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"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




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  Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....

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salomão
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MensagemAssunto: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySex 27 Set 2013, 10:06

 Segundo as escrituras  , na nova aliança a justificação é exclusivamente pela fé sem a necessidade das obras da Lei.... ( Romanos 3 :28)
    É   fato que  ninguém é mais justificado pelas obras da lei ...( Gálatas 2 : 16 )
    Também é dito que fomos libertados da lei e que  estamos  mortos para aquilo a que estávamos sujeitos - Romanos 7 : 6
    Também é dito que não estamos mais debaixo da lei - Romanos 6 : 14  
    Também é dito que a lei serviu de Aio e que agora não estamos mais subordinado ao Aio - Gálatas 3 : 21-22
    Lemos também que os que são guiados pelo Espirito , não estais sob a lei - Gálatas 5 : 18 
    È nos falado por Paulo que Quando Israel  tentou buscar a justiça  por meio das obras da lei ,  eles tropeçaram pois não decorreu de fé ( isso prova que a justiça e a salvação sempre foi pela graça) - Romanos 9: 31-32 , 
    Paulo disse que só somos obrigados a guardar toda lei se circuncidarmos - Gálatas 5 :3
   O mesmo Paulo disse que o fim da lei é Cristo - Romanos 10 : 4
   Paulo disse que a graça é suficiente para salvação  e que a salvação em nenhum momento é pelas obras - Efésios 2 : 8  , Romanos 11 : 6


    Perguntas : 


  1-  Com os textos acima podemos dizer que aqueles que são justificados pela fé não precisam  mais Praticar a lei ?
  2-  As obras da lei citadas nos textos acima abrange qualquer pratica da lei ?
  3-  Teria como aconselhar a pratica da lei , como você esta fazendo   ,separando ela do contexto das obras da lei inutilizadas  para o processo de  justificação  ?
  4- Não sermos mais justificados pelas obras da lei nos livra do dever de praticar a lei  ?


  Obs :  As obras pela qual Tiago 2 : 24 diz ser importante para Justificação não poder ser as obras da lei pois do contrario tu criarias um conflito de entendimento  entre o que Paulo e Tiago disseram  :


 Paulo disse  :  A justificação é pela fé somente sem a necessidade das obras da lei ( Romanos 3:28 )
 Tiago disse  :  Uma pessoa é justificada por obras da lei e não por fé somente ( Tiago 2 :24)


  Espero respostas ...
  Deus te abençoe querido !
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nelsinho2304
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySex 27 Set 2013, 16:37

Peço paciência aos irmãos. Postarei todas as respostas em questão ainda hoje.
A resposta será grande portanto peço aos demais irmãos que não respondam até eu responder para não causar confusão no tópico.
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nelsinho2304
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySáb 28 Set 2013, 13:34

Paulo escrevia de maneira dificil. Todos que lêem os livros de Paulo sentem-se confusos a primeira vista, devido sua maneira intelectual de escrever. Até o Apóstolo Pedro admitia isso. Veja: "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição". II Pedro 3:15.

Nada é mais complicado do que o uso da palavra "LEI" nas epístolas Paulinas. Paulo dá muitos significados para a mesma palavra "Lei". De fato Paulo usou a palavra Lei para descrever  todo Pentateuco (I Cor. 14:21) como a Leis especificas. Conforme for respondendo as questões do irmão Salomão, vocês perceberão tais leis especificas.

É fato que há uma diversidade de Leis no Antigo Testamento. Há as Leis de Saúde (Lev. 11 e Deut. 14), Leis de Casamento, Leis de Divórcio, Leis de Escravatura, Leis de Guerra, Lei Civil (que regia os hebreus como sociedade).

As Leis mais importantes do Antigo Testamento são as Leis Espirituais, representadas pela Lei Moral (que indica o que é certo e errado na vida humana, aponta o pecado) e a Lei Cerimonial (lei de rituais judaicos que envolvia sacrificios de animais e asperção de sangue, dias de festa que ocorriam anualmente, deveres sacerdotais e etc).

A Lei Moral indica o nosso dever com Deus e com o próximo. Trata de nossa relação para com Deus e o nosso próximo. É uma Lei ética, uma Lei que molda o comportamento do Cristão.

A Lei Cerimonial  e outras observâncias cerimoniais judaicas não passam de símbolos e figuras representando Cristo. Agora, desde que Cristo veio e cumpriu os símbolos, os mesmos tornam-se desnecessários na vida humana.

Vamos então comentar os versículos dados pelo irmão Salomão

1) Segundo as escrituras, na nova aliança a justificação é exclusivamente pela fé sem a necessidade das obras da Lei.

Romanos 3 :28
"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei."


Paulo está corretissimo. De acordo com a Bíblia nenhum homem será justificado por obras nem por obediência a Lei de Deus. A Justificação nunca foi pela obediência a Lei, nem mesmo no Antigo Testamento. É ensino claro das Escrituras que a salvação se dá pela Fé.  Mas também é claro nas Escrituras que a vida Cristã em sua plenitude, abrange mais do que o perdão dos pecados passados, tem haver com viver uma vida sem pecado. 

Hebreus 10:26
"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados," 


O Ato Divino de justificar o ser humano está quando o pecador vai a Deus, arrependido e com fé, confessar o seu pecado através do sacrificio de Cristo.
O que é pecado? Pecado é  transgressão da Lei. Veja:

Romanos 5:13
"Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei." 

Romanos 3:20
"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." 


Logo não há perdão sem pecado, da mesma forma que não há pecado sem Lei. Somos pecadores porque somos transgressores da Lei de Deus. Só podemos transgredir aquilo que está em plena vigência.

Aqueles que pregam que, a Lei de Deus foi abolida, forçosamente também terão de crer que não existe pecado, e se assim é, todos são justos, e todos se salvarão, creiam ou não em Cristo, tenham ou não nascido de novo. Sim, porque Deus não pode condenar nem destruir aqueles que não pecaram. Aceitando-se que a Lei Moral foi abolida por Cristo, não há mais necessidade de fé e muito menos angustiar-se por causa da perdição eterna, em chamas crepitantes.
 
Devo deixar claro que a Lei envolve santificação e não justificação. Ao rejeitarmos nos santificarmos (ou seja nos afastarmos do pecado e consequentemente da transgressão da Lei) estamos também rejeitando a salvação.

Sem santificação ninguem verá a Deus.

Hebreus 12 : 14
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;"


Concluo portanto que guardar a Lei de Deus não move 1 cm para a salvação humana. Mas rejeitar a Lei de Deus move centenas de km em direção a perdição.

Apocalipse 22:14
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." 


2) É   fato que  ninguém é mais justificado pelas obras da lei.

Gálatas 2:16
"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada".


Paulo aqui revela um ensinamento duplo. Além de mostrar que o ser humano não é justificado por obediência a Lei (independente de qual lei seja), revela também o fim da Lei Cerimonial na cruz de Cristo. Ao lermos o assunto tratado em todo o livro de Gálatas, percebemos que o grande motivo de confusão está na obrigação da observância da circuncisão.

Gálatas 2:1 a 4
"DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão."


Somente na epístola Paulina, Paulo mencionou 16 vezes a ciruncisão. Sendo que o livro de Galátas contém 6 capitulos, temos a média de 3 palavras por capítulo.
 
A obrigação da circuncisão fazia parte das Leis Cerimoniais, era um ritual judaico, abrogado completamente na cruz. Para deixar ainda mais claro que Paulo se referia a Lei Mosaica, ritualista ele escreve que a obediência a essa Lei torna-se maldição e foi escrita em um livro (Gálatas 3:10). Agora eu pergunto e espero uma resposta sincera de vocês: não adulterar, não matar, não roubar, não adorar falsos deuses é uma maldição aonde? O mundo está um caos justamente pelo ser humano desobedecer tais Leis. 

Se Paulo estivesse mencionando a Lei inteira, inclusive a Lei Moral resumida nos Dez Mandamentos, hoje poderiamos roubar, matar e adulterar, não haveria separação entre o santo e o impio (afinal não existe pecado, logo não existe pecador) e o próprio Paulo estaria se contradizendo e colocando em xeque toda a Bíblia. Ele mesmo deixou claro a obrigação na observancia de alguns mandamentos do decálogo:
 
Romanos 13:8-10
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".


Paulo diz retoricamente: “e  se  há  qualquer  outro  mandamento. . .”. Claro que sabia haver outros mandamentos. O fato de não repetir todos é dispensável para se perceber a abrangência do seu comentário. Ele claramente está se referindo a todos os mandamentos da lei divina como tendo por base o amor a Deus e ao próximo, exatamente os princípios que caracterizam os mandamentos de Cristo.

Quando o Apóstolo lembra aos efésios o dever da obediência dos filhos aos pais, o “primeiro mandamento com promessa” (o 5º. Do Decálogo), nada indica que fale de normas de uma lei ultrapassada, abolida na cruz, que não mais serve de regra de conduta.

Efésios 6:1 a 3
"VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa."


Somente isto refuta a tese do fim da vigência da lei moral dos Dez Mandamentos como norma de conduta cristã.

Paulo, que acentuou estar “debaixo da lei de Cristo”, indicando ser esta a mesma “lei de Deus” (I Cor. 9:21). Afinal de contas a Lei Moral resumida nos Dez Mandamentos, é santa, justa e boa.

Romanos 7:2
"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom".


Afinal de contas, nem a Fé anula a Lei Moral:

Romanos 3:31
" Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei".


Quem tem Fé em Cristo não deve roubar, matar, mentir, adulterar pois já se encontra em novidade de vida (Romanos 6:4).  

Romanos 2:13
"Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados." 


Somos justificados como já falei, quando somos perdoados e quando andamos em novidade de vida. Espero com todo amor cristão que você saiba identificar a qual Lei Paulo está se referindo.

3) Também é dito que fomos libertados da lei e que  estamos  mortos para aquilo a que estávamos sujeitos

Romanos 7:4
"Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus".


Romanos 7:6
"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra".


Em todas as suas epístolas, Paulo faz comparação do "velho homem" com o "novo homem" .  O velho homem é o pecador, indiferente a fé cristã, o escravo do pecado, pois não tem poder em si mesmo para se libertar do pecado.

Romanos 7:1
"NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?"


Quando fomos tocados pelo Espírito Santo e nos convertemos a Cristo, nossa velha natureza é crucificada, não servindo mais ao pecado, ou seja NÃO TRANSGREDINDO MAIS A LEI DE DEUS, pelo menos não propositadamente.

Romanos 6:6
"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado".


Assim, morre o "velho homem" e nasce o "novo homem".

Verso 4
"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".


É nesse sentido que devemos nos considerar mortos para a Lei. Somos mortos para a Lei porque somos mortos para o pecado (a lei aponta e revela o pecado como já vimos) e andamos em novidade de vida. Isso não quer dizer que o cristão não peca! Nada disso. Isso quer dizer que o cristão não serve ao pecado como escravo, como em sua vida anterior. Peca sem querer pecar. E quando o Cristão peca, ele sente necessidade de perdão pela atuação do Espirito Santo  e esse pecado é perdoado e esquecido por Deus. A justiça divina trata esse homem como se nunca tivesse pecado. Logo, estamos mortos para a Lei, cuja função é condenar o transgressor e estamos mortos também para o pecado.

4) Também é dito que a lei serviu de Aio e que agora não estamos mais subordinado ao aio.

Gálatas 3:21-24
"Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados."


Este versículo se encontra em Galátas e em parte está explicado na resposta da questão 2. Paulo se encontra lutando contra judeus recém convertidos ao cristianismo que obrigam a obediência a Lei Cerimonial, a lei da circuncisão. Aqui Paulo deixa claro que a Lei Cerimonial, como a circuncisão, NOS SERVIU DE AIO, PARA NOS CONDUZIR A CRISTO.

Na  próxima questão, o irmão Salomão deixa claro que acredita que a Graça se extende desde o Antigo Testamento, sendo impossivel o ser humano nessa época ser salvo pela Lei, veja: É nos falado por Paulo que Quando Israel  tentou buscar a justiça  por meio das obras da lei ,  eles tropeçaram pois não decorreu de fé (isso prova que a justiça e a salvação sempre foi pela graça).
Ora se nos é impossivel chegar a Deus perante obediência, como pode Paulo falar que a Lei nos serviu de aio, para nos nos conduzir a Cristo? Reflitam nisso queridos irmãos! A transgressão da Lei de Deus nos afasta de Deus e não nos conduz a Cristo. É por isso que devemos viver vigilantes com relação a sua observância e quando transgredirmos pedimos perdão para sermos perdoados.

A Lei que imprimia na mente do Israelita do Antigo Testamento, a vinda do Messias era a Lei Cerimônial. Exemplo: matar cordeirinhos puro e sem máculas no AT lembrava ao judeu que um dia o CORDEIRO DE DEUS morreria na cruz. PONTO FINAL. Não há o que discutir mais aqui.

5) É nos falado por Paulo que Quando Israel  tentou buscar a justiça  por meio das obras da lei ,  eles tropeçaram pois não decorreu de fé (isso prova que a justiça e a salvação sempre foi pela graça) - Romanos 9: 31-32

Isso apenas prova que a salvação nunca foi pela Lei, já que é impossivel o ser humano obedecer toda a Lei sem transgredir 1 só ponto sempre. Nesse sentido eu concordo plenamente com você! A Salvação desde o Antigo Testamento se dá pela Graça sem obras de qualquer tipo. Ora porquê no Antigo Testamento, que vivia pela Graça, o homem era obrigado a obedecer os 10 mandamentos e hoje que vive pela Graça não é obrigado mais?

II Timóteo 1:9
"Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;" 


6) O mesmo Paulo disse que o fim da lei é Cristo

Romanos 10:4
"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê".


Se o termo "fim", que é proveniente da palavra grega telos, empregado aqui neste texto, ter como querem, o sentido de "término", "encerramento", "abolição", então o mesmo peso e a mesma medida terão que ser aplicados em I Pedro 1:9: "Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas." Ora o sentido é o mesmo, mas você jamais irá crer e aceitar o término, abolição e encerramento da fé do crente! A palavra "fim", aqui empregada, tem o sentido de finalidade, objetivo, propósito.

Imagine você, se aceitarmos que este fim aí cancelou a Lei de Deus; todo o ensinamento que Paulo deixou sobre essa Lei, que está em vigor e que foram provadas com inúmeras Escrituras aqui estudada; será abolida. E sendo assim, deveremos também apoiar a macabra idéia de que chegou ao "fim" a obrigação de temer a Deus. Ouça o que diz o pregador: "De tudo o que se tem ouvido o fim é: teme a Deus e guarda os Seus Mandamentos" (Eclesiastes 12:13). Só porque este fim está aí, iremos deixar de temer a Deus?

7) Paulo disse que a graça é suficiente para salvação  e que a salvação em nenhum momento é pelas obras

Efésios 2:8
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus".


Romanos 11:6
"Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra".


Como disse na questão 1, é ensino claro da Bíblia que a salvação é pela Fé. Lá está bem explicado com a relação das obras com a salvação.  Resumidamente, as obras apenas identificam QUEM TEM VERDADEIRA FÉ, não envolvendo JUSTIFICAÇÃO e sim SANTIFICAÇÃO.
Resumidamente cremos que a salvação é pela Fé mas não cremos que com isso o ser humano tem permissão de fazer o que bem entender da vida. Simples assim. Afinal de contas:

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados."  (I João 5:3)
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySáb 28 Set 2013, 13:41

Resposta as perguntas:

1-  Com os textos acima podemos dizer que aqueles que são justificados pela fé não precisam  mais Praticar a lei?

Aqueles que são justificados pela Fé não precisam mais obedecer as Leis de cunho cerimonial. Deus nunca liberará o principio de Leis Morais ou forçosamente creremos que Deus liberou "o não matar", "não roubar", "não adulterar". 

2- As obras da lei citadas nos textos acima abrange qualquer pratica da lei?

Penso que deixei claro no tópico acima a diferença entre a Lei Cerimonial e a Lei Moral e qual foi abrogada e qual é obrigatória.

3-Teria como aconselhar a pratica da lei , como você esta fazendo, separando ela do contexto das obras da lei inutilizadas  para o processo de justificação?


4- Não sermos mais justificados pelas obras da lei nos livra do dever de praticar a lei?


Obviamente não e deixei isso claro no texto. Os evangélicos em sua maioria não roubam, não matam, muito menos idolatram imagens.

Obs :  As obras pela qual Tiago 2 : 24 diz ser importante para Justificação não poder ser as obras da lei pois do contrario tu criarias um conflito de entendimento  entre o que Paulo e Tiago disseram  : Paulo disse:  A justificação é pela fé somente sem a necessidade das obras da lei ( Romanos 3:28 ) Tiago disse:  Uma pessoa é justificada por obras da lei e não por fé somente ( Tiago 2 :24)

Creio que respondi no tópico acima.
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salomão
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySáb 28 Set 2013, 18:21

Nelsinho escreveu:
2) É   fato que  ninguém é mais justificado pelas obras da lei.

Gálatas 2:16
"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada".


Paulo aqui revela um ensinamento duplo. Além de mostrar que o ser humano não é justificado por obediência a Lei (independente de qual lei seja), revela também o fim da Lei Cerimonial na cruz de Cristo. Ao lermos o assunto tratado em todo o livro de Gálatas, percebemos que o grande motivo de confusão está na obrigação da observância dacircuncisão

Gálatas 2:1 a 4
"DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão."


Somente na epístola Paulina, Paulo mencionou 16 vezes a ciruncisão. Sendo que o livro de Galátas contém 6 capitulos, temos a média de 3 palavras por capítulo. 
 
 Você não esta querendo dizer que a lei tratada em Gálatas é só a parte cerimonial ?
 Todas as vezes que Paulo utiliza o termo "lei" ele nunca esta se referindo uma classificação distinta mas todo pentateuco ( livro da lei ) salvo em Hebreus  7:12 onde o contexto é mudança de sacerdócio ...
 A lei que foi adicionada a aliança segundo Gálatas 3 :19 é um livro escrito por Moisés a pedido de Deus...
 A lei que Paulo diz ser santa e boa não é só  uma parte da lei designada como moral mas todo conteúdo da lei de Moisés... Romanos 7:12
 Paulo em momento algum faz distinção de lei cerimonial e moral......
 AS coisas escritas no livro da lei que deveria ser praticadas por todos aqueles que estavam debaixo da lei também inclua o sábado e o decálogo pois Êxodo 20  é conteúdo do livro da lei - Gálatas 3 :10
 
 continuarei na próxima postagem.....
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySáb 28 Set 2013, 18:35

Continuação....


Nelsinho escreveu:
 A obrigação da circuncisão fazia parte das Leis Cerimoniais, era um ritual judaico, abrogado completamente na cruz. Para deixar ainda mais claro que Paulo se referia a Lei Mosaica, ritualista ele escreve que a obediência a essa Lei torna-se maldição e foi escrita em um livro(Gálatas 3:10). Agora eu pergunto e espero uma resposta sincera de vocês: não adulterar, não matar, não roubar, não adorar falsos deuses é uma maldição aonde? O mundo está um caos justamente pelo ser humano desobedecer tais Leis.  
 A lei de Gálatas não é só Mosaica.....
 Como penso que você deve ser Adventista novo logo te alertarei que esta havendo uma divergência ( sem que você tenha notado )  entre você e Ellen WHite ....
 Procure por você mesmo nos escritos deixados por meio dela que ela mesma respondi uma carta de alguém  perguntando a ela  de que lei se tratava no livro de Gálatas...
 Ela disse que se tratava de toda lei.....
 Toda lei servia de Aio e não só a lei que designamos como cerimonial....
 Escrevi sobre isso aqui no fórum logo após a minha entrada e penso que deva ler , esta aqui :   https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t7610-um-inedito-e-aprofundado-estudo-sobre-a-relacao-entre-a-fe-e-a-lei 

 Aqui esta outra parte : https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t7611-continuacao-do-inedito-e-aprofundado-estudo-sobre-a-relacao-entre-a-fe-e-a-lei

 Assim não seria seguro dizer que a lei mencionada por Paulo tenha uma classificação que não vemos explicitamente.....

 Continuarei na próxima postagem....
 
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySáb 28 Set 2013, 18:49

Continuação....



Nelsinho escreveu:
 Este versículo se encontra em Galátas e em parte está explicado na resposta da questão 2. Paulo se encontra lutando contra judeus recém convertidos ao cristianismo que obrigam a obediência a Lei Cerimonial, a lei da circuncisão. Aqui Paulo deixa claro que a Lei Cerimonial, como a circuncisão, NOS SERVIU DE AIO, PARA NOS CONDUZIR A CRISTO. 
 Não querido ....
 A lei que serviu de aio é todo livro de Moisés e não só uma parte  desse conteúdo .....
 A lei  que ensina que devemos Amar a Deus de toda coração e ao próximo como a nós mesmos -Mateus 22:36-40
  Até tua irmã Ellen white  aceita isso e pregou assim e espero que tu entendas isso...
  Toda lei serviu de Aio no AT e não só a lei designada lei cerimonial...
  Todos os mandamentos de Deus incluindo os das tábuas também faziam parte do conteúdo do livro da lei....
  Foi um livro que veio 430 anos depois chamado de lei que foi adicionada a aliança até a Cruz e não parte dele e isso é claro nas escrituras e em parte nenhum tu podes dizer ao contrario nem nos escritos da irmã Ellen sobre esse assunto....Gálatas  3:17
  Espero que reconheça isso e mude de conceito pois do contrario não terás mais condições de debater com nenhum abolicionista pois estará defendendo uma posição não bíblica e nem Adventista pois nem mesmo os escritos de orientação dos Adventistas ensinam assim....
  Mas acredito que tu pensas assim  por convicção mas espero e acredito em tua sinceridade e humildade depois de tomar consciência  da rela situação contextual...
  Deus te abençoe irmão...!
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySeg 30 Set 2013, 13:54

Se a Lei serviu de aio ou não, é o menos importante, dentro da proposta inicial. O importante é que isso não prova que os dez mandamentos se tornaram antiquados e desnecessários no Novo Testamento, assim como o Sábado que é COMPLETAMENTE MORAL como é o restante dos Dez Mandamentos.
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptySeg 30 Set 2013, 14:07

nelsinho2304 escreveu:
Se a Lei serviu de aio ou não, é o menos importante, dentro da proposta inicial. O importante é que isso não prova que os dez mandamentos se tornaram antiquados e desnecessários no Novo Testamento, assim como o Sábado que é COMPLETAMENTE MORAL como é o restante dos Dez Mandamentos.
 Em nenhum momento eu apresentei o argumento como prova....
 Apenas disse que não era seguro dizer que  parte da lei serviu de Aio sendo que  a verdade sobre o assunto diz ser toda lei e não parte....
 Também os mandamentos morais não são só dez mandamentos embora entendo que os dez são morais....
 O importante é pregar a verdade como ela é e como as escrituras a configura....
 Esperamos isso de todo bom Adventista !
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptyTer 01 Out 2013, 19:56

   Refletindo  Sobre  a Lei  de DEUS,  dois  8,  9  ou  10 Mandamentos?
 
Mateus 1:21
“E dará à luz um filho e chamará o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.”
Então, como é isso? Jesus nasceu para salvar homens do pecado?
Paulo afirma que, “...Se não há lei, também não há pecado...” (Rom. 5: 13). E se hoje em dia alega-se ter sido a lei abolida, o raciocínio lógico é que, se não há pecado (em virtude do cancelamento da Lei de Deus), não pode haver salvação, pois ela é a consequência da conversão do pecador. Se todos, porém, são justos (pois não há uma lei que aponte e mostre pecados), para quê salvação?
Ora, se não há salvação, que necessidade temos de Jesus? Conclui-se pela palavra dos que advogam a tese da abolição da Lei de Deus que – informa o apóstolo Paulo –, “não há pecado”. Não havendo pecado, dizemos nós, todos se salvarão, e o sacrifício de Jesus foi em vão, inútil e desnecessário, e é isso o que Satanás deseja, levando os homens a pensarem que a Lei de Deus foi abolida.
Digo-lhe irmão, fiado na Bíblia, a Lei Moral de Deus existirá sempre, enquanto houver pecado. Permanecerá ela como a expressa vontade de Deus para com o homem. Ela acusará sempre todo aquele que cometer pecado.
Saiba, meu irmão, quando se afirma que estamos livres da lei, isto é, de sua penalidade, fácil é saber se é verdade. Cumprindo os Dez Mandamentos em sua vida, a lei não o acusará. É como estar diante do espelho, e este mostra seu rosto completamente limpo. Mas, embora livre da condenação da Lei de Deus, pela justificação do sacrifício de Cristo, não quer dizer que o cristão esteja livre do pecado; em qualquer tempo que o cristão tornar a cometê-lo, novamente a lei o acusará, e assim acontecerá até a volta de Cristo, quando então, e só então e para sempre, será banido o pecado desta Terra. Depois leia estes textos: I. S. João 1:8,10. João 8:7.
Agora ouça, amado irmão, de que adianta dizer-se justificado, salvo pela Graça, e guardar apenas nove mandamentos, como é o caso de muitos, se a lei é composta de dez? Para estes há uma dura palavra na Bíblia:
Tiago 2:10
“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”
Se a Bíblia diz que “pecado é a transgressão da lei”, portanto, mesmo sendo apenas um mandamento quebrado, o pecado torna-se patente na vida do transgressor, pois para Deus o pecado não tem categoria nem tamanho. Pecado é pecado! Ouça:
I João 2:3 e 4
“E nisto sabemos que o conhecemos, se guardamos os Seus mandamentos; aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade.”
Percebe como é grave a situação? Meu amado, se à luz desta dura palavra, e se a Lei de Deus lhe mostra alguma transgressão, lave-se no sangue de Jesus, seja forte, decida-se. Pois a Bíblia determina:
Eclesiastes 12:13
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem.”
Jesus disse ao jovem rico:“...se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”(Mat. 19:17).
Você irmão, só terá absoluta certeza de que a lei não o acusa, se estiver guardando os Dez Mandamentos de que ela é composta. Esta é a única maneira de certificar-se de estar livre de sua condenação.
Alguém poderá dizer, como já ouvi: “Isso é legalismo”! Eu responderei: “Isso é o que diz a Bíblia”, e eu creio nela. Outros dizem: “Ninguém pode guardar toda a lei”. Assim agem, porque não depositam em Deus suas fraquezas, para dEle receber força.
Isso dizem os que limitam o poder de Deus. Isso dizem os cristãos de pequena fé. Isso dizem os que não querem ver os milagres de Deus.
Caro irmão, quer ser vitorioso e forte para poder guardar a Lei de Deus? Leia Filipenses 4:13, Mateus 6:33, Isaías 49:15 e 16. Leia várias vezes. Ore. E o Deus do Céu o abençoará ricamente. Se tomar a decisão de ser fiel a Deus nesta parte da Bíblia, reclame de Deus a Sua bênção. Glória a Deus! Aleluia!
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MensagemAssunto: Re: Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho....    Perguntas dirigidas ao Querido e Admirado Nelsinho.... EmptyTer 01 Out 2013, 20:28

Querido , Eu creio dessa forma ,conforme o texto que produziu, há mais de 10 anos....
 Apenas digo que a lei de Deus não é só dez mandamentos mas acima desses tem dois maiores..
 Não adianta pensar nos dez mandamentos sem antes aprender a amar a Deus e  ao próximo...
 Tem muita gente por aí  que pregar os dez mandamentos e não sabe o que é o amor...
 Já vi Adventista machucar uma pessoa por causa do sábado e um católico por causa das imagens  ...
 Já vi um Adventista chamar um Cristã sincero e zeloso e que não conhecia os mandamentos de  Deus de mentiroso  por causa do texto de  1 João 2:4..( esse sincero Cristã passou a observar os mandamentos quando alguém com amor lhe pregou a verdade )
 Temos que amar a Deus e o próximo mais do que amamos o sábado e qualquer outro mandamento...
 Se amamos mais os mandamentos de saúde do que as pessoas ,vamos machucar muita gente que ainda não adotaram a reforma de saúde..
 Assim antes de deixar a  carne temos que aprender primeiro a amar quem vai continuar comendo carne e isso se aplicar a qualquer outro Artigo....
 Por isso que qualquer outro mandamento depende desses dois grandes e é esses que dá vida aos outros e não é um produto sintético dos outros... 
 Deus te abençoe querido !
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