SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 1 Coríntios 5:7,8

ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado
35 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 33 Visitantes :: 2 Motores de busca

guganic, Henrique

O recorde de usuários online foi de 183 em Ter 19 Nov 2013, 18:07
Últimos assuntos
»  SABE QUEM FOI TIRADENTES?
Hoje à(s) 20:58 por Henrique

» A GRAÇA MANIFESTADA I Tm. 1.12-17
Hoje à(s) 20:41 por guganic

» Vídeo da República Islâmica do Irã: Policial da moralidade luta com a mulher no chão porque seu hija
Hoje à(s) 14:05 por Henrique

» Mais de 30 mil marcham em protesto contra o aborto e na defesa da vida na Espanha
Hoje à(s) 13:44 por Henrique

» Minuto com Deus!!!
Ontem à(s) 02:05 por Paulo Cezar

» Frase do dia.
Ontem à(s) 00:12 por Henrique

» O que significa holocausto e como era feito?
Qui 19 Abr 2018, 21:27 por Henrique

»  Já que ninguém consegue guardar a lei, qual é o seu propósito?
Ter 17 Abr 2018, 22:21 por Henrique

» ESCOLA BÍBLICA - O ARREBATAMENTO DA IGREJA !!! Uma Verdade Escatológica !!! (Aula 2 - Abril/2018)
Seg 16 Abr 2018, 22:10 por B.V.

» Deus! Salva me - Mensagem Impactante
Dom 15 Abr 2018, 17:25 por M.Rogério

» O que é providencia de Deus?
Dom 15 Abr 2018, 17:16 por M.Rogério

» Em resposta ao tema da nossa E.B. O “Arrebatamento da Igreja”.
Sab 14 Abr 2018, 21:27 por B.V.

» Governo fecha 6 mil igrejas cristãs alegando “reuniões ilegais com más intenções”, em Ruanda
Sex 13 Abr 2018, 10:35 por Henrique

» ORAÇÕES PRECIOSAS Hb 4.14-16
Sex 13 Abr 2018, 10:25 por guganic

» O Problema do Brasil
Qui 12 Abr 2018, 12:04 por guganic

» Por que tanta gente segue falsos mestres?
Seg 09 Abr 2018, 10:16 por jairo nuness

» ESCOLA BÍBLICA - O ARREBATAMENTO DA IGREJA !!! Considerações iniciais !!! (Aula 1 - Abril/2018)
Dom 08 Abr 2018, 20:47 por B.V.

» O DEUS DESCONHECIDO DE NOSSOS DIAS Escola Bíblica Março 2018 Quinta parte: CONFORMIDADE DA IGREJA
Qua 04 Abr 2018, 23:10 por Henrique

»  SEMEANDO ANDANDO E CHORANDO Sl.126.,5,6.
Qua 04 Abr 2018, 12:07 por guganic

» A apresentação especial da Nessa. Umas revistas Tirinhas Etc..
Ter 03 Abr 2018, 23:11 por Henrique

» 4 coisas que podemos aprender com Judas
Sex 30 Mar 2018, 21:11 por Henrique

» ESCOLA BIBLICA LIÇÃO 5 A PASCOA E A CEIA Parte 5
Sex 30 Mar 2018, 12:39 por Henrique

» ESCOLA BIBLICA LIÇÃO 4 A PASCOA E A CEIA Parte 4
Sex 30 Mar 2018, 12:38 por Henrique

» ESCOLA BIBLICA LIÇÃO 3 A PASCOA E A CEIA Parte 3
Sex 30 Mar 2018, 12:32 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


Compartilhe | 
 

 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, pa

Ir em baixo 
AutorMensagem
jairo nuness
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL
avatar

RELIGIAO : cristão
Masculino Mensagens : 3420
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 19/07/2013
Idade : 59
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

MensagemAssunto: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, pa   Dom 12 Jan 2014, 17:58

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2.8-9
 
Pr Luciano R. Peterlevitz – Missão Batista Vida Nova,


 
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.


 
 Introdução
 
Ef 2.1-10
 


descreve a trajetória de pessoas que estavam condenadas à morte, mas encontraram a vida eterna em Jesus. Nossa situação sem Cristo: v.1-3. Corresponde a Rm 1.18-3.20. Estávamos mortos em nossos pecados e delitos; andávamos segundo o curso mundo (escravos de um sistema); andávamos segundo o príncipe da potestade do ar (escravos de Satanás); andávamos segundo nossa carne (escravos de nós mesmos); éramos por natureza filhos da ira. A intervenção de Deus em nossa situação: v.4-10. “Mas Deus, que é rico em misericórdia” (v.4).

 

 Do sepulcro, fomos elevados aos lugares celestiais juntamente com Cristo. Deus manifestou sua “misericórdia”, seu “grande amor para conosco” (v.4), “a suprema riqueza de sua graça”, a “bondade para conosco” (v.7). Então surge a declaração do v.8: “Pela graça sois salvos, mediante a fé”. Essa declaração pode mudar o rumo de sua vida. Pela graça A graça é o favor imerecido.

 

 Isso obviamente contradiz o censo comum. Desde pequenos, aprendemos que, para alcançar nossos objetivos, precisamos fazer por merecer. Somos avaliados o tempo todo: pelos pais, pelo chefe, pelo pastor, pela professora… Por exemplo: uma criança merece o presente de natal se obedece ao papai e à mamãe. O problema é quando as categorias de mérito e demérito são aplicadas à salvação. Veja. A Bíblia diz que pecadores podem ir ao céu e que religiosos e bonzinhos podem ir ao inferno. Isso contraria o senso comum, que diz que pecadores merecem o inferno e que religiosos e bonzinhos merecem o céu.

 

O censo comum constrói suas afirmações por critérios de méritos e deméritos fundamentados naquilo que o ser humano faz ou deixa de fazer. Mas a graça inverte esses critérios. Na graça, aquele que não merece, recebe imerecidamente o dom gratuito, sem fazer por merecer. Alguém diria que a graça é injusta. De modo algum. Veja Rm 3.21-26. Deus disse que o salário do pecado é a morte, e Ele mesmo pagou esse salário para nos salvar, através da morte de Jesus. Então, Aquele que oferece gratuitamente a salvação, já pagou o preço que Ele mesmo estipulara à salvação. Por isso, Deus é justo e justificador daquele que crê em Jesus. A morte de Jesus na cruz é a maior prova do amor de Deus para conosco. Mas a morte de Jesus também é a maior prova de sua justiça. Deus abomina o pecado. Pois na cruz manifesta-se o amor de Deus, mas também a sua ira. Na cruz há um brado de morte. Na verdade, Deus é mais rigoroso do que o senso comum. Porque, segundo as Escrituras, Deus não hesita em mandar para o inferno tanto o pecador quanto o moralista/religioso que não confiam na suficiência da obra de Cristo. Deus é rigoroso, porque exige um único e caro pagamento: a morte. Isso Jesus já resolveu por nós.

 

Há ainda outro ponto, que também demonstra que Deus é mais rigoroso do que senso comum imagina. Porque o que Ele exige para alguém estar em Sua presença não é nada mais do que a perfeição.

 

 Essa perfeição, aliás, após a Queda da humanidade (Gn 3) só existe Nele mesmo. Então o Deus justo e justificador coloca sobre nós a perfeita justiça de Cristo, permitindo que tenhamos acesso a Ele. Essa é a justiça mencionada no livro de Romanos. De fato a justiça de Deus se revela no evangelho (Rm 1.17). Mas, por outro lado, ser salvo é mais fácil do que a gente imagina. Mas como? Deus exige a perfeição Dele mesmo para estarmos diante Dele. Então, o dom gratuito de Deus é fácil de receber? A Bíblia responde: basta crer!

 

A graça só é compreendida pela fé. “Pela graça sois salvos, mediante a fé”. Mediante a fé A incredulidade é o pecado capital. De acordo com o Evangelho de João, pecado é não crer em Jesus: Jo 16.8-9. Nesse sentido, pecado não somente significa transgredir a lei, mas também transgredir a graça. Mas, o que significa crer em Jesus? A salvação “não vem de vós; é dom de Deus”.

 

A fé não é fundamento da nossa salvação. A graça de Deus o é. “Sois salvos pela graça”, diz o texto. O perigo então é tornar a fé como mérito para a salvação. Assim a salvação seria a recompensa da nossa fé. Veja, por exemplo, a frase: “Aceite Jesus”. A pergunta, “o que devo fazer para ser salvo?”, normalmente é seguida pela resposta “aceitar Jesus”.

 

 O problema, tanto da pergunta quanto da resposta, é a tendência de interpretar a salvação a ser conquista por algo que tenho de fazer, enquanto a fé em Jesus, de acordo com as Escrituras, implica muito mais num caráter passivo do que ativo. A Bíblia diz que os filhos de Deus são aqueles que recebem Jesus (Jo 1.12). Recebemos o dom gratuito, a obra consumada de Cristo, pela fé. A obra de Cristo já está pronta,

 

consumada. Aqui cabe uma boa definição de Francis Shaeffer: a fé é mão vazia, é o instrumento pelo qual recebemos o dom gratuito de Deus. Crer é confiar plenamente na suficiência da obra consumada de Cristo. Então, Deus é mais bondoso do que a gente imagina. O senso comum diz: tudo o que tem muito valor, é difícil de ser conseguido. Afinal, as coisas boas não ‘caem do céu’. Mas Deus olha para um ladrão arrependido, e diz: “Você está perdoado”. Por outro lado, como vimos, Deus é mais rigoroso do que a gente imagina. Ele olha para alguém que fez tudo certinho na vida, mas não creu em Jesus, e diz: “Você está condenado”. Veja Jo 3.16-18.

 

No final, muitos dirão: “mas se fosse só isso, então eu teria feito!”. Então Deus responderá: “mas você não deveria ter feito; deveria ter crido.”

 

Portanto, o simples ato de crer é mais difícil do que a tentativa de se salvar pelas obras. Pois crer significa despojar-se de si mesmo, dos seus méritos pessoais. Um dos nossos grandes problemas é que sempre queremos dar um jeitinho para tudo. Mas, ao que diz respeito à salvação, precisamos crer que Deus já resolveu tudo através da morte de Jesus. “Pela graça sois salvos”. O verbo salvos, segundo John Stott, enfatiza as consequências permanentes de uma ação de Deus no passado, e pode ser traduzido da seguinte forma: “Sois pessoas que fostes salvas e que permaneceis salvas para sempre.” Alguém pode perguntar: como isso é possível? E a Bíblia responde: creia, simplesmente. Conclusão Um artista retratou o rosto de certo homem. O homem retrato disse: ‘no futuro, quando olharem este quadro, as pessoas se lembrarão mais do artista do que de mim’. Assim, nós também somos feituras de Deus, criados em Cristo Jesus (Ef 2.10).

 

Não receberemos um troféu. Nós somos o troféu. Somos a pintura da graça de Deus. Somos amostras daquilo que Deus pode fazer com alguém que simplesmente crê. Se a morte manifestada no mundo testemunha a ira de Deus e o estado caótico da humanidade, por outro lado, existe a possbilidade de a vida abundante se manifestar em nós. Basta crer.

 

Aquela voz que disse “Lázaro, sai para fora” ecoou em nossos ouvidos. E saímos do sepulcro mortal para vivermos nos lugares celestiais juntamente com Cristo. Mas, para isso aconteça em sua vida, a única pergunta que o Senhor faz é: ‘você crê que eu posso tirar você do túmulo?’.



http://www.ibatistavidanova.org.br/2011/12/pela-graca-sois-salvos-mediante-a-fe-a-fe-na-obra-consumada-de-cristo/

-







-
4 - O fórum se reserva o direito de excluir ou editar qualquer conteúdo que traga prejuízo a Palavra do Senhor, ou a uma pessoa ou  entidade bem como ao próprio fórum,  como palavras inadequadas , difamatorias , ou agressivas, assuntos ou títulos inadequados ou ofensivos a qualquer entidade ou pessoa.

http://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t9043-regras-
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, pa
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé
» Qual a diferença entre salvação "de graça" e "pela graça"
» VIVEMOS PELA LEI,OU PELA GRAÇA,O QUE VOCE TEM A DIZER?
» A Igreja Adventista do Sétimo Dia crê na Justificação pela Graça Mediante a Fé Somente
» Salvos pela graça, sem obras

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM ESTUDOS BÍBLICOS-
Ir para: