SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9.13

http://i.imgur.com/WOeDEht.jpg
ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado
24 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 183 em Ter 19 Nov 2013, 18:07
Últimos assuntos
» Minuto com Deus!!!
Hoje à(s) 01:18 por Paulo Cezar

» pedido de oração
Ontem à(s) 19:44 por jairo nuness

» Nani Azevedo - A Mensagem da Cruz
Ontem à(s) 19:34 por jairo nuness

» 30 LOUVORES QUE EDIFICAM PARA OUVIR EM 2017 - As Melhores Músicas Gospel
Ontem à(s) 12:12 por Paulo Cezar

» Site MinhaBíblia
Sab 22 Jul 2017, 17:38 por markseliel

» Frase do dia.
Sex 21 Jul 2017, 20:34 por Henrique

» Cristofobia: a barbárie ignorada pela mídia e intelectuais ceifa a vida de mais de 100 mil fiéis por
Sex 21 Jul 2017, 20:28 por Henrique

» Evangelistas são agredidos a socos e pontapés por ativistas gays durante manifestação pacífica
Sex 21 Jul 2017, 11:11 por Henrique

» Vídeo flagra policial orando por menino durante expediente e emociona milhões de pessoas
Qui 20 Jul 2017, 23:45 por Henrique

» O ENIGMA DAS ORAÇÃOS NÃO RESPONDIDAS Hc.2.1
Qui 20 Jul 2017, 16:37 por guganic

» E ai, tudo bem?
Ter 18 Jul 2017, 21:13 por Henrique

» Os 10 pastores que não respeito e não admiro
Sab 15 Jul 2017, 20:04 por Henrique

» Nós trabalhamos por meio da graça
Sab 15 Jul 2017, 15:39 por Henrique

» Você não pode plantar uma igreja se não sabe o que é uma
Sex 14 Jul 2017, 21:04 por Henrique

» Bispo Edir Macedo Volta A Acenar À Militância LGBT E Diz Que Jesus Não Condenou A Homossexualidade
Qui 13 Jul 2017, 21:10 por guganic

» A cristã sudanesa que chegou a ser condenada à morte por causa da fé
Qua 12 Jul 2017, 19:51 por Henrique

» Vilson Lemes, seja bem-vindo
Qua 12 Jul 2017, 14:11 por guganic

» Se Deus é o autor da Escritura, então a Escritura é verdadeira
Ter 11 Jul 2017, 20:45 por Henrique

» As surpresas da vida
Ter 11 Jul 2017, 13:53 por M.Rogério

» Como ocorre a verdadeira conversão!
Dom 09 Jul 2017, 21:15 por M.Rogério

» Aniversario do nosso forum .7 anos.
Sex 07 Jul 2017, 02:55 por M.Rogério

» O Evangelho fraudulento o magico Simão
Qui 06 Jul 2017, 23:41 por M.Rogério

» O PODER DA TENTAÇÃO Mt. 6.9-13
Qui 06 Jul 2017, 10:25 por guganic

» Deus está conosco mesmo na passagem desta vida para a eternidade.
Qua 05 Jul 2017, 23:39 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


Compartilhe | 
 

 O colapso de sua teologia: razão maior da renúncia de Bento XVI?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Paulo Cezar

avatar

RELIGIAO : Batista.
Masculino Mensagens : 1899
nascido em : 01/02/1965
inscrito em : 18/07/2012
Idade : 52
Localização : Anchieta Es

MensagemAssunto: O colapso de sua teologia: razão maior da renúncia de Bento XVI?   Ter 12 Mar 2013, 11:32

JORNAL DO BRASIL - 11/03 às 09h25 - Atualizada em 11/03 às 09h26




O colapso de sua teologia: razão maior da renúncia de Bento XVI?

Leonardo Boff



É sempre arriscado nomear um teólogo para a função de papa. Ele pode fazer de sua teologia particular a teologia universal da Igreja e impô-la a todo o mundo. Suspeito que esse foi o caso de Bento XVI, primeiramente enquanto cardeal, nomeado prefeito da Congregação da Doutrina da Fé (ex-Inquisição) e depois papa. Tal fato não goza de legitimidade e se transforma em fonte de condenações injustas. Efetivamente, condenou mais de cem teólogos e teólogas por não se enquadrarem em sua leitura teológica da Igreja e do mundo.

Razões de saúde e o sentimento de impotência face à gravidade da crise na Igreja o levaram a renunciar. Mas não só. No texto de sua renúncia dá conta da “diminuição de vigor do corpo e do espírito” e de “sua incapacidade” de enfrentar as questões que dificultavam o exercício de sua missão. Por detrás desta formulação, estimo que se oculta a razão mais profunda de sua renúncia: a percepção do colapso de sua teologia e do fracasso do modelo de Igreja que quis implementar. Uma monarquia absolutista não é tão absoluta a ponto de dobrar a inércia de envelhecidas estruturas curiais.

As teses centrais de sua teologia sempre foram problemáticas para a comunidade teológica. Três delas acabaram refutadas pelos fatos: o conceito de Igreja como “pequeno mundo reconciliado”; a Cidade dos Homens só ganha valor diante de Deus passando pela mediação da Cidade de Deus; e o famoso “subsistit” que significa: só na Igreja Católica subsiste a verdadeira Igreja de Cristo; todas as demais Igrejas não podem ser designadas igrejas. Esta compreensão estreita de uma inteligência aguda mas refém de si mesma não tinha a força intrínseca suficiente e a adesão para ser implementada. Bento XVI teria reconhecido o colapso e coerentemente renunciado? Há razões para esta hipótese.

O papa emérito teve em Santo Agostinho seu mestre e inspirarador, objeto aliás de algumas conversas pessoais com ele. De Agostinho assumiu a perspectiva de base, começando com sua exdrúxula teoria do pecado original (se transmite pelo ato sexual da geração). Isso faz com que toda a humanidade seja uma “massa condenada”. Mas dentro dela, Deus por Cristo, instaurou uma célula salvadora, representada pela Igreja. Ela é “um pequeno mundo reconciliado” que tem a representação (Vertretung) do resto da humanidade perdida. Não é necessário que tenha muitos membros. Bastam poucos, contanto que sejam puros e santos. Ratzinger incorporou esta visão. Completou-a com a seguinte reflexão: a Igreja é constituída por Cristo e os Doze Apóstolos. Por isso é apostólica. Ela é apenas este pequeno grupo. Desconsidera os discípulos, as mulheres e as massas que seguiam Jesus. Para ele não contam. São atingidas pela representação (Vertretung) que “o pequeno mundo reconciliado” assume. Esse modelo eclesiológico não dá conta do vasto mundo globalizado. Quis então fazer da Europa “o mundo reconciliado” para reconquistar a humanidade. Fracassou porque o projeto não foi assumido por ninguém e até posto a ridículo.

A segunda tese tirada também de Santo Agostinho é sua leitura da história: o confronto entre a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens. Na Cidade de Deus está a graça e a salvação: ela é o único pedágio que dá acesso à salvação. A Cidade dos Homens é construída pelo esforço humano. Mas como já é contaminado, todo o seu humanismo e demais valores não conseguem salvar porque não passaram pela mediação da Cidade de Deus (Igreja). Por isso que ela é eivada de relativismos. Consequentemente o cardeal Ratzinger condena duramente a teologia da libertação, porque esta buscava a libertação pelos pobres mesmos, feitos sujeitos autônomos de sua história. Mas como não se articula com a Cidade de Deus e sua célula, a Igreja, é insuficiente e vã.

A terceira é uma interpretação pessoal que dá do Concílio Vaticano II quando fala da Igreja de Cristo. A primeira elaboração conciliar dizia que a Igreja Católica é a Igreja de Cristo. As discussões, visando o ecumenismo, substituíram o é pelo subsiste para dar lugar a que outras Igrejas cristãs, a seu modo, realizassem também a Igreja de Cristo. Essa interpretação, sustentada na minha tese doutoral, mereceu uma explícita condenação do cardeal Ratzinger no seu famoso documento Dominus Jesus (2000). Afirma que susbsiste vem de "subsistência", que só pode ser uma e se dá na Igreja Católica. As demais Igrejas possuem “somente” elementos eclesiais. Esse “somente” é um acréscimo arbitrário que fez ao texto oficial do Concílio. Tanto eu quanto outros notáveis teólogos mostramos que este sentido essencialista não existe no latim. O sentido é sempre concreto: “ganhar corpo”, “realizar-se objetivamente”. Esse era o “sensus Patrum” o sentido dos Padres conciliares.

Estas três teses centrais foram refutadas pelos fatos: dentro do “pequeno mundo reconciliado” há demasiados pedófilos, até entre cardeais, e ladrões de dinheiros do Banco Vaticano. A segunda, de que a Cidade dos Homens não tem densidade salvadoradiante de Deus, labora num equívoco ao restringir a ação da Cidade de Deus apenas ao campo da Igreja. Dentro da Cidade dos Homens, se encontra também a Cidade de Deus, não sob a forma de consciência religiosa mas sob a forma de ética e de valores humanitários. O Concílio Vaticano II garantiu a autonomia das realidades terrestres (outro nome para secularização), que tem valor independentemente da Igreja. Contam para Deus. A Cidade de Deus (Igreja) se realiza pela fé explícita, pela celebração e pelos sacramentos. A Cidade dos Homens pela ética e pela política.

A terceira de que somente a Igreja Católica é a única e exclusiva Igreja de Cristo e, ainda mais, que fora dela não há salvação, tese medieval ressuscitada pelo cardeal Ratzinger, foi simplesmente ignorada como ofensiva às demais Igrejas. Ao invés do “fora da Igreja não há salvação” se introduziu no discurso dos papas e dos teólogos “o universal oferecimento da salvação a todos os seres humanos e ao mundo”.

Nutro séria suspeita de que tal fracasso e colapso de seu edifício teológico lhe tirou “o necessário vigor do corpo e do espírito” a ponto de, como confessa, “sentir incapacidade de exercer seu ministério”. Cativo de sua própria teologia, não lhe restou outra alternativa senão honestamente renunciar.

-







-
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O colapso de sua teologia: razão maior da renúncia de Bento XVI?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Maior valor possível de y:x
» Calcular a razão das áreas dos dois triângulos
» teologia da renascer
» Razão Progressão Geométrica
» Razões Trigonométricas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM DOS AMIGOS E ASSUNTOS GERAIS.-
Ir para: