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e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
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MensagemAssunto: Discordando do irmão Henrique.   Discordando do irmão Henrique. EmptySex 22 Nov 2013, 19:11

Não posso concordar com as afirmações do seu tópico:

https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t9240-a-lei-e-os-profetas-duraram-ate-joao-lc-1616-18#40371

Na minha opinião trata-se de uma forsação de barra do autor do texto,tentando escapar pela tangente,por não querer observar a Lei de Deus...

Tenho um outro estudo muito mais claro em relação aos versos citados por ele,veja:


Lucas 16:16 assim descreve que “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele”. É necessário entender 3 questões importantes a este respeito, sendo:

A lei que durou até João não são os dez mandamentos, mas as leis cerimoniais do santuário que envolvia festas solenes, luas novas e sábados festivos que aconteciam anualmente, mensalmente e semanalmente, que apontavam para a vinda do Messias (Ef 2:15; Cl 2:14-16 – Lc 23). Todas estas leis eram mensagens em forma de simbolismos que representavam e anunciavam a vinda do verdadeiro cordeiro que tiraria o pecado do mundo (Jo 1:29). Além do mais, Jesus está fazendo uma referência a toda a escritura do Antigo Testamento que apresentava a verdade messiânica através de ritos, símbolos e mensagens proferidas pelos profetas (Jo 1:45).
2º Os profetas, juntamente com estas leis, também duraram até João - Bom, assim como as leis, Jesus está descrevendo as mensagens proferidas por estes profetas que prediziam a vinda do Messias. Todos os profetas que profetizaram a respeito da vinda do Messias seriam até João Batista que foi o último profeta que pré-anunciou e preparou o caminho de Jesus.

3º A palavra "duraram" não condiz com a realidade textual do verso. Tanto é verdade que o verso seguinte (17) afirma de forma incisiva que "é mais fácil passar o céu e a terra, que cair um til sequer da lei". Não há contradição, pois o verso 16 apenas descreve que, o que durou ou vigorou até João Batista foram as predições a respeito do Messias que estavam inseridos nas leis ritualísticas e nas mensagens dos profetas. Depois de João Batista nenhum profeta mais anunciaria a primeira vinda de Cristo porque o Cristo predito já estava entre os homens conforme a lei e os profetas predisseram.

Observações para refletir:
Se a lei durou até João, porque muitos evangélicos, embora não guardem o sábado, respeitam e observam os demais 9 mandamentos?
2º Se os profetas duraram até João, como explicar as revelações do livro do apocalipse que foi escrito depois de João Batista, por volta do ano 90 d.C.?
Se não existem mais profetas, por terem durado até João, porque os evangélicos contemporâneos insistem na ideia de suposta revelação, papel exclusivo de profetas?
4º Se a lei terminou até João, por que Jesus disse que quem O ama guardaria seus mandamentos? (Jo 14:15, 21)
5º Se a lei terminou em João, porque Paulo citou alguns dos mandamentos de Êxodo 20 como representação clara de amor ao próximo?
Se a lei terminou em João, como entender as mulheres e sua mãe na carne que conheciam muito bem os ensinamentos de Jesus, por terem convivido com ele por anos e anos, e mesmo assim guardaram o sábado segundo o mandamento? (Lc 23:53-56).
7º Se a lei terminou em João, como entender os evangélicos que ensinam com insistência que o sábado foi mudado para o domingo, sugerindo a permanência da lei de um dia santo semanal?
8º Se a lei terminou em João, como entender 1º João 3:4 que diz categoricamente que pecado é a transgressão da lei? Se não existe lei, logo não existe pecado.
9º Se a lei terminou em João Batista, como entender João, o profeta, afirmar que quando recebeu as primeiras revelações deste livro era o dia do Senhor, ou seja, o dia sagrado do mandamento? (Ap 1:10)
10º se os profetas duraram até João, como entender que nos últimos dias haveria o dom da profecia? (At 2:17 e 18).
11º Se a lei terminou em João, como entender.... etc, etc, etc, etc,
 Parece que o problema não está com a lei, mas com as pessoas que interpretam equivocadamente o papel da lei. O que é importante não é a letra da lei em si, mas os princípios que estão por detrás dela. Por este motivo é que também é chamado de lei do amor (Rm 13:10; Jo 14:15), ou lei espiritual (Rm 7:14).
O tal resumo da lei que alguns evangélicos sugerem tem haver com Mateus 22:34-40. No entanto, distorcem afirmando que não há mais leis e que todas as leis agora são apenas duas, amar o próximo e a Deus. Na verdade, Jesus, nestes versos, não efetuou um novo resumo da lei, mas, citando um resumo que Moisés já havia feito no Antigo Testamento. Observe Deuteronômio 6:5 “Amar a Deus acima de todas as coisas”, e Levítico 19:18 “amar ao próximo como a ti mesmo”. Como visto, este resumo já era bem antigo e Jesus apenas fez referência a uma citação já existente desde os tempos antigos. O fato revelado aqui é que toda a lei, ou todos os mandamentos, devem ter como base a essência do amor (Rm 13:10), por se tratar de relacionamento e obediência a Deus e relacionamento com o próximo.
O grande problema é que alguns entendem que a lei de Deus foi dada para salvar e isto é um erro grotesco. Salvação é um dom que advém somente pelo sacrifício de Cristo, Sua graça eterna (Ef 2:8. A lei não foi dada para salvar, mas para nos proteger colocando-nos distante dos limites do pecado, pois, segundo as Escrituras, o pecado é a transgressão da lei (1 Jo 3:4). Por este motivo é que Paulo afirmou que se não há lei, também não há pecado, ironizando a questão (Rm 4:15).
Bom, mas a lei de Deus é como uma lei de trânsito, lei do casamento, lei da saúde, lei da gravidade, lei da química, lei da física, que favorecem a segurança e manutenção da vida, e no caso da lei de Deus, ela existe para nos conduzir os passos nos aspectos morais. Aquele que seguir sua guia, além de demonstrar claramente submissão a Deus em atos, também será beneficiado por viver longe dos limites do pecado e consequentemente longe das consequências.
Como ressaltado, o grande problema é a maneira equivocada como ensinam a lei. Ela deve ser obedecida, mas por amor e submissão a Deus, por termos sido salvos, e não para sermos salvos. Por este motivo é que Paulo afirmou em 1 Timóteo 1:8 que “Sabemos porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo”. Se a utilizarmos de forma legítima, ou correta, com certeza ela será prazerosa (Rm 7:22; Sl 1:2; 119:174), restaurará completamente a alma e dará sabedoria (Sl 19:7; 23:3,  além de ser santa, justa e boa (Rm 7:12), serão bem aventurados os que andam nela (Sl 119:1.
E por último, há uma regra valiosa para testarmos os pregadores de nosso tempo que falam em nome de Jesus, descrita por João, afirmando que, “Aquele que diz que o conhece, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade” (1 Jo 3:4). Qualquer um que pretenda transgredir a lei de Deus e ensinar os outros a se distanciarem desta verdade deve ser considerado um legítimo mentiroso.
Vale lembra também que o Salmista já dizia que os mandamentos de Deus duraria para sempre (Sl 11:7-8 e que jamais faria mudança alguma em Sua palavra (Sl 89:34; Ml 3:6; Tg 1:17; Mt 5:17;  Lc 16:17, e que Satanás, o dragão, teria uma ira especial contra os que guardassem os mandamentos de Deus (Ap 12:17).
Bom, há muitas outras evidências que confirmam esta verdade, mas creio ser suficiente... Por demais, Deus lhe abençoe...

Ass. Gilberto Theiss

http://gilbertotheiss.blogspot.com.br/2012/07/duvida-como-entender-lucas-1616-lei-e.html
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Henrique

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MensagemAssunto: Re: Discordando do irmão Henrique.   Discordando do irmão Henrique. EmptySex 22 Nov 2013, 23:50

Assuero escreveu:
Não posso concordar com as afirmações do seu tópico:

https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t9240-a-lei-e-os-profetas-duraram-ate-joao-lc-1616-18#40371

Na minha opinião trata-se de uma forsação de barra do autor do texto,tentando escapar pela tangente,por não querer observar a Lei de Deus...

Tenho um outro estudo muito mais claro em relação aos versos citados por ele,veja:
Discordar de um estudo é direito de todos, inclusive seu, irmão Assuero.

Porém dizer que "não pode concordar" mas sem explicar o motivo, é ir contra a Palavra. Se não concorda deveria pois esclarecer o "porque" não concorda.

Utilizar o texto que postei, e esclarecer os erros (se existirem) seria muito melhor que simplesmente dizer que é uma "forsação de barra" ou que estou "tentando escapar pela tangente" sem dizer o motivo destas afirmações, pois o estudo é bem explicativo e direto.

Mas como outras vezes, não esclarece os argumentos apresentados e assim coloca outro estudo pois na verdade não tem como apontar erros no estudo.

Se não "pode concordar" explique o motivo, então terás credibilidade.

Assuero escreveu:
1º A lei que durou até João não são os dez mandamentos, mas as leis cerimoniais do santuário que envolvia festas solenes, luas novas e sábados festivos que aconteciam anualmente, mensalmente e semanalmente, que apontavam para a vinda do Messias (Ef 2:15; Cl 2:14-16 – Lc 23). Todas estas leis eram mensagens em forma de simbolismos que representavam e anunciavam a vinda do verdadeiro cordeiro que tiraria o pecado do mundo (Jo 1:29). Além do mais, Jesus está fazendo uma referência a toda a escritura do Antigo Testamento que apresentava a verdade messiânica através de ritos, símbolos e mensagens proferidas pelos profetas (Jo 1:45).
Vejamos uma parte do estudo.

Diz: "A lei que durou até João não são os dez mandamentos, mas as leis cerimoniais do santuário que envolvia festas solenes, luas novas e sábados festivos que aconteciam anualmente, mensalmente e semanalmente, que apontavam para a vinda do Messias (Ef 2:15; Cl 2:14-16 – Lc 23)."

Os versículos:

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Efésios 2:14-16

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Colossenses 2:14-17


Quanto a Lc 23, falta o endereço completo, ou correto.

Pergunto então, qual destes versículos afirmam que "A lei que durou até João não são os dez mandamentos"? Nada neste estudo explica de onde tirou tal conclusão. apenas faz uma afirmação sem respaldo bíblico e a partir dai passa ser verdade.

Na verdade os versículos citados dizem o contrário:"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos,"

Lei dos mandamentos, então como afirma que não são os dez mandamentos? Onde será que isto está escrito? Lugar nenhum na Bíblia, pois a Palavra nos diz o contrário. Vejamos também:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Mateus 5:17-18


Jesus não veio abrogar (destruir) a lei mas cumprir. Não veio como adversário da lei, ou contra a lei.Seu objetivo não era impedir a sua realização. Pelo contrário, ele honrou, amou, obedeceu e cumpriu a lei. Ele cumpriu todas as profecias da lei sobre Si mesmo (Lucas 24:44). Cristo cumpriu as exigências da lei, toda ela. Nos livrou da maldição da lei (veja Gálatas 3:10,13).


E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Lucas 24:44

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Gálatas 3:10

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Gálatas 3:13


Se a lei tem a mesma relação hoje com os homens, de antes de Cristo vir, então a lei não foi cumprida, e neste caso Jesus falhou na sua missão.

Por outro lado, se Jesus cumpriu totalmente a lei, então ela não tem o mesmo valor que antes, ou seja não pode nos condenar (aos convertidos) atualmente.

Agora se ela tem algum valor vinculativo em nossos dias, então toda a lei o tem, pois Jesus mesmo falou que nem um "i ou til" de toda a lei passaria até que todas suas palavras fossem cumpridas. Então, nada na lei era para falhar, mas para ser cumprido. Jesus cumpriu toda a lei ou apenas o sistema de sacrifício?

Certo é que cumpriu toda a lei, neste caso como afirmar que Lc 16.16 se refere a uma parte da lei, ou Jesus cumpriu todas as obrigações legais, ou nada cumpriu.

Diante disso não é proveitoso discorrer o estudo, pois é todo baseado nesta primeira afirmação, contrária a Palavra.

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MensagemAssunto: Re: Discordando do irmão Henrique.   Discordando do irmão Henrique. EmptySáb 23 Nov 2013, 10:38

Henrique escreveu:
Assuero escreveu:
Não posso concordar com as afirmações do seu tópico:

https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t9240-a-lei-e-os-profetas-duraram-ate-joao-lc-1616-18#40371

Na minha opinião trata-se de uma forsação de barra do autor do texto,tentando escapar pela tangente,por não querer observar a Lei de Deus...

Tenho um outro estudo muito mais claro em relação aos versos citados por ele,veja:
Discordar de um estudo é direito de todos, inclusive seu, irmão Assuero.

Porém dizer que "não pode concordar" mas sem explicar o motivo, é ir contra a Palavra. Se não concorda deveria pois esclarecer o "porque" não concorda.

Os antigos costumavam dizer que para o bom entendedor um pingo é letra...mas como parece que o irmão não entendeu,vamos às explicações...

Utilizar o texto que postei, e esclarecer os erros (se existirem) seria muito melhor que simplesmente dizer que é uma "forsação de barra" ou que estou "tentando escapar pela tangente" sem dizer o motivo destas afirmações, pois o estudo é bem explicativo e direto.

Mas como outras vezes, não esclarece os argumentos apresentados e assim coloca outro estudo pois na verdade não tem como apontar erros no estudo.

Se não "pode concordar" explique o motivo, então terás credibilidade.

Eu utilizei o mesmo artifício que o irmão;por não concordar com a guarda do 4° mandamento,vc,ao achar um artigo na net que se coaduna com o seu pensamento,mais que rapidamente o transcreveu na íntegra,com o intuito de apresentar aquilo que pensa...eu fiz a mesma coisa,com um estudo que explana de forma clara,límpida e abrangente,aquilo que penso...só não vê quem não quer...

Assuero escreveu:
1º A lei que durou até João não são os dez mandamentos, mas as leis cerimoniais do santuário que envolvia festas solenes, luas novas e sábados festivos que aconteciam anualmente, mensalmente e semanalmente, que apontavam para a vinda do Messias (Ef 2:15; Cl 2:14-16 – Lc 23). Todas estas leis eram mensagens em forma de simbolismos que representavam e anunciavam a vinda do verdadeiro cordeiro que tiraria o pecado do mundo (Jo 1:29). Além do mais, Jesus está fazendo uma referência a toda a escritura do Antigo Testamento que apresentava a verdade messiânica através de ritos, símbolos e mensagens proferidas pelos profetas (Jo 1:45).
Vejamos uma parte do estudo.

Diz: "A lei que durou até João não são os dez mandamentos, mas as leis cerimoniais do santuário que envolvia festas solenes, luas novas e sábados festivos que aconteciam anualmente, mensalmente e semanalmente, que apontavam para a vinda do Messias (Ef 2:15; Cl 2:14-16 – Lc 23)."

Os versículos:

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Efésios 2:14-16

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Colossenses 2:14-17


Quanto a Lc 23, falta o endereço completo, ou correto.

Observe as partes do texto que eu ressaltei em letras grandes,onde ala de ORDENANÇAS,que são os itens da lei mosaica,como fala o verso seguinte,mostrando que se trata de FESTAS JUDAICAS,os sábados CERIMONIAIS,não o sábado mencionado no Decálogo...tentar enfiar o sábado semanal no meio das cerimonias judaicas,como lua nova e outras festas é tapar o sol com a peneira...

Pergunto então, qual destes versículos afirmam que "A lei que durou até João não são os dez mandamentos"? Nada neste estudo explica de onde tirou tal conclusão. apenas faz uma afirmação sem respaldo bíblico e a partir dai passa ser verdade.

É simples,a lei de ordenanças foi abolida na cruz,mas a Lei de Deus,o Decálogo não...prova disso é que os discípulos de Jesus continuaram guardando esses mandamentos mesmo depois de Ele ter subido aos céus,afinal não temos nenhum registro de algum discípulo matando,roubando ou transgredindo o sábado,como provam vários textos em Atos,onde Paulo aparece guardando o sábado e exortando os irmãos a guardarem...

Na verdade os versículos citados dizem o contrário:"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos,"

Lei dos mandamentos, então como afirma que não são os dez mandamentos? Onde será que isto está escrito? Lugar nenhum na Bíblia, pois a Palavra nos diz o contrário. Vejamos também:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Mateus 5:17-18


Jesus não veio abrogar (destruir) a lei mas cumprir. Não veio como adversário da lei, ou contra a lei.Seu objetivo não era impedir a sua realização. Pelo contrário, ele honrou, amou, obedeceu e cumpriu a lei. Ele cumpriu todas as profecias da lei sobre Si mesmo (Lucas 24:44). Cristo cumpriu as exigências da lei, toda ela. Nos livrou da maldição da lei (veja Gálatas 3:10,13).


E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Lucas 24:44

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Gálatas 3:10

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Gálatas 3:13


Irmão Henrique,não faça isso comigo...sei que o irmão é inteligente o bastante prá saber que toda a epístola aos Gálatas é uma exortação aos membros daquela igreja acerca dos falsos mestres JUDAIZANTES,que estavam tentando introduzir a circuncisão e outras práticas judaicas entre os irmãos gálatas,conforme prova o verso 4 do capítulo 2:

E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;

Se a lei tem a mesma relação hoje com os homens, de antes de Cristo vir, então a lei não foi cumprida, e neste caso Jesus falhou na sua missão.

Por outro lado, se Jesus cumpriu totalmente a lei, então ela não tem o mesmo valor que antes, ou seja não pode nos condenar (aos convertidos) atualmente.

Agora se ela tem algum valor vinculativo em nossos dias, então toda a lei o tem, pois Jesus mesmo falou que nem um "i ou til" de toda a lei passaria até que todas suas palavras fossem cumpridas. Então, nada na lei era para falhar, mas para ser cumprido. Jesus cumpriu toda a lei ou apenas o sistema de sacrifício?

Claro está nesse texto que Jesus favala sobre a lei mosaica,especificamente nesse sermão,uma vez que no verso 18 Ele fala da parte da lei que trata de adultério,quando cita o repúdio à mulher,coisa que não existe mais em nosso tempo...além disso eu lhe pergunto,TODAS as palavras de Jesus já se cumpriram?

Certo é que cumpriu toda a lei, neste caso como afirmar que Lc 16.16 se refere a uma parte da lei, ou Jesus cumpriu todas as obrigações legais, ou nada cumpriu.

Diante disso não é proveitoso discorrer o estudo, pois é todo baseado nesta primeira afirmação, contrária a Palavra.

Henrique.
A verdade é que toda essa celeuma é apenas por causa do sábado,porque todos os evangélicos concordam em guardar os outros 9 mandamentos da Lei de Deus,mas quando chega ao 4° inventam milhares de subterfúgios p/ desprezar e distorcer o que a Palavra é clara em afirmar:QUE O DIA DE GUARDA DO POVO DE DEUS É O SÁBADO,O SÉTIMO DIA DA SEMANA...

Como exposto no estudo que postei,continua a pergunta:se os profetam duraram APENAS até João,porque as igrejas de hoje ainda insistem em aceitar em seus cultos as manifestações de revelações,tarefa de competencia exclusiva de profetas?Eles existem hoje ou não?
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Henrique

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MensagemAssunto: Re: Discordando do irmão Henrique.   Discordando do irmão Henrique. EmptyDom 24 Nov 2013, 01:36

Irmão Assuero, graça e paz.

Assuero escreveu:
Os antigos costumavam dizer que para o bom entendedor um pingo é letra...mas como parece que o irmão não entendeu,vamos às explicações...
Sim irmão, para o bom entendedor meia palavra basta, e como bom entendedor não precisa escrever em letras garrafais e vermelhas, pois para o bom entendedor estás a gritar, e esta certamente não a foma de se expor a verdade da Palavra do Senhor.

Basta escrever seu pensamento de forma ordenada e principalmente separando a minha escrita da sua, pois da forma que posta cria confusão, exceto é claro pelos "gritos".

Mas vejamos as explicações... não colocarei em letras grandes, prefiro usar a citação, pois assim fica mais claro.

Assuero escreveu:
Observe as partes do texto que eu ressaltei em letras grandes,onde ala de ORDENANÇAS,que são os itens da lei mosaica,como fala o verso seguinte,mostrando que se trata de FESTAS JUDAICAS,os sábados CERIMONIAIS,não o sábado mencionado no Decálogo...tentar enfiar o sábado semanal no meio das cerimonias judaicas,como lua nova e outras festas é tapar o sol com a peneira...
Aqui o irmão faz referência ao estudo que tu mesmo postaste, não ao que eu postei. E saiba que mandamentos são ordenanças, como diz o versículo:  " a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças," e adultério consta dos 10 mandamentos:

Não adulterarás.
Êxodo 20:14


E novamente como no estudo que postou simplesmente afirma " não o sábado mencionado no decálogo" sem sequer uma pista de como chegou a esta conclusão.

Alem do mais, no estudo que postei não disse uma palavra sobre o sábado, nem no comentário que fiz acima, então até agora não explicou sobre o estudo que postei e porque não concorda com ele, a não ser sobre o próprio estudo que postou e de onde encontram estes versículos citados acima. Não vou discorrer mais sobre eles, pois não explicam onde faz alguma separação de leis, ordenanças ou mandamentos.

Assuero escreveu:
É simples,a lei de ordenanças foi abolida na cruz,mas a Lei de Deus,o Decálogo não...prova disso é que os discípulos de Jesus continuaram guardando esses mandamentos mesmo depois de Ele ter subido aos céus,afinal não temos nenhum registro de algum discípulo matando,roubando ou transgredindo o sábado,como provam vários textos em Atos,onde Paulo aparece guardando o sábado e exortando os irmãos a guardarem...
É muito fácil dizer que tal texto não se refere isto ou aquilo conforme deseja, mas deve usar as Escrituras de forma clara para comprovar qualquer pensamento, ou melhor deves expor os ensinamentos das Escrituras, não expor simplesmente suas conclusões. Por exemplo, onde diz que os discípulos continuaram guardando o sábado? Pior onde diz que não mais transgrediram nenhum dos mandamentos? Na verdade transgrediram, Paulo afirma "miserável homem que sou", e reprendeu a Pedro pois era passível de repreensão e João afirma:

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 1 João 1:8

Mas onde diz que João guardava o sábado? Ou Paulo? Ou no NT? algum lugar no NT diz que a igreja de crentes guardava o sábado? Não me responda a esta indagação, o assunto não é o sábado. Apenas escrevi assim para mostrar que afirmas algo e não prova nas Escrituras.


Assuero escreveu:
Irmão Henrique,não faça isso comigo...sei que o irmão é inteligente o bastante prá saber que toda a epístola aos Gálatas é uma exortação aos membros daquela igreja acerca dos falsos mestres JUDAIZANTES,que estavam tentando introduzir a circuncisão e outras práticas judaicas entre os irmãos gálatas,conforme prova o verso 4 do capítulo 2:
Sei também de sua inteligência, e espero contar com ela, pois deves saber que o que foi escrito aos Gálatas, não serve somente a eles, desta forma as epístolas aos Corintios serviriam somente a eles e assim por diante. Paulo pediu para que suas cartas fossem lidas em outras igrejas:

E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.
Colossenses 4:16


Mas bem falou quando disse dos judaizantes, pois dos crentes no NT, estes estavam sendo libertados da lei, como Paulo afirmou:

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei
1 Coríntios 9:20


Veja que afirma "como se estivesse debaixo da lei", pois não estava, e procurava tirar a todos desta lei (toda ela) por meio da liberdade que há em Jesus (lei da liberdade).

Quanto ao versículo de Gl:

E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
Gálatas 2:4


Estes "falsos irmãos" os judaizantes que fingiam ser crentes. a doutrina deles declarava exigia a circunscrição e a obediência a lei. Os verdadeiros cristãos estão livres da lei como meio de salvação, de suas regras e cerimonias externas, e da maldição pela obediência da lei, uma maldição que Cristo suportou por todos os crentes (Gl 3.13)  

Por isso nos ensina a Palavra:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Continuemos procurando as explicações que até agora não vieram.


Henrique escreveu:
Agora se ela tem algum valor vinculativo em nossos dias, então toda a lei o tem, pois Jesus mesmo falou que nem um "i ou til" de toda a lei passaria até que todas suas palavras fossem cumpridas. Então, nada na lei era para falhar, mas para ser cumprido. Jesus cumpriu toda a lei ou apenas o sistema de sacrifício?
Assuero escreveu:
Claro está nesse texto que Jesus favala sobre a lei mosaica,especificamente nesse sermão,uma vez que no verso 18 Ele fala da parte da lei que trata de adultério,quando cita o repúdio à mulher,coisa que não existe mais em nosso tempo...além disso eu lhe pergunto,TODAS as palavras de Jesus já se cumpriram?
De qual versículo 18 se refere? O texto que citei que fala do "i ou til" está em Mateus e diz assim:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Mateus 5:17-18


No verso 18 não fala de adultério, na verdade em todo este texto nada há sobre adultério, veja.

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus

Mateus 5:19-20


Certo é que muitas palavras de Jesus anda não se cumpriram, mas Jesus cumpriu toda a lei, não apenas uma parte dela, e porque Jesus cumpriria apenas a lei de Moisés"? Isto nos libertaria da maldição ou de sermos condenados?

Não respondeu a esta pergunta que fiz: Jesus cumpriu toda a lei ou apenas o sistema de sacrifício?

Assuero escreveu:
A verdade é que toda essa celeuma é apenas por causa do sábado,porque todos os evangélicos concordam em guardar os outros 9 mandamentos da Lei de Deus,mas quando chega ao 4° inventam milhares de subterfúgios p/ desprezar e distorcer o que a Palavra é clara em afirmar:QUE O DIA DE GUARDA DO POVO DE DEUS É O SÁBADO,O SÉTIMO DIA DA SEMANA...
Não irmão, no estudo que postei nada se refere ao sábado, não há discussão sobre este assunto, somente aqui é que tu criaste isto. Estou falando da lei, não do sábado, a não por ser forçado a tal por ti.

Os verdadeiros cristãos não "guardam ou  outros 9 mandamentos" nós respeitamos, ou melhor procuramos seguir os ensinamentos de Jesus, todos eles não apenas os nove a que se refere, e que foram todos ensinados no NT, ao contrário do sábado ( por favor, não vá postar novamente MT 24.20, não fala de guardar o sábado) e muitos outros que não constam no VT (batismo, ceia, amar os inimigos...).

Não emprego nenhum artifício para fugir "guarda do sábado" e "QUE O DIA DE GUARDA DO POVO DE DEUS É O SÁBADO,O SÉTIMO DIA DA SEMANA..." esta afirmação não consta no NT, nem algo parecido. Em outro estudo talvez queira discorrer sobre o sábado usando apenas o NT, mas em outro estudo OK, neste não é o tema.

Assuero escreveu:
Como exposto no estudo que postei,continua a pergunta:se os profetam duraram APENAS até João,porque as igrejas de hoje ainda insistem em aceitar em seus cultos as manifestações de revelações,tarefa de competencia exclusiva de profetas?Eles existem hoje ou não?
Estou falando que a "a lei e os profetas" duraram até João, não estou falando de revelações ou de profetas contemporâneos. Estamos falando das leis e dos profetas do AT.

Não deveria explicar como pode afirmar o estudo "A lei que durou até João não são os dez mandamentos, mas as leis cerimoniais do santuário que envolvia festas solenes"?

Nenhuma palavra de como chegou a esta conclusão no referido texto que postei.

Jesus cumpriu toda a lei, ou então nada cumpriu!

Fique na paz irmão.
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MensagemAssunto: Re: Discordando do irmão Henrique.   Discordando do irmão Henrique. EmptySeg 25 Nov 2013, 09:15

Não sei se vocês tem percebido mas os termos " A lei e os profetas " esta referindo há uma coisa :

 A todo conteúdo do Antigo testamento...

 Jesus estava querendo dizer que os escritos sagrados  do At profetizaram até João ...

 Vejam : 

 "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João."
Mateus 11:13

 Uma prova prática e escriturística que a ultima profecia escrita no At se refere a João batista....
 
 Observem !

 
 A profecia :
 
  
"Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição."

Malaquias 4:4-6

 Perceberam que a profecia esta profetizando um Elias que viria? 

 Agora veja a confirmação por parte de Jesus da vinda deste Elias :

 "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir."

Mateus 11:13-14

 Percebeu que Jesus disse que este era o Elias que estava por vim  ?


 Se ainda tem duvidas  então agora vão acabar :

 Vejam o que o Anjo disse ao Pai de João batista:

 
 "Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto."

Lucas 1:13-17

  Acredito que são sinceros e humildes e jamais vão negar que Jesus quis dizer que o AT ( A lei e os profetas ) profetiza até João e não esta falando especificamente nem dos 10 mandamentos e nem de leis cerimoniais...
  Pois não faria sentido alguém pregar que as leis foram abolidas na cruz e depois colocar  um fato anterior como momento da abolição da lei...
  Também teriam que entender que os profetas foram até João e isso não é verdade pois em Atos encontramos relatos de profetas....
  Jesus não teve a intenção de falar de mandamentos e lei quando mencionou isso mas de João batista confirmando que ele é o Elias da profecia .....!

   Deus abençoe vocês amigos e irmãos..!
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