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"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
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 Cap. II Existe Um Lugar de Tortura Chamado Inferno?

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silas gomes de souza
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MensagemAssunto: Cap. II Existe Um Lugar de Tortura Chamado Inferno?   Cap. II  Existe Um Lugar de Tortura  Chamado Inferno? EmptyTer 29 Jan 2013, 08:34

EXISTE UM LUGAR DE TORTURA,
CHAMADO INFERNO?
CONTINUAÇÃO: Cap. II - “O FOGO ETERNO”

Como entender as palavras de Jesus em Marcos 9: 47,48 ?

Neste texto a versão Almeida diz: “e, se teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno; onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”

No estudo anterior descobrimos que a palavra latina inferno não existe no original das escrituras sagradas, portanto todas as vezes que encontrarmos esta palavra na Bíblia devemos entender conforme consta, Sheol no hebraico (Sepultura) e no grego Hades (sepultura) ou tumulo de sepultamento simplesmente.

Porém os defensores da existência de um lugar de tortura chamado inferno, apóiam-se também em outros textos, como o citado acima o qual iremos analisar aplicando a hermenêutica rejeitada por muitos. Um cuidadoso exame constataremos que o lugar onde Jesus se referiu, quem não morria era os vermes. Se aceitarmos o ensino assimilado do clero-romano sobre este texto, como se Jesus estivesse se referindo ao inferno, os defensores do inferno eterno, terão que admitir que os vermes sejam também imortais.

O QUE, ENTÃO, QUERIA JESUS DIZER?

Transliterando o texto para o original encontramos:

“E se teu olho te escandalizar, arranca-o: melhor é entrares com um só olho no Reino de Deus do que, tendo os dois olhos, seres atirado na Geena, onde os vermes não morre e onde o fogo não se extingue.”

Jesus queria dizer que é melhor para alguém evitar, os atos pecaminosos (transgreção da Lei) que se realizam com os olhos (exemplo: a cobiça), com as mãos (ex: o furto), com os pés (exe.: (caminhar para o mal), ou realizar estes atos e ser destruído na Geena.
O texto bíblico no original Grego utiliza em Marcos 9:48-7,48, o termo GEENA e não a palavra Hades ou Inferno.

Em conformidade com as Escrituras Gregas a palavra GEENA se relaciona ao “vale de Hinon” e não ao inferno (latim). Bíblia de Jerusalém.
Fogo eterno ou inextinguível significa GEENA ou abreviatura do titulo completo, “vale do filho de Hinon” leia II Reis 23:10. Este vale fica ao sul de Jerusalém e foi usado como centro de adoração a Baal. Ali muitos reis e filhos de Israel sacrificaram seus filhos a Moloque.

Este vale tornou-se amaldiçoado pelas outoridades rabínicas e por isso era lugar onde se jogava os corpos de condenados mortos e de animais e o lixo da cidade de Jerusalém.
E havia um fogo continuo destruindo esses corpos mortos.
Daí, a figura descrita por Jesus como “fogo eterno “onde o bicho não morre e o fogo não se apaga”.

PORQUE O FOGO NÃO SE APAGA E O BICHO NUNCA MORRE?

Porque esse fogo era realimentado constantemente: daí a idéia de se inextinguível. Uma vez terminado o combustível, acaba-se o fogo.
Isto é o que acontecerá com os ímpios. (Dicionário Bíblico de John L. Mackenzie, Edições Paulinas). O fogo era conservado acesso continuamente e, a fim de aumentar-lhe a intensidade, os judeus adicionavam-lhes enxofre.
Assim, GEENA, ou vale de Hinon, tornou-se um símbolo de extermínio ou condenação eterna, e não de tormento eterno, como interpreta o clero-romano, e teólogos que assimilaram tal crença.
As chamas da GEENA simbolizavam a destruição completa e eterna que sofrerão todos os que não se arrependerem de seus pecados, aceitando a Jesus como seu Salvador, todos os ímpios juntamente com satanás e seus anjos, sem que haja jamais possibilidade de retorno ou existência no universo. Como disse o profeta Malaquias: “se farão cinza debaixo da plantas de vossos pés.” - Mal. 4:3

Se considerar-mos literalmente as palavras de Jesus a respeito de GEENA, e não como um relato ilustrativo. Teremos que admitir então que apenas as pessoas com um pé só, um só olho, terão possibilidade de ganhar a vida eterna. Em todos os lugares onde a palavra grega GEENA é traduzida pela palavra latina “inferno”, a Bíblia de Jerusalém vertem-na corretamente por Geena, que significa Vale de Hinon lugar de extermínio.
Pois tudo que era jogado na geena era consumido pelo fogo até mesmo os bichos os vermes.

Notem as palavras de Jesus em Mateus 10:28 “não temais aos que matam o corpo, mas não podem matar a Alma; temei antes aquele que pode fazer perecer na GEENA tanto a Alma como o corpo.”

Sendo que Deus destrói a alma e o corpo, isto é prova conclusiva de que GEENA, ou vale do filho de Hinon, é uma figura ou símbolo de aniquilação completa e não de tormento eterno.

Este é o significado do “fogo eterno” mencionado também na parábola das ovelhas e os bodes.
Ali, após Jesus pronunciar a sentença sobre os bodes que representam os homens ímpios, que não aceitam o plano de Deus, para redenção de suas vidas para o qual todos são chamados em Cristo, assim declara Jesus: “E irão estes para o castigo (extirpação=grego Kolassis) eterno, mas os justos para a vida eterna.”- Mateus 25:46. Assim, a punição eterna dos bodes (homens ímpios) é serem exterminados, aniquilados para todo sempre.

ESTÃO OS ÍMPIOS MORTOS SENDO CASTIGADOS?

“Crer-se, geralmente, que por ocasião da morte os justos vão diretamente para o céu, e os ímpios prontamente para o inferno, onde são punidos.”
Porém nem os anjos maus nem os homens estão agora recebendo a punição final por suas transgressões.
Essa punição está ainda no futuro. Quando Jesus andou na terra, um dia os demônios lhe perguntaram: “Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? – Mateus 8:28.

Os anjos maus são reservados para o juízo, (II Pedro 2: 4), ou seja, até o juízo daquele grande dia, (Judas 6). Acerca dos ímpios, lemos que Deus os reserva para o dia do juízo para serem castigados. (II Pedro 2: 9). Seria incoerente o Justo Juiz torturar réus antes de julgá-los.
O QUE CONSTITUI O CASTIGO DOS ÍMPIOS?

A única fonte de informação sobre este magno assunto é a palavra de Deus e não escritos extra bíblicos, a menos que estes se harmonizem com as Escrituras. Assim sendo, notemos, pois algumas das expressões usadas pelo Senhor acerca deste assunto.
Lemos que serão castigados, como final penalidade de suas transgressões, e por haverem rejeitado o Filho de Deus.

1) - OS ÍMPIOS MORRERÃO. – Em mais de uma ocasião diz-nos que “alma que pecar essa morrerá” - Ezequiel 14:4... ”O salário do pecado é a morte”..._Rom. 6:23. E neste verso traça-se um contraste notável. É prometido aos justos a vida; aos ímpios a morte.

2) - OS ÍMPIOS SERÃO DESARRAIGADOS: Este pensamento é acentuado repetidamente, em especial no Antigo Testamento. O salmista olhando ao futuro, para o tempo em que o pecado havia de ser abolido, declara: “Os malfeitores serão desarraigados”. –Salmos 37:9; e outra vez: “quando os ímpios forem desarraigados”. V.34. A palavra desarraigada, ou exterminada em geral é Karath, no hebraico. É palavra forte, várias vezes traduzida por “fazer perecer” como em Ezequiel 28:16.

(3) - OS ÍMPIOS PERECERÃO. _ Esta expressão é usada repetidamente em relação com a destruição das hostes ímpias. A palavra “perecer” é traduzida do hebraico abad, e quer dizer: “desarraigar” ou exterminar. Será observada nos textos seguintes: Os ímpios perecerão. – Sal.37:20.

4) - OS ÍMPIOS SERÃO QUEIMADOS: Esta é também uma expressão forte, empregada em muitas ocasiões. Malaquias se refere ao dia em que os ímpios hão de ser queimados. Mal. 4:1. Mateus fala em serem atados em molhos para queimar no fogo. – Mat.13:30, e menciona também que “o joio é colhido e queimado no fogo” – V. 40.

Pedro declara que a “terra, e as obras que nela há, se queimarão” – Pedro 3:10. Lemos ser o destino final dos injustos o “lago de fogo” – Apoc. 20:15, e a isto o revelador chama “a segunda morte”. –Apoc. 21:8. E a segunda morte acontecerá, após o milênio dos salvos com Cristo. –Apoc. 20: 7 a 9.

5 - OS ÍMPIOS SERÃO DESTRUÍDOS: Este pensamento ocorre em vários exemplos. “Todos os ímpios serão destruídos” – Salmos 145:20
Anjos maus se reconhecem na presença de Jesus: “Viestes destruir-nos? - Marcos 1: 24.

Outra vez: os que não obedecem “pereceram eterna perdição” – II Tess. 1: 9; e o próprio diabo, que introduziu em nosso belo mundo o pecado, será destruído. – Hebreus 2:14

Algumas das expressões mais fortes são usadas por autores sagrados para acentuar a sorte dos ímpios. Eles não só queimarão (Katakaio); II Pedro 3:10; Mat. 3:12. Não só serão destruídos, Apollimi; Mateus 21:41, Marcos. 1:24, mas são completamente destruídos, (Tamam); Salmos104: 35 e serão aniquilados, (Kalah); Sal. 37:20, mas serão totalmente consumidos, (Apollimi); Sal. 73:19.

FIGURAS E SIMILES QUE ILUSTRAM A SORTE DOS ÍMPIOS.

A principal talvez seja a destruição de Sodoma e Gomorra. A Bíblia declara que o fogo destruiu as cidades e consumiu a todos. Gen. 19:29; Lucas 17:29.
O castigo aplicado a Sodoma e Gomorra não foi de longa duração, pois lemos que a subversão foi “num momento”. Lamentação 4:6. Pedro diz que eles foram reduzidos “a cinza”; II Pedro 2: 6.

Porém Judas 7 declara que elas “são postas para figura do fogo eterno.” Não significa um fogo a arder eternamente, porque elas não ardem mais hoje. O fogo foi de conseqüências eternas, (Questions on Doctrine, Pág. 536-539.

O SENTIDO DO TERMO ETERNO.

Os que defendem o castigo eterno argumentam assim: se “vida eterna” se refere para todo o sempre, não será “o castigo eterno” da mesma duração, já que se usa a mesma palavra grega, em ambos os casos?
A resposta é afirmativa – SIM será eterna a morte dos ímpios “o salário do pecado é a morte total”, à semelhança da vida que os remidos terão.

RAZÕES PARA REJEIÇAO DO TORMENTO ETERNO.

A Bíblia não confirma a doutrina do tormento eterno pelas seguintes 5 razões principais:

· – Por que a vida eterna é um dom de Deus (Rom. 6:23). Os ímpios não a possuem, eles não verão a vida (João 3:36); “nenhum homicida tem permanecente nele a vida eterna”. -
I João 3: 15.

· – Porque o tormento eterno perpetuaria e imortalizaria o pecado, o sofrimento e a miséria, contradizendo a revelação divina que prevê o tempo em que estas coisas não mais existirão. Apoc. 21:4

· - Porque nos parece que provê um lugar maculado no universo de Deus, por toda a eternidade, indicando ser impossível ao próprio Deus, aboli-lo.
· - Biblicamente apoucaria o atributo de amor visto no caráter de Deus, e implicaria no conceito de um Deus de ódio infinito.

· – Porque as Escrituras ensinam que a obra expiatória de Cristo é “aniquilar o pecado”; Hebreus 9:26, primeiro do indivíduo, e afinal do universo. O usufruto pleno da obra sacrifical e expiatória de Cristo de verificará não só num povo redimido, mas também num Céu e Terra restaurados; Efésios 1:10

Em síntese poderemos dizer: o castigo será de acordo com as obras de cada um, em outras palavras será administrado de acordo com “graus de gravidade”, A leitura de Mat.23:14; Rom. 2:6; Apoc. 20:12 é suficiente para nos mostrar o método divino de castigar.

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Silas Gomes de Souza
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