SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM - SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. Cadastre-se.


SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado?
51 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 50 visitantes :: 2 motores de busca

JLGJLG

O recorde de usuários online foi de 297 em Seg 12 Abr 2021, 10:40
Últimos assuntos
» Procurando João
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySáb 04 maio 2024, 04:42 por JLGJLG

» QUANDO PASSAMOS PELO DESANIMO ESPIRITUAL
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySex 12 Abr 2024, 18:32 por M.Rogério

» O CORDEIRO DE DEUS – A NOSSA PÁSCOA
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySex 29 Mar 2024, 09:14 por Henrique

» Procurando Lucas
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:36 por JLGJLG

» Procurando Marcos
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:32 por JLGJLG

» Procurando Mateus
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQui 08 Fev 2024, 23:28 por JLGJLG

» Procurando Paulo
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQui 08 Fev 2024, 22:10 por JLGJLG

» Procurando Ezequiel
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQui 08 Fev 2024, 21:52 por JLGJLG

» Procurando Isaías
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQui 08 Fev 2024, 20:44 por JLGJLG

» Procurando Jeremias
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 07 Fev 2024, 20:41 por JLGJLG

» Procurando Neemias
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:49 por JLGJLG

» Procurando Esdras
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 07 Fev 2024, 10:32 por JLGJLG

» Procurando Samuel
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:59 por JLGJLG

» Procurando Daniel
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:42 por JLGJLG

» Procurando Jó
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 07 Fev 2024, 09:17 por JLGJLG

» JEOVÁ JIREH IRAS PROVER DE NOVO
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyDom 10 Dez 2023, 17:17 por M.Rogério

» Cadê ???
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySeg 06 Nov 2023, 23:02 por Henrique

» É pecado o uso de camisinha ( preservativo ) nas relações sexuais?
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySeg 05 Jun 2023, 14:20 por Marcos_IOR

» HOMENAGEM ÀS MÃES
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySáb 13 maio 2023, 19:12 por Henrique

» questionário da salvação
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 10 maio 2023, 23:46 por Henrique

» Diga-me, tens vida eterna?
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQua 10 maio 2023, 23:12 por Henrique

» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyTer 02 maio 2023, 22:33 por Henrique

» FÉ E POLÍTICA
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySex 28 Abr 2023, 13:06 por michael servetus

» Você confia em palavras falsas (Jr 7:4; 2Tm 4:3,4) ou anseia por ouvir a verdade a qualquer custo?
Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptySáb 22 Abr 2023, 18:59 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


 

 Quando Deus resolveu ter um Filho?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Dmarcos
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
Dmarcos


Masculino Mensagens : 45
nascido em : 28/03/1978
inscrito em : 19/12/2011
Idade : 46
Localização : japeri/Rio de janeiro

Quando Deus resolveu ter um Filho? Empty
MensagemAssunto: Quando Deus resolveu ter um Filho?   Quando Deus resolveu ter um Filho? EmptyQui 29 Dez 2011, 20:19

Já deparei-me, por algumas vezes, com pessoas que confessam ser o Senhor Jesus Cristo como o Eterno Filho de Deus. Uma vez, numa EBD, o tema era exatamente este: "Jesus Cristo, o Filho Eterno de Deus". quando me foi dada a oportunidade de comentar, eu perguntei: "Que Jesus já existia antes da fundação do mundo, eu concordo,porque assim está registrado na Bíblia; mas que que Ele sempre foi filho, onde está registrado?

Fazendo um panorama geral do Velho Testamento, buscando entender o relacionamento do povo judeu com Deus, percebemos que não há o entedimento de que Deus possuía um filho. O Deus apresentado é único. Existe até algumas referências relacionadas ao substantivo Deus no plural, sugerindo Deuses; em outro lugar, encontramos uma referência ao Anjo do Senhor, sendo esse o único anjo que aceitou adoração; mas não há em qualquer uma delas uma única referência a um filho.

Sabemos que o Senhor Jesus estava presente na Criação. Quando João escreveu em (Jo 1-3) "NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". Entendemos que Jesus, não com este nome que é terreno, estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A quê João se referia quando usou a palavra princípio? Que princípio é este, visto ser a eternidade a total ausência de tempo, de início e de fim? É lógico que João estava se referindo ao princípio da nossa criação.Notem que ele remete o princípio ao momento em que Deus começou a fazer todas as coisas. Isso é certo, pois na eternidade não há de se falar em princípio de nada.

Então é certo que Jesus existe desde a eternidade e que participou ativamente da Criação. Vamos verificar o que João disse a seu respeito. Vamos analisar os seguimentos do texto:
1 - "No princípio era o verbo ...", ou seja, em termos curtos, ele era a palavra.
2 - "... e o Verbo estava com Deus ...", ou seja, a palavra estava com Deus.
3 - "... e o Verbo era Deus ...", ou seja, a palavra era Deus.
4 - (Jo 1: 14) "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". Aqui fica claro, o verbo, ou seja, a palavra, é Jesus. Ele era a palavra, estava com Deus, sendo ele também Deus, contudo ele se fez carne e habitou entre nós. João e os demais de seu tempo viram esta glória, como a glória do unigênito do Pai, do único Filho de Deus.

Paulo ao falar de Cristo diz: (Cl 1: 15-18) "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência". Notem que Paulo o chama de primogênito de toda a criação. Nós podemos entender com isso que foi ele o primeiro a ser criado, e apartir dele, toda a criação foi possível. Sendo todas as coisas feitas por ele, para ele e através dele.

Vou desenvolver um raciocínio e quero que fique bem claro que a Bíblia não afirma o que vou dizer, sendo apenas uma maneira de eu tentar explicar quem é Jesus. Dessa forma, vou desenvolver um parágrafo que é puro raciocínio humano, não querendo com isso criar uma doutrina, ok, vamos lá.

INÍCIO

No meu ponto de vista, antes de Deus pensar em criar qualquer coisa, Ele deu vida a sua Palavra (No princípio era o Verbo), deu vida de tal forma que a sua Palavra agora era um SER vivente (o Verbo estava com Deus). Este SER, por ser a própria Palavra de Deus possui toda a Essência de Deus, ou seja, ele é Deus (o Verbo era Deus). Após isso deu ordem ao SER para criar todas as coisas, leiam (Sl 33:6) "Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca". Isso fica claro quando percebemos como tudo foi criado. Deus fez todas as coisas dessa forma: "E Disse Deus...". Apenas o Homem não foi criado pela palavra, mas formado do pó da terra à sua imagem e semelhança. (Gn 2: 7) "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". Sendo assim, podemos ter agora uma nova percepção de que o Senhor Jesus é estava presente na Criação , mas nada relacionado a FILHAÇÃO;mas sim, conforme nos ensina Paulo, o primogênito de toda a criação, ou seja, o primeiro a ser criado.

FIM

Não quero com este conceito que vocês pensem que estou diminuindo a Cristo, pois não estou. Jesus é Deus, e a sua glória niguém a pode tirar, pois tudo conquistou no calvário. Com seu sangue nos resgatou para o Pai, estabeleceu o seu reino dos céus e está assentado a destra de Deus, aguardando que todos os seus inimigos sejam postos por escabelos de seus pés, para então entregar o seu reino a Deus.

Mas, e o conceito de Filho de Deus? Por que Deus o chama de Filho? Isso tem a ver com a promessa davídica. Preciso explicá-la para que possamos compreender o seu significado.

Jesus, filho de Davi ou de Deus?

Pra nós esta pergunta, a princípio, parece absurda, pois aprendemos que Jesus é filho de Davi devido sua genealogia pertencer a Davi; e Filho de Deus, pois o próprio Deus disse: (Mateus 3:17) " E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo ". Com isso a pergunta soa meio estranha, não é verdade.

Concordo em parte, pois essa é uma tendência atual de se ver a filhação de Jesus. Essa é nossa perspectiva, o nosso paradigma. Isso é o que tem sido ensinado nas congregações. Mas vamos analisar segundo outras perspectivas e ver com mais cuidado esse assunto.

Se você não sabe, saiba agora. A Bíblia Sagrada que conhecemos não é um livro, mas uma coleção de livros, escritos por mais de 40 autores, durante um período aproximado de 1500 anos. Ela é divida em Dois Testamentos: o Velho Testamento e o Novo Testamento, não vou entrar aqui no mérito desta divisão que segundo a minha opinião, possui uma divisão errônea e tendenciosa. Só pra não ficar vago, responda-me: A vida e atuação de Jesus se dá no período do Velho Testamento ou do Novo Testamento? Apesar de muitos responderem que foi no Novo Testamento, pois é onde encontramos as narrações de sua vida, está errado. Jesus viveu no período do Velho Testamento, pois como todos sabem, o Novo Testamento só começa a vigorar quando há a morte do seu testador, leia (Hebreus 9:16) " Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador ". Assim entendido, concluimos que a vida de Jesus não é cercada pela Graça apresentada no Novo Testamento, mas de cumprimento a Lei estabelecida no Velho Testamento.

Com isso entendido, olhando para o Texto Sagrado, marcado pelas mensagens composta pelo Velho Testamento, o que acontece se perguntarmos para qualquer personagem a seguinte pergunta: Deus tem um Filho Único? Um NÃO seria a resposta uníssona ouvida pelos que a perguntassem, sem falar que haveria aqueles que pediriam a cabeça do tal questionador. E isso por causa de um fato: Não havia a idéia de que Deus possuia um filho, principalmente, um Filho Único. O mais perto disso, seria a idéia que se tinha a respeito dos anjos, que são chamados de "filhos de Deus" (Gn 6:2,4; Jó 1:6; 2:1; 38:7) , "filho dos deuses" (Dn 3:25). Esta era a idéia predominante. Nunca foi usada em referência aos homens, durante este período, leia (João 19:7) " Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus ". Essa foi a condenação que fizeram contra Jesus. Respondam-me, se fosse normal denominar qualquer homem como filho de Deus, como alguns afirmam dos versos citados em gêneses, por que os judeus mataram a Jesus por afirmar ser Filho de Deus?

Notem que apenas com advento de Cristo e com os seus ensinamentos, é que os homens foram relacionados com a denominação de filhos de Deus. Foi Jesus que lhes deu este ensinamento, leia (Mateus 5:9) " Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus ". Esse texto de Mateus é apenas um dos muitos outros ensinamentos de Jesus, depois Paulo também fala da filhação por adoção para explicar o porquê somos herdeiros de Deus e co-herdeiro de Cristo, leia (Romanos 8:17) " E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados ".

Até agora só comentamos sobre a idéia de "filho de Deus" contida no Velho e Novo Testamentos. E percebe-se que elas não se confundem, pois são opostas. Aqui não há contradição. Não é isso que queremos provar, mas sim que a idéia de que Deus tenha um filho não está contida no Velho Testamento, mas surge logo após o advento de Cristo no denominado Novo Testamento.

Então porque Ele é chamado de Filho pelo próprio Deus?

Isso é devido ao fato de Deus ter feito uma aliança com Davi. Antes de Jesus vir ao mundo não sabemos qual era o seu nome, mas pra sermos mais didáticos vamos adotar este nome, mesmo antes de ele vir ao mundo, ok?
Antes de vir ao mundo para cumprir o propósito de Deus, antes de ser humanizado, Jesus não era filho de Deus, por isso Deus nunca revelara aos seus profetas que ele possuia um Filho Unigênito, e desse modo o Velho Testamento não nos revela nada direto sobre este fato. E durante a vida de Davi, Deus fez um pacto com ele, afirmando que através do seu descendente estabeleceria um reino eterno. É a chamada Aliança Davídica, leia ( II Samuel 7:12-14) " Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens ". Este texto, a princípio, parece se referir diretamente a Salomão, contudo, compreendendo o desenrolar da história e as revelações bíblicas, percebemos que essa palavra se cumpre em Cristo, leia ( Hebreus 1:5) " Porque, a qual dos anjos disse jamais: tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? " Desse modo compreendemos que Jesus sendo descendente de Davi, cumpriu a Aliança, edificando uma casa para o nome de Deus, leia ( Hebreus 3:1-6 ) " POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim ".

Com isso entendemos que ele foi enviado na descendência de Davi para que nele se cumprisse a promessa e por isso Deus cumpriu a sua parte o fazendo seu próprio Filho, alias, Único Filho.

Fiquem com Deus e bom estudo!!!

OBS.: Para os que leram todo o estudo, sugiro que façam as criticas parte por parte para não invalidarem todo o estudo de uma só vez e para que tenhamos a oportunidade de corrigir os enventuais erros aos poucos. Assim vcs me dão a oportunidade de defender o estudo e de fazer com que eu cresça em entendimento a medida que vcs me convencerem dos respctivos erros e assim cumprindo a palavra que está escrita: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Obrigado!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Quando Deus resolveu ter um Filho?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pergunta: "Quando, por que e como o Senhor Deus nos disciplina quando pecamos?"
» Quando o Deus Todo-Poderoso se tornou Deus Pai , criador do Logos da Vida Eterna?
» ANA ROGA A DEUS UM FILHO.
» Ana roga a Deus que lhe dê um filho
» ANA ROGA A DEUS POR UM FILHO.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM DE DEBATES BIBLÍCOS-
Ir para: