Bom, para bem entendermos as 70 semanas determinadas sobre Jerusalém e os judeus, necessita-se primeiramente levar em conta o que a Lei diz quanto a Jerusalém e os judeus; e também atentar à época e a condição que Jerusalém se encontrava quando esta profecia lhe fora promulgada; pois estava destruída, e muitos judeus tinham sido mortos e outros dispersos e outros ainda em cativeiro, na Babilônia, expulsos da terra de Israel.
E foi nesta condição, estando Jerusalém destruída que Deus lhe determinou 70 semanas de anos sobre a cidade santa.
Devido à desobediência e rebeldia dos filhos de Israel, suas doze tribos que formavam um único reino, foram divididas em dois: reino de Israel (com dez tribos) e reino de Judá (com duas), sendo apenas o reino de Judá governado pelos descendentes de Davi.
E o reino de Israel devido ao seu pecado foi desapossado de sua terra pelos reis da Assíria (a mando do Senhor) e transportado a outras nações. (II Rs. 17:17-18 - II Rs. 17:23-24)
Também o reino de Judá (devido à rebeldia e pecado) foi rejeitado, e Jerusalém e o Templo foram destruídos. (II Rs. 23:27)
"E queimou-se a casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém, e todas as casas dos grandes queimou. E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derrubou os muros em redor de Jerusalém." (II Rs. 25:9-10)
E milhares de judeus caíram pela espada e fome, outros tantos espalhados por outras terras, ficando na cidade destruída, somente os mais pobres do povo. (II Reis 25:12) E à Babilônia foram levados milhares de judeus cativos. (II Reis 25:11 - Jer. 52:26-30)
Segundo a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, esse cativeiro duraria 70 anos. (Jer. 25:11, 29:10)
Completado o cativeiro de 70 anos, a Babilônia é conquistada pelos Medos e Persas, então, Ciro, rei da Pérsia, lança por ordem de Deus um decreto convocando os judeus a voltarem a Jerusalém e edificar o Templo e a cidade. (Esd. 1:1-3)
Assim (ao se completarem os 70 anos em Babilônia) foi que Daniel orava quebrantado pelos pecados de seu povo e a desolação de Jerusalém (Dan. 9:1-23), é quando o Senhor responde-lhe c/ um anjo trazendo a profecia de sobre as: 70 semanas determinadas sobre Jerusalém e os judeus: Daniel 9:24.
A profecia: Daniel 9:24-27:
- "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos.
- Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
- E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e não será mais e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação e até ao fim haverá guerra estão determinadas assolações.
- E ele firmará um concerto com muitos por uma semana e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até a consumação e o que está determinado será derramado sobre o assolador." -
Segundo Daniel 9:25, sete semanas, e sessenta e duas semanas estão determinadas, a partir da saída da ordem para restaurar e edificar a Jerusalém.
Completadas as 69 semanas, então o Messias é tirado, fazendo assim cessar o sistema de expiação por sangue de animais.
As 2300 tardes e manhãs representam 2.300 dias literais e cumprem-se dentro dos 2.520 dias da última semana das 70 de Daniel 9... 2.300 dias correspondem aos dias em que houve a pregação do evangelho (ministério terrestre de o Messias, sendo que na metade da semana ocorreu a sua morte e no fim da semana - com a morte de Estevão - acaba as semanas e o correspondente tempo dado aos judeus para que mudassem o seu proceder em relação à DEUS).
Querer desvincular o capítulo 8 do cap 9 de Daniel porque entre eles existem um lapso de 15 anos é não dar atenção ao contexto maior... O capítulo 8 termina com a confissão do profeta de que não entendera a visão e o capítulo 9 começa com uma intensa oração de Daniel sobre o tempo dado ao seu povo estando ainda a orar, veio a ordem de DEUS ao anjo para que explique a profecia. Agora o anjo vem com mais detalhes e explica que este tempo seria o tempo dado aos judeus para se converterem das suas iniquidades (vs 24-27)
Daniel falou de um período de setenta semanas que determinariam a vinda do Messias. Este tempo mede 490 anos; teria início do ano 457 a.c. e não poderia ser aumentado. São 70 semanas sequenciais; ininterruptas. Abrir um parêntesis entre a 69" e a 70" é uma manipulação da profecia para ajustá-la aos reclamos do dispensacionalismo. Se for permitida esta manobra, o que impediria alguém de colocar outro intervalo em qualquer outro ponto das 70 semanas?
OBS: Durante o ministério de o Messias, Ele referiu-se à este tempo dado ao judeus em suas colocações quando, por exemplo, ao dizer à Pedro sobre o perdão; 70 vezes 7 (os 490 anos dado aos judeus para se penitenciarem e obterem o perdão); ao enviar em missão 70 discípulos somente à casa de Israel; ao falar com a mulher sírio-fenícia, etc.
Na plenitude dos tempos - desta profecia - DEUS envia o Seu Filho para cumprir a Sua promessa de perdão, porém estes rejeitaram o Messias e no fim dos tempos (da profecia) selaram o seu destino, com a morte de Estevão... Abrindo espaço para os gentios, mas isto até que se completem 0 tempo dado aos mesmos (nós) - Rom 11:25.
O que tem gerado controvérsia no mundo cristão é o entendimento da última semana da profecia.O anjo explica a Daniel que os 490 anos se referem EXCLUSIVAMENTE ao povo judeu e à cidade santa(Jerusalém).Esta semana se iniciou no ano 27 da nossa era,quando Jesus,então com cerca de 30 anos,foi batizado e iniciou Seu ministério.3 anos e meio depois(metade da semana)o Messias foi morto(cortado)e mais 3 anos e meio à frente(ano 34 DC) encerra-se a semana profética,com a morte do primeiro mártir da era cristã,Estevão.Com a sua morte,autorizada pelo Sinédrio Judaico,o povo judeu selou sua sorte e abriu a possibilidade que o Evangelho fosse levado às nações.
Caso queira participar da Escola Bíblica,faça-o aqui:
https://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/t8627-escola-biblica-setembro-2013-profecias-sua-participacao-aqui