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| | Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro | |
| | Autor | Mensagem |
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nelsinho2304 . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : Adventista do Sétimo Dia Mensagens : 84 nascido em : 23/04/1987 inscrito em : 06/09/2013 Idade : 36 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 13:38 | |
| A palavra GREGA para PARABOLA significa COMPARAÇÃO, TIPO OU FIGURA, isto é, UMA LINGUAGEM EM CÓDIGOS. Não se deve tirar DOUTRINAS DE PARÁBOLAS pois elas são ficção, uma alegoria, uma metáfora QUE REVELA UMA VERDADE, MAS ELA EM SI NÃO É A VERDADE. QUE FIQUE BEM CLARO.
Imaginemos agora que a PARABOLA do RICO E DO LAZARO não seja uma PARABOLA, MAS UMA DOUTRINA COMPLETAMENTE REAL. Examinando então a doutrina aí exposta, FICA CLARO QUE:
1- O CÉU E O INFERNO FICAM TÃO PROXIMOS UM DO OUTRO QUE UM SALVO PODE VER UM PERDIDO SOFRENDO NO FOGO DO INFERNO.
2- O PERDIDO NO INFERNO PODE CONVERSAR COM UM SALVO. IMAGINEMOS QUE UM FAMILIAR MEU SE PERCA, EU NÃO VOU QUERER VER ELE SOFRENDO QUANDO EU ESTIVER NO CÉU.
3-O PERDIDO PODE SENTIR SEDE NO INFERNO, INCLUSIVE PEDIR AGUA PARA BEBER.
4-O RICO SENTE DOR NO INFERNO. UM ESPIRITO NÃO TEM SISTEMA NERVOSO, MUITO MENOS CARNE E OSSOS PARA SENTIR DOR.
5-A DOUTRINA AI EXPOSTA NÃO ENSINA QUE O MENDIGO ERA BOA PESSOA, AFIRMA APENAS QUE ELE ESTAVA DOENTE. DA MESMA FORMA, A DOUTRINA NÃO REVELA QUE O RICO ERA MAU OU DISCRENTE, OU SEJA SEREMOS FORÇADOS A ADMITIR QUE O MENDIGO SE SALVOU POR MÉRITOS DE POBREZA E O RICO APENAS POR SER RICO.
EVANGÉLICOS VOCÊS CRÊEM EM UM CÉU ASSIM? VOCÊS ACHAM COERENTE ESSE PARAÍSO? QUE FIQUE BEM CLARO, JESUS ESTAVA FALANDO UMA PARÁBOLA, NÃO UM CÉU LITERAL. | |
| | | B.V. . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : Cristianismo Mensagens : 2085 nascido em : 20/02/1980 inscrito em : 11/05/2013 Idade : 44 Localização : Sul
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 13:47 | |
| Olha ... Irmão 2304 !!!
A PAZ de Nosso Senhor e Salvador : JESUS CRISTO !!!
Vejo que o irmão gosta de usar letras maiúsculas ou minúsculas em tamanho grande !!!
Peço ao irmão que, se possível for, procure não usar de tais tipos de escritas , pois aprendi que na NET quando se usa esse tipo de escrita , está insinuando que quem escreve está :
"Gritando" , "berrando" , etc ... !!!
Pelo menos é essa impressão que passa !!!
Desde de já, espero contar com a compreensão do irmão !!!
Abração !!!
B.V. | |
| | | nelsinho2304 . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : Adventista do Sétimo Dia Mensagens : 84 nascido em : 23/04/1987 inscrito em : 06/09/2013 Idade : 36 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 14:11 | |
| Irmão não estou GRITANDO. Estou enfatizando algo que acho importante no texto.
Por favor, enobreça o tópico dando sua opinião acerca do assunto tratado? | |
| | | Henrique
RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista Mensagens : 5737 nascido em : 27/01/1961 inscrito em : 09/09/2011 Idade : 63 Localização : São Paulo, capital
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 14:27 | |
| Nelsinho, queira editar seu tópico, está em desacordo com regras do fórum, veja: Não são permitidos;
8- Mensagens digitadas em CAPSLOCK (todas em maiúsculas). | |
| | | nelsinho2304 . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : Adventista do Sétimo Dia Mensagens : 84 nascido em : 23/04/1987 inscrito em : 06/09/2013 Idade : 36 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 19:10 | |
| Irmão Henrique venho postando em caixa alta há mais de uma semana e ninguem reclamou. Bom a partir de hoje não faço mais. Porém essa reclamação tá me cheirando a desculpa para não responder as questões que coloquei no tópico. Não responder é a mesma coisa que admitir que sua doutrina está fragilizada pela Bíblia e as pessoas virão e repararão nisso. Nos dois casos, a Igreja Adventista comprova ter a doutrina mais de acordo com a Bíblia Sagrada. | |
| | | Henrique
RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista Mensagens : 5737 nascido em : 27/01/1961 inscrito em : 09/09/2011 Idade : 63 Localização : São Paulo, capital
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 19:21 | |
| Irmão Nelsinho, assim como o irmão, irmão Silas tem o péssimo habito de ficar escrevendo em caixa alta e "gritando".
Se não editar o texto vou excluir o tópico. Não serão mais toleradas desrespeito às regras do fórum.
Faça isso e lhe provarei que a doutrina da IASD está em desacordo com a Bíblia.
Última edição por Henrique em Qui 12 Set 2013, 21:43, editado 1 vez(es) | |
| | | silas gomes de souza . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : cristianismo Mensagens : 1606 nascido em : 21/07/1958 inscrito em : 22/11/2012 Idade : 65 Localização : SÃO PAULO - CAPITAL
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 19:59 | |
| Me Perdoem Sobre as Maiúsculas, o irmão Jairo me orientou,
estou retirando-as. Tenham paciência com o irmão Nelsinho !... | |
| | | Henrique
RELIGIAO : Cristão, denominação: Batista Mensagens : 5737 nascido em : 27/01/1961 inscrito em : 09/09/2011 Idade : 63 Localização : São Paulo, capital
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 20:03 | |
| Silas, alterei seu testo acima.
Retire também as legras em tamanho grande. Use-as somente em títulos e com moderação. | |
| | | silas gomes de souza . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : cristianismo Mensagens : 1606 nascido em : 21/07/1958 inscrito em : 22/11/2012 Idade : 65 Localização : SÃO PAULO - CAPITAL
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Qui 12 Set 2013, 20:16 | |
| A BÍBLIA EXPLICANDO A BÍBLIA (Conforme Eclesiastes 7: 27) Mas a narração bíblica do rico e Lázaro (Lucas 16:19-31) é prova da existência de um inferno? Vamos iniciar nossa análise sabendo o que significa a palavra parábola. Ela vem do grego parabolé tendo o significado de: uma justaposição, uma comparação, uma ilustração, uma parábola, um provérbio. Esta palavra vem do verbo paraballõ significando, ordenar as coisas ao lado de outra, ou seja, por comparação. Ao analisar uma parábola devemos analisar as circunstancias e o contexto dela. Fica evidente o fato de que esta parábola foi dirigida especialmente aos fariseus (Lc 15:2, 16:14), mas também aos discípulos (16:1), aos publicanos e aos pecadores (15:1), e finalmente ao grande público que também estava presente (Lc 12:1, 14:25 e 15:1). Os fariseus termo que significa separados, era a seita mais segura da religião judaica segundo Atos 26:5. Foi uma seita criada no período anterior à guerra dos macabeus com o fim de oferecer resistência ao espírito helênico que se havia manifestado entre os judeus, tendente a adotar os costumes da Grécia. Torna-se relevante nesta parte da presente pesquisa conhecer a crença desta seita. Os fariseus sustentavam a doutrina da predestinação que consideravam em harmonia com o livre arbítrio. Criam na imortalidade da alma, que haveria de reencarnar-se também na existência do espírito, criam nas recompensas e castigos na vida futura Ao lermos os evangelhos, observamos que Jesus em seu ministério falou muito através das parábolas. Perguntamos, para que? Para o povo poder entender. As parábolas eram ilustrações usadas para dar algum ensinamento. No caso do rico e do mendigo é a mesma coisa. O princípio ensinado é que devemos buscar o reino de Deus e ajudar o próximo em quanto tivermos vida, pois na morte não há mais salvação. O verso 31 mostra claramente a referencia a pessoas com dureza de coração que não ouviam os profetas de Deus e mesmo se um morto ressuscitasse ainda assim não dariam ouvidos. Concluímos então que as parábolas são ilustrações para dar ensinamentos, como no caso da parábola do grão de mostarda (Lucas 13:18-19). E o Que Dizer Da Ressurreição de Lázaro? Quando se lê o que é considerado o maior dos milagres de Cristo—a ressurreição de seu amigo Lázaro, morto já fazia quatro dias (João cap. 11)—as palavras do Salvador não deixam igualmente qualquer pista para a crença na imortalidade da alma. Senão, vejamos: a) Cristo diz aos discípulos que o amigo Lázaro estava “dormindo”, utilizando a metáfora do sono para falar da morte, algo muito comum nas Escrituras tanto do Velho quanto do Novo Testamento. A morte é retratada na Bíblia como um sono inconsciente (Salmo 146:4; Ecl. 9: 5, 6 10; 1 Tes. 4:13-18). b) Na rápida conversa que teve com as enlutadas irmãs, Cristo jamais diz algo sobre Lázaro estar desfrutando as bênçãos celestiais, mas aponta à ressurreição “no último dia” como fonte de consolação. Marta reage às palavras Dele na mesma base—confirmando sua esperança na ressurreição (João 11: 23, 24). c) Cristo faz a declaração magnífica e confortadora: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra viverá” (vs. 25). A ênfase não está em almas indo para o céu, mas, de novo, na ressurreição do dia final. Por isso quem aceita o Evangelho viverá, não por ter uma alma imortal, mas graças à ressurreição que resulta em imortalidade, concedida como um dom aos que crêem (2 Tim. 1:10). d) Quando Lázaro é trazido à vida, nada tem para contar de seu tempo “no além”. Decerto se ele tivesse algo a narrar do período em que esteve morto, o apóstolo João haveria de registrar sem hesitação. Seria tema importantíssimo e do maior interesse da comunidade de crentes. Contudo, Lázaro nenhuma informação trouxe da sua possível passagem pelo céu, porque nada teve para contar a respeito. e) Se Cristo tivesse trazido Lázaro do céu para voltar a sofrer sobre a Terra ter-lhe-ia feito uma maldade. Se o trouxe do inferno (improvável, pois era um seguidor do Mestre) ter-lhe-ia dado nova oportunidade de salvação, o que é antibíblico. As palavras e atos de Cristo são coerentes com o que Ele havia dito em João 6:39: “E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum Eu perca de todos os que Me deu; pelo contrário, Eu o ressuscitarei no último dia”. Tais palavras são repetidas nos vs. 40, 44 e 54. Este último verso é muito significativo: “Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. E no vs. 58 Ele novamente acentua: “Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram, e contudo morreram: quem comer este pão viverá eternamente”. Está muito claro que Ele relaciona a posse da vida eterna com a ressurreição no último dia!
Se Cristo ensinasse a imortalidade da alma sem dúvida Suas palavras refletiriam tal noção nestas declarações, pois é incrível que deixasse de mencionar um fato tão relevante no que diz respeito ao destino dos salvos, o tema que está expondo nessas passagens. O Estado do Homem na Morte Está dormindo. Que a morte é um sono acorre 75 vezes nas Escrituras, sendo 47 vezes no Velho Testamento e 18 no Novo Testamento. A teologia popular procura em vão desembaraçar-se desta verdade, alegando ser uma “aparência,” mas Jesus afirma que a sono é a morte real e não a aparência dela. João 11:13 e 14.
Está na sepultura. João 5:28 e 29; Mat. 28:6; João 11:43.
Está no pó da Terra. Gên. 3:19; Sal. 22:15; Isa. 26:19; Jó 7:21; Dan. 12:2, e outros passos.
Está inconsciente, sem ação mental em absoluta inatividade. Sal. 6:5; 146:3 e 4; Ecles. 9:5,6 e 10; 3:20; Isa. 38: 18 e 19.
Não está no Céu. João 7:33 e 34; 14:1-3 (os lugares preparados a serem ocupados SÓ quando Cristo retornar); Atos 2:34
O mau não está no inferno. Está “reservado” no túmulo até o dia do juízo. Jo 21:30; II S. Ped. 2:9, e outros passos.
O homem morto, tanto bom como mau, está num mesmo lugar. Ecles. 3:20; 6:6.
O morto será despertado pelo milagre da ressurreição. Isa. 26:19; Dan. 12:2; Ezeq. 37:12; Luc. 20:37 e 38; S. João 5:28 e 29; I Cor. 15:42, 44 e 52:; I Tess. 4:16; Apoc. 20:6, 13 e outros passos.
A recompensa de cada um só será dada quando Cristo voltar. S. Mat. 16:27; Apoc. 22:14; I S. Ped. 5:4; 5. Luc. 14:14 Última parte; II Tim. 4:1, e outros passos. Os heróis da fé, que dormem desde tempos remotos, alcançarão a recompensa também nessa ocasião. Heb. 11:39 e 40. Só o que vence adquire a imortalidade. Apoc. 2:7 e 11. Fonte : Livro Para Onde Vão os Espíritos? ( Silas G. de Souza) | |
| | | Tzaruch . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : DEUS Mensagens : 1442 nascido em : 11/11/1971 inscrito em : 14/04/2013 Idade : 52 Localização : Planeta TERRA
| Assunto: Re: Analisando a doutrina da Imortalidade da ALMA na Parábola o rico e do Lázaro Sex 20 Set 2013, 03:56 | |
| - Nelsinho2304 escreveu:
A palavra GREGA para PARABOLA significa COMPARAÇÃO, TIPO OU FIGURA, isto é, UMA LINGUAGEM EM CÓDIGOS. Não se deve tirar DOUTRINAS DE PARÁBOLAS pois elas são ficção, uma alegoria, uma metáfora QUE REVELA UMA VERDADE, MAS ELA EM SI NÃO É A VERDADE. QUE FIQUE BEM CLARO. Não são ficção, mas sim uma representação de algo. E como sendo representação, aquilo que representamé verdade. Embora a descrição seja feita em parábola não perdeo seu valor por assim ser apresentada, logo não deixade ser verdade . O que poderá não ser verdade, é a interpretação que lhe possa ser dada, e que isso fique bem claro. - Nelsinho2304 escreveu:
Imaginemos agora que a PARABOLA do RICO E DO LAZARO não seja uma PARABOLA, MAS UMA DOUTRINA COMPLETAMENTE REAL. Examinando então a doutrina aí exposta, FICA CLARO QUE: Se não é uma parábola então é a representação da verdade,e de uma forma ou de outra, fica claro que não é uma doutrina. - Nelsinho2304 escreveu:
1- O CÉU E O INFERNO FICAM TÃO PROXIMOS UM DO OUTRO QUE UM SALVO PODE VER UM PERDIDO SOFRENDO NO FOGO DO INFERNO. Quem fala do céu em Lucas 16 ?.... o irmão é que fez essadedução. Veja bem o que está escrito E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.Lucas 16:22 No seio de Abraão, e não fala em céu. E quem fala de fogo eterno em Lucas 16 ?.... inferno é umacoisa, fogo eterno, já tem mais a ver com o lago de fogo. - Nelsinho2304 escreveu:
2- O PERDIDO NO INFERNO PODE CONVERSAR COM UM SALVO. IMAGINEMOS QUE UM FAMILIAR MEU SE PERCA, EU NÃO VOU QUERER VER ELE SOFRENDO QUANDO EU ESTIVER NO CÉU. A parábola não fala de salvos, nem de céu, mas sim de osanjos terem levado o pobre para o seio de Abraão, logofica sem sentido a parte inicial. Quanto ao que o irmão quer ou não quer, sabemos que nadaqueremos, e que DEUS fará toda a sua vontade,independentemente daquilo que seja ou não seja do nosso agrado. - Nelsinho2304 escreveu:
3-O PERDIDO PODE SENTIR SEDE NO INFERNO, INCLUSIVE PEDIR AGUA PARA BEBER. Como o irmão iria entender o sofrimento da alma nesse inferno ? Você não acha que ao ser uma parábola, assim o é, pois sefala-se da forma real que é o sofrimento da alma, você e osrestantes nunca iriam compreender. Sendo assim, nesse texto fala-se daquilo que nós conhecemos por sofrimento, como a sede, o fogo etc, e assim é dado a entender que no inferno é para sofrer. - Nelsinho2304 escreveu:
4-O RICO SENTE DOR NO INFERNO. UM ESPIRITO NÃO TEM SISTEMA NERVOSO, MUITO MENOS CARNE E OSSOS PARA SENTIR DOR. O irmão não sabe o que um espírito sente, por isso mesmo esta parábola lhe dá exemplos do sofrimento na carne, para que você e todos possam entender, e não querem ir para esse lugar. - Nelsinho2304 escreveu:
5-A DOUTRINA AI EXPOSTA NÃO ENSINA QUE O MENDIGO ERA BOA PESSOA, Isso é o que o irmão pensa e acabou por escrever, primeiro não é uma doutrina e depois leia o que dizem os textos. Repare bem nos textos. Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.Lucas 16:19 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;Lucas 16:20 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.Lucas 16:23
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. Lucas 16:25 Se Lázaro o pobre estava no sei do Abraão, e o rico estava noinferno, quem o irmão acha que era boa pessoa ? - Nelsinho2304 escreveu:
AFIRMA APENAS QUE ELE ESTAVA DOENTE. Não afirma apenas que estava doente, veja de seguida.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.Lucas 16:25
O rico recebeu os bens em vida, e o pobre somente males, não fala que apenas estava doente.
A não ser que a pobreza e estar cheio de chagas seja apenas estar doente.
- Nelsinho2304 escreveu:
DA MESMA FORMA, A DOUTRINA NÃO REVELA QUE O RICO ERA MAU OU DISCRENTE, Mostra sim irmão, veja o que diz a palavra. Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.Lucas 16:19 O rico vivia regaladamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;Lucas 16:20
O pobre jazia cheio de chagas à porta do rico, e esse rico nunca ajudou esse pobre.
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.Lucas 16:21 Vemos que se o pobre desejava as migalhas, é porque o riconunca dividiu nada com ele, nem comer, nem migalhas.
Logo, o rico foi mau, e era descrente, pois é isso mesmo o que as riquezas fazem aos homens, levando-os à perdição. - Nelsinho2304 escreveu:
OU SEJA SEREMOS FORÇADOS A ADMITIR QUE O MENDIGO SE SALVOU POR MÉRITOS DE POBREZA E O RICO APENAS POR SER RICO. O irmão não é forçado a admitir nada, pois diz que um se salvou por méritos de pobreza, no entanto ele só foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, e depois diz que o rico se salvou apenas por ser rico. Sendo que o rico estava no inferno, e não se salvou, mas sim estava em sofrimento por ser rico e por não ter ajudado o pobre que jazia à sua porta.
E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.Lucas 6:20 - Nelsinho2304 escreveu:
EVANGÉLICOS VOCÊS CRÊEM EM UM CÉU ASSIM? Você fala de céu, mas Lucas não fala de céu, mas sim seio deAbraão.
E você quer debater denominações, ou quer falar sobre o que está escrito na palavra ?
- Nelsinho2304 escreveu:
VOCÊS ACHAM COERENTE ESSE PARAÍSO? Qual paraíso irmão ? - Nelsinho2304 escreveu:
QUE FIQUE BEM CLARO, JESUS ESTAVA FALANDO UMA PARÁBOLA, NÃO UM CÉU LITERAL. Que fique bem claro, o irmão não soube interpretar sequero que já tinha falado antes, confundindo o céu com o seiode Abraão, não entendeu o motivo de o rico estar no inferno,e outras coisas que não entendeu, então como chega ao fim,e diz que JESUS disse alguma coisa ? --------------É TÃO FÁCIL DE LER------------------------
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39
Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? João 5:47
Procurem a JESUS, e aceitem as suas palavras.
----------------MAS TÃO DIFÍCIL DE ACEITAR-------------- Não falo de mim, falo e explico a palavra do PAI falada por Jesus Cristo. PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISASE só quero dar entendimento da verdade, não peço nada em troca, nem tão pouco aceitaria. Pois só o facto de conseguir que todos vós leiam as minhas palavras, eu já estou recompensado. aaaabcdfgiooossu Pai, perdoa a humanidade, eles ainda não chegaram lá, mas com o incentivo certo, eu sei que em breve todos estarão no único caminho que leva a ti.
SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR. PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS, TE AMO MEU PAI | |
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