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 CRENTES (EVANGÉLICOS) DA FRONTEIRA. Nm.32.

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guganic



Mensagens : 2030
inscrito em : 08/08/2011

MensagemAssunto: CRENTES (EVANGÉLICOS) DA FRONTEIRA. Nm.32.   Dom 19 Fev 2012, 02:03

Nm. 32:1
Os filhos de Ruben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.

Vieram, pois a Moisés (Vs.2) e ao sacerdote Eleazar e disseram:
Vs.19
Porque não herdaremos com eles do outro lado do Jordão, nem mais adiante; porquanto já temos a nossa herança deste lado do Jordão ao oriente.

A caminho de Canaã, a terra prometida, era o destino de todas as tribos de Israel que foram libertas do Egito por Moisés.

Entre eles e Canaã, apenas o Jordão. Rubenitas, gaditas, e a meia tribo de Manassés, escolheram sua herança fora da terra prometida.

Rubenitas, gaditas e manasseitas, fora da terra prometida, simbolizam os crentes (evangélicos) que preferem ficar junto às fronteiras do mundo.

Tais pessoas são taxativas: não se sentem obrigadas a nada na Igreja ou no Reino de Deus.

Vs.5b
Não nos faças passar o Jordão.

A visão das terras de Gileade, Jazer, Atarote, Ninra, Hesbom, Sebã... Atraiu-os tanto, que chegaram a desistirem da promessa de Deus: “Canaã, a terra que manava leite e mel”.

Tem crente assim, que apesar de terem saído de um tremendal de lodo (Sl. 40:2), eles abrem mão da Canaã celeste por qualquer visão materialista e imediatista, ou carnavalesca.

Esta era a visão de Davi, quando disse: O Senhor se inclinou para mim e me ouviu. A visão de um resgatado do Senhor.

Sl. 40:2
Tirou-me de um poço de perdição, dum tremendal de lama; colocou meus pés sobre uma rocha e me firmou os passos.

Davi compara o seu sofrimento ao de um prisioneiro confinado num poço e ao de um viajante atolado num traiçoeiro charco de lama.

Este era o nosso passado: Prisioneiros confinados num poço de misérias; viandantes atolados na lama do pecado.

O medo de Moisés é que eles, rubenitas e gaditas, com tais atitudes viessem a contagiar toda a congregação, levando-os a desistirem da terra prometida.

Replicou Moisés:
Vs.14
Eis que vós, raça de homens pecadores vos levantastes em lugar de vossos pais, para aumentardes ainda (mais) o furor da ira do Senhor contra Israel.

Eles revelaram uma visão imediatista, a mesma visão que possuem os crentes acentuadamente carnais.

Eles não se fixam na promessa vindoura que a salvação em Cristo é e contém.

E com sua visão puramente carnal, os tais arrastam ou tentam arrastar outros para os seus labirintos de miséria, e sofrimentos.

Vs.39
Os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram-se para Gileade e a tomaram e desapossaram os amorreus que estavam nela.

Rubenitas e gaditas, com seu péssimo exemplo, contagiaram metade da tribo de Manassés, a não atravessar o Jordão para Canaã. – Preferiram viver fronteiriços á terra prometida.

Geralmente o morador da fronteira fala duas línguas.

Rivera no Uruguai, Santana do Livramento no Brasil, e Pedro Juan Caballero no Paraguai, formam a fronteira tríplice.

Os moradores desta região são chamados de: Brasiguaios!

Bella Union na Argentina, faz fronteira com o Brasil e Uruguai.

Os moradores destas regiões têm comportamentos diferenciados dos demais compatriotas.

Tem ora que eles até perdem a identidade. São uruguaios, mas falam o português.

São argentinos, mais falam o Guarani; São brasileiros, mais falam o castelhano.
E todos falam portunhol. Uma mistura de português com espanhol.

O mesmo se aplica ao crente (O evangélico) da fronteira.

Tudo depende em que lado da fronteira ou país ele está.

Ele assimila fácil, os costumes e a linguagem de onde ele se encontra.

Conclusão, o morador da fronteira tem costumes diferentes e até vive em fuso horário diferente.

Demas, um tipo de crente da fronteira.

II Tm. 4:10
Demas, tendo amado o presente século me abandonou... Diz Paulo.

O morador da fronteira tem facilidade em abandonar, pois ele não cria raízes em nenhum lugar; tudo depende do momento.

A pátria dele é a onde ele se sente melhor e mais à vontade.

O crente “Demas”, ama muito o presente século. Nele não existe preocupação com o futuro espiritual, com a Canaã Celestial; a preocupação dele é o material, é o carnaval.

A fronteira é uma região de perigos, de pequenos e grandes conflitos; geralmente é porta de entrada e saída para contrabandos e contrabandistas.

Moradores da fronteira sempre estão sujeitos a assaltos relâmpagos, e a emboscadas. E sempre falam duas ou mais línguas diferentes.

Uma hora é a língua dos anjos outra hora é a linguagem do mundo: obscenas, perniciosas e comprometedoras.

“Conheço um homem de Deus que foi vítima do Sendero Luminoso pego na fronteira Br/Uru”. Durante quatro anos viveu na selva do Peru como refém. (O Senhor o guardou e o libertou).

Evangélicos da fronteira estão em constante perigo de vida (vida espiritual); para se tornarem refém do pecado é um passo.

O mundo é constituído de duas classes de pessoas: Salvos e perdidos. A Salvação é um decreto permissivo eficaz de Deus.

A salvação é um muro. Uns estão do lado de dentro, outros estão do lado de fora e outros como Raabe, estão em cima do muro.

Salvos são os que estão do lado de dentro deste muro.

É muito perigoso estar fora do país (do muro) quando a fronteira é (for) fechada.

Que não tenhamos a visão dos rubenitas e gaditas, que abriram mãos da promessa de habitar em Canaã e conscientemente fizeram uma escolha errada.

Ainda hoje há evangélicos abrindo mãos da Canaã celeste pelo prazer efêmero de morar na fronteira entre a perdição e a salvação.

Que Deus que nos guarde pelo Seu amor.

Guganic

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