SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
53 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 53 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando João
OS DOIS CONCERTOS EmptySáb 04 maio 2024, 04:42 por JLGJLG

» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
OS DOIS CONCERTOS EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
OS DOIS CONCERTOS EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
OS DOIS CONCERTOS EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
OS DOIS CONCERTOS EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
OS DOIS CONCERTOS EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando Paulo
OS DOIS CONCERTOS EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
OS DOIS CONCERTOS EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
OS DOIS CONCERTOS EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
OS DOIS CONCERTOS EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
OS DOIS CONCERTOS EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
OS DOIS CONCERTOS EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
OS DOIS CONCERTOS EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
OS DOIS CONCERTOS EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
OS DOIS CONCERTOS EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
OS DOIS CONCERTOS EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
OS DOIS CONCERTOS EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 OS DOIS CONCERTOS

Ir para baixo 
AutorMensagem
silas gomes de souza
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
silas gomes de souza


RELIGIAO : cristianismo
Masculino Mensagens : 1606
nascido em : 21/07/1958
inscrito em : 22/11/2012
Idade : 65
Localização : SÃO PAULO - CAPITAL

OS DOIS CONCERTOS Empty
MensagemAssunto: OS DOIS CONCERTOS   OS DOIS CONCERTOS EmptyTer 05 Mar 2013, 20:07

OS DOIS CONCERTOSII Coríntios 3

Meu irmão, este texto de II Coríntios 3, jamais financia a abolição de 39 livros da Bíblia, como afirma em seu livro, o Pastor Pentecostal Antenor Santos de Oliveira (ver pág. 41). Nele, Paulo realmente se refere à Lei Moral escrita em tábuas de pedra, porque ela era, e é o único instrumento que Deus tem para revelar o pecado, e diz claramente que o que foi abolido é o Velho Concerto e não o Velho Testamento.
Paulo estabelece, no capítulo três de II Coríntios, um contraste entre os dois Concertos; a saber:

VELHO CONCERTO NOVO CONCERTO

1- (V. 7) “Ministério da Morte” 1- (V. Cool “Ministério do Espírito”
2- (V. 9) “Ministério da Condenação” 2- (V. 9) “Ministério da Justiça”
3- (V. 6) “Letra que Mata” 3- (V. 6) “Espírito que Vivifica”
4- (V.14) “Foi Abolido” 4- (V.11) “Permanece”
5- (V.10) “Em Glória” 5- (V.10) “Em Excelente Glória”

NOTA: a) – O Velho Concerto, foi com sangue de animais (Heb. 9:19-20). O Novo Concerto foi com o sangue de Jesus.

b) – A base fundamental destes dois Concertos foi uma só: Os Dez Mandamentos, chamados de Lei Moral.

A função da Lei é revelar o pecado. Romanos 7: 7.
O objetivo da Lei é levar o homem a Cristo. Romanos 7: 8.

II Coríntios 3: 3
“...sois a carta de Cristo...escrita não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, no coração.”
Tábuas de “pedra e de carne”: Isto é uma metáfora, para comparar os dois Concertos. Quer ver?

Leia o que diz o profeta, nas palavras seguintes:
Jeremias 31: 31-33

“Eis que vem dias, diz o Senhor, em que farei um Concerto Novo com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme o Concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles invalidaram o Meu Concerto, apesar de Eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o Concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a Minha Lei no seu interior, e a escreverei no seu coração: e Eu serei o seu Deus e eles serão Meu povo.”

Veja, Deus está falando de um Novo Concerto e Se refere à mesma Lei que escreveu com Seu dedo no Sinai. Portanto, nada há indicativo do cancelamento da Lei Moral. Observe:
Ezequiel 11: 19-20

“E lhes darei um mesmo coração e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei de sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Para que andem nos Meus estatutos, e guardem os Meus juízos (leis), e os executem; e eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus.”
Hebreus 8: 10

“Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles Me serão por povo.”
No Novo Concerto, a Lei de Deus seria impressa não em pedra, mas em carne (no coração). Isso prova que jamais seria abolida. Sem sombra de dúvida, sob o evangelho, só pode participar do Novo Concerto quem tenha conhecimento da Lei de Deus, pois ela será colocada no coração do crente.

QUE É CONCERTO: Diz o Dicionário ser: Combinação, acordo. Concerto não é uma Lei, mas um pacto normativo entre pessoas. Neste caso, com o povo de Deus, os cristãos. E a norma ou base é a Lei Moral.

Atenção:
• Se Deus acabar com o objeto (norma/base) do Seu acordo, como saberá se a outra parte (nós) está cumprindo o acordo?
• Qual legislador executará a sentença se não possuir uma lei reguladora?
• Quando Deus julgar o mundo (João 12: 47; Atos 17:31), o fará através desta lei (Tiago 2:12). Como o faria, estando cancelada?
Por conseguinte, o problema de II Coríntios 3 não é o cancelamento da Lei de Deus, porque o próprio Paulo diz que a fé não anula a Lei. Romanos 3: 31.

RESUMO

VELHO CONCERTO – Obras – Guardar a lei para ser salvo.

NOVO CONCERTO – Fé – Guardar a lei porque foi salvo.

VELHO CONCERTO: O povo não era capaz por si mesmo, de cumprir a sua parte no Concerto, e este não lhe proporcionava o auxílio para o cumprirem. Era um concerto de obras, e não de Graça, porque Jesus não estava nele. Este Concerto só valia para revelar que precisavam reconhecer sua própria pecaminosidade, bem como sua necessidade do auxilio divino.
Por isso Jesus diz: “... Sem Mim, nada podeis fazer.” (João 15:5). Com Jesus é fácil guardar a lei.

Em nenhuma hipótese ou circunstância a Lei Moral pode ser abolida, porque ela e a base, fundamento do governo divino no presente e o será no futuro, para todos os seus súditos fiéis e leais. Razão porque reverbera o apostolo Paulo: “...porque sem lei está morto o pecado.” Rom.7:8.

“O Grande objetivo do Velho Concerto era, pois, revelar suas fraquezas e incapacidade de guardar a Lei sem o auxilio divino.”
Ir para o topo Ir para baixo
 
OS DOIS CONCERTOS
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM DE DEBATES BIBLÍCOS-
Ir para: