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"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




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  O QUE É A IGREJA DE CRISTO? Mt. 18.15-18. Parte 3

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guganic

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MensagemAssunto: O QUE É A IGREJA DE CRISTO? Mt. 18.15-18. Parte 3    O QUE É A IGREJA DE CRISTO? Mt. 18.15-18. Parte 3 EmptySáb 09 Nov 2013, 00:08

O assunto da aula de hoje é um pouquinho extenso, mas quem gosta de estudar a palavra de Deus, não terá dificuldades em ir até a última palavra do tópico de hoje.
 
Por favor, tenha paciência e leia do começo ao fim; prometo que no próximo (sábado que vem) tomarei menos tempo de quem se propuser a ler.
 
Boa leitura e bom final de semana também.
 
 
 
O QUE É A IGREJA DE CRISTO? Mt. 18.15-18. Parte 3
 
 
Mt. 18.15
Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
Vs.16
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
Vs.17
E, se não as escutar, dizei-o à Igreja; e, se também não escutar a Igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Vs.18
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.



A Igreja é o único organismo vivo na terra que permite a alguém ser membro do corpo de Cristo. Ela é o único acesso que temos para estarmos ligados a Cristo.
 
Assim como Cristo é o Único Mediador entre Deus e os homens, a Igreja Dele é a única Mediadora entre Cristo (a cabeça do corpo) e os homens na terra.
 
Se alguém não escutar a Igreja deve ser considerado gentio e publicano, por quê?
 
Porque a Igreja de Cristo não é formada por gentios e publicanos e sim: pelos salvos e remidos do Senhor.
 
A Igreja de Cristo é formada por novas criaturas geradas (Jo.1.13) não da vontade da carne e sim de Deus; pois Deus é quem opera salvação na Pessoa do Filho através do Espírito Santo.
 
Tg. 1.18
Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
 
Quando alguém é posicionado no corpo de Cristo pelo próprio Deus no poder do Espírito Santo, é porque ele passou pelo “Novo Nascimento” e por isto deixou de ser gentio ou publicano.
 
Não é por acaso (II Co. 5.17) que a Bíblia afirma: quem está em Cristo nova criatura é.
 
Espiritualmente há uma diferença entre nova criatura e uma criatura nova.Uma difere da outra.
 
Jo. 3.6
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
 
O que é a Igreja?
A Igreja é uma entidade totalmente espiritual, pois ela é formada por pessoas profundamente espirituais, que tiveram uma experiência vital através do novo nascimento.
 
Por esta razão o escritor aos hebreus movido pelo Espírito Santo deu a ela um titulo muito providencial e apropriado: Igreja dos primogênitos arrolados ou inscritos nos céus. (Hb. 12.23).
 
O nome inscrito nos céus não é o nome de batismo, registrado em cartório, que nossos pais o fizeram quando do nosso nascimento biológico aqui neste mundo de misérias e dores.
 
Não é por acaso que há um novo nome na glória (Ap.3.12) para cada vencedor.
 
E cada vencedor por fazer parte da Igreja, (porque fora dela não haverá vencedores) receberá uma pedra branca com seu próprio novo nome que ninguém além dele e o seu Deus saberá qual é. (Ap.2.17).
 
Que é então a igreja de Cristo?
É a certeza absoluta de que a Sua obra no Calvário não foi, não é e nunca será um fracasso; muito pelo contrario é o resultado do penoso trabalho da sua alma (Is. 53.11) e ficará (e está) satisfeito por isto.
 
O que é a igreja de Cristo?
 
É o fruto do seu grande e penoso trabalho; é o corpo glorioso de Cristo na terra que tem poderes no céu, e na terra, podendo assim ligar e desligar qualquer membro com problemas de atrofia espiritual e que não possa absolutamente ser recuperado.
 
O que é a Igreja de Cristo?
É o ajuntamento seleto dos salvos na Pessoa Bendita de Jesus devidamente incrustados ou posicionados no Seu corpo.
 
O que é a Igreja de Cristo?
A continuação do glorioso ministério de Cristo na terra.
 
O que é a igreja de Cristo?
É a reunião de dois ou três (Mt.18.20)  reunidos ali no nome dele: Cristo.
 
Rm. 16.5a.
Saudai também a igreja que está em sua casa.
 
Saudar a Igreja (Rm. 16.3) que estava na casa de Priscila e Áquila cooperadores de Paulo em Cristo Jesus.
 
Fica evidenciado aqui que Igreja não é um templo, um salão uma choupana ou uma bela construção, e sim uma reunião de pessoas salvas na Pessoa bendita de Jesus e consequentemente batizadas no Espírito Santo.
 
Antes da fundação da Igreja de Cristo na terra, era necessário que nas reuniões no grande templo construído por Salomão, ou nas sinagogas ou em algum outro lugar onde reunidos estivessem, houvesse um mínimo de dez homens circuncidados.
 
Circuncidados tem o sentido de “aliançados com Deus” para que assim o próprio Deus se fizesse presente a tal reunião. Hoje não.
 
Ao tratar do perdão do pecado de um irmão, Jesus deixou claro que a última instância é a Igreja (Mt. 18.15-20), e ele encerra esta recomendação a respeito da Igreja dizendo:
 
Porque onde estiverem dois ou três reunidos no meu nome (Mt. 18.20) aí estou eu no meio deles.
 
Então a Igreja é a reunião de dois reunidos em nome de Jesus, ou a reunião de três reunidos também no nome dele.
 
A reunião de dois não é necessariamente uma reunião de dois seres humanos e sim um ser humano (o salvo) e a Pessoa do Espírito Santo. - Aí Jesus tem que se fazer presente, pois isto é que é a Igreja de Cristo.
 
A reunião de três não é necessariamente uma reunião de três seres humanos e sim dois seres humanos (salvos) e a Pessoa do Espírito Santo. - Aí Jesus tem que se fazer presente, pois isto é que é a Igreja de Cristo.
 
Um salvo (I Co. 3.16) que é templo do Espírito Santo é a Igreja de Cristo que habita corporalmente nesta terra e que está sendo edificada progressivamente.
 
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. (I Co. 6.17 e 19) Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
 
Uma reunião com mais de três.



Jo. 20.19
Chegada, pois, à tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas às portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
Vs.20
E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Vs.21
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
Vs.22
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
 
Esta reunião não era composta só de dois ou três e sim de muitos mais discípulos e ainda assim não era uma Igreja, era somente uma reunião formal onde nem Jesus estava presente.
 
Porém, com a Sua presença no recinto Jesus mudou o ambiente daquela reunião e também soprou sobre eles ou liberou para eles o direito e a graça de receberem o Espírito Santo.
 
Mas eles só o receberam literalmente de fato e de direito (At.2.1-4) no dia de Pentecostes, quando da Inauguração da Igreja pelo próprio Espírito Santo.
 
É a partir deste momento (do sopro sobre os discípulos) que onde estiver: dois ou três reunidos no nome dele, ele se fará (faz) presente. É esta situação que caracteriza a Igreja de Cristo, o Seu corpo místico na terra.
 
Até antes da descida do Espírito Santo sobre os discípulos o Espírito Santo era com eles, mas não habitava neles; virou habitação do mesmo a partir do batismo, (o sopro) no corpo de Cristo.
 
O mesmo se aplica ao fato de ser o Espírito Santo o “penhor” a garantia que somos salvos na Pessoa bendita de Jesus e que no dia do arrebatamento da Igreja, não seremos deixados para trás.
 
E, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Ef. 1.13,14) O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
 
Por termos crido na Pessoa de Jesus aceitando-o como nosso único e suficiente Salvador, fomos selados, carimbados, marcados para não sermos deixados de fora da eterna salvação que ele nos dá.
 
Isto implica dizer que somos parte integrante do Seu corpo que é Igreja. Diz-nos que somos salvos na Pessoa dele.
 
Aquele que recebe o selo da promessa tem o selo de Deus e pertence à família celestial.
 
Quando a Bíblia diz que recebemos o selo da promessa, não afirma ser o batismo com o Espírito Santo e sim do Espírito Santo que ele realiza em nós no corpo de Cristo.
 
E este batismo é para confirmar posse, pois somos adotados por ele (Rm. 8.15) quando realmente nos arrependemos.
 
II Co. 5.1-5
Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.
 
As virgens prudentes.
 
 
Na passagem (a parábola) das dez virgens (Mt. 25) a princípio todas as virgens tomaram suas lâmpadas, e tinham óleo.
 
Mas, só as prudentes tomaram suas lâmpadas e levaram óleo em suas vasilhas de reservas.
 
Todas tosquenejaram e adormeceram, mas só as que tinham óleo de reservas nas vasilhas (o Espírito Santo em suas vidas) entraram para festejar as bodas com o noivo.
 
Só a Igreja de Cristo tem o Espírito Santo de Deus suficiente para esperá-lo até às bodas do Cordeiro.
 
A noiva ou a esposa desta parábola não é a Igreja de Cristo e sim a Nova Jerusalém.
 
Na parábola das dez virgens havia o noivo a noiva e as virgens que haveriam de participar dos festejos.
 
Ap.21.2
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
Vs.9
E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
Vs.10
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
 
Um anjo disse a João: Vem, mostrar-te-ei a esposa do Cordeiro. E diz-nos João: Mostrou-me a grande cidade a santa Jerusalém.
 
Ef. 5.23
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Vs.29
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja;
Vs.30
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
 
Aqui não há contradição alguma sobre o que estamos tratando, pois o apóstolo Paulo não está nos ensinando que a Igreja é a esposa ou a noiva de Cristo.
 
Também ele não nos ensina que Cristo é o noivo ou o marido da Igreja. O que o apóstolo está fazendo é uma comparação.
 
Ele compara o relacionamento de Cristo e Seu corpo (a Igreja) com o relacionamento de um homem com sua esposa. Íntimo.
 
Não teria nenhum cabimento Cristo ser a cabeça de um corpo feminino, pois neste caso ele seria a própria mulher.
 
Na Bíblia a Igreja é sempre comparada a um homem.
 
Ef. 2.11
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Vs.12
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Vs.13
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Vs.14
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Vs.15
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
 
Na sua carne Cristo desfez a inimizade (provocada pela lei) que havia entre judeus e gentios e destas duas classes planejou fazer um novo homem: a Igreja. E fez de ambos os povos: um, a Igreja.
 
Ef. 4.11
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Vs.12
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Vs.13
Até que todos cheguem à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
 
Aqui a Igreja é comparada a um homem perfeito. A Igreja nunca é descrita por meio de palavras femininas.
 
II Ts. 2.7
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado.
 
Este “um que agora resiste” é a Igreja de Cristo.
 
Pelo fato de Cristo ser um Homem, não é apropriado comparar o Seu corpo ao de uma mulher ou de uma virgem, pois Cristo em lugar nenhum é descrito por meio de palavras femininas.
 
Alguém já andou pregando e outro já andou compondo (Hino 311 H.C. segunda  estrofe) que Jesus de Saron é a rosa.Jesus não é e nunca foi rosa de Saron coisa nenhuma.
 
Alguém leu Cantares de Salomão (Ct. 2.1) e não identificou que ali, se trata da sulamita justificando ao seu noivo que ela é uma flor selvagem do campo.
 
Ap.21.9
E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
Vs.10
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
 
Somente a Nova Jerusalém, a Jerusalém Celestial, a Jerusalém espiritual pode ser tratada com palavras femininas, com pronomes femininos, pois só ela é noiva ou esposa do Cordeiro.
 
 
Na próximo e último tópico trataremos da “Missão da Igreja na terra”.

 
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