar aos seus Filhos




Um pequeno estudo como este não é suficiente para falar de tudo que os pais precisam comunicar aos seus filhos. Qualquer pai ou mãe poderia parar aqui e se dedicar ao estudo da própria Bíblia para achar uma orientação muito mais ampla. Aprenda a ser fiel a Deus e procure ensinar os mesmos princípios aos seus filhos.




As sugestões que seguem servem para iniciar ou orientar o seu estudo, mas não são uma lista completa das instruções que os filhos precisam. Vamos considerar algumas coisas que os filhos devem aprender dos seus pais.


3-- Respeitar autoridade. 


Aprender a respeitar a autoridade absoluta do Senhor é de suma importância para a salvação eterna dos filhos (Mateus 28:18-20; 2 Tessalonicenses 1:7-9). Mas esta lição começa antes da criança desenvolver a capacidade para compreender a ideia de um Ser espiritual e invisível. Quando a criança aprende a respeitar a autoridade da mãe e do pai terrestre, toma um passo importante na direção da submissão a Deus. Se não respeitar o pai visível, como vai obedecer o Pai celeste? O princípio de respeito deve abranger outras figuras de autoridade – professores na escola, supervisores no serviço, oficiais do governo e guias espirituais (cf. Romanos 13:1-7; 1 Pedro 2:13,18; 3:1; Hebreus 13:17).

4--   Reconhecer limites e conseqüências.


 Os pais precisam ensinar o princípio da colheita:


“Aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7); “O que semeia a injustiça segará males...o generoso será abençoado” (Provérbios 22:8-9). Desobediência precisa ser castigada: “Castiga o teu filho, enquanto há esperança” (Provérbios 19:18; cf. 23:13). “Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá” (Provérbios 15:10).




5-   Conhecer o Senhor.


 Quando trazemos um filho para este mundo, damos vida à uma pessoa com um espírito que vai existir para a eternidade – ou na presença de Deus na glória do céu, ou banido da presença dele no tormento do inferno (João 5:29; Mateus 25:46; 2 Tessalonicenses 1:8-9). Aquele filho cresce, se torna responsável pelos próprios atos e, infelizmente, peca contra Deus (Romanos 3:23). Para alcançar a vida eterna e evitar o castigo eterno, ele precisa conhecer o Senhor. Precisa crer em Jesus Cristo (João 8:24), arrepender-se (Lucas 13:3) e ser batizado para remissão dos seus pecados (Atos 2:38; Marcos 16:16). Os pais devem ensinar seus filhos sobre Deus e sobre a salvação em Jesus.




6-   Conhecer a Bíblia. 


Para conhecer o Senhor, é necessário conhecer a palavra que ele nos revelou. Salmo 78 fala da importância do ensinamento baseado na História bíblica. Crianças pequenas gostam de ouvir as histórias de Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel, etc. São capazes de aprender muitos fatos importantes sobre Deus. Aproximando a adolescência, desenvolverão uma capacidade maior para compreender os ensinamentos (doutrinas) da Bíblia, já com uma base sólida de compreensão histórica. Comece cedo, e continue ajudando seus filhos a crescerem no conhecimento da palavra.




7--   Distinguir entre o certo e o errado. 


O primeiro filho a nascer na história do mundo pecou quando não escolheu o bem (Gênesis 4:7). Os nossos filhos terão que decidir entre dois caminhos com destinos opostos (Mateus 7:13-14; Hebreus 5:14). Esta capacidade de distinguir entre o bem e o mal definirá diversas decisões na vida


:“O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro” (Provérbios 17:15).




8--  Trabalhar e ser responsável. 


O homem foi criado para trabalhar, e deve ser responsável em todos os seus compromissos. Deus sempre condenou a preguiça (Provérbios 6:6-11; 19:15,24). Paulo disse: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Tessalonicenses 3:10). Tratando da responsabilidade financeira em relação à família, ele disse: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”1 Timóteo 5:8


9--   Ser responsável pelos próprios atos.


 Desde o pecado do primeiro casal, as pessoas têm tentado fugir da responsabilidade pelos próprios atos (veja Gênesis 3:11-13). A mulher culpou a serpente que a tentou. O homem culpou a mulher e até tentou jogar uma parte da culpa em Deus por ter criado sua companheira! Muitas pessoas hoje preferem dizer que “aconteceu” para não admitir que “eu fiz”. É mais fácil culpar o governo ou a sociedade do que assumir responsabilidade pelos próprios atos. Ninguém nunca conseguiu justificar o pecado. Deus justifica pecadores arrependidos!


10   Cumprir seus deveres na família. 


Pais fiéis a Deus, fiéis aos cônjuges e fiéis aos filhos ajudam os filhos a aprenderem seus papéis na família (Efésios 5:22-6:4). Pais precisam ser homens de verdade que sustentam e guiam suas famílias. Mães precisam ser submissas aos seus maridos, mostrando amor para eles e para os filhos. Filhos precisam ser obedientes, respeitando e honrando os pais. E os pais devem ensinar aos filhos, ajudando-os a crescer para ser homens e mulheres fiéis a Deus e dedicados às suas famílias.




11-   Aprender uma perspectiva eterna. 


Todos nós precisamos aprender a olhar para tudo ao nosso redor de uma perspectiva eterna. Pessoas materialistas se preocupam com as coisas passageiras. Pessoas espirituais olham para as coisas eternas. Nós, e nossos filhos, precisamos aprender que “acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.... porque tudo passa rapidamente” (Salmo 90:9,10). 



CONCLUSÕES  FINAIS  


Como Moisés, devemos pedir: 


“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12).


Precisamos ensinar e viver de uma maneira que os nossos filhos possam aprender a acumular seus tesouros no céu, não aqui na terra (Mateus 6:19-21; Lucas 12:15-21). A vida passa como neblina (Tiago 4:13-15). Depois desta vida, vem o julgamento e a eternidade (Hebreus 9:27). Vamos ensinar a palavra de Deus para ajudar os nossos filhos olharem para a eternidade e se prepararem para a vida eterna na presença de Deus!




Ser pais é uma grande bênção e uma responsabilidade enorme que alcança a eternidade. Vamos fazer o melhor possível para guiar os nossos filhos no caminho do Senhor

–por Dennis Allan


http://www.estudosdabiblia.net/d159.htm


Meus irmãos, a paz do Senhor! 
Resolvi trazer algumas considerações sobre família; filhos como educá-los. Não é fácil, hoje em dia ensinar nossos filhos nos caminhos do Senhor , há uma luta muito grande. Algo, pessoas ou coisas, puxam nossos filhos para o mundo e para o erro. Mas nós como servos de Deus não podemos nos conformar com isso Paulo nos afirma ;


“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”  Rm 12.2.


 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus.
ü        Eu suplico a todos vocês por amor ao nosso Deus, a que não se conformem de jeito nenhum com tudo o que o mundo nos oferece.


E nós pais temos  o dever de oferecer aos nossos filhos a Palavra de Deus , os bons costumes e disciplina. Se não fizermos isso , nossos filhos mergulharão em um poço escuro e sem volta .


Sei o quanto é difícil! Mas pai , mãe, nunca desistam de seu filhos,mesmo que eles estejam nas drogas ou vicio. Lute, mas lute, com a espada não mão e joelhos no chão. A espada: a Palavra de Deus;  joelhos no chão , oração , só assim poderemos vencer e trazer de volta nossos filhos a vida . 
Deus vos abençoe e até a próxima!


SUA PARTICIPAÇÃO AQUI 

https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t9459-escola-biblica-familia-um-projeto-de-deus-o-que-devo-ensinar-aos-meus-filhossua-participacao-aqui#41305

ESTA LIÇÃO EU COPIEI DA NET E DEI UMA EDITADA, E ACRESCENTEI MEUS COMENTÁRIOS . DEUS VOS ABENÇOE EM TUDO E PARABÉNS AO AUTOR DESTA MARAVILHA DE LIÇÃO.

jairo nunes.





Ir para o topo Ir para baixo
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
jairo nuness


RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3495
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 65
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos?   Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos? EmptySeg 06 Jan 2014, 18:52

.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ESCOLA BÍBLICA: FAMÍLIA UM PROJETO DE DEUS. PARTE 2-AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO E A PROVISÃO DE DEUS
» Escola biblica , FAMILIA UM PROJETO DE DEUS a Educação aos filhos e o convivio em familia. Parte f
» Escola Bíblica. Família um projeto de Deus. A família e o conflito de gerações. Parte 4.
» ESCOLA BÍBLICA: FAMÍLIA, UM PROJETO DE DEUS .Parte 1. A INSTITUIÇÃO FAMÍLIA!
» FAMÍLIA: UM PROJETO DE DEUS .Parte 1. A INSTITUIÇÃO FAMÍLIA. ESCOLA BÍBLICA, sua Participação aqui .

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: Escola Bíblica-
Ir para: