SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.

InícioPortalRegistrar-seLogin
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. ” Gálatas 2:20
ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado
24 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 183 em Ter 19 Nov 2013, 18:07
Últimos assuntos
» Minuto com Deus!!!
Ontem à(s) 10:40 por Paulo Cezar

»  NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! At.13.1,2.
Ontem à(s) 08:26 por guganic

» Frase do dia.
Ontem à(s) 08:17 por B.V.

»  VIVENDO EM MEIO À CRISE DO DESÂNIMO II Co. 4.8-10
Qui 08 Dez 2016, 22:54 por guganic

» Emoção! Cabrine encontra Bíblia de Neto(chapecoense)nos destroços do avião
Qui 08 Dez 2016, 22:20 por M.Rogério

» Lula volta a Criticar os evangélicos da lava jato!
Qui 08 Dez 2016, 22:12 por M.Rogério

» Quando a morte sé torna vida
Qui 08 Dez 2016, 22:08 por M.Rogério

» Tópico Exclusivo Pregações
Qui 08 Dez 2016, 22:02 por M.Rogério

» AFINAL COMEMOREMOS O NATAL OU NÃO?
Ter 06 Dez 2016, 12:54 por Henrique

» Eu não posso viver sem ti adorar!
Seg 05 Dez 2016, 19:35 por M.Rogério

» NEEMIAS, O HOMEM MAIS IMPORTANTE DO REINO - Ne. 2.1-8. -
Seg 05 Dez 2016, 12:10 por jairo nuness

» Pedi, e dar-se-vos-á. (Mateus 7.7) DEVOCIONAL
Seg 05 Dez 2016, 09:34 por Henrique

» Deus é quem criou o diabo ?(mas sobre predestinação)
Dom 04 Dez 2016, 18:27 por B.V.

»  MOVIDOS PELA GRAÇA At.4.32-35
Dom 04 Dez 2016, 15:21 por guganic

»  Fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade... DEVOCIONAL
Sex 02 Dez 2016, 09:43 por Henrique

» 30 LOUVORES QUE EDIFICAM PARA OUVIR EM 2017 - As Melhores Músicas Gospel
Qui 01 Dez 2016, 20:28 por Paulo Cezar

» Musicas Gospel para ouvir , Orar e Meditar.
Qui 01 Dez 2016, 20:27 por Paulo Cezar

» VERSICULO DO DIA
Qui 01 Dez 2016, 16:27 por Paulo Cezar

» FILHOS NUMA TERRA DISTANTE Lc. 15.11-16
Qua 30 Nov 2016, 12:29 por guganic

» Pastora Sarah Sheeva “zera” as redes sociais com post sobre seus “10 anos sem ver aquilo maravilhoso
Qua 30 Nov 2016, 08:23 por Henrique

» O mal uso da internet
Ter 29 Nov 2016, 20:27 por M.Rogério

» O Evangelho não é algo a ser pregado somente aos escolhidos, mas a TODOS os homens.
Ter 29 Nov 2016, 19:59 por M.Rogério

» Dom de línguas
Ter 29 Nov 2016, 10:37 por salomão

» ESCOLA BÍBLICA, PRIMEIRA PARTE, NOVEMBRO A VIDA, A MORTE E O DEPOIS DA MORTE DO CRISTÃO.
Ter 29 Nov 2016, 07:53 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO

FIQUE POR DENTRO

imprimir uma pagina

Compartilhe | 

ESPÍRITO ALMA E CORPO. (Parte 2)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
guganic

inscrito em : 08/08/2011

MensagemAssunto: ESPÍRITO ALMA E CORPO. (Parte 2)   Sab 14 Dez 2013, 08:42

Gn. 2.7
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

A Bíblia nos ensina claramente que o homem é uma unidade composta de corpo e alma.

Somente o corpo é a substância material do homem. Já a alma é a substancia imaterial ou espiritual deste mesmo homem.

A parte material se desfaz, pois ela é suscetível a decomposição, (fato este que narrei na primeira parte deste tema) e como é que a decomposição do corpo acontece.

O corpo em si nunca é o próprio homem; ele é apenas uma parte integrante do seu ser como é a embalagem de um produto.

A morte física só é o fim da nossa existência terrena e física, mas não é o fim de tudo como alguns afirmam ser.

O materialismo filosófico nega a existência da alma, os adventistas dão ênfase à teoria do “sono da alma” e os TJs ou russelistas com o mesmo argumento negam a doutrina cristã da imortalidade da alma.

Se o espírito do homem deixa de existir como estes ensinam porque então que a palavra de Deus nos diz: e o espírito volte a Deus que o deu? Só para nos pregar uma peça? Claro que não!

O materialismo nega a espiritualidade da alma, porque para eles só é real aquilo que percebemos pelos sentidos físicos.

Para estes, tudo o que chamamos espírito não é nada mais nem nada menos do que a atividade da matéria. Para o materialismo não há distinção entre corpo e alma.

Portanto, no conceito materialista tudo termina com a morte porque tudo é matéria.

Na visão materialista, aquilo que se chama alma, espírito, pensamento é apenas um produto de cérebro.

Eles não aceitam ou creem que o cérebro o órgão é apenas um instrumento da alma; não aceitam que só pensamos através do cérebro, mas não é o cérebro que pensa e sim a alma.

A faculdade de pensar é da alma, e nela na alma é que o pensamento é gerado, formado e então levado ao cérebro que processa a informação e comunica ao mundo.

Para você entender melhor: um instrumento musical é inanimado; mas o som mais lindo que ele emite só acontecerá se tiver por trás dele um músico competente para tirar a sua melhor sonoridade.

A competência do pensar quem tem é a alma, a competência de comunicar o pensamento da alma é do cérebro que aciona o sentido da fala, dos sinais ou da escrita.

Trocando em miúdos; o cérebro é o instrumento da alma e não a própria alma instrumento do cérebro.

Como o materialismo não admite a existência da alma, a sua mensagem divulga a ideia que aqui finda tudo e não é isto que a Bíblia nos ensina.

Quem não aceitar o ensino bíblico sobre este assunto de modo algum pode ter a palavra de Deus como regra de fé e totalmente inspirada por Deus.

E disse Deus: façamos o homem (Gn. 1.26) a nossa imagem e semelhança; E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gn. 2.7).

Soprou em seus narizes o fôlego da vida que é justamente o espírito e o homem foi feito alma vivente.

Deus não soprou nas narinas de nenhum outro ser e não fez nenhum deles com as próprias mãos, daí as razões dos mesmos não falarem nem terem alma só apenas instintos.

No “façamos o homem a nossa imagem e semelhança” é o traço distintivo que não se encontra em nenhum outro animal.

A racionalidade do homem é um produto da alma que ele possui com as faculdades intelectiva, sensitiva e volitiva. É por isto que o homem é um ser moral e racional.

A substancia espiritual que é a alma é bem distinta do corpo a substância material.

O que torna o homem diferente dos animais é justamente o fato dele ter sido criado a imagem e semelhança de Deus; E esta semelhança não é no corpo físico porque Deus não é feito de carne e osso, assim como nenhum outro espírito também não é.

Lc. 24.39
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

Logo, a imagem e semelhança do homem para com Deus, é uma semelhança tão somente espiritual intelectual e sensitiva (guardando as devidas proporções) e não semelhança física.

Entendemos perfeitamente que somente Deus é absolutamente imortal, pois a Bíblia diz (I Tm. 6,16) que Ele só, tem a imortalidade; logo, alma é humana é imortal pois foi criada a imagem e conforme a semelhança dele: Deus.

Está escrito: e soprou o fôlego da vida (nesha´mah) que é o elemento espiritual, ou seja, a alma.

Se Deus realmente é imortal é evidente que o seu “fôlego da vida” que foi soprado nas narinas do homem também é imortal.

Sendo a alma de natureza espiritual e tendo origem em Deus, ela é um ser espiritual e imortal.

Imortalidade absoluta é só atribuída a Deus porque Deus é a fonte geradora da imortalidade, só ele tem a imortalidade original eterna e necessária.

Entre as criaturas que Deus atribui eternidade está os anjos, os espíritos e a alma do homem que poderão vier eternamente se ele assim o desejar; do contrario não.

Qualquer dia se o Senhor disser que sim ainda escreverei a terceira parte deste palpitante assunto e a diferença entre imortalidade e eternidade; entre Nesh´mah e Ruach.

Guganic

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ESPÍRITO ALMA E CORPO. (Parte 1)
» Espírito peca?
» Creio na ressurreição da carne ou seria do espírito?
» Nascer da "água e do Espírito". O que significa esta expressão em João 3:5?
» O Propósito Dos Dons Do Espírito Santo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM ESTUDOS BÍBLICOS-
Ir para: