DE VOLTA PARA JERUSALÉM
Ed 1.1-11 -
Vs 3
Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do SENHOR Deus de Israel (ele é o Deus) que habita em Jerusalém.
O declínio espiritual levou o reino do Sul –Judá e Benjamim – para o cativeiro; o reino do Sul foi levado para a Babilônia de Nabucodonosor; e entre estes alguns desgarrados do reino do Norte – Israel-.
Porém havia chegado o tempo do retorno conforme a palavra profética dada por Deus para o seu povo através do profeta Jeremias - Jr 25.11-
Israel teve seu cativeiro na Assíria, porém alguns desgarrados de Israel juntaram-se e foi levado para Babilônia juntamente com o reino de Judá; onde Deus os tratou como a nação toda em Babilônia.
Conforme o profeta Isaías previra, embora Israel fosse “como a areia do mar”, somente um restante deles voltaria- Is 10.22- ou seja, não somente voltaria do cativeiro como se converteriam ao Deus forte; - Is 10.21-.
Ao estudarmos a história do remanescente que voltou do cativeiro, nós nos deparamos com algo novo na história do povo de Deus: a intervenção da graça de Deus para com eles, o remanescente que voltou do cativeiro.
No exercício da sua bondade, são dois os aspectos da operação poderosa de Deus: Poder e graça.
No caso do retorno desta gente não vemos poder e sim graça. A libertação dos filhos de Abraão, não foi o estabelecimento de alguma coisa segundo o pensamento de Deus para estabelecer as coisas segundo a sua vontade.
Mas foi a graça de Deus, intervindo para manter um remanescente fiel, onde não existia (não por falta de poder) o poder de Deus para estabelecer as coisas segundo a sua vontade.
De fato, as coisas estavam muito longe disso, mas onde a graça de Deus levou aqueles que possuíam o seu segredo – tinham fé- para confiarem em Deus em quaisquer circunstâncias, são exemplos para nós,
Em qualquer ocasião a fé é o firme fundamento das coisas que se espera.
Visto que nós nos encontramos num estado de coisas extraordinariamente semelhante ao remanescente de Judá: temos uma Jerusalém para habitar: a Nova Jerusalém celestial. –Só pela graça de Deus chegaremos lá pela fé!
No livro de Esdras o grande assunto é a casa de Deus. -Em Neemias o grande assunto é a cidade de Jerusalém e não a casa de Deus.
No nosso caso o nosso grande assunto é a casa de Deus onde cultuamos e a nova Jerusalém onde almejamos morar. – Quem nos convoca hoje não é Ciro nem é o pastor e sim o nosso Senhor e Salvador.
Geograficamente a Jerusalém celestial, a morada do remidos em Cristo Jesus estará instalada do Trono de Deus às nuvens de Glória no céu.
O adorno da Nova Jerusalém são os atributos de Cristo expostos a olhos nus aos santos anjos de Deus e a todos os santos de todas as eras. A Nova Jerusalém faz parte dos novos céus e da nova terra. –Ap 21.1-
A Nova Jerusalém está preparada como uma noiva adornada para o seu marido. –Ap 21.2- Nela se cumpre a esperança de Abraão quanto à cidade Celestial. –Hb 11.13-
O rei Ciro, um gentio, fez uma proclamação convidando Israel em nome do Senhor a voltar a Jerusalém, como reconhecimento claro do poder d Deus.
Hoje, muitos há dos nossos irmãos em Cristo que estão fora de Jerusalém e se encontram em grande miséria espiritual; alguns foram levados cativos pelas algemas da indiferença à palavra de Deus...
Outros foram levados cativos pelo desânimo pela pandemia do pecado ou até mesmo pela frieza espiritual que os atingiu...
Não importa as razões do cativeiro espiritual de alguém! Hoje é o dia de retornar a Jerusalém.
O que importa é que há um Alguém: O Espírito Santo que nos convoca a subir a Jerusalém.
A Jerusalém da graça de Deus; a Jerusalém do perdão a Jerusalém da reconciliação com Deus por conta da graça de Deus.
Pois a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Tt 2.11-
Guganic