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Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. ” Gálatas 2:20
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 Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.

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MensagemAssunto: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Qui 06 Nov 2014, 13:18

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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Qui 06 Nov 2014, 16:58

Irmã  Amiga  de DEUS

Ótima  Ilustração, parabéns  pelo Video
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Henrique



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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Qui 06 Nov 2014, 18:04

Amiga de Deus

Este vídeo mostra uma mensagem bem feita do ponto de vista do homem, o pastor diz muitas coisas importantes e certas, mas...

mais parece um teatro, pois não prova biblicamente o que afirma, e nem explica os textos referentes ao assunto, falando dos textos que ensinam que não estamos debaixo da lei, mas da graça.

Então nas palavras do próprio pastor, esta mensagem é uma 'desgraça'.

Pobre daqueles que ouvem e não entendem.

Mas deixo uma pergunta:

Se a salvação é pela graça, exclusivamente e totalmente pela graça, por estamos debaixo da lei, ou qual a finalidade da lei?


-







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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Sex 07 Nov 2014, 09:19

Irmãos Silas Gomes e Henrique, paz e graça da parte do Eterno Deus.
 
Amados resolvi postar este vídeo e compartilhá-los com os irmãos para ler as opiniões (que são diversas) de todos. Não sou fã deste tipo de pregação, pois para mim a pregação que não apresenta textos bíblicos para a análise da igreja não passa de falácia, toda a pregação tem que ser apresentada de uma forma clara em conformidade com a palavra de Deus.
E o Pastor em questão comete dois erros gravíssimos, primeiro ele cita a palavra mas não faz menção em abrir a bíblia para que junto com a igreja possa conferir a veracidade do que diz tiramos pelo primeiro versículo citado por ele "Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade." 1 João 3:4 aqui não diz que pecado é a transgressão da lei mas que pecado é sinônimo de iniquidade, segundo ele busca em um único texto exercer a exegética bíblica e trazê-lo a um contexto favorável, coisa que só funciona quando você prega para uma igreja despreparada(sem muito conhecimento). O segundo versículo citado por ele diz "Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." Romanos 7:7  mas se formos ler todo o texto de Paulo nas cartas aos Romanos 7 veremos ele falando que "Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." Romanos 7:5-6 Deixe-me pensar! Hum! Então o Pastor pega um versículo para prender a igreja a lei mas esquece de convidar a igreja a ler todo o texto principalmente os dois versículos acima do citado por ele e que diz que Cristo nos libertou da lei? Interessante, e se Cristo já nos libertou por que o pregador acha que tem o direito de nos trazer novamente a escravidão atando-nos novamente a velha lei? E o texto de Romanos 4 então, um absurdo o que o pregador faz! ele cita Romanos 4:15 e eu pregunto e os outros versículos, sumiram? sim pois Romanos 4 tem 25 versículos e o pregador pega apenas aquele que vai encaixar na sua falácia e os outros, bom os outros por ele podem ser rasgados e desconsiderados. Vamos pegar os dois versículos anteriores ao citado pelo pastor "Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada." 
Romanos 4:13-14
O apóstolo aqui nos mostra que se focemos ser salvos através da lei a fé seria aniquilada, ou seja já não precisaríamos ter fé para sermos salvos, então o sacrifício de Cristo seria em vão. E no versículo 15 do capítulo 4 de Romanos o que Paulo quer nos mostrar é de fato muito fácil de entender, veja: digamos que você recebeu uma multa de trânsito, assim que você a pega fica nervoso não? Então concluímos que a lei de trânsito existe, e por ela existir você foi multado por ter descumprido a lei, logo se ela não existisse não existiria a punição(multa) é isso, a lei existe e se a lei existe também com ela vem o castigo(punição, que no caso é a multa) e isso lhe deixa nervoso(irado) pois sabe que a multa só existe por que você transgrediu a lei.

Amados não se deixem levar por qualquer coisa, antes de ter algo por certo consulte a bíblia que é a palavra de Deus, só lá e pelo Espírito poderá esclarecer as suas dúvidas. Deus em Cristo Jesus vos abençoe. 
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silas gomes de souza
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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Sex 07 Nov 2014, 21:35

IRMÃO  HENRIQUE PERGUNTA:

Mas deixo uma pergunta:

Se a salvação é pela graça, exclusivamente e totalmente pela graça, por estamos debaixo da lei, ou qual a finalidade da lei?

SILAS RESPONDE:

    O  FIM (Finalidade) da Lei  é  mostrar  ao Homem  o pecado.

"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás."- Rom.7:7

 QUANDO O HOMEM  RECONHECE  SEU PECADO, (Ou seja a Lei lhe revela)  o único meio de perdão  é  a Graça  de  Cristo. 
  Ao  Adquirir  o perdão  o  Homem  não estará mais  debaixo da LEI e  livre  para  pecar.

"Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei,
mas debaixo da graça? De modo nenhum." - Romanos 6:15

SILAS RESPONDE:
OS QUE VIVEM  EM PECADO E SEM CRISTO ESTÃO DEBAIXO DA  LEI. POIS  A LEI OS CONDENA.
I Timóteo 1:8,9
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
 Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
Eis ai os que estão debaixo da Lei,
os transgressores da Lei!..
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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Sex 07 Nov 2014, 22:06

Silas escreveu:
QUANDO O HOMEM  RECONHECE  SEU PECADO, (Ou seja a Lei lhe revela)  o único meio de perdão  é  a Graça  de  Cristo.
 Ao  Adquirir  o perdão  o  Homem  não estará mais  debaixo da LEI e  livre  para  pecar.

"Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei,
mas debaixo da graça? De modo nenhum." - Romanos 6:15

SILAS RESPONDE:
OS QUE VIVEM  EM PECADO E SEM CRISTO ESTÃO DEBAIXO DA  LEI. POIS  A LEI OS CONDENA.
I Timóteo 1:8,9
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
Eis ai os que estão debaixo da Lei,
os transgressores da Lei!..

Ao contrário do que disse o pastor...

Conclui-se que não estamos debaixo da lei!

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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Qui 18 Dez 2014, 21:52

Olá, amigos e irmãos

Se não gostam de um adventista falando sobre lei (claro, parecerá suspeito), que tal atentarem a este outro vídeo (se bem que está mais para áudio do que para vídeo) de um pastor reformado, que apresenta o mais legítimo entendimento PROTESTANTE HISTÓRICO sobre lei e graça--Pr. Héber Campos Jr:

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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Qui 18 Dez 2014, 21:57

O que o Pr. Luiz Gonçalves apresenta não é em nada diferente da argumentação de nada menos do que MARTINHO LUTERO em seu clássico "Tratado Contra os Antinomistas" (de 1539). Vejam este significativo trecho:

Verdadeiramente, tenho ensinado e ainda ensino que os pecadores devem ser levados ao arrependimento pela pregação e ponderação dos sofrimentos de Cristo, para que possam ver quão grande ira tem Deus pelo pecado. E este não pode ser expiado senão pela morte do Filho de Deus. . . . Mas como se admitiria daí que, com isso, a lei deve ser removida? . . . Quando Isaías diz, no capítulo 53, ‘foi moído por causa das transgressões do Meu povo’, rogo que me digam—aqui os sofrimentos de Cristo são pregados, de que Ele foi esmagado por nossos pecados: É a lei com isso rejeitada? Qual é o significado destas palavras, ‘pelos pecados de meu povo’? Não é o sentido delas, ‘porque o meu povo tem pecado contra a Minha lei, e não a têm observado?’ Ou pode-se imaginar que não haveria qualquer pecado onde não há lei?
 
Quem quer que anule a lei, deve por necessidade anular o pecado também. . . Pois o Apóstolo declarou: Onde não há lei, não há pecado’. Se não houver pecado, então Cristo nada é. Pois, por que morreu Ele, se não houvesse lei nem pecado, pelo que iria Ele morrer? Por aí se pode ver que o diabo tenciona, mediante essa assombração enganosa, eliminar, não tanto a lei, como a Cristo, o cumpridor da lei.
 
“Pois ele sabe muito bem que Cristo pode ser rápida e levianamente esquecido: mas a lei sendo gravada no fundo do coração, é impossível apagá-la, como podes observar nas queixas que são expressas pelos benditos Santos de Deus nos Salmos, que não podem suportar a ira de Deus, que nada mais é do que a pregação viva da lei em suas consciências. E o diabo também não é ignorante . . . de que é impossível que a lei possa ser removida do coração dos homens, como o Apóstolo o prova no segundo capítulo aos Romanos, vs. 14 e 15.
 
“Seu principal estratagema [do diabo], portanto é tornar as pessoas seguras, e ensiná-las a diminuir tanto a lei quanto o pecado, a fim de que quando forem subitamente tomadas, seja por morte ou por uma consciência má, possam sem qualquer remediação afundar no inferno. . . .” 


Última edição por Prof. Azenilto em Sex 19 Dez 2014, 04:48, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Qui 18 Dez 2014, 22:19

Mas afinal de contas  esse argumento acima no mostra que devemos então seguir   lei de Moiseis ? me parece que sim e se sim , porque Jesus teve que morrer ? não seria mais facil uma reforma na lei para que o homem viese a cumprir la ?

estariamos nos debaixo da Lei ou debaixo da graça.?


O Apostolo Paulo responde claramente .

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça (Romanos 6.14).

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MensagemAssunto: LEI DE DEUS, NÃO DE MOISÉS. . .   Sex 19 Dez 2014, 04:25

Olá, caros irmãos e amigos
 
A reação aos vídeos acima mostra um lamentável equívoco, muito comum no evangelicalismo contemporâneo--obrigatoriedade de cumprir a LEI DE MOISÉS.
 
Gente, deixemos Moisés em paz. Ele já veio, cumpriu sua missão e se foi dentre nós. Bye, bye, Moisés!
 
Agora temos que nos preocupar é com a LEI DE DEUS, aquela que Paulo disse ter em mente no anseio de cumprir (Rom. 7:25), e que define o que vem a ser o pecado (Rom. 8:7), tendo-a identificado como a que traz o preceito “não cobiçarás” (Rom. 7:7).
 
E Paulo fala que essa “lei de Deus” É (não diz ‘era’) santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22), recomendando dela os seus 5o., 6o., 7o., 8o, 9o. e 10o. preceitos aos GENTIOS de Éfeso e Roma (Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10).
 
E essa expressão “debaixo da lei” é tremendamente mal compreendida. Que tal lerem Gál. 5:16-23 para notar que Paulo faz o contraste entre os que são “guiados pelo Espírito”--que produzem “o fruto do Espírito”--e os que estão “debaixo da lei”?
 
Notem que os últimos NÃO SÃO os que cumprem a lei, e sim, ao contrário, os que cometem todos aqueles pecados enumerados nos vs. 19-21. Logo, estes nesse caso é que estão “debaixo da lei”, produzindo as obras da carne.
 
E que tal considerar o que ensinam classicamente os cristãos conservadores, mais recentemente confirmado pelos assembleianos? O que esses cristãos consensualmente ensinam, nos seus documentos de fé históricos (como luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos), mas tão ignorado pela cristandade protestante contemporânea, está refletido no que ensina a Biblia de Estudo e Aplicação Pessoal da CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus), pág. 237:
 
Será que as leis de Deus observadas pelos israelitas servem para os cristãos? As leis foram designadas para guiar todas as pessoas a um estilo de vida saudável, justo e voltado para Deus. Seu propósito é apontar o pecado e mostrar a maneira correta de lidar com ele. Os dez mandamentos se aplicam hoje assim como se aplicavam há três mil anos, pois proclamam um estilo de vida estabelecido por Deus. São a perfeita expressão da pessoa de Deus e como ele deseja como o povo viva. 


Última edição por Prof. Azenilto em Sex 19 Dez 2014, 04:31, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Sex 19 Dez 2014, 04:29

E eis o comentário do erudito batista Fausset, a respeito do mesmo tema:
 
Destarte os crentes, na medida em que estão sob a lei do evangelho de Cristo (Gál. 6:2), que é a lei do amor no coração, não mais estão sob a lei, como uma ordenança exterior da letra. Mediante a morte de Cristo estão mortos para a lei, como uma lei de condenação, e têm o Espírito capacitando-os a “servir em novidade de espírito, e não na caducidade da letra” (Rom. 2:29; 7:1-6; 2 Cor. 3:6). “Cristo é o fim da lei para a justificação (tanto justificação quanto santificação) a todo o que crê” (Rom. 10:4; 8:1-3). Ele não deu exatamente novas leis de moralidade, quanto novos motivos para a observância da velha lei. Como um concerto de obras, e um modo provisional de disciplina, e uma representação típica da expiação, a lei não mais existe. Como a revelação da justiça de Deus, é eterna. Livre da letra, o crente cumpre o espírito e o fim da lei, em conformidade com a vontade de Deus.Fausset's Bible Dictionary, Verb. “Law”.

E eis novamente o que Martinho Lutero (considerado um dos maiores intérpretes de Romanos na história) tem a nos ensinar sobre essa expressão tão mal compreendida, na sua clássica obra “Prefácio da Epístola de Paulo aos Romanos”:

. . . [Nós] nos encontramos na graça e não na lei, o que ele mesmo interpreta no seguinte sentido: “Ser sem lei” não é o mesmo que não ter lei alguma e que se possa fazer o que apraz a cada um, senão que “estar debaixo da lei” é quando, sem a graça, lidamos com as obras da lei. Então, com certeza, o pecado impera através da lei, uma vez que ninguém por natureza é afeito à lei, e isto é um grande pecado. A graça, porém, nos torna a lei agradável de sorte que não há mais pecado e a lei não está contra nós, mas em harmonia conosco.
 
Esta é a verdadeira liberdade do pecado e da lei, da qual fala até o final deste capítulo. É uma liberdade de fazer apenas o bem com vontade e de viver corretamente sem a coação da lei. Por isso tal liberdade é uma liberdade espiritual, que NÃO ANULA A LEI, e sim oferece aquilo que é exigido pela lei: vontade e amor, com o que a lei é aplacada e não mais fica a incitar e exigir”.  -- Destaques meus. 

Ah sim. . . A questão da obediência à lei não entra no campo da JUSTIFICAÇÃO, que é somente pela fé, e sim no da SANTIFICAÇÃO. A motivação dessa obediência é o amor--a Deus e ao próximo (ver Rom. 5:1 e 5).

 
Uma passagem que é bem curtinha, mas apresenta uma correta filosofia da obediência à lei de Deus é 1 João 4:19: “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro”.
 
Será que assim fica mais fácil para compreender essa questão da lei e graça, fé e obras, justificação e santificação?




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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Sex 19 Dez 2014, 12:43

Prof. Azenilto


  Seja bem vindo ao forum .



Gostaria  de entender


Afinal qual a sua crença ? em que cre ? defende a lei ? qual lei ? e a salvação pela graça defende ou não ?


gurdas o sabado ? cumpre os rituais da lei Mosaica ?

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MensagemAssunto: Obediência à LEI DE DEUS, não para justificação, mas por amor   Sex 19 Dez 2014, 16:26


Olá, Jairo Nunes, grato pela sua acolhida de minhas participações no Fórum. 

Creio que já sou conhecido por alguns aqui, e já identifiquei a minha Igreja como a Adventista do 7o. Dia. Já lhe mostrei que não estou preocupado com nenhuma LEI DE MOISÉS, e sim com a LEI DE DEUS.

Graça a Deus eu pertenço a uma Igreja que não ensina NADA de salvação por cumprir a lei,e sim da obediência à LEI DE DEUS (não de Moisés. . .), não para obter salvação, e sim porque nós, que já fomos justificados, O amamos, porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19).

Mas já que fala especificamente sobre o sábado, veja esta reflexão a seguir:

Lamentavelmente, dada a lavagem cerebral do dispensacionalismo dianenhumista, a grande massa no evangelicalismo contemporâneo IGNORA que faz parte da mais legítima tradição cristã que os 4 primeiros mandamentos tratam de nossos deveres para com Deus, e os 6 últimos, idem quanto ao próximo. É como consta dos documentos oficiais de luteranos, batistas, presbiterianos e anglicanos. Antes da Reforma Protestante já católicos e ortodoxos diziam basicamente o mesmo.

Quero que me respondam por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos. Alguém tem resposta para isso?

Em Mat. 22:36-40 Jesus disse que TODA A LEI depende desses dois preceitos básicos--amor a Deus e amor ao próximo. Os anti-sabatistas estariam cobertos de razão se Ele tivesse dito—TODA A LEI, MENOS O PRECEITO DO SÁBADO. Mas não foi o que disse. . . Então, o sábado é um MANDAMENTO DE AMOR para todos os efeitos.
 
Pois é, no mandamento do sábado temos 4 expressões de amor—
 
a) de Deus para com o homem, concedendo-lhe esse tempo de descanso para benefício físico, mental, espiritual, familiar, social; 
 
b) amor de Deus para com os animais de carga (“nem o teu boi, nem o teu jumento” deviam ser postos a trabalhar no sábado); 
 
c) amor do homem para com Deus, respeitando-O como Criador de todas as coisas ao dedicar-lhe o “memorial da Criação”, que é o sábado -- Êxo. 20:11; cf. Sal. 111:2-4; 
 
d) amor do homem para com o seu semelhante respeitando o seu direito do descanso físico, mental, e demais benefícios espirituais, sociais, familiares nesse dia (“nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva . .”).

Quero que me apontem qualquer outro mandamento do Decálogo que reúna tantas demonstrações de AMOR.


Última edição por Prof. Azenilto em Sex 19 Dez 2014, 21:44, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Sex 19 Dez 2014, 21:29

Alguém destacou que 1 João 3:4 declara que pecado é “iniquidade”. Interessante, por que será que há os que preferem essa versão? Não fica algo um tanto vago, sem definição precisa? Ocorre que a versão de que “pecado é a transgressão da lei” parece incomodar os que se acostumaram com a falsa teologia dispensacionalista dianenhumista, prevalecente no evangelicalismo contemporâneo, que prega a “abolição da lei”. Pois se pecado é a “transgressão da lei”, a que lei está o apóstolo se referindo? Seria à lei dos medos e persas que não se pode alterar? Seria à lei da oferta e da procura? Seria à lei da gravidade? Claro que é à LEI DE DEUS. . .

Agora, que a tradução que preferimos é muito respaldada constatamos por comparações com várias versões internacionais. Vejam abaixo:

* King James: “Sin is the transgression of the law”.

* Reina Valera: “Pecado es la infracción de la ley”.

* Louis Segond: “Péché est la transgression de la loi”.

* Giovanni Diodati: “Il peccato è la trasgressione della legge”.

* Cornilescu (romeno): “păcatul este fărădelege [ilegalidade]”.
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MensagemAssunto: Re: Lei e Graça - Pr. Luiz Gonçalves.   Hoje à(s) 17:49

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