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 O USO DO VÉU, qual a origem ?

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silas gomes de souza
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silas gomes de souza


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MensagemAssunto: O USO DO VÉU, qual a origem ?   O USO DO VÉU, qual a origem ? EmptyQua 26 Nov 2014, 16:25

O USO DO VÉU

Gostaria de obter uma explicação sobre o uso do véu, mencionado em I Coríntios 11:2-16.
Em I Coríntios 11:2-16, Paulo afirma que “todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça” (verso 4), ao passo que “toda mulher … Que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça” (verso 5). Endossando o uso do véu pelas mulheres que oram ou profetizam, Paulo estava em conformidade com o costume oriental (judaico e árabe) da época. Mas ao afirmar que os homens não deveriam cobrir a cabeça em tais circunstâncias, ele estava rompendo diretamente com a tradição judaica, que ainda hoje continua ordenando o oposto.
Para compreendermos essa distinção entre o homem e a mulher, quanto a cobrir ou não a cabeça, devemos ter em mente, em primeiro lugar, que Paulo está se referindo aqui ao véu como um “sinal de estar sob a autoridade de outrem” (Leon Morris). Essa distinção baseava-se no princípio de que Cristo é “o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher” (verso 3). Por conseguinte, se a mulher deixasse de usar o véu, ela estaria assumindo uma atitude de desonrosa insubordinação para com o seu marido. Por outro lado, se o homem passasse a cobrir a cabeça, ele estaria negando “ser ele imagem e glória de Deus” (verso 7), reconhecendo o senhorio de outra autoridade em sua vida.
Mas essa subordinação funcional da mulher à autoridade do homem não pode ser isolada da declaração paulina de igualdade essencial entre ambos os sexos. Nos versos 11 e 12, Paulo é claro em asseverar: “No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus”. Esse mesmo conceito de igualdade essencial é enunciado também em Gálatas 3:28: “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.
As referências em I Coríntios 11:2-16 às “tradições” (verso 2) e aos “costume[s]” (verso 16) parecem corroborar a noção de que o uso litúrgico do véu era apenas uma norma cultural, em harmonia com o estilo do vestuário cristão oriental da época, e não um mandamento normativo para as demais culturas que não possuem tal costume. Como cristãos, devemos romper apenas com os elementos de nossa cultura que estejam em direta oposição aos princípios universais da palavra de Deus. Exigir, ainda hoje, que as mulheres cubram a cabeça com um véu ao adentrarem um templo ocidental é uma imposição legalística e artificial.
Texto de autoria do Dr. Alberto Timm, publicado na Revista Sinais dos Tempos, março de 1999, p. 27.
II Parte

Toda mulher, porém, que ora, ou profetiza, com a cabeça sem véu, desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada”. 1 Cor. 11:5

Para melhor compreensão deste verso, todo o contexto ou I Cor. 11:2 a 16 deve ser lido atentamente. Corinto era uma cidade famosa pela cultura e licenciosidade. Situava-se no estreito que ligava o Peloponeso ao continente, sendo a rota principal na ligação do Oriente com o Ocidente.
Tornou-se famosa por sua maldade e corrupção moral. “Viver à coríntia” ou “corintizar” significava nos dias de Paulo viver em luxúria e licenciosidade.
Paulo ali esteve 18 meses pregando e estabelecendo uma igreja. Ao sair, deixou uma florescente igreja, mas que em breve começou a enfrentar sérios problemas. Visando solucionar dificuldades existentes na igreja, escreveu ele, em 57, esta carta. Dentre os problemas chegados ao seu conhecimento, um deles era o uso do véu pelas mulheres.
Naquele tempo as mulheres deviam usar o véu e trazer os cabelos longos pelo seguinte:

a) O véu era um sinal de segurança para a mulher.
b) Uma respeitável mulher oriental jamais aparecia em público sem o véu.
c) Nas terras orientais o véu era sinal de honra e dignidade da mulher.
d) A mulher desonrava a si e ao marido se não usasse o véu (v. 11). Não usavam o véu as prostitutas, as que estavam de luto e as esposas infiéis. O véu era retirado das mulheres indignas e seu cabelo cortado rente como indício de seu opróbrio.
e) O uso do véu era um sinal de que a mulher estava subordinada ao homem.
f) As mulheres estavam tirando o véu na igreja e fora dela como símbolo da emancipação feminina. A não aceitação do marido como chefe seria uma inversão do princípio estabelecido por Deus.
Diante do exposto, Paulo nos versos 5, 6, 9, 10, 12, 13, 15 deu instruções para que as mulheres usassem o véu ao orarem ou profetizarem.
Russell Norman Champlin escreveu entre outras coisas o seguinte sobre I Cor. 11:5:
“Esta passagem ilustra o perene problema da relação que há entre os costumes sociais e a moralidade cristã. Paulo escreveu aqui do ponto de vista de um rabino, como representante da antiga cultura judaica. Porventura tais costumes continuariam sendo obrigatórios para nós, hoje em dia, quando as coisas são tão radicalmente diferentes, em aspectos como o vestuário, e sobretudo no que tange à nossa idéia acerca da posição da mulher? Este comentador acredita que visto que os costumes sociais mudaram, as exigências deste texto também mudaram … Acredito que se Paulo tivesse em nossos próprios dias, onde a sociedade não atribui qualquer estigma à ausência do uso do véu pelas mulheres, a questão nem ao menos teria sido abordada”. – O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, IV vol., pág. 171.
Hoje não existe nenhuma exigência do uso do véu para as mulheres, porque mudando os costumes, mudam também as exigências.
Sobre o ter a cabeça coberta ou descoberta, comenta Clarke:
“O homem trazia a cabeça descoberta porque era representante de Cristo; a mulher trazia a dela coberta, porque ela era por Ordem de Deus colocada num estado de submissão ao homem, e porque era costume, tanto entre os gregos como entre os romanos, sendo entre os judeus uma lei expressa, que nenhuma mulher fosse vista fora de casa sem véu. Isto era, e é, costume comum em todo o Oriente, e ninguém senão as prostitutas públicas andam sem véu. E se uma mulher aparecesse em público sem véu, ela desonraria sua própria cabeça – seu marido. E ela se pareceria aquelas mulheres que tinham o cabelo rapado como punição de prostituição ou adultério.
“Informa-nos Tácito que, considerando a grandeza da população, os adultérios eram muito raros entre os germanos; e quando uma mulher era achada culpada, puniam-na do modo seguinte: ‘tendo-lhe cortado o cabelo, e despindo-a na presença de seus parentes, o marido despedia-a portas fora’. E sabemos que da mulher suspeita de adultério era, pela lei de Moisés, tirado o véu da cabeça. (Núm. 5:18) As mulheres reduzidas a um estado de servidão, ou escravidão, tinham o cabelo cortado: é o que aprendemos de Aquiles Tatius. Diz Clitofon, acerca de Leucipe, que foi reduzida ao estado de escrava: ‘Ela foi vendida como escrava, cavou a terra e sendo-lhe cortado rente o cabelo, foi a cabeça, privada de seu ornamento’. Era também costume dos gregos cortarem o cabelo como sinal de luto. Admeto, ordenando um luto geral por morte de sua esposa Alceste, diz: ‘Ordeno um luto geral por esta mulher! Corte-se rente o cabelo e ponham-se vestes negras’. Parece-nos que o apóstolo tinha especialmente em vista é a propriedade e decência de conduta. Como mesmo em nossos dias, uma mulher que se vista de modo impróprio ou fantasioso, é considerada uma desonra para o marido, porque se torna suspeita de não ser muito sã na moral, assim naqueles tempos antigos a mulher que aparecesse sem véu seria olhada à mesma luz.
“V. 6. Portanto, se a mulher não se cobre. Se ela não quiser usar véu nas reuniões públicas, tosquie-se também – leve consigo um sinal público de infâmia: mas se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar o cabelo que ponha o véu. Mesmo como motivo de luto, era considerado desonroso ser obrigado a tosquiar o cabelo; e para não perder esse ornamento da cabeça, as mulheres procuravam fugir ao costume, cortando apenas as extremidades do cabelo. Eurípedes, falando de Helena, que devia rapar a cabeça por motivo da morte de sua irmã Clitemnestra, diz: ‘vejam como ela corta apenas as pontinhas do cabelo, a fim de preservar sua beleza, e é exatamente a mesma mulher que dantes’.” – Comentário de Adão Clarke, vol. VI, pág. 225.
Texto de Autoria de Pedro Apolinário extraído da Apostila Leia e Compreenda Melhor a Bíblia.
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MensagemAssunto: Re: O USO DO VÉU, qual a origem ?   O USO DO VÉU, qual a origem ? EmptyQua 26 Nov 2014, 17:13

Mas o cabelo foi dado no lugar do veu correto ?

http://pastoreliasribas.blogspot.com.br/2011/11/uso-do-veu-e-cabelos-1-corintios-11.html
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claudio272
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MensagemAssunto: O véu não era um probema local!   O USO DO VÉU, qual a origem ? EmptyQua 31 Dez 2014, 08:26

Paulo em discussão a esse respeito disse que essa cultura era um problema localizado em corinto,verdade?
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MensagemAssunto: Re: O USO DO VÉU, qual a origem ?   O USO DO VÉU, qual a origem ? EmptyQui 08 Jan 2015, 20:54

Meu caro Silas, se me permite mostrar o que eu fiz, quando eu ainda era escravo da CCB, pois, ninguém mais na terra se interessa neste assunto do que os crentes da CCB e veja o que eu fiz, para saber a raiz e origem deste assunto Véu.

Eu mandei esta carta com estas 9 perguntas a um Rabino hebreu e ele mandou um professor aqui no Brasil me responder; esta foi a carta:

Nobres irmãos a paz esteja convosco, diante destas informações que obtivemos, sobre estes assuntos, temos a certeza de que estes pontos que muitas igrejas usam como "doutrinas obrigatórias", são apenas costumes de uma nação pecaminosa como são os judeus.

Não é mandamento Divino e nem a vontade do Todo Poderoso, que a sua igreja pratique tal coisa; foi criado por este povo contumaz e rebelde, como vemos de onde saiu o uso do véu (a origem do uso do véu veio do paganismo, o primeiro registro que se tem, é das filhas do idólatra sogro de Jacó), do lava pé e de todas as outras perguntas, temos as respostas exatas hoje.

Hoje sabemos que o judaísmo não aceita as doutrinas das igrejas evangélicas e o seu porque nas respostas do caro cooperador:

Mashmid Hoje à(s) 2:02 am (esse cara é professor na PUC da língua hebraica, filho de pais hebreus, nasceu e se criou na terra de origem do Véu). Vejam:

Shalom Fco!

Bem, não vou comentar o que penso, mas, apenas o que há no judaísmo.

1- o uso do kipá é obrigatório ou foi abolido com a carta de Shaul hashaliach? Que o homem não deve cobrir a cabeça quando orar, pois é a imagem do Soberano Criador. I Cor. 11;4.

Re- Bem, judeus não creem no NT, então, somente isso já seria o suficiente. Mas, a Kipah não cobre a cabeça, nem 50% da cabeça fica coberta com a kipah. O que cobre à cabeça é o talit, portanto a kipah não entraria nesta discussão. Quanto ao talit, é um mandamento da Torah, então, utilizam esse "manto" com as "tzitziot" para o cumprimento dessa mitzvah. Então, para um judeu, mesmo ao que crê em Yeshua/Yahushuah/Yahshuah, Paulo não é nada quando comparado à Torah.

2- o uso do véu por parte das mulheres é obrigatório ainda nos dias de hoje em Yashorul ou foi abolido com o passar dos tempos, pois, é uso e costume e não doutrina ou lei. I Cor. 11;5.

Re- Em Israel, as mulheres são obrigadas a usarem o véu apenas em sinagogas ortodoxas, e para o judeu, a Torah não é somente a Torah escrita, mas, também a Torah she be'al peh.

3- o ósculo santo que era costume em toda a História do povo hebreu, com a carta de Shaul, esta prática se intensificou; como os judeus estão cumprindo este decreto hoje, obrigatório ou foi abolido com o passar do tempo? Rom. 16;16.

Re- O tal ósculo não é um mandamento da Torah, e não é praticado no meio judaico como um costume ou mandamento, não é utilizado no meio judaico.

4- o costume de lavar os pés uns dos outros no judaismo era regra de boa civilização e de hospitalidade, segundo os registros que vemos na bíblia; como os judeus de hoje, cumprem este assunto? Lucas 7;44.

Re- Isso não era costume nem na época de Yeshua/Yahushuah , era prática da seita essênia, mas, nunca foi uma prática do povo judeu. E de maneira alguma é praticada no meio judaico.

5- sabemos que o Messias tomou a última Páscoa com os seus discípulos Lucas 22;7 ao 17 e os deu o modelo da santa ceia, na leitura do texto, vemos que a ceia ensinada na bíblia é simbólica e tem mais a ver com o partir o pão do que o comer do pão e beber o vinho (a ceia canibalistica foi introduzido na bíblia pelos os pagãos no lugar da original);

Hoje, as igrejas evangélicas seguindo a doutrina canibalistica da ICAR, fazem a ceia canibalistica: comem "carne e bebem sangue humano" do seu messias na dia da ceia (a CCB Congregação Cristã no Brasil enterra até os restos do pão como se fosse carne e do vinho como se fossem sangue), sendo que a semântica do assunto é simbólico: como os judeus cumprem esta determinação da ceia hoje? I Cor. 11;17 ao 34.

Re- Bem, judeus não comemoram nenhum tipo de cerimônia chamada "santa-ceia" , e Yahushuah de maneira alguma comemoraria tal cerimônia entre os judeus.

Na verdade, o texto diz que Yahushuah não comemorou o pessach, já que a festa de pessach não havia nem chegado, segundo o texto, ele morreu no dia da preparação que caiu antes de Shabat hagadol, ou seja, ele morreu na véspera de véspera de pessach, e nem chegou a comemorar pessach.

Se ele comemorou, então, transgrediu a Mitzvah que ordena que Pessach fosse comemorada em Leil-Pessach que cai no dia 15 de Nissan.



6- o modo mais correto da oração ensinada na bíblia pelo o Messias é de joelho dobrado Lucas 2;41, como os judeus hoje fazem as suas orações: é com os rosto em terra, como vemos nas senas de tvs ou é simplesmente de joelhos dobrados como os evangélicos?

Re- Nem um e nem outro, judeus não rezam de rosto em terra e muito menos de joelhos dobrados. Na antiguidade rezavam de joelhos dobrados, mas, para se diferenciar dos idólatras, abandonaram a genuflexão e passaram a rezar de pé.

Apenas uma seita judaica chamada de Karaitas (Karaim) , ainda rezam deitados de bruços, como se fazia na época do templo.

7- como este povo, judeus, lhe dão com uma igreja e sua doutrina, como a CCB (Congregação Cristã no Brasil) que chegou recente em Yahushalaim; será se um judeu e sua família aceitaria a doutrina trinitáriana da CCB, com o seu véu, o ósculo santo, a santa ceia canibalistica, a oração de joelho dobrado, orando ao seu Deus SENHOR em Nome de Jesus Cristo?

Re- De maneira alguma. Para o judeu isso é 'Avodah Zarah, é o mesmo que rezar a uma estátua, e qualquer judeu que aceitar tal religião será um boged (traidor).

8- o corte do cabelo dos homens, como fica diante do cabelo compridos dos judeus de hoje?

Re- Judeus usam cabelos curtos ou compridos, não existe nenhum costume ou mitzvah quanto o corte de cabelos, a não ser que se fale sobre Peiot , que são os cantos do cabelo, pois, os chassidim não cortam seus Peiot.

9- e das mulheres, na bíblia não especifica o tamanho do cabelo da mulher, se grande ou médio: é permitido o corte do cabelos das mulheres ou não?

Re- É permitido no judaísmo. Bem, na verdade até no NT é permitido, o problema é que o pessoal não entende nem o que lê. Paulo diz que se a mulher não quisesse usar o véu, deveria tosquiar-se (cortar rente) ou rapar-se.

Então, o texto mesmo já diz que a mulher que não usasse o véu, deveria cortar o cabelo. Se para a mulher (somente para ela) fosse vergonhoso rapar-se ou tosquiar-se, então, usaria o véu.

Mas, no final do comentário, ele mesmo diz que não tinham esse costume. Como o próprio texto já diz, não é mandamento e sim costume.
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MensagemAssunto: Re: O USO DO VÉU, qual a origem ?   O USO DO VÉU, qual a origem ? EmptySáb 10 Jan 2015, 15:31


Faltou perguntar por que nas congregações da CCB as mulheres se sentam separadas dos homens. Onde há tal regra nas Escrituras? Também a proibição de falar em público quando há homens presentes é mandamento bíblico permanente ou elemento cultural?
 
Quando estive em Israel em maio passado vi muitos judeus ortodoxos com suas vestes negras, seus cabelos com pontas compridas na parte das “costeletas”, e suas orações junto ao famigerado Muro das Lamentações (eu também orei lá). Muitos traziam um livrinho e os liam enquanto oravam. Eu pensava que era a Bíblia. Qual nada, são livros de orações independentes da Biblia.
 
Mas o que mais me desapontou na atitude dos judeus ortodoxos foi saber que eles NÃO TRABALHAM! São sustentados pelo governo, e podem chegar a manter enormes famílias, todos recebendo subsídios governamentais. Eles certamente não atentam ao que Paulo diz no Novo Testamento, “quem não trabalha, não coma”.
 
Já há debates entre os judeus seculares contra isso. Essa de que o trabalho deles é “orar pela paz de Jerusalém” é uma explicação muito pouco conveniente, que está custando bem caro à sociedade israelense como um todo. Aliás, não servem o exército também, cuja ação contínua de vigilância e combate ao terror é que preserva essa referida paz. . .
 
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